28 de setembro de 2009

Hoje na história do Rock no mundo - 28/09

Janis Joplin deixa o Big Brother


[28/09/1968] Há 41 anos

O empresário do Big Brother & The Holding Company, Albert Grossmann, anuncia que a vocalista Janis Joplin está deixando o grupo. Integrante do Big Brother desde 1965, Janis ainda faria um show com a banda no Havaí, em dezembro, e iniciaria sua carreira solo no ano seguinte.



Bad Co. lidera a parada com disco de estréia


[28/09/1974] Há 35 anos

O Bad Company surpreende e invade o topo da parada norte-americana, logo no álbum de estréia. Na época, eles estavam cotados para abrir os shows do Black Oak Arkansas e do Edgar Winter Group, mas depois deste feito, a história mudou. A banda ganhou popularidade rapidamente e começou a tocar como atração principal em grandes estádios.



George Harrison é processado pela A&M


[28/09/1976] Há 33 anos

George Harrison é processado pela gravadora A&M, em 6 milhões de dólares, por não terminar as gravações de um novo álbum dentro do período estipulado. Apesar da empresa alegar que o ex-beatle já havia ultrapassado o prazo em dois meses, um dos motivos do atraso foi ele ter contraído hepatite no início do ano. Por isso, Harrison contatou a Warner Bros. e ofereceu um novo disco para ela. Se a gravadora bancasse a quebra de contrato dele com a A&M, o negócio poderia ser fechado.



Kate Bush além de Wuthering Heights

[28/09/1985] Há 24 anos

Marcada pelo hit "Wuthering Heights", de 1978, Kate Bush provaria, em outras ocasiões, que estava longe de ser uma cantora de apenas um sucesso. O álbum "Hound of Love", lançado oficialmente pela EMI com uma grande festa no Planetário de Londres, entrou direto na primeira posição da parada britânica. O disco foi produzido pela própria Kate, contou com arranjos de Michael Kamen e teve a participação de John Williams, na guitarra.



Joan Jett é atingida por um bracelete


[28/09/1989] Há 20 anos

Depois de ser atingida no rosto por um bracelete vindo da platéia, a rainha do rock and roll, Joan Jett, interrompe um show na metade e vai embora. A apresentação servia de aquecimento para a turnê de seu próximo álbum, "The Hit List", que seria lançado no início do ano seguinte.



Monsters of Rock reúne meio milhão de fãs


[28/09/1991] Há 18 anos

Em um dos momentos mais gloriosos de sua história, o festival Monsters of Rock - reunindo as bandas AC/DC, Queensrÿche, Black Crowes, Mötley Crüe e o convidado especial, Metallica - acontece no Tushino Air Field, em Moscou, na Rússia, diante de um público estimado em meio milhão de pessoas. Durante a apresentação do AC/DC, encarregado de fechar a maratona de shows, o vocalista Brian Johnson disse: "A ópera e o balé não conseguiram quebrar o gelo nos anos da Guerra Fria. Tiveram que dar o braço a torcer pro rock and roll fazer isso".




Iggy Pop para presidente?


[28/09/1996] Há 13 anos

O candidato à Presidência dos Estados Unidos, Bob Dole, se irrita e ataca um anúncio da gravadora Capitol para a trilha sonora do filme "Trainspotting". Em plena época de eleição, o anúncio mostrava um político usando um grande broche de lapela, onde lia-se: "Iggy Pop para presidente". Na trilha, Iggy aparecia com as músicas "Lust For Life" e "Night Clubbing".

Nenhum comentário:

Postar um comentário