20 de outubro de 2009

Hoje na história do Rock no mundo - 20/10




Hit de Roy Orbison é deposto por Elvis

[20/10/1960] Há 49 anos

Escrito por Roy Orbison em parceria com Joe Melson e oferecido originalmente para os Everly Brothers e Elvis Presley, o hit "Only The Lonely" estréia em primeiro lugar na Grã-Bretanha. A música já havia rendido mais de 1 milhão nos Estados Unidos e, graças à interpretação marcante de Orbison, conquistou também os britânicos. "Only The Lonely" dominou a parada por duas semanas e só foi deposta por "It's Now or Never", de Elvis Presley, que tornou-se o hit mais badalado do ano.


Filme do Led Zeppelin estréia em Nova York


[20/10/1976] Há 33 anos

Com base em um show histórico filmado no Madison Square Garden, em 1973, o filme do Led Zeppelin, "The Song Remains The Same", estréia no Cinema One, em Nova York. Mesclando as músicas do show, incluindo uma versão gigantesca (23 minutos) de "Dazed And Confused", com cenas de bastidores, o documentário também trazia os integrantes do grupo em alguns de seus sonhos ou hobbies. Robert Plant aparecia como cavaleiro, Jimmy Page como ermitão, John Paul Jones na vida em família e John Bonham como piloto de dragster.


Tragédia no Lynyrd Skynyrd


[20/10/1977] Há 32 anos

Durante um vôo entre Greenville, na Carolina do Sul, e Baton Rouge, em Los Angeles, o avião alugado pelo Lynyrd Skynyrd, um Convair 240, sofre uma pane por falta de combustível e acaba caindo em um pântano de Gillsburg, no estado do Mississippi. Foi uma das maiores tragédias da história do rock. O vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines, sua irmã, Cassie (uma das três backing vocals do grupo) e o empresário Dean Patrick ficaram entre os seis mortos. Os demais integrantes, Gary Rossington, Allen Collins, Billy Powell, Leon Wilkeson e Artimus Pyle ficaram seriamente machucados, mas conseguiram se recuperar com o tempo. Na ocasião, o Lynyrd Skynyrd estava sendo aguardado na Universidade de Louisiana, onde fariam um show. Anos mais tarde, com exceção do baterista Pyle, os membros sobreviventes reformariam o grupo.



O Police chega aos EUA de mala e cuia


[20/10/1978] Há 31 anos

Movidos pelo lançamento do primeiro álbum, "Oulandos d'Amour", os integrantes do Police desembarcam pela primeira vez, em Nova York, nos Estados Unidos, para fazer uma turnê de 23 shows. Na ocasião, eles utilizaram a companhia aérea mais barata e desceram do avião carregando, nas mãos, os próprios instrumentos.



Slaves marca a quinta formação do Deep Purple


[20/10/1990] Há 19 anos

Desfalcado de Ian Gillan, que havia deixado o grupo para se concentrar na carreira solo, o Deep Purple segue em frente e entra nos anos 90 com o álbum "Slaves And Masters". Na época, Joe Lynn Turner, que tinha sido vocalista do Rainbow, ao lado de Ritchie Blackmore, foi convidado para integrar a banda, mas acabou permanecendo por pouco tempo. Seus maiores êxitos no Deep Purple foram os hits "King of Dreams" e "Love Conquers All", que entraram no Top 100 da Grã-Bretanha.



Little Richard volta a gravar para a Disney


[20/10/1992] Há 17 anos

Depois de ter participado da coletânea da Walt Disney, "For Our Children", que reunia diversos artistas em pró de institutos da criança, em 1991, Little Richard fecha um novo contrato com a empresa do Mickey Mouse e volta a fazer outro disco infantil. Porém, desta vez, ele foi mais longe e gravou um álbum completo. "Shake It All About" trouxe 12 músicas, incluindo "Keep On Knockin'" (de seu próprio acervo) e outras canções tradicionais. O projeto também agradou em cheio os fãs bem adultos de Richard, pois todas as músicas tinham o gostinho do rock and roll dos anos 50.


Fã leva a pior em show dos Black Crowes

[20/10/1992] Há 17 anos

Durante um show dos Black Crowes no Greek Theatre, em Los Angeles, como parte da turnê do álbum "Southern Harmony And Musical Companion", o vocalista Chris Robinson se dirigiu para um fã na platéia, que estava querendo aparecer mais do que o grupo, e disse: "Vá embora e ligue na VH1. O Michael Bolton deve estar no ar agora".

Nenhum comentário:

Postar um comentário