8 de dezembro de 2009

Hoje na história do Rock no mundo - 08/12




Jimi Hendrix é absolvido de posse de drogas


[08/12/1969] Há 40 anos

Após oito horas de julgamento, o júri de Toronto Court House considera Jimi Hendrix inocente das acusações de posse de heroína e maconha. Em seu depoimento, o guitarrista alegou ter apenas feito experimentações. Ele disse que tomou LSD cinco vezes, cheirou cocaína, duas, fumou maconha, quatro vezes, e haxixe, cinco. Depois disso, ficou livre das drogas.



Bob Dylan faz show para Hurricane


[08/12/1975] Há 34 anos

Bob Dylan finaliza a turnê "The Rolling Thunder Review" com um show beneficente no Madison Square Garden, em Nova York. A apresentação contou com a participação do lutador Muhammad Ali e da cantora Roberta Flack, e serviu para angariar fundos para o boxeador Rubin 'Hurricane' Carter, acusado injustamente por assassinato.


John Lennon é assassinado por Mark Chapman

[08/12/1980] Há 29 anos

Ao voltar de uma sessão de gravações no estúdio Record Plant, com Yoko Ono, John Lennon é assassinado por Mark David Chapman, de 25 anos. O ex-Beatle estava prestes a entrar no edifício Dakota Building, em Nova York, onde morava, quando ouviu alguém chamando. Segundos depois, estava caído no chão, atingido por quatro tiros. Rapidamente, ele foi levado para o hospital Roosevelt (a 15 quadras do local), mas morreu pouco depois, às 23h30, por perda excessiva de sangue. O assassino, Mark Chapman, vinha planejando o atentado há um bom tempo. Em outubro, pediu demissão de um emprego de manutenção, em Honolulu, no Havaí. Depois, no dia 27 daquele mês, comprou um revólver calibre 38, na loja J&S Sales, por 169 dólares. Sua chegada em Nova York aconteceu no dia 6 de dezembro. Chapman ficou hospedado em um hotel próximo ao Dakota e teve contato com Lennon antes mesmo de matá-lo. Por volta das 17h, no dia do assassinato, ele levou uma cópia do álbum "Double Fantasy" para o astro autografar. Por ironia, um dos últimos autógrafos de Lennon foi dado para o homem que tirou sua vida. Segundo especialistas, "Chapman se espelhava obsessivamente no músico e o homicídio foi, de certa forma, um suicídio às avessas. Como ele já havia tentado se matar, sem sucesso, decidiu matar Lennon". Mark David Chapman era casado com uma japonesa, vivia tocando músicas dos Beatles no violão e, no trabalho, usava uma carteirinha com o nome de John Lennon sob sua foto.


Pat Benatar ganha disco de platina


[08/12/1980] Há 29 anos

A cantora Pat Benatar ganha disco de platina por seu álbum de estréia, "In the Heat of the Night". Antes do sucesso, ela havia trabalhado como caixa de banco e garçonete. Foi descoberta, por acaso, em um bar de Nova York, chamado Catch a Rising Star.


Rolling Stone publica carta de Yoko Ono


[08/12/1981] Há 28 anos

A revista Rolling Stone publica uma carta escrita por Yoko Ono, no aniversário de um ano da morte de John Lennon. Nela, a viúva descrevia a morte de John como "uma casualidade de guerra – a guerra entre a sanidade e a insanidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário