18 de setembro de 2009

Hoje na história do Rock no mundo - 18/09

James Brown grava seu primeiro sucesso

[18/09/1958] Há 51 anos

Depois de gravar 9 compactos sem sucesso, James Brown - juntamente com seu grupo de apoio, o Famous Flames - recebe a última chance da gravadora Federal/King para gravar. Sob a produção de Andy Gibson e Gene Redd, ele entrou nos estúdios Beltone, em Nova York, e fez quatro músicas. Uma delas, "Try Me (I Need You)", tornou-se seu primeiro hit nacional, figurando no Top 50 de R&B dos EUA.


Esposa de um Rolling Stone lança livro

[18/09/1965] Há 44 anos

Diane, a esposa do baixista dos Rolling Stones, Bill Wyman, lança o livro "My Life as a Stone's Wife" ("Minha vida como mulher de um Stone") pela editora britânica Disc. Bill e Diane estavam casados desde 1959, três anos antes dele entrar para a banda.



O mundo perde o deus da guitarra

[18/09/1970] Há 39 anos

Quando a secretária eletrônica de Chas Chandler, o antigo empresário de Jimi Hendrix, registrou a mensagem "Cara, eu preciso de ajuda urgente", o fim já estava próximo. Depois de fazer a ligação, por volta das 7 da manhã, Hendrix tomou nove pílulas e deitou na cama do flat de sua namorada, Monika Dannemann, em Londres. Durante o sono, ele vomitou e, devido a inconsciência, acabou ficando sufocado. Ao vê-lo em tal estado, Monika poderia ter chamado socorro a tempo, mas, naquele momento, preocupou-se em demasia com a quantidade de maconha que existia - e que poderia ser descoberta - no apartamento. Infelizmente, ela não imaginou o risco de vida que o guitarrista estava correndo. Perto da meia-noite, Hendrix foi pronunciado morto no hospital Saint Mary Abbot.



Ringo Starr compra antiga moradia de Lennon

[18/09/1973] Há 36 anos

O baterista Ringo Starr compra a antiga moradia de John Lennon e Yoko Ono, uma mansão de 26 cômodos, em Tittenhurst Park, na Inglaterra, onde foram feitas a última sessão de fotos dos Beatles (no dia 22 de agosto de 1969) e as gravações para o álbum "Imagine", lançado por Lennon em 1971.



Robert Smith se divide em dois

[18/09/1979] Há 30 anos

Depois de fazer amizade com os integrantes do Siouxsie & The Banshees e colocar sua banda na estrada junto com eles, o líder do Cure, Robert Smith, aceita o convite para concluir a turnê pela Grã-Bretanha tocando nas duas bandas. Isso aconteceu porque o guitarrista dos Banshees, John McKay, decidiu sair do grupo logo após um show em Aberdeen, na Escócia.


O Kiss pela primeira vez sem maquiagem

[18/09/1983] Há 26 anos

Dois meses após concluir a turnê do álbum "Creatures of the Night", no Estádio do Morumbi, em São Paulo, o Kiss aparece na MTV norte-americana pela primeira vez sem as famosas maquiagens. A aparição foi seguida por uma longa entrevista e pelo lançamento da música "Lick It Up", que marcou uma nova era na carreira da banda.



Acontece a primeira edição do VMA

[18/09/1984] Há 25 anos

Apresentada pelos atores Dan Aykroyd e Bette Midler, a primeira edição do MTV Video Music Awards, transmitida direto do Radio City Music Hall, em Nova York, inaugurou uma das premiações mais importantes da indústria fonográfica em todo o mundo. Com apresentações ao vivo de Rod Stewart e Madonna, entre outros, o VMA 84 prestou uma homenagem aos Beatles e a David Bowie (como vanguardistas) e estabeleceu uma briga acirrada em todas as categorias. Apesar de Michael Jackson ser o grande favorito da noite, foi o jazzista Herbie Hancock que levou a melhor. Com a ajuda de Lol Creme e Kevin Godley (ex-integrantes do 10cc), o vídeo de Hancock, "Rockit", ganhou cinco estatuetas: melhor vídeo conceitual, melhor efeitos especiais, melhor direção de arte, melhor edição e melhor vídeo experimental. Veja os demais vídeos premiados:
# Melhor vídeo do ano: Cars - "You Might Think"
# Melhor vídeo masculino: David Bowie - "China Girl"
# Melhor vídeo feminino: Cindy Lauper - "Girls Just Want To Have Fun"
# Melhor vídeo de grupo: ZZ Top - "Legs"
# Melhor vídeo de artista revelação: Eurythmics - Sweet Dreams (Are Made of This)"
# Melhor performance de palco: Van Halen - "Jump"
# Melhor performance: Michael Jackson - "Thriller"
# Melhor direção: ZZ Top - "Sharp Dressed Man" (Diretor: Tim Newman)
# Melhor coreografia: Michael Jackson - "Thriller" (Coreógrafo: Michael Peters)
# Melhor fotografia: Police - "Every Breath You Take"
# Escolha da audiência: Michael Jackson - "Thriller"



George Lucas faz filme de Michael Jackson

[18/09/1986] Há 23 anos

Após mais de um ano de preparação, o filme de Michael Jackson, "Captain Eo", produzido pelo mago de "Guerra Nas Estrelas", George Lucas, estréia na Disneylândia, em Anaheim, na Califórnia, e na Epcot Center, em Orlando, na Flórida. Entre as atrações do filme, destacava-se a música inédita "We Are Just Here To Save The World", escrita pelo próprio Michael.



BBC lembra Hendrix 20 anos após a sua morte

[18/09/1990] Há 19 anos

No 20º aniversário de morte de Jimi Hendrix, a Radio 1, da BBC, prepara um super especial e, dentre outras atrações, leva ao programa algumas pessoas que fizeram parte do círculo de amizades do ídolo. Em entrevista, o baixista Noel Redding disse que, depois da morte de Hendrix, ele foi fraudado em cerca de 8 milhões de libras em direitos autorais. No mesmo dia, a gravadora Rhino lançava o vídeo "Live At The Isle of Wight", mostrando uma das últimas apresentações do guitarrista.



Elton John é processado por plágio

[18/09/1992] Há 17 anos

Elton John é processado por dois compositores de Los Angeles, George Saadi e Ray Pickens, que alegam serem vítimas de plágio. Segundo eles, a faixa instrumental "Whispers", do álbum "Sleeping With The Past", havia sido baseada, propositalmente, ou não, em uma música deles chamada "Only Memories". Na ocasião, Saadi afirmou ter entregue uma fita demo ao pianista durante um encontro nos bastidores de um show em 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário