13 de janeiro de 2009

Cazuza - O Tempo Não Pára



A cinebiografia de Cazuza, um dos líderes do movimento do rock brasileiro nos anos 80. Dirigido por Sandra Werneck (Amores Possíveis) e Walter Carvalho (Janela da Alma) e com Daniel de Oliveira, Marieta Severo, Reginaldo Faria, Débora Falabella, Maria Mariana, Leandra Leal e Andréa Beltrão no elenco.


Ficha Técnica

Título Original: Cazuza - O Tempo Não Pára
Gênero: Drama
Tempo de Duração:
Ano de Lançamento (Brasil): 2004
Estúdio: Lereby Produções / Globo Filmes / Cineluz Produções / Columbia TriStar do Brasil
Distribuição: Columbia TriStar do Brasil
Direção: Sandra Werneck e Walter Carvalho
Roteiro: Fernando Bonassi e Victor Navas, baseado em livro de Lucinha Araújo
Produção: Daniel Filho
Música: Guto Graça Mello
Fotografia: Walter Carvalho
Desenho de Produção: Marcelo Torres
Direção de Arte: Cláudio Amaral Peixoto
Figurino: Cláudia Kopke
Edição: Sérgio Mekler




Elenco

Daniel de Oliveira (Cazuza)
Marieta Severo (Lucinha Araújo)
Reginaldo Faria (João Araújo)
Andréa Beltrão (Malu)
Leandra Leal (Bebel Gilberto)
Emílio de Mello (Zeca)
Cadu Favero (Frejat)
André Gonçalves (Maneco)
Arlindo Lopes (Dé)
Dudu Azevedo (Guto)
André Pfefer (Maurício)
Eduardo Pires (Serginho)
Pierre Santos (Tonico)
Victor Hugo (Bené)
Maria Mariana (Talita)
Débora Falabella (Dani)
Maria Flor (Garota de Bauru)
Fernanda Boechat (Garota da ponte)



Sinopse

A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza (Daniel de Oliveira), do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids.


Premiações

- Ganhou 7 prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Daniel de Oliveira), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Fotografia. Recebeu ainda outras 6 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Emílio de Mello), Melhor Atriz Coadjuvante (Andréa Beltrão e Leandra Leal), Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte.


Curiosidades

- Inicialmente o título do filme seria "Eu Preciso Dizer Que Te Amo".

- Cazuza - O Tempo Não Pára é a estréia de Daniel de Oliveira como protagonista.

- Daniel de Oliveira foi selecionado entre 60 atores para ser o intérprete de Cazuza.

- Daniel de Oliveira se preparou durante 1 ano para interpretar Cazuza no cinema. Neste período o ator teve aulas de interpretação, expressão corporal e voz.


- Para a última fase de Cazuza no filme o ator Daniel de Oliveira precisou perder 12 quilos.

- Antônio Fagundes esteve cotado para interpretar o personagem João Araújo.

- O personagem Zeca foi inspirado no produtor musical Ezequiel Neves.

- Pedro Paulo Rangel esteve cotado para interpretar o personagem Zeca.


Falha deles:

1. Quando o Barão Vermelho começa a viajar para fazer pequenos shows, ainda na Kombi, podemos perceber que quando aparecem as casinhas de beira de estrada, não é necessário fazer nenhum esforço para vermos um orelhão azul da telemar ao lado delas. Tudo bem se o filme não se passasse em 1985!

2. Já no começo do filme um tremendo furo...quando Cazuza entra na garagem do Barão Vermelho, tem uma mesa de ping-pong AZUL. Caracas, se era década de 80, não existia mesa azul, e sim verde.

3. Quando a Marieta Severo pega as fotos do Cazuza no mural dele, podemos perceber alguns erros: os persevejos usados não existiam na época, muito menos o "Kodak Ultra" atrás da foto (marca do papel de impressão da foto), e ainda por cima, as fotos na década de 80 não eram daquele tamanho, eram arredondadas dos lados e menos retangulares, mais quadradinhas.

4. Tem uma hora em que Cazuza sai com as malas, detalhe, mala de rodinha daquele material durinho, só começou a ser comercializado depois de noventa e quatro. Muito hilário.

5. Apesar do filme começar no início dos anos 80, aparece uma gafarra de guaraná Antartica, dessas que temos hoje, e se eu não me engano, na década de 80 era uma garrafa comum, quero dizer, não era a verde que conhecemos, personalisada, e sim uma marrom com rótulo de papel.

6. ABSURDO: Bem no início do filme, aos 11 minutos vemos Cazusa e sua banda num carro na maior velocidade, e eles zoando todas, xingando, bebendo, fazendo de tudo no carro. Repare que do outro lado da pista, aparece bem no escuro, mas muito facilmente identificável, um carro XSARA PICASSO. Detalhe, o filme se passa na decáda de 80!

7. No começo do filme quando Cazuza bate no teto do fusca vermelho é possível ver refletido no teto o Boom (microfone) usado na cena.

8. Logo depois Cazuza aparece cantando com os amigos e no reflexo dos seus óculos escuros podemos ver a iluminação do set de filmagem, aquele painel branco grande usado para refletir a luz do sol.

9. Na delegacia também é possível ver a iluminação do set de filmagem no reflexo dos óculos da Mãe de Cazuza.

10. Na praia quando Cazuza encontra Malu, podemos ver mais uma vez a iluminação do set de filmagem refletida nos óculos dele. Este erro acontece em quase todas as cenas onde óculos escuros presentes.

11. na cena onde Frejat puxa o freio de mão do Dodge amarelo, o carro dá um cavalo de pau parando no sentido contrário. Frejat desce e sai andando na mesma direção que o carro estava indo anteriormente, porém depois do corte Cazuza o está chamando e andando com o carro naquela mesma direção. Ele deveria ter virado o carro antes para depois poder seguir na direção em que aparece indo.

12. ABSURDO: Depois de brigar com os pais Cazuza está na casa dos amigos vendo televisão. Observe que na cena aberta Malu está sentada com as duas pernas juntas, porém depois do corte ela aparece com as pernas cruzadas, a esquerda por cima da direita.

13. ABSURDO: Ainda nesta cena a posição de Cazuza sentado ao lado esquerdo dela também muda. Na primeira cena ele está sentado reto olhando para ela virando-se para olhar para o amigo, porém depois do corte ele aparece quase deitado.

14. Cazuza e os amigos param para fazer xixi e ele termina brincando com uma vaca. Observe quando a Kombi vermelha sai que é possível ver no reflexo da lataria dela os carros brancos da equipe de filmagem estacionados do outro lado do acostamento.

15. No ginásio, um segundo antes de Cazuza cantar "benzinho" ele aparece de lado olhando para seu lado direito, porém depois do corte ele está olhando para o palco. Observe que não houve corte na música, é uma seqüência, então não poderia ter a diferença nas imagens.

16. Ainda durante o show Cazuza está de costas e começa a tirar seu casaco, mas depois do corte ele já aparece completamente sem este casaco.

17. No outro show onde Cazuza termina machucando a cabeça, ele aparece cantando de jaqueta, porém depois de um corte ele está apenas de camiseta. Note que a música também não foi interrompida para que ele tivesse tempo de tirar seu casaco.

18. ABSURDO:. No final da música "Exagerado" Cazuza agradece ao público se curvando e colocando sua mão esquerda atrás das costas e sua mão direita na altura da cintura, porém depois do corte ele está com as duas mãos nos ombros.

19. ABSURDO: No calendário da parede do hospital em Boston aparece escrito: Tuesday, 1987, 31, January, indicando uma terça-feira, mas o dia 31 de janeiro de 1987 caiu num sábado.

20. Depois de voltar dos Estados Unidos, Cazuza aparece no estúdio gravando uma música. Em certo momento ele se vira para tossir, depois do corte ele já aparece de frente para o microfone.

21. Quando ele canta o refrão "ideologia, eu quero uma para viver", Cazuza vira a cabeça para o lado na tomada em close, porém depois do corte para a tomada do estúdio inteiro ele aparece de frente para o microfone. Nitidamente percebemos que a cena foi filmada duas vezes.

22. Ainda nesta cena ele aparece de frente na tomada aberta quando a música termina, mas no close ele está se abraçando com Frejat.

NOVO ERRO 23. Quando Cazuza recebe a notícia que fora "tocado" pela aids, ele está correndo na avenida, seguido por Ezequil Neves. De repente passa um Del Rey com a placa branca. Como isso seria possível se a cena se passa em meados de 1987, e as placas brancas só começaram a circular em 1993?

NOVO ERRO 24. No início do filme, Cazuza conhece Frejat no início dos anos 80. Frejat está com uma camiseta com o logotipo do Batman, este modelo de camiseta só foi lançado após o filme homônimo que é de 1989.

25. Cazuza e seus amigos estão passeando de carro e uma notícia no rádio elogia o Zico como Campeão do Mundo. Numa cena posterior, a turma toda está num apartamento e uma notícia da TV apresenta a explosão da bomba na Rio centro. Zico foi campeão em 13/12/1981 e a explosão foi em 30/04/1981, portanto erraram na ordem dos eventos.

26. Bem no comecinho do filme, onde Cazuza e sua turma estão nas ruas Rio, aparece um posto da Petrobrás. Detalhe: O posto é do mesmo formato do que tem hoje em dia, com direito a bomba de gasolina aditivada, que não existia na década de 80.

27. Em determinada cena Cazuza aparece fumando um cigarro Hollywood, e a embalagem é a da época retratada no filme, com uma tarja branca maior na base, uma fininha azul e o resto vermelho, porém o próprio cigarro que ele pega para fumar tem o nome Hollywood escrito em volta do cigarro, como ele é hoje. Na época esse nome era escrito da base do filtro para cima.

28. Quando Cazuza encontra o Barão Vermelho para dizer que está saindo da banda, na parede do escritório aparece um telefone sem fio branco com design muito moderno para os anos 80, ou seja, o design deste aparelho é atual, porque naquela época os telefones sem fio tinham uma antena igual as antenas de radinho de pilha, aqueles que aumentam e diminuem, porém o telefone que aparece na parede tem uma antena bem pequena e de plástico.

29. Quando Cazuza está conversando com Ezequiel Neves sobre sair do Barão, aparece ao fundo, entre vários, o disco de ouro que Tom Jobim ganhou pelo álbum Antônio Brasileiro. O filme coloca essa cena entre a apresentação do Rock in Rio e a morte de Tancredo Neves, portanto, 1985. Mas esse trabalho de Tom, o último de sua carreira, é de 1994, quatro anos depois que Cazuza se foi. Rolou aí um descuido típico da novela das oito.

30. No porta malas da Kombi de turnê do Barão Vermelho aparece um cubo de guitarra da marca Peavey modelo Audition 110, que não existia na época, essa foi demais.

31. A cena do Rock in Rio é muito mal feita. Dá para perceber claramente quais são as partes em que o verdadeiro Cazuza aparece (são as que a imagem fica pior).

32. Em uma das fotos aparecia o Cazuza com um cão se não me falha a memória branco e preto, e depois aparece umas cenas do Cazuza brincando com um cão negro ou vice versa.

33. Perto dos 48 minutos do filme, podemos ver que Cazuza e seu pai estão de sunga, porém a marca de bronzeado na perna do rapaz é de uma sunga atual. A que ele estava usando na década de 80 era diferente, portanto a perna dele não deveria estar branca além da sunga.

34. Na cena em que o Barão Vermelho está no estúdio gravando "Porque que a gente é assim" a forma como Frejat está tocando o riff (a velocidade das palhetadas nos acordes da guitarra) dessa música, nada tem a ver como ela é tocada na real. O ritmo das palhetadas é totalmente diferente, e quem tem o mínimo de formação musical, percebe isso. É um erro comum de acontecer nos filmes em que atores tem que representar músicos, mas neste filme isso acontece pouco, e olha que tem muita cena com atores "tocando". Pelo que eu vi, só falharam nesta cena.

35. O filme é o pior em matéria de erros, os caras aparecem montando o Barão Vermelho, daí a pouco estão no palco do Rock´n Rio. Depois o filme mostra eles ainda no estúdio gravando as músicas que já estavam sendo cantadas pelo povão nas cenas anteriores. Depois o pai do rapaz ainda aparece tentando arrumar espaço na gravadora para eles gravarem. Sem contar que os instrumentos e amplificadores usados nas cenas são atuais, e nem sequer existiam na época. As placas dos carros já tinham três letras na década de oitenta?

36. Numa das primeiras cenas, ele aparece vestindo uma camiseta com estampa do Mickey estilizado. Esta camiseta é de uma coleção dos anos 90 do estilista Alexandre Herchcovitch.

37. No filme Cazuza aparece com um cachorro branco com manchas pretas, mas no final do filme, no vídeo real de Cazuza, ele aparece com um cachorro preto com uma mancha branca no peito.

38. Cazuza, internado em Boston em 31/01/1987? Impossível? Ele descobriu que era soropositivo em 26/04/1987, e foi internado em outubro! Após ficar dois meses tomando AZT, o cantor recebeu alta (ele não soube da "novidade" do AZT logo antes de ser liberado do hospital, como no filme).

39. Na hora em que eles estão tocando a música "Pro dia nascer feliz" no rock in rio, quando eles estão terminando de tocá-la o baterista não bate com a baqueta no prato, e mesmo assim o som do prato sai. Estranho não?

40. Quando Cazuza está em Boston, 1987, vemos a imagem de televisão que mostra a queda do muro de Berlim, que só aconteceu em 1989.

41. Quando Frejat puxa o freio de mão do carro, repare que no momento do cavalo de pau, são duas pessoas gordas que estão no banco da frente, e não os integrantes da banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário