9 de novembro de 2008

Discos marcantes de Elvis




Elvis Presley - Elvis Preley (1956)


Não é nenhuma jóia rara. De fato, quando tocado para os ouvidos do século 21, habituados à arte e a técnica da produção de um bom álbum, o primeiro LP de Elvis mostra-se frustante e inconsistente.

O repertório, montado a partir de várias sessões, é composto por sete faixas registradas no início de 1956 - as vésperas do lançamento do álbum, e cinco que eram virtualmente sobras da Sun Records, de 54 e 55, gravadas antes do contrato de Elvis com a RCA.O vocal bem trabalhado "I'II Never Let You Go, uma das heranças da Sun Records, chega ao limite da autoparódia: naquela epóca, Elvis não tinha uma imagm pública que pudesse ser imitada. Uma curiosidade é que, embora todo relançamento de CD inclua "Heartbreak Hotel" - a música que catapultou o garoto de 21 anos da celebridade local de Memphis a fama mundial em algumas semanas - essa faixa não consta no disco original.

No entanto, o álbum tem magia, e muita, revoluções já aconteceram por menos que isso. O gospel branco de "I Got A Woman", de Ray Charles, formam uma sequencia forte logo no início; perto do fim, encontra-se a versão definitivamente solitária de 'Blue Moon". mas a faixa que se destaca é a impresionante "Trying To Get To You", que coloca Elvis um patamar acima de um menino da roça, a caminho de virar uma estrela.É uma gravação inesquecível.

A capa também é inesquecível. A foto, creditada a William V. Robertson e tirada num show em Tampa, na Flórida, é uma das mais simbólicas do cantor.



Faixas do Álbum

Blue Suede Shoes
I'm Counting On You
I Got A Woman
One-Sided Love Affair
I Love You Because
Just Because
Tutti Frutti
Tryin' To Get To You
I'm Gonna Sit Right Down And Cry (Over You)
I'll Never Let You Go (Little Darlin')
Blue Moon
Money Honey

Paradas musicais

Estados Unidos - 1º - Billboard Pop, - 1956
Inglaterra - 1º- Record Mirror - 1956

Nenhum comentário:

Postar um comentário