1 de dezembro de 2008

Plágio No ROCK

Plágio no rock



Beach Boys


A admiração dos Beach Boys por Chuck Berry era tamanha que eles nem perceberam que a música Surfin?USA, que os alçou ao topo das paradas, ficou uma verdadeira cópia de Sweet Little Sixteen, hit lançado pelo roqueiro em 1958. Mas Berry notou a semelhança. Quando o cantor ameaçou processar o grupo, eles resolveram amansar a fera cendendo parte dos royalties e lhe dando o devido crédito.


Biquíni Cavadão


Um dos grandes hits do Biquíni Cavadão é Escuta Aqui, mas há muito de In Between Days, do The Cure, na canção. Ironicamente, sempre correram rumores de que a música era uma cópia deslavada de Dreams Never End, do New Order. Ladrão que rouba ladrão...


Ira!


Os integrantes do Ira! tiveram que amargar no final da década de 1980 a pecha de ladrões de música. Tudo por causa de Receita Para se Fazer Um Herói, cuja letra é igualzinha ao poema Receita de Herói que pertence ao português Reinaldo Edgard Ferreira. Acontece que o culpado da confusão é um rapaz chamado Esteves. O sujeito mostrou a letra a um dos integrantes da banda, que resolveu gravá-la sem pedir autorização. O pior é que o tal Esteves, com a maior cara-de-pau, reapareceu na época que a canção foi lançada e reclamou seus direitos autorais. Quando foi desmascarado, já era tarde demais: o Ira! já estava com o prejuízo e a má-fama.


Metallica



Além da fama e do dinheiro, o sucesso também rendeu ao Metallica acusações de plágio. Foi o que rolou com Enter Sandman, canção que deu visibilidade ao grupo. Ela teria sido roubada da desconhecida banda Excel. E olha que a denúncia partiu de um ex-integrante do grupo, o atual líder do Megadeth Davi Mustaine. O momento está registrado no documentário Some Kind of Monster (Um Tipo de Monstro), de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário