24 de setembro de 2009

Hoje na história do Rock no mundo - 24/09

Nasce o Jimi Hendrix Experience

[24/09/1966] Há 43 anos

Depois de conhecer o empresário Chas Chandler (ex-Animals), por intermédio da namorada de Keith Richards, Linda, Jimi Hendrix pega um vôo direto para Londres, onde formaria o trio The Jimi Hendrix Experience. Segundo a lenda, foi durante esta viagem que Hendrix, após uma conversa com Chandler, teria mudado o seu nome de Jimmy para Jimi. Lá, ao lado de Noel Redding (baixo) e Mitch Mitchell (bateria), o guitarrista começou a dar os primeiros passos para o sucesso avassalador. O primeiro grande show deles aconteceu em Paris, na França, e a primeira gravação, contendo as músicas "Hey Joe" e "Stonefree", foi registrada em Londres, no final de outubro.



Deep Purple grava com orquestra filarmônica

[24/09/1969] Há 40 anos

Patrocinado pelo novo sistema de P.A. da Marshall, o Deep Purple se reúne com a Royal Philharmonic Orchestra e grava o "Concerto For Group And Orchestra", no Royal Albert Hall, em Londres. Conduzido pelo maestro Malcolm Arnold e composto, principalmente, pelo tecladista do grupo, Jon Lord, o show foi registrado e lançado em disco no mesmo ano.



UB40 recria clássicos e acerta em cheio

[24/09/1983] Há 26 anos

Inspirado por clássicos de seus grandes ídolos, como Jimmy Cliff, Boy Friday, Slickers e Bob Marley & The Wailers, o UB40 lança o álbum "Labour of Love" e invade o topo da parada britânica. Depois, mesmo saindo da primeira posição, o disco ficou na parada por mais 18 meses. Além disso, ele foi acompanhado por um curta metragem de mesmo nome, dirigido por Bernard Rose e pelo saxofonista do grupo, Brian Travers, e despontou o hit "Red Red Wine", composto por Neil Diamond e gravado pelo jamaicano Tony Tribe em 1969.



Culture Club no auge da carreira

[24/09/1983] Há 26 anos

Acompanhado por um videoclipe filmado em Mississippi, nos Estados Unidos, a bordo de um navio à vapor, o hit do Culture Club, "Karma Chameleon", estréia no topo da parada britânica, onde permaneceria por seis semanas, tornando-se um campeão de vendas. Em poucas semanas, o single ultrapassaria a quantia de 1 milhão de cópias vendidas.



Grateful Dead faz show beneficente

[24/09/1988] Há 21 anos

O Grateful Dead fecha uma série de nove apresentações no Madison Square Garden, em Nova York, com um show extra beneficente para o Greenpeace e duas outras organizações ligadas à preservação da natureza e ao meio-ambiente: o Cultural Survival e o Rainforest Action Network. Para concluir o sucesso dos shows (que renderam quase 4 milhões de dólares), o Grateful Dead recebeu vários amigos no palco, incluindo a dupla Daryl Hall & John Oates, Bruce Hornsby & The Range, Suzanne Vega, o ex-Rolling Stone, Mick Taylor e o ex-Hot Tuna, Jack Cassidy.



Hit de Suzanne Vega ganha muitas versões

[24/09/1991] Há 18 anos

Lançada originalmente por Suzanne Vega no álbum "Solitude Standing", de 1987, a música "Tom's Diner" (cantada sem o acompanhamento de qualquer instrumento) ganha uma nova versão nas mãos do grupo de DJs britânicos DNA e passa a tocar em várias rádios ao redor do mundo. O sucesso foi tanto que a música até ganhou um novo álbum chamado "Tom's Album", onde ela aparece em 13 versões diferentes, gravadas por diversos artistas.



Anthrax e Public Enemy caem na estrada

[24/09/1991] Há 18 anos

Depois de gravarem juntos a música "Bring The Noise", o Anthrax e o Public Enemy iniciam uma turnê conjunta pelos Estados Unidos, na cidade de Poughkeepsie, em Nova York. Durante um show e outro, os dois grupos visitavam várias escolas, promovendo encontros com crianças, almoços beneficentes e jogos de beisebol com ídolos do esporte.



Vídeo do Pearl Jam citado em caso de assassinato

[24/09/1997] Há 12 anos

O professor de álgebra, Barry Loukatis, é considerado culpado por ter assassinado à tiros dois de seus alunos, durante uma aula no Frontier Junior High, em Moses Lake, Washington, em fevereiro de 1996. No dia do julgamento, os advogados de defesa alegaram que o réu havia sido inspirado pelas cenas do videoclipe "Jeremy", do Pearl Jam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário