25 de setembro de 2009

Hoje na história do Rock no mundo - 25/09

Desenho dos Beatles estréia na televisão

[25/09/1965] Há 44 anos

Uma série de desenhos animados dos Beatles estréia na rede de TV norte-americana, ABC. O primeiro episódio, "I Want To Hold You Hand", mostrava o grupo aventurando-se no fundo do mar e deparando-se com um polvo apaixonado. O segundo, "A Hard Day's Night", se passava dentro de uma casa mal-assombrada. Na época, o canal apresentava dois episódios inéditos, de meia-hora cada, por semana.



A Plastic Ono Band grava Cold Turkey

[25/09/1969] Há 40 anos

Captaneada pelo ex-Beatle, John Lennon, a Plastic Ono Band, composta por Yoko Ono (backing vocal), Eric Clapton (guitarra), Klaus Voormann (baixo) e Ringo Starr (bateria), entra em estúdio e grava a música "Cold Turkey". Retratando as agonias de um dependente de drogas em plena abstinência, a música não foi muito bem recebida nos Estados Unidos, mas ficou entre as 20 mais tocadas na Grã-Bretanha.



Stevie Wonder volta aos palcos após acidente

[25/09/1973] Há 36 anos

Recuperado do acidente de automóvel que tirou seu senso olfativo e o deixou em coma por quatro dias, Stevie Wonder volta aos palcos em grande estilo fazendo uma jam com Elton John. O show aconteceu na cidade de Boston, em Massachussets, nos Estados Unidos, e eles tocaram "Honky Tonk Women", dos Rolling Stones.



Robert Fripp encerra o King Crimson

[25/09/1974] Há 35 anos

Depois de concluir as sessões de gravação do álbum "Red", o guitarrista Robert Fripp encerra as atividades do King Crimson. O grupo já havia sido resumido a um trio desde julho do mesmo ano e, desde então, estava sob especulações da imprensa. O baixista e vocalista, John Wetton, iria para o Uriah Heep, o baterista Bill Bruford gravaria seu primeiro álbum solo (além de prestar serviço para outros artistas), enquanto que Fripp se envolveria em novos projetos, como o League of Gentleman.



Wings tenta reerguer local histórico na Itália

[25/09/1976] Há 33 anos

O Wings, de Paul McCartney, é convidado pela UNESCO para tocar na Praça de São Marco, em Veneza, na Itália, e ajudar a reerguer a importância daquele local histórico que, na época, estava fadado a decadência e ao esquecimento. Como era de se esperar, o Wings deu conta do recado e o show foi um sucesso. Mesmo assim, Paul acabou pagando um dos maiores micos de sua carreira. Devido ao peso do equipamento usado pela banda, o chão da Praça sofreu sérios danos e ficou em estado lastimável.



John Bonham, do Led Zeppelin, é encontrado morto

[25/09/1980] Há 29 anos

O gosto do baterista do Led Zeppelin pela bebida era notório. Todo mundo sabia que John Bonham gostava de tomar umas a mais. Por isso mesmo, as pessoas temiam que um dia a bebedeira poderia trazer mais danos do que uma simples ressaca. Com apenas 33 anos de idade, Bonham foi encontrado morto em sua cama, depois de ser asfixiado pelo próprio vômito. Segundo pessoas que estavam com ele, na noite anterior, ele havia consumido incontáveis doses de vodca em poucas horas. Bonham partiu, deixando mulher, dois filhos e milhares de fãs. Meses depois, os integrantes remanescentes do Led Zeppelin anunciaram o fim do grupo "em respeito a perda do querido amigo".



Stones inicia turnê de 50 milhões

[25/09/1981] Há 28 anos

Enquanto o álbum "Tattoo You" permanecia firme na primeira posição dos Estados Unidos, os Rolling Stones iniciavam sua décima turnê pelo país, no Estádio JFK, na Filadélfia. Prevista para durar quatro meses (o último show foi em Hampton Roads, na Virginia), a excursão foi um sucesso. Vista por mais de 2 milhões de fãs, ela arrecadou 50 milhões de dólares e tornou-se uma das mais rentáveis na carreira do grupo. A cantora Tina Turner, que já havia acompanhado os Stones na década de 60, foi escalada para a abertura.



Vocal do Blues Traveler ironiza polícia dos EUA

[25/09/1995] Há 14 anos

Depois de ser detido por porte ilegal de armas, o vocalista do Blues Traveler, John Popper (um grande colecionador de armas raras e antigas), comparece a Corte Suprema de Middlesex, em Nova Jersey, e é inocentado das acusações. No final do julgamento, o Juiz perguntou se Popper tinha algo a declarar e ele não perdeu a oportunidade: "Eu amo esse país e a polícia fez um ótimo trabalho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário