27 de setembro de 2009

Hoje na história do Rock no mundo - 27/09

Runaways: roubando secador de cabelos?

[27/09/1976] Há 33 anos

Em plena estréia da turnê européia, as Runaways (Cherrie Currie, Joan Jett, Lita Ford, Jackie Fox e Sandy West) passam a noite sob vigilância intensa da polícia. O gerente do hotel White House, em Londres, onde elas estavam hospedadas, havia informado às autoridades que todas as chaves e os secadores de cabelo do hotel tinham sido roubados. Como nada ficou provado contra elas, a polícia liberou as garotas logo depois.



Eric Clapton patrocina partida de futebol


[27/09/1978] Há 31 anos

Em uma iniciativa, no mínimo, original, Eric Clapton patrocina uma partida de futebol entre o time inglês West Bromwich Albion e o Galatasaray, da Turquia, pela Copa da UEFA, e presenteia todos os jogadores com uma cópia exclusiva de seu álbum, "Slowhand", antes do pontapé inicial. O curioso é que os jogadores devem ter ficados hipnotizados com o presente, pois a partida terminou empatada sem gols.




Elton John desmaia durante um show


[27/09/1979] Há 30 anos

Durante um show no Universal Amphitheatre, em Universal City, na Califórnia, Elton John, que estava gripado e sofrendo de exaustão, desmaia diante do público. Levado imediatamente para o backstage, ele só precisou descansar cerca de 10 minutos para poder voltar ao palco e continuar a tocar. Para a alegria dos fãs, o que poderia se transformar em um show cancelado, acabou virando um espetáculo de quase três horas de música.



Police lidera o topo da parada


[27/09/1980] Há 29 anos

Extraída do terceiro álbum do Police, "Zenyatta Mondatta", a música "Don't Stand So Close To Me" atinge o topo da parada britânica, onde permaneceria por quatro semanas. O sucesso só ajudou a fortalecer ainda mais a turnê européia do grupo, que havia começado na Bélgica há pouco mais de um mês. Nos Estados Unidos, "Don't Stand..." figurou na lista das 10 melhores a partir do ano seguinte.



Sabbath mostra força em plena era new wave


[27/09/1980] Há 29 anos

Lançado originalmente em 1970, o segundo álbum do Black Sabbath, "Paranoid", surpreende e desponta na lista dos discos mais vendidos na Grã-Bretanha, depois de ganhar uma edição comemorativa de 10 anos. Numa época em que a new wave era a grande febre entre os adolescentes, o Sabbath se encarregou de mostrar porque clássicos como "War Pigs", "Iron Man" e a faixa-título já haviam feito história antes da "nova onda" começar.



Metallica lamenta a perda de Cliff Burton


[27/09/1986] Há 23 anos

Durante a turnê do álbum "Master of Puppets" pela Europa, o ônibus que levava o Metallica para a Suécia perde o controle, sai da estrada e mata o baixista do grupo, Cliff Burton, instantaneamente. No momento em que o motorista havia perdido o controle do ônibus, Burton ficou com metade do corpo para fora da janela. Os demais passageiros ainda fizeram um esforço para tira-lo debaixo do ônibus, mas já era tarde. O seu enterro aconteceu em São Francisco, na Califórnia.




Mix de rap e rock levanta moral do Aerosmith


[27/09/1986] Há 23 anos

Depois de enfrentar poucas e boas, incluindo uma fracassada mudança de formação e uma avassaladora crise por causa das drogas, o Aerosmith se recupera e volta a brilhar. Em uma parceria totalmente inusitada, o grupo de Boston se reuniu com o trio Run DMC e, juntos, eles acertaram em cheio transformando o clássico de 1977, "Walk This Way", numa mistura de rock e rap. A nova versão foi lançada originalmente no álbum "Raising Hell", do Run DMC, ganhou um videoclipe inesquecível e ficou entre as cinco músicas mais tocadas nos Estados Unidos.



Dee Dee Ramone vai preso em Nova York


[27/09/1990] Há 19 anos

Dee Dee Ramone, o integrante mais "delinqüente" dos Ramones, vai preso no parque Greenwich Village, em Nova York, após uma batida anti-drogas da polícia. Segundo as autoridades, Dee Dee desacatou e agrediu os policias antes mesmo de ser revistado. Ao ser detido, foi constatado que ele portava maconha.



Perry Farrell canta pelado


[27/09/1991] Há 18 anos

Na segunda metade de um show em Honolulu, no Havaí, o vocalista do Jane's Addiction, Perry Farrell, sobe ao palco do jeito que veio ao mundo: completamente pelado. Coincidência, ou não, este show também entrou para a história do grupo por ser o último de uma fase. Farrell anunciaria o fim do Jane's Addiction no ano seguinte.




Show na Itália ajuda pacientes de leucemia


[27/09/1992] Há 17 anos

O tenor Luciano Pavarotti reúne diversos nomes do rock em Modena, na Itália, com a intenção de arrecadar fundos para doentes de leucemia. Os remanescentes do Queen (Brian May, Roger Taylor e John Deacon), Sting, a cantora Suzanne Vega, Mike Oldfield e Zucchero foram os principais astros do evento.



Toto faz o primeiro show sem Jeff Porcaro


[27/09/1992] Há 17 anos

Enquanto o álbum "Kingdom of Desire" estava sendo lançado na Europa (nos Estados Unidos, ele só chegaria às lojas em maio do ano seguinte), o Toto faz seu primeiro show, na Brixton Academy, de Londres, sem o baterista Jeff Porcaro, morto no início do mês de agosto. Em seu lugar, a banda recrutou Simon Philips, que apesar de ter fama como baterista de jazz, já havia trabalhado com outros nomes do rock, como Jeff Beck, Peter Gabriel, Frank Zappa e Pete Townshend.



Bob Dylan e o Papa João Paulo II


[27/09/1997] Há 12 anos

Bob Dylan conhece o Papa João Paulo II e toca para ele duas músicas ("Knockin' On Heaven's Door" e "A Hard Rain's Gonna Fall") durante o 23º Congresso da Eucaristia Nacional, em Bolonha, na Itália. A apresentação histórica foi testemunhada no local por mais de 300 mil pessoas e transmitida via satélite para todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário