2 de fevereiro de 2009

Discos Marcantes do Frank Zappa & The Mothers Of Invention II






Frank Zappa & The Mothers Of Invention - We're Only In It For The Money (1968)

Origem: EUA
Produtor: Frank Zappa
Formação Principal no Disco: Frank Zappa - Jimmy Carl Black - Roy Estrada - Billy Mundi - Don Preston - Euclide James Sherwood

Estilo: Rock / Experimental / Avant-Garde
Relacionados: Qualquer outra coisa feita por Zappa, o único capaz de fazer coisas de Zappa.
Destaque: Mother People
Melhor Posição na Billboard: 30º

O lado negro da banda do Sargento Pimenta aparece neste disco histórico. Zappa inicialmente desejava compor mais um disco conceitual, mas se sentiu ultrajado ao concederem aos Beatles o título de primeiro disco conceitual do rock, sendo que a banda inglesa havia sido claramente influenciado por ele! Qual a solução? Algo no estilo Zappa: um disco que satirizasse ao extremo a obra-prima dos Beatles, a sociedade americana e o flower power vigente. Zappa faz mais que isso, preenche o disco com ainda mais inovações de gravação, quebras de ritmo, inventividades com a sua cara. Mas este disco não é como Freak Out!, o disco anterior a aparecer na lista. Não é tão fácil de digerir, principalmente se contar a quantidade de pequenas vinhetas e as mudanças bruscas. Além disso, Zappa está tão ácido que compõe pequenas canções para ter a chance de atacar todo mundo em um disco só, o que cria pequenas pérolas que mereceriam e muito versões maiores. Zappa era doido, sua banda também. Mas nem por isso não tinha a admiração de outros artistas, como Eric Clapton, que participa da faixa-inaugural e da insana Nasal Retentive Calliope Music. E a admiração e respeito até do governo americano que, embora tenha censurado na época as virulentas Concentration Moon, Harry You're A Beast e a fabulosa Mother People, em 2005 incluiu o disco no seletíssimo grupo de 50 gravações anuais a penetrarem no hall da fama da Biblioteca do Congresso. A admiração do público se prova ao alcançar o trigésimo lugar nas paradas num ano tão complicado quanto o de seu lançamento. Admiração merecida por todos os lados, mesmo entre os que acham tudo isso uma Hot Poop.

Foi lançado originalmente em 1986, e relançado pela Rykodisc em 1988, com novas trilhas de percussão gravadas especialmente para esta nova edição. Partes censuradas do lançamento original foram restauradas. O disco foi incluindo na lista de "Melhores Álbums Psicodélicos de Todos os Tempos" da revista Q.

A música Flower Punk é baseada em Hey Joe de Jimi Hendrix, que aparece na capa.


Censura

Os lançamentos iniciais do disco possuíam vários versos editados ou removidos, sob alegação de serem ofensivos. O consenso geral é de que Frank foi o responsável pela primeira série de cortes, numa possível tentativa de impedir que terceiros editassem seu trabalho. No entanto, a Verve é provavelmente a responsável pela segunda série de cortes. Essas duas versões são distinguidas como "censurada" e "altamente censurada". Entre as faixas afetadas, estão:

Who Needs the Peace Corps?: a fala "I will love the police as they kick the shit out of me" ("Eu vou amar a polícia enquanto eles me chutam") foi cortada na versão altamente censurada.

Concentration Moon: O sussuro de Gary Kellgren dizendo que The Mothers of Invention e The Velvet Underground são uma merda foi cortado. Existem três versões dessa censura: a versão mais comum (e o relançamento de 1995) removeu completamente o verso, a versão altamente censurada removeu apenas o "shitty" (correspondente à "merda"), enquanto as versões canadenses do LP mantiveram o verso intacto.

Absolutely Free: A fala de Suzy Creamcheese "I don't do publicity balling for you any more" ("Eu não faço mais bolinação publicitária para você") e a afirmação "Flower power sucks!" ("Flower power é uma droga!) foram removidos na versõa altamente censurada.

Let's Make the Water Turn Black: Vários versos da música foram removidos na versão altamente censurada.

Mother People: um verso contendo as palavras fucking e shitty foram substituídos; o original foi revertido e anexado à faixa Hot Poop (a versão altamente censurada retirou até o verso ao contrário). O verso é: "Better look around before you say you don't care/Shut your fucking mouth 'bout the length of my hair/how would you survive/if you were alive/shitty little person?" ("É melhor olhar à sua volta antes de dizer que não se importa/Cala a porra da tua boca quando for falar do tamanho do meu cabelo/Como você sobreviveria/Se estivesse vivo/Pessoinha de merda?")

A versão de 1986 do disco, com novas linhas de bateria e baixo, restaurou esses versos, enquanto a versão de 1995 com as novas partes musicais recolocou a censura americana.


Faixas

Todas as faixas de Frank Zappa

"Are You Hung Up?" - 1:25
"Who Needs the Peace Corps?" - 2:34
"Concentration Moon" - 2:22
"Mom and Dad" - 2:16
"Telephone Conversation" - 0:49
"Bow Tie Daddy" - 0:33
"Harry, You're a Beast" - 1:21
"What's the Ugliest Part of Your Body?" - 1:03
"Absolutely Free" - 3:24
"Flower Punk" - 3:03
"Hot Poop" - 0:26
"Nasal Retentive Calliope Music" - 2:02
"Let's Make the Water Turn Black" - 2:01
"The Idiot Bastard Son" - 3:18
"Lonely Little Girl" - 1:09
"Take Your Clothes Off When You Dance" - 1:32
"What's the Ugliest Part of Your Body? (Reprise)" - 1:02
"Mother People" - 2:26
"The Chrome Plated Megaphone of Destiny" - 6:26

Nenhum comentário:

Postar um comentário