7 de janeiro de 2010

Três fatos que marcaram o rock’n roll em 2009






O ano de 2009 terminou e é hora de contabilizar os acontecimentos que marcaram os seus 12 meses. O Blog Cena listou três fatos importantes que marcaram o assunto mais discutido por aqui – o rock’n roll.

Them Crooked Vultures

Em 2008, uma das principais pautas do mundo pop era a possível volta do Led Zeppelin, alardeada depois da reunião do grupo em dezembro de 2007 para um concerto em Londres. O tal retorno não ocorreu por causa da resistência de Robert Plant. Então, uma notícia assombrosa começou a circular pela mídia: John Paul Jones e Jimmy Page estavam procurando um substituto para reativar a banda sem o seu vocalista original.

No fim das contas, eles perceberam que não poderiam fazer isso. Porém, a tristeza dos fãs com o retorno frustrado acabou, pelo menos em parte, quando Joseny surgiu com o seu novo projeto, que sem dúvida esteve entre os principais acontecimentos do ano: o Them Crooked Vultures.

Além do lendário baixista do Led, o supergrupo ainda conta com a presença de Dave Grohl, que retorna à bateria, instrumento em que se consagrou, e Josh Homme, vocalista e guitarrista do Queens of the Stone Age.

O grupo lançou um disco autoral homônimo e, de acordo com Dave Grohl, ainda tem energia para lançar pelo menos mais sete álbuns. Sem dúvida é uma das grandes promessas do rock’n roll e que em 2010 também deixará sua marca.

Muse – The Resistaince

Com a difícil missão de superar o estrondoso sucesso do disco “Black Holes and Revelations”, de 2006, o Muse lançou em setembro de 2009 o álbum “The Resistaince”. O álbum trouxe o grupo inspiradíssimo. Se em “Black Holes...” a banda flertou com a música erudita, desta vez eles assumiram de vez o romance. O disco traz inclusive uma sinfonia dividida em três atos.

Seguindo a premissa de que em time que está ganhando não se mexe, a banda reaproveitou a fórmula do disco anterior em boa parte das músicas. Esse é um dos pontos em que “The Resistance” perde para “Black Holes...”. Mesmo sendo um álbum com canções excepcionais, no quesito inovação não chega nem perto de seu antecessor.

Acidentes

2009 foi um ano doloroso para alguns astros do rock, que o digam Steven Tyler, do Aerosmith, e Rivers Cuomo, do Weezer. Em agosto, Tyler foi internado depois de sofrer uma queda do palco durante um show. O músico quebrou o ombro e levou 20 pontos, mas o pior ainda estava por vir.

Depois do acidente a banda entrou em uma grande crise, e, de acordo com os integrantes do grupo, Tyler poderia ter tido uma recaída nas drogas. O futuro do grupo continua incerto. Enquanto isso, o vocalista trata para se livrar do vício em analgésicos que adquiriu para suportar a dor da recuperação da queda.

Em dezembro foi a vez do vocalista do Weezer dar entrada em um hospital. Rivers Cuomo quebrou três costelas depois que o ônibus em que ele viajava se envolveu em um acidente. O resultado foi o cancelamento da turnê do disco Raditude, lançado este ano pela banda.

Que venha 2010!

Nenhum comentário:

Postar um comentário