18 de janeiro de 2009

10 Momentos do rock

10 MOMENTOS DO ROCK


[JULHO DE 1752]
BENJAMIM FRANKLIN “DESCOBRE” A ELETRICIDADE
O velho Ben soltou uma pipa no meio de uma tempestade e mudou o mundo.

[4 DE JANEIRO DE 1954]
ELVIS GRAVA UM DISCO PARA A MÃE
Um caminhoneiro pobre entra nos estúdios da gravadora Sun, em Memphis, e grava um acetato para dar de presente à mãe. Meses depois, quando precisou de um cantor para gravar um compacto, o dono da Sun, Sam Phillips, lembrou-se do rapaz, Elvis. Nascia o rock.

[3 DE FEVEREIRO DE 1959]
MORTE DE BUDDY HOLLY
Buddy Holly, Ritchie Valens e Big Bopper morrem num desastre de avião, depois de um show. Foi a primeira grande tragédia do rock, um evento que ficou marcado como “o dia em que a música morreu”.

[9 DE FEVEREIRO DE 1964]
BEATLES APARECEM NO PROGRAMA DE ED SULLIVAN
Mais de 50 mil fãs brigaram pelos 703 ingressos disponíveis no estúdio da CBS. Os Beatles cantaram cinco músicas e foram vistos por 73 milhões de americanos. Nascia a Beatlemania.

[28 DE AGOSTO DE 1964]
BEATLES ENCONTREM BOB DYLAN
Num hotel de Nova York, o quarteto de Liverpool foi apresentado ao maior bardo do rock e, pela primeira vez, fumaram maconha. O encontro motivou o grupo a abandonar as canções adolescentes. Ali começou a fase psicodélica dos Beatles.

[15 A 17 DE AGOSTO DE 1969]
WOODSTOCK: LAMA E PAZ
O auge do sonho hippie: meio milhão de pessoas se reuniu para celebrar a paz e o amor, sem policiais ou chuveiros para atrapalhar. Foram três dias de lama, drogas e muito rock, ao som de The Who, Jimi Hendrix, Santana, Joe Cocker, Creedence Clearwater Revival, Janis Joplin, Grateful Dead e muitos outros.

[6 DE DEZEMBRO DE 1969]
ALTAMONT: VIOLÊNCIA E MORTE
O fim do sonho hippie: concebido pelos Rolling Stones, o festival de Altamont terminou em tragédia quando uma gangue de motoqueiros da facção Hell’s Angels, contratada para fazer a segurança do evento, matou a pauladas um jovem negro. Outras três pessoas morreram na noite: duas atropeladas enquanto dormiam e uma terceira afogada.

[MAIO DE 1977]
SEX PISTOLS XINGAM A RAINHA DA INGLATERRA
Em um esperta jogada de marketing, os Pistols lançaram o compacto “God Save the Queen” a tempo de esculhambar as comemorações do Jubileu da Rainha. O disco foi banido pelas rádios do país, mas foi o segundo mais vendido.

[1 DE AGOSTO DE 1981]
ESTRÉIA DA MTV
Antes da MTV, o principal meio de divulgação para artistas era o rádio. Logo as gravadoras perceberam o potencial do novo canal e passaram a investir mais em clipes. A imagem de uma banda passou a ser tão importante quanto sua música. Surge a “geração MTV” com estrelas como Madonna, Duran Duran, Prince e Michael Jackson.

[SETEMBRO DE 1985]
MICHAEL JACKSON COMPRA O CATÁLOGO DOS BEATLES E DE ELVIS
Hoje, ninguém pode usar uma música dos Beatles ou de Elvis sem pedir licença a um homem que pendura o próprio flilho de uma janela e admite ter feito vodu contra Steven Spielberg.

Fonte: Revista Super Interessante (Outubro 2004).

Nenhum comentário:

Postar um comentário