23 de dezembro de 2008

Arcade Fire






Arcade Fire (também conhecido por The Arcade Fire) é uma banda de indie rock da cidade de Montreal, Quebec, no Canadá. Fundada em 2003 pelos casal Win Butler e Régine Chassagne, a banda é conhecida por suas apresentações ao vivo, como também pelo uso de um grande número de instrumentos musicais; principalmente guitarra, bateria e baixo; mas também piano, violino, viola, violoncelo, xilofone, teclado, acordeão e harpa.

Seu segundo álbum Neon Bible foi gravado numa igreja comprada pelos próprios integrantes, motivado por uma melhor acústica. Lançado em Março de 2007, para promover esse álbum a banda criou um sítio web especial onde se encontra um número de telefone para o qual os internautas podem discar e ouvir a canção "Intervention", além de letras das canções e uma página para se ouvir gratuitamente "Black Mirror", a primeira faixa do novo disco.


História


Formação e primeiros anos


O Arcade Fire foi formado em torno do casal Win Butler e Régine Chassagne. Começando em meados de 2003, a formação dos dois primeiros álbuns solidificou-se no final do mesmo ano e início de 2004, quando o primeiro álbum foi gravado, Funeral. Antes de seu lançamento, o EP The Arcade Fire já era vendido nos primeiros concertos. Posteriormente, o mesmo EP foi remasterizado e relançado em 2005, quando a banda já havia se tornado mais proeminente. O grupo é conhecido por seus concertos ao vivo, e pelo uso diversificado de instrumentos musicais. Seu desempenho positivo ao vivo os ajudaram a assinar contrato com a gravadora independente Merge Records.


Funeral


Funeral estreou em setembro de 2004 no Canadá, e em fevereiro do ano seguinte na Europa. Seu título foi escolhido devido ao falecimento de diversos familiares de integrantes durante sua gravação, o que criou uma atmosfera sóbria que influenciou canções como "Une année sans lumière", "In the Backseat" e "Haiti".

David Bowie escutou a banda em turnê e os trouxe à atenção de executivos de gravadoras. Ainda sem um contrato de peso, o sucesso do Arcade Fire com o álbum Funeral foi aclamado como um fenômeno da Internet. Após uma crítica bastante positiva da Pitchfork, a gravadora Merge Records esgotou todo seu estoque do álbum, tornando-se o primeiro álbum da gravadora a entrar na parada musical Billboard 200. A banda também chamou muito a atenção do mundialmente aclamado U2, que os convidou para abrir shows no Canadá e acabou por eleger a canção "Wake Up" como tema de abertura da colossal turnê Vertigo Tour (2005-2007). A banda agendou concertos em pequenas casas de espetáculo em sua turnê de 2004, mas o crescente interesse os forçou a diversas mudanças de planos, seguindo uma turnê internacional em 2005 nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Japão (festival SummerSonic Festival). Em meados de 2005 a banda apresentou-se também em seis festivais, Coachella Valley Music and Arts Festival, Sasquatch! Music Festival, Lollapalooza e Reading Festival no Reino Unido, Electric Picnic na Irlanda e Lowlands Festival nos Países Baixos.

A banda estava na capa de 4 de abril de 2005 da edição canadense da Time Magazine, sendo considerada a banda que "ajudou a colocar a música canadense no mapa mundial". Em maio do mesmo ano a banda assinou um contrato de curto prazo com a EMI para o suporte de Funeral, e em junho a banda lançou o novo single "Cold Wind" para o segundo volume da trilha sonora da série de televisão Six Feet Under. A BBC usou a canção "Wake Up" em anúncios de sua programação de 2005, e as canções "Rebellion (Lies)" e "Neighborhood #1 (Tunnels)" em janeiro de 2006. Ainda em 9 de setembro de 2005, a banda viajou para Nova Iorque e apareceu no especial de televisão Fashion Rocks, no qual apresentaram a canção "Wake Up" com David Bowie. Ainda em Nova Iorque, apareceram no Late Show with David Letterman e realizaram um concerto no Central Park. Em 11 de setembro apareceram na série musical britânica Top of the Pops com a canção "Rebellion (Lies)".

No Brasil, apresentarem-se em outubro de 2005 no Rio de Janeiro (dia 22), em São Paulo (dia 23) e em Porto Alegre (dia 25) durante o Tim Festival. Na ocasião, Win cantou uma versão da "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, que está no lado B do single "Cold Wind", lançado na Inglaterra.

Em Portugal, ficaram conhecidos por terem dado, no Festival Paredes de Coura, aquele que foi considerado pela maioria dos críticos de música portugueses como o melhor concerto de 2005 no país.

Tanto o álbum Funeral quanto o single "Cold Wind" foram nomeados para o Grammy para Melhor Álbum de Rock Alternativo e Melhor Canção Escrita para Televisão, Cinema ou Outra Mídia (no caso, a trilha sonora de Six Feet Under), respectivamente.


Neon Bible


Em 26 de junho de 2006, Win Butler anunciou que o trabalho com novo material estava progredindo, e que este seria um álbum auto-produzido, ainda que a banda estivesse trabalhando com os engenheiros de som Scott Colburn e Marcus Dravs.

A primeira faixa de Neon Bible lançada oficialmente foi "Intervention", em dezembro de 2006 através do serviço iTunes. Logo após "Black Wave/Bad Vibrations" também foi lançada no sistema. O álbum foi lançado em redes P2P em 26 de janeiro de 2007, e oficialmente lançado em 5 de março. Ele já estreou na primeira posição das paradas de álbum do Canadá e em segundo lugar na Billboard Top 200. O primeiro single de fato foi anunciado em janeiro, "Black Mirror".

Uma turnê de suporte a Neon Bible já havia sido anunciada em dezembro de 2006. Entre janeiro e fevereiro de 2007, realizaram cinco concertos em Londres. Em 20 de janeiro tocaram em um concerto em uma igreja na região de Montreal. A partir de 13 de fevereiro, apresentaram-se cinco vezes em concertos em Nova Iorque. A banda tocou no Saturday Night Live de 24 de fevereiro, com as canções "Intervention" e "Keep the Car Running". Owen Pallett não estava presente por estar gravando para seu projeto pessoal, Final Fantasy.

A turnê européia da banda foi agendada para acontecer entre 3 de março e 3 de abril, e incluiu concertos em Londres e Paris. Entretanto, em 24 de março a banda anunciou que estava cancelando o restante de concertos da turnê devido a uma infecção em Win. A turnê estado-unidense aconteceu entre 26 de abril e 2 de junho, inclusive abrindo concerto para David Bowie.

Em 2007, a banda marcou presença no festival Super Bock Super Rock.


Integrantes


Além do casal formado pelos fundadores Win Butler e Régine Chassagne, outros membros da banda incluem Richard Reed Parry, William Butler, Tim Kingsbury, Sarah Neufeld e Jeremy Gara.

Howard Bilerman, que havia tocado bateria no álbum de estréia Funeral, deixou a banda para dedicar-se a outros projetos. Durante concertos em suporte a esse álbum, a banda incluía Pietro Amato e o violinista Owen Pallett. Neufeld, Parry e Amato também tocaram na banda instrumental Bell Orchestre. Pallett, ainda que não listado como membro oficial no sítio da banda ou mesmo nas capas de álbuns, toca com a banda em concertos ao vivo, e fez os arranjos de orquestra e de cordas com Régine para os dois primeiros álbuns. Outros membros de turnê incluem a violinista Marika Anthony-Shaw, Colin Stetson e Kelly Pratt.


Discografia

Álbuns

Funeral (14 de setembro de 2004)
Neon Bible (6 de março de 2007)

EP

The Arcade Fire (2003, re-lançado em 2005)
Live Ep (2005)

Compactos

Retirados de Funeral

"Neighborhood #1 (Tunnels)"
"Neighborhood #2 (Laika)"
"Neighborhood #3 (Power Out)"
"Cold Wind"
"Rebellion (Lies)"
"Wake Up"

Retirados de Neon Bible

"Keep The Car Running"
"Intervention"

Nenhum comentário:

Postar um comentário