26 de setembro de 2009

Hoje na história do Rock no mundo - 26/09

Elvis é homenageado em sua cidade natal

[26/09/1956] Há 53 anos

Elvis Presley volta para Tupelo, sua cidade natal, e participa do festival anual Mississippi-Alabama Fair And Dairy Show. Lá, o prefeito James Ballard declarou o "Dia Elvis Presley" e entregou ao rei as chaves de honra da cidade. Em retribuição, Elvis fez dois shows (um à tarde e outro à noite, na abertura do festival), doando 10 mil dólares do seu cachê para a Instituição Elvis Presley Youth Foundation, prática que ele viria a repetir todos os anos com valores bem mais elevados.



Roy Orbison emplaca Oh, Pretty Woman

[26/09/1964] Há 45 anos

Escrita e arranjada por Roy Orbison, em parceria com Bill Dees (eles haviam se conhecido depois de um show do grupo Five Bops), a música "Oh, Pretty Woman" invade o topo da parada nos Estados Unidos, onde permaneceria por três semanas consecutivas. Em pouco tempo, ela repetiria o sucesso no Reino Unido e se tornaria a grande sensação do ano, garantindo uma venda superior a 7 milhões de compactos.



Animals regrava, mas muda nome

[26/09/1964] Há 45 anos

Mesmo após o fracasso de "Baby Let Me Take You Home" nos Estados Unidos, o Animals insiste em relançar o single, porém, desta vez com uma nova música do lado B. A faixa escolhida foi um cover de Timmy Shaw, "Gonna Send You Back To Georgia", que na versão deles virou "Gonna Send You Back To Walker" (devidamente rebatizada com o nome da cidade natal do vocalista Eric Burdon). Para a infelicidade do grupo, "Baby Let Me Take You Home" voltou a fracassar, mas foi compensada pela boa atuação da nova regravação, que, pelo menos, ficou entre as 60 músicas mais tocadas na terra do Tio Sam.



Brian Jones é culpado por porte de maconha

[26/09/1968] Há 41 anos

Depois de ser preso em Londres, por porte de maconha, o guitarrista dos Rolling Stones, Brian Jones, volta ao tribunal respondendo outra acusação pelo mesmo motivo. A Justiça declarou Jones culpado, obrigando-o a pagar uma multa no valor de 50 libras (cerca de 205 reais).



Nasce o herdeiro de Marc Bolan

[26/09/1975] Há 34 anos

Rolan, filho do líder do T. Rex, Marc Bolan, com Gloria Jones, nasce em Londres. Herdeiro de um dos grandes ícones do movimento glam rock, o garoto mal pôde conhecer o pai. Antes dele completar dois anos de idade, Bolan morreu em um acidente de automóvel.



O Genesis aparece com som mais acessível

[26/09/1981] Há 28 anos

Depois de obter um relativo sucesso comercial com o álbum anterior, "Duke", o Genesis aparece com um som bem mais acessível e atinge o topo da parada. "Abacab" contou com o naipe de metais do grupo Earth Wind & Fire e trouxe músicas altamente radiofônicas, como a própria faixa-título e o clássico "No Reply At All". Na época, o vocalista e baterista Phil Collins estava começando a dividir o tempo entre o Genesis e sua bem-sucedida carreira solo.



Comédia romântica resgata clássicos de Elvis

[26/09/1992] Há 17 anos

A trilha sonora da comédia romântica "Honeymoon In Vegas" (no Brasil, "Lua-de-Mel a Três"), estrelada por James Caan, Nicholas Cage e Sarah Jessica Parker, é lançada exclusivamente com regravações para clássicos de Elvis Presley. Entre os artistas participantes estão: Billy Joel (com "All Shook Up" e "Heartbreak Hotel"), Bryan Ferry (com "Are You Lonesome Tonight"), John Mellencamp (com "Jailhouse Rock") e Bono, do U2 (com "Can't Help Falling In Love").



Cranberries embarca no mundo do CD-Rom

[26/09/1995] Há 14 anos

Apostando no sucesso de novas mídias, a gravadora Island lança um CD-Rom dos Cranberries, devidamente intitulado de "Doors And Windows" (a navegação é feita através de portas e janelas), para nenhum fã botar defeito. O projeto inclui 10 minutos de entrevistas, fotos raras, um trecho da apresentação do grupo no festival Woodstock II, em 1994, e mais cinco músicas inéditas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário