31 de janeiro de 2010

Hoje na história do Rock no mundo - 31/01




Morre saxofonista do Blood, Sweat & Tears


[31/01/1978] Há 32 anos

Durante o início da turnê do Blood, Sweat & Tears, na Holanda, o saxofonista Gregory Herbert sofre uma overdose acidental e morre aos 30 anos de idade. Ele havia acabado de integrar o grupo e já tinha experiência por trabalhar com feras como Duke Ellington, em 1964, e Pat Martino, em 1968.


The Clash inicia primeira turnê americana


[31/01/1979] Há 31 anos

O Clash inicia sua primeira turnê americana, com um show em Vancouver, no Canadá. Como se já não bastasse a apresentação, o bluesman Bo Diddley foi a atração de abertura.


Blondie emplaca duas de Autoamerican

[31/01/1981] Há 29 anos

No mesmo dia, o Blondie emplaca duas músicas diferentes (uma na Grã-Bretanha e outra nos Estados Unidos) de seu quinto álbum, "Autoamerican" - o nome foi inspirado na falta de combustível que os norte-americanos enfrentavam na época. Enquanto na parada britânica, o hit "Rapture" estava na quinta posição, nos Estados Unidos, uma versão de "The Tide Is High", gravada originalmente pelo grupo The Paragons, garantia o primeiríssimo lugar (fato que se estendeu por uma semana).


Pink Floyd vende 4 milhões de Animals


[31/01/1995] Há 15 anos

Lançado originalmente, em 1977, o álbum do Pink Floyd, "Animals", alcança a marca dos quatro milhões de cópias, segundo o RIAA (Associação Norte-Americana da Indústria Fonográfica). Lembrado como um dos trabalhos mais obscuros do grupo, "Animals" trazia apenas cinco faixas: as curtinhas "Pigs On The Wing" (partes 1 e 2 - cada uma com cerca de um minuto) e as quilométricas "Dogs", "Pigs (Three Different Ones)" e "Sheep", que juntas somavam quase 40 minutos de som.


Presidents Of The USA faz show de despedida


[31/01/1998] Há 12 anos

Após quase dez anos de estrada e apenas dois álbuns gravados ("Presidents Of The United States of America" e "II"), o trio de Seattle, Presidents of the USA, faz um show de despedida no Paramount Theatre, em sua cidade natal. Mais tarde, no mesmo ano, foi lançado "Pure Frosting", uma coletânea de raridades e música inéditas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário