16 de outubro de 2009

Hoje na história do Rock no mundo - 16/10

Joan Baez passa dez dias na cadeia


[16/10/1966] Há 43 anos

Engajada no movimento anti-guerra, a cantora Joan Baez é uma das 124 pessoas presas, por tentar bloquear a entrada do Centro das Forças Armadas, em Oakland, na Califórnia. Ela reivindicava contra a seleção de tropas para a guerra do Vietnã e, por conta disso, passou 10 dias atrás das grades.



Grace Slick estréia no Jefferson Airplane


[16/10/1966] Há 43 anos

Um dia depois da vocalista original, Signe Anderson, anunciar sua saída do grupo, Grace Slick faz o primeiro show com o Jefferson Airplane. Junto com sua voz marcante, ela trouxe consigo duas músicas do tempo em que tocava em uma banda chamada Great Society: o pseudo-bolero "White Rabbit" e aquela que se tornaria o maior sucesso do grupo, "Somebody To Love".



Creedence Clearwater Revival chega ao fim


[16/10/1972] Há 37 anos

Batalhando como um trio desde a saída do guitarrista Tom Fogerty, em fevereiro de 1971, o Creedence Clearwater Revival finalmente anuncia a decisão de encerrar a carreira. O último álbum, "Mardi Gras", lançado por eles naquele ano, havia recebido o seguinte comentário do crítico de rock John Landau: "este é o pior álbum que eu já ouvi de uma banda grande".




Chuck Berry celebra 60 anos de idade


[16/10/1986] Há 23 anos

Para comemorar o aniversário de 60 anos de Chuck Berry, o guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards (fã notório do músico), reúne uma banda para tocar no Fox Theatre, em Saint Louis, Missouri, terra natal de Berry. Entre os artistas convidados para participar da banda estavam Eric Clapton, Linda Ronstadt, Etta James e Julian Lennon. Eles ensaiaram durante uma semana, na fazenda do aniversariante, em Wentzville, e fizeram um show impecável. A festa foi filmada e teve trechos exibidos em um documentário produzido por Taylor Hackford, que levou o nome de "Hail! Hail! Rock And Roll" (no Brasil, "Chuck Berry - O Mito do Rock").



Vocal do Jane's Addiction vai preso


[16/10/1991] Há 18 anos

O vocalista do Jane's Addiction, Perry Farrell, é preso e acusado de estar sob o efeito de drogas controladas. Tudo começou depois que a arrumadeira do hotel Santa Monica Holiday Inn encontrou seringas, cachimbos de crack e um estranho pó branco dentro de seu quarto.



Bob Dylan comemora 30 anos de carreira


[16/10/1992] Há 17 anos

Bob Dylan é homenageado com um show repleto de astros, no Madison Square Garden, em Nova York, durante as comemorações de seus 30 anos de carreira. Ele cantou "It's Alright Ma", "I'm Only Bleeding" e, em "My Back Pages", foi acompanhado por Eric Clapton, George Harrison, Roger McGuinn, Tom Petty e Neil Young. O show durou horas e acabou com todos os convidados no palco, cantando "Knockin' On The Heaven's Door". O único momento tenso da festa aconteceu quando a cantora Sinead O' Connor subiu ao palco para cantar "I Believe In You". Vaiada pelo público, que a condenava por ter rasgado a foto do Papa, diante das câmeras de televisão, dias antes, ela tentou levar a polêmica "War", de Bob Marley, mas acabou rompendo em choro. Abandonou o palco, em um dos episódios mais ultrajantes do rock, amparada por Kris Kristofferson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário