21 de outubro de 2009

Hoje na história do Rock no mundo - 21/10




Bob Dylan de gaita e violão


[21/10/1961] Há 48 anos

Acompanhado apenas por sua gaita e seu violão, o novato Bob Dylan grava, em um único dia, o primeiro álbum de sua carreira. Lançado pela gravadora Columbia, o disco, intitulado simplesmente de "Bob Dylan", custou 400 dólares e trouxe autênticas regravações de músicas tradicionais.



Semana Elton John acontece em Hollywood


[21/10/1975] Há 34 anos

Durante uma visita aos Estados Unidos, Elton John ganha uma semana inteira de comemorações e recebe uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Na época, ele ficou hospedado na antiga mansão de David Selznick e deu vexame, ao ficar chapado com 60 tabletes de Valium e pular na piscina na frente da mãe e da avó do cara. Apesar do grande sucesso, esta foi uma das fases mais sombrias na carreira de Elton John. Ele entrou em profunda depressão e virou um dependente de drogas químicas.



Blue Suede Shoes faz 30 anos


[21/10/1985] Há 24 anos

Para comemorar os 30 anos da música "Blue Suede Shoes", um dos grandes marcos da história do rock, composto por Carl Perkins, a televisão inglesa prepara um especial cheio de feras. Batizado de "Carl Perkins And Friends", o programa foi filmado nos estúdio Limelight, em Londres, e contou com a participação dos ex-beatles, George Harrison e Ringo Starr, Eric Clapton, Dave Edmunds (um dos responsáveis pela organização do evento) e dois integrantes do Stray Cats, Lee Rocker e Slim Jim Phantom. Mais tarde, o show foi ao ar no dia de natal e ganhou uma versão em vídeo.



Tori Amos lança o EP Me And A Gun


[21/10/1991] Há 18 anos

Vivendo na Inglaterra desde fevereiro, Tori Amos mantém seu contrato com o grupo WEA e se torna a queridinha da imprensa britânica. Seu primeiro grande salto, foi o lançamento do EP de quatro músicas, "Me And a Gun", que renderia, mais tarde, um reconhecimento no mundo todo. A faixa-título (em português, "Eu e uma Arma") refere-se a um incidente traumático vivido por ela, em Los Angeles, em 1985, quando um suposto fã lhe ofereceu uma carona e depois a estuprou ameaçando-a com uma arma.



Sinead O'Connor sente a ira dos americanos


[21/10/1992] Há 17 anos

Depois de rasgar uma foto do Papa e proferir palavras contra ele no programa "Saturday Night Live", a irlandesa Sinead O'Connor começa a sentir a ira dos norte-americanos. A organização The National Ethnic Coalition destruiu mais de 200 discos, CDs e fitas K7 da cantora, entregues por antigos fãs, enquanto a maioria dos jornais do país censurava ferozmente a atitude dela. Dias antes, Sinead já havia sido vaiada em peso, ao se apresentar na festa de 30 anos de carreira de Bob Dylan, no Madison Square Garden, em Nova York. Na ocasião, ela deixou o palco em prantos.



Vocalista do Blind Melon morre de overdose


[21/10/1995] Há 14 anos

Lutando, há algum tempo, sem sucesso contra o abuso de drogas, o vocalista do Blind Melon, Shannon Hoon, é encontrado morto no ônibus da banda por overdose de heroína. A dependência do músico já era conhecida, mas nem a banda e a família haviam forçado uma retirada dele para um programa de reabilitação. O último disco do Blind Melon, "Nico" (o nome da filha adotiva de Hoon), foi lançado dois anos depois. Trata-se de um lançamento póstumo que, apesar das lembranças, os integrantes remanescentes sentiram-se na obrigação de lançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário