21 de setembro de 2009

Hoje na história do Rock no mundo - 21/09

O corpo de Gram Parsons é roubado

[21/09/1973] Há 36 anos

Em um dos episódios mais bizarros da história do rock, o corpo do ex-Byrds e Flying Burrito Brothers, Gram Parsons (morto há dois dias por complicações resultantes do abuso de drogas), é roubado e queimado por dois roadies que trabalhavam com ele. Os autores da façanha, Phil Kaufman e Michael Martin, queriam realizar, de qualquer maneira, o desejo do amigo falecido, já que Parsons teria dito, certa vez, que se morresse, queria ser cremado em sua cidade natal, Joshua Tree In. Por isso, eles roubaram o caixão do músico e, conduzindo um carro fúnebre, viajaram até Cap Rock, no deserto da Califórnia, onde cobriram o corpo de gasolina e atearam fogo. Como já era de se esperar, a história acabou mal. Kaufman e Martin foram presos, enquanto as cinzas de Parsons foram parar bem longe do suposto lugar almejado. Hoje, elas estão guardadas no cemitério Garden of Memories, em Nova Orleans, nos Estados Unidos.



Bob Marley desmaia no Central Park

[21/09/1980] Há 29 anos

Bob Marley desmaia no Central Park, em Nova York, enquanto praticava cooper. Em seguida, ele foi levado para o hospital Sloan-Kettering, onde recebeu a notícia de que estava com câncer. Exceto por um show no Madison Square Garden, toda a sua turnê pelos Estados Unidos teve de ser cancelada.


O Dire Straits atinge o topo da parada

[21/09/1985] Há 24 anos

Depois de ficar entre as dez mais da Grã-Bretanha, a música do Dire Straits, "Money For Nothing", composta por Mark Knopfler e Sting (a participação do ex-Police é inconfundível), alcança a primeira posição da parada norte-americana, tornando-se um dos hits mais rentáveis e bem sucedidos do ano. Grande parte do sucesso da música, deve-se ao videoclipe inovador, dirigido por Steve Barron, que, na época, foi exibido em demasia pela MTV.


Michael Jackson quer viver até os 150 anos

[21/09/1986] Há 23 anos

Uma edição da revista norte-americana National Enquirer chega às bancas e causa alarde no mundo da música. A capa da revista trazia uma foto de Michael Jackson dentro de uma câmara de oxigênio acompanhada da seguinte manchete: "Michael Jackson tem o plano bizarro de viver até os 150 anos". Mais tarde, questionado sobre o assunto, o astro mostrou indignação e disse ter sido vítima de sensacionalismo. Entre outras coisas, ele disse que a mudança de cor da sua pela, por exemplo, era causada por uma doença rara, e não pela utilização de recursos médicos.


Bangles confirma dissolução do grupo

[21/09/1989] Há 20 anos

Apesar do sucesso da coletânea "Bangles' Greatest Hits", o Bangles anuncia, através de um comunicado à imprensa, a dissolução oficial do grupo. Depois disso, apenas a vocalista Suzanna Hoffs conseguiria alguma atenção. Ela mostrou interesse em seguir carreira solo rapidamente e lançou seu primeiro álbum, "When You're a Boy", em março de 1991.


Status Quo entra para o livro dos recordes

[21/09/1991] Há 18 anos

O Status Quo entra para o Guinness Book, o livro dos recordes, depois de tocar em quatro lugares diferentes em um prazo de apenas doze horas. A grande jornada, batizada de "Rock 'Til You Drop", fez parte das comemorações do 25º aniversário do grupo e aconteceu em quatro grandes arenas: o Centro Internacional de Sheffield, o Centro de Exibição e Conferência de Glasgow, na Escócia, o Centro de Exibição Nacional, em Birmingham, e o Estádio de Wembley, em Londres.


Spin Doctors processa empresa de cerveja

[21/09/1995] Há 14 anos

O Spin Doctors abre um processo contra a empresa Miller Brewing Co. e suas agências contratadas (Leap Partnership e Trivers Myers Music), na Corte Distrital de Los Angeles, pedindo uma indenização no valor de 5 mil dólares. Segundo assessores, o comercial da cerveja Miller Lite Ice mostrava um cenário não muito diferente dos bares Nightingales, em Nova York, que eram muito associados às raízes do grupo, e usava uma música muito parecia com "Two Princes", o maior hit do Spin Doctors.


Lynyrd Skynyrd relembra Jimmie Rodgers

[21/09/1997] Há 12 anos

O grupo Lynyrd Skynyrd marca presença em um evento sobre Jimmie Rodgers, um dos maiores ícones da música country nos Estados Unidos. Sediado no Severance Hall, em Cleveland, o "Waiting For a Train: Jimmie Rodgers' América" apresentou uma série de filmes, shows, palestras e discussões sobre o artista, que apesar de morrer jovem (ele viveu entre 1897 e 1933), deixou um grande legado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário