4 de janeiro de 2009

Discos marcantes do The Clash II








London Calling é o terceiro álbum da banda britânica punk rock The Clash.

Foi gravado em agosto de 1979 em Londres e lançado em dezembro, nos Estados Unidos foi lançado em janeiro de 1980.

Nessa época o The Clash era uma das melhores bandas punk britânicas, porém sua situação não era das melhores: a banda estava muito endeusada, sem produtor e em guerra aberta contra sua gravadora, CBS.

Durante a primavera e o verão de 1979, os guitarristas-vocalistas Mick Jones e Joe Strummer compuseram os temas que integraram o álbum no apartamento da avó de Jones, onde morava. Passaram três meses ensaiando os temas em uma garagem de Londres e, finalmente, gravaram o álbum duplo em agosto de 1979 nos estúdios Wessex. Foi produzido por Guy Stevens, que morreu pouco depois do lançamento do disco.

O título do álbum se refere a um programa da BBC de Londres durante a Segunda Guerra Mundial chamado "London Calling" ("Londres Chamando").

O conteúdo do disco é muito variado indo desde o punk de "London Calling", indo para um ska em "Wrong 'em Boyo", passando por um disco em "Lost In Supermarket" e o rockabilly de "Rudie Can´t Fail". O conteúdo das letra é muito político, criticando o desemprego e as doenças da sociedade britânica.

A capa do álbum mostra Paul Simonon destruindo seu baixo durante um show no New York Palladium em 1979. Foi inspirada na capa do primeiro disco de Elvis Presley. "Train In Vain" não saiu nomeada no disco e a princípio era uma música oculta. Os fãs deram o nome de "Stand By Me" para a música. Quando a música chegou no Top 30 da Billboard, o álbum foi reeditado e Mick Jones, que tinha escrito a canção, sugeriu que ela se chamasse "Train In Vain". "Spanish Bombs" é uma homenagem à Espanha, derrotada na guerra civil, especificamente se referindo a Andaluzia, cidade que Joe Strummer ficou preso.



Faixas

London Calling
Brand New Cadillac
Jimmy Jazz
Hateful s
Rudie Can't Fail
Spanish Bombs
The Right Profile
Lost In The Supermarket
Clampdown
The Guns Of Brixton
Wrong 'em Boyo
Death Or Glory
Koka Kola
The Card Cheat
Lover's Rock
Four Horsemen
I'm Not Down
Revolution Rock
Train In Vain

Nenhum comentário:

Postar um comentário