4 de outubro de 2009

Hoje na história do Rock no mundo - 04/10

Fleetwood Mac reúne-se com big band


[04/10/1980] Há 29 anos

Três integrantes do Fleetwood Mac - o baterista Mick Fleetwood, o guitarrista Lindsey Buckingham e a vocalista Stevie Nicks - unem-se à Trojan Marching Band, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, para um show de meia-hora. A apresentação antecedeu uma partida de futebol americano no Estádio Dodger. No final do evento, os três músicos entregaram um disco de platina para a big band, em consideração a sua participação no álbum "Tusk".



Queen desponta até na parada de R&B


[04/10/1980] Há 29 anos

Tirada do álbum "The Game", a música "Another One Bites The Dust" invade o topo da parada norte-americana, onde permaneceria por três semanas. Devido a sua levada, marcada pelo baixo de John Deacon, o hit também conquistou a audiência das rádios especializadas em R&B e, por isso, ficou entre as três mais tocadas do estilo.




Pink Floyd homenageia Syd Barrett

[04/10/1975] Há 34 anos

O álbum do Pink Floyd, "Wish You Were Here", atinge simultaneamente o topo das paradas na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, tornando-se um dos trabalhos mais rentáveis na carreira do grupo. A música "Shine On You Crazy Diamond", uma homenagem ao ex-integrante Syd Barrett, contou com a participação do multiinstrumentista Roy Harper e do violinista Stephane Grapelli, que não foi creditado. Durante as gravações, Barrett chegou a visitar os antigos companheiros no estúdio, mas nunca sugeriu uma colaboração. Na época, ele vivia um de seus momentos de maior reclusão.



Janis Joplin é encontrada morta em Hollywood


[04/10/1970] Há 39 anos

Depois de uma festa no número 8447, da Santa Monica Boulevard, Janis Joplin é encontrada morta em um quarto do hotel Landmark, em Hollywood, com marcas recentes de picada nos braços. Mais tarde, o inquérito revelaria que sua morte havia sido causada por uma overdose acidental de heroína. No dia seguinte, Janis tinha um horário reservado no estúdio para gravar "Buried Alive In The Blues" (em português, "enterrada vivo no blues"), que postumamente foi lançada em versão instrumental.



CCR é número 1 nos Estados Unidos


[04/10/1969] Há 40 anos

Contendo os hits "Bad Moon Rising" e "Green River", o terceiro álbum do Creedence Clearwater Revival, "Green River" (composto em sua maioria pelo vocalista e guitarrista John Fogerty), assume o primeiro posto da parada nos Estados Unidos e torna-se, rapidamente, um campeão de vendas. O grupo desbancou o disco do Blind Faith (de Eric Clapton) da liderança, permaneceu lá por quatro semanas e só foi superado pelos Beatles, com o aclamado "Abbey Road".




Eric Clapton entra para os Yardbirds


[04/10/1963] Há 46 anos

Aos 18 anos de idade, Eric Clapton é convidado para substituir o guitarrista Tony 'Top' Topham nos Yardbirds. Ele havia conhecido o vocalista do grupo, Keith Relf, na escola de artes, e não perdeu a oportunidade. Dois meses depois, os Yardbirds acompanhariam o bluesman Sonny Boy Williamson em sua turnê pela Grã-Bretanha.




Bob Dylan toca para 53 pessoas


[04/10/1961] Há 48 anos

Prestes a lançar seu primeiro álbum, Bob Dylan faz um show no recém-fundado Carnegie Hall, em Nova York, nos Estados Unidos, diante de 53 pessoas. Ele, que dias antes havia recebido elogios no jornal New York Times, recebeu 20 dólares pela apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário