4 de abril de 2010

Hoje na história do Rock no mundo - 04/04




Beatles dão banho na concorrência

[04/04/1964] Há 46 anos

Os Beatles barbarizam a parada norte-americana, ocupando todas as cinco primeiras opções. Do número um ao cinco, as músicas são: "Can't Buy Me Love", "Twist and Shout", "She Loves You", "I Want to Hold Your Hand" e "Please Please Me".

Billboard diz que todo mundo está cansado dos Beatles


[04/04/1964] Há 46 anos

A revista Billboard, verdadeiro termômetro das paradas norte-americanas, publica nota em que diz: "todos estão cansados dos Beatles. Os disc jockeys estão cansados de tocar músicas do grupo, os jornalistas estão cansados de escrever sobre o grupo e os fabricantes de produtos que não sejam dos Beatles estão cansados de ouvir falar deles. Todos estão cansados dos Beatles - exceto o público que ouve e compra". Neste mesmo dia, a banda ocupa os cinco primeiros lugares da parada norte-americana. Everyone's tired of the Beatles -- except the listening and buying public." (1964)


Surfin' Bird perde seus direitos


[04/04/1964] Há 46 anos

A Beechwood Music, filiada a gravadora Capitol, vence um processo pelos direitos da música "Surfin' Bird" dos Trashmen. Eles alegavam que a música havia sido copiada de "Papa Oom Mow Mow" e de "The Bird is the Word", originalmente gravadas pelos Rivingstones.


Morre Martin Luther King


[04/04/1968] Há 42 anos

O ativista negro Martin Luther King é morto a tiros na sacada de um hotel em Memphis. Por causa disso, tumultos começam em 30 cidades através dos Estados Unidos e James Brown faz um pronunciamento em rede nacional pedindo moderação e diz para as pessoas encontrarem um modo construtivo de canalizar a revolta.


Clash lança seu primeiro disco


[04/04/1977] Há 33 anos

O disco de estréia do Clash, que leva o nome da banda, é lançado na Inglaterra, contendo músicas como "White Riot", "Police and Thieves" e "London's Burning". Considerado ofensivo e agressivo demais pelas gravadoras norte-americanas, o disco só é lençado por lá em 1979, sem as músicas mais cascas grossas. Mesmo assim, os norte-americanos comprariam cem mil cópias do original inglês, fazendo do disco "The Clash" um dos recordistas em vendas na categoria "importado".


Cinzas de Jerry Garcia são espalhadas


[04/04/1996] Há 14 anos

Parte das cinzas de Jerry Garcia, líder do Grateful Dead, são espalhadas no rio Gânges, na Índia pela viúva, Deborah, e pelo guitarrista Bob Weir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário