12 de janeiro de 2009

2008 "o ano que o punk não morreu" - por Kid Vinil

Kid Vinil

Blog de Kid Vinil, para quem não sabe cantor do Magazine, famoso pelos hits "Tic Tic Nervoso", "Comeu", "Sou Boy", "Glub Glub No Clube", ex-Verminose, ex-Heróis do Brasil, atual Kid Vinil Xperience; DJ, radialista, e um dos maiores divulgadores do rock 'n'roll no Brasil.

2008 "o ano que o punk não morreu"

Quem disse que o punk rock morreu está muito enganado, pois como estilo musical e influencia nessa nova geração ele está mais vivo do que nunca. Além do mais muitas das bandas clássicas daquele periodo de 77 a 80 continuam ativas e se apresentando ao vivo. Recentemente o Damned se apresentou em Londres junto com UK Subs, 999, Penetration e The Yobs, dentre outros num grande show no The Forum.
Em 2008 descobri uma nova geração influenciada por esse punk de 77 e não me decepcionei, resolvi fazer abaixo um top 10 dos melhores álbuns de bandas influenciadas pelo punk.

01 - JAY REATARD - "Matador Singles ´08" "Singles 06-07"

O primeiro dessa lista é o americano Jay Reatard, esse cara é de Memphis no Tennessee e está na ativa desde 1998, quando tinha sua banda Reatards, com quem lançou 4 álbuns. Em 2006 Jay Reatard resolveu partir pra carreira solo, montou seu trio e lançou o álbum "Blood Visions". Em 2008 assinou com o selo Matador e lançou essa coletanea de singles de 7 polegadas que foram editados em 06 disputadissimos singles de vinil, a partir de abril.

O último dessa série de seis singles foi lançado com tres capas diferentes, cada um com a foto de um integrante de seu trio. Essas edições limitadas chegaram a valer quase cem dólares nos leilões do ebay.

Ainda em junho de 2008 seu selo anterior In The Red Records lançou a coletanea "Singles 06-07", outra coletanea de compactos lançados nesse periodo. A primeira vez que ouvi Jay Reatard foi uma faixa deessa coletanea chamada "All Over Again" e me lembrou muito aquela banda punk britanica de 77 chamada The Adverts. Dentre outras influencias em seu trabalho estão Gary Numan,Wipers, Wire e sem dúvida Ramones.
http://www.myspace.com/jayreatard

02 - THE CUTE LEPERS - "Can´t Stand Modern Music"

Minha segunda escolha como melhor disco nessa tendencia digamos "influenciada pelo punk", pois não quero chamar isso de punk pop ou de terceira,quarta ou quinta geração do punk, não tem nada a ver, são apenas bandas que apreciam as coisas boas do punk rock. Esse é o caso do Cute Leppers, um grupo de Seattle, que não teve a mesma sorte do Fleet Foxes, mas fizeram também um dos melhores discos de 2008. Liderados pelo guitarrista e vocalista Steve E.Nixx ( é apenas uma brincadeira com a famosa cantora), a banda faz um som que me fez lembrar bastante Johnny Thunders & The Heartbreakers. Dá uma espiada no myspace deles e veja a lista das influencias.
http://www.myspace.com/thecutelepers


03 - LOVVERS - "Think"

Minha terceira escolha é uma banda britanica chamada simplesmente Lovvers, que lançaram em 2008 um ep chamado "Think" com 07 músicas barulhentas como Germs e Buzzcocks.

04 - FUCKED UP - "The Chemistry of Common Life"

O quarto melhor disco dessa lista ficou para os canadenses do Fucked Up. No inicio desse ano fiquei intrigado quando eles lançaram o single "Year Of The Pig" um épico do hardcore com mais de 10 minutos, intercalando sons progressivos de flautas e teclados com guitarras hardcore barulhentas. Contratados pela Matador em 2008 eles lançaram seu terceiro álbum "The Chemistry Of Common Life", que causou em mim o mesmo impacto quando eu ouvi "Zen Arcade" do Husker Du em 84 ou "Sonic Reducer" dos Dead Boys em 77. Esse disco eu considero um passo à frente no hardcore, tão bom quanto ouvir "Damaged" do Black Flag de 1981.


05 - THE KING BLUES - "Save The World Get The Girl"

A quinta grande surpresa de 2008 pra mim foi a banda britanica The King Blues. A primeira vez que ouvi falar deles foi no programa do Zane Lowe da BBC1, confesso que a principio quando vi no set list do programa achei estranho o nome The King Blues. Jamais imaginaria que fosse uma banda influenciada pelo punk do Clash, pelo ska do Specials e por muito reggae. Imediatamente fui em busca dos dois álbuns do trio "Under the Fog" de 2007 e esse mais recente "Save The World, Get The Girl".Uma das músicas mais grudentas desse disco é "My Boulder", pena que não foi o hit que a banda esperava, mas com certeza eles mereciam fazer sucesso, confira!
http://www.myspace.com/thekingblues

06 - THEE VICARS - "Back On The Streets"

Além da influencia punk minha sexta escolha o Thee Vicars também bebe na fonte garage sixties e Billy Childish deve ser um ídolo dos garotos, pois o som deles também tem algo de Milkshakes e Headcoats. Esse disco de estréia do Thee Vicars tem 16 músicas, todas eles com menos de dois minutos.

O selo onde gravam o Thee Vicars é o Dirty Water Records, uma gravadora inglesa especializada em bandas mais garageiras.
http://www.myspace.com/theevicarsuk

07 - TITUS ANDRONICUS - "The Airing of Grievances"

THE GASLIGHT ANTHEM - "The ´59 Sound"
Uma outra descoberta dessa nova geração americana foi o Titus Andronicus, que ocupa minha sétima posição. Assim como o Gaslight Anthem, eles vem de New Jersey, mas não são influenciados pelo "boss" Bruce Springsteen. Dividem suas influencias com o hardcore do Minor Threat, mas também gostam de Jonathan Richman e seu Modern Lovers, e até mesmo Neutral Milk Hotel e seus conterraneos Yo La Tengo. Diante de tantas referencias o que se pode notar ao ouvir o cd de estréia da banda é que esses caras ainda vão dar o que falar em 2009, pois esse cd "The Airing of Grievances" será relançado em 2009 agora por uma gravadora maior a XL Recordings.
http://www.myspace.com/titusandronicus
quem quiser o Gaslight Anthem tem no "rock for masses"
http://rockformasses.blogspot.com/

08 - NO AGE "Nouns"

Na oitava colocação ficou a dupla de Los Angeles "No Age" com o álbum "Nouns". Esse é o segundo disco do No Age e apareceu na maioria das listas dos melhores de 2008.É impressionante como o duo sabe trabalhar as influencias punks de um Ramones ou Stiff Little Fingers com o experimentalismo psicodélico de um Psychic TV.
http://www.myspace.com/nonoage

09 - WAVVES - "Wavves"

TIMES NEW VIKING - "Stay Awake EP"
É também dessa nova geração californiana minha nona escolha, o Wavves, uma criação do músico de San Diego, Nathan Willians, que faz um estilo "lo-fi beach punk". Antes desse cd de estréia Nathan Willians lançou alguns singles e uma fita cassete por volta de agosto desse ano e agora tudo se concretiza no formato CD e LP. Mais uma grande surpresa como quando descobri no inicio do ano o Times New Viking, que deveria constar dessa lista, mas como eram só dez nomes, injustamente fui esquecer deles, mas considerem um empate tecnico com o Wavves.
http://www.myspace.com/wavves
se quiser ouvir a fita cassete mais "lo-fi noise" de 2008 gravada no quarto de Nathan de um pulo no bolachas grátis, links abaixo. É como se Brian Wilson tivesse toomado todo ácido do mundo (uma quase verdade) e passasse a curtir Crass, Sex Piltols, Wire e Ramones.Aproveite e ouça o EP "Stay Awake" do Times New Viking
http://bolachasgratis.baywords.com/?p=2139
http://bolachasgratis.baywords.com/?p=1858

10 - THE REVELLIONS - "The Revellions"

E encerrando em décimo lugar os irlandeses de Dublin, The Revellions, nesse caso muito mais uma garage sixties band no genero Music Machine. Uma agradável descoberta que eu fiz através de uma indicação do site da loja Piccadilly Records.
http://www.myspace.com/therevellions



Esta lista foi feita pelo Kid Vinil e divulgada em seu Blog, eu digo aqui que ainda nao ouvi nem estes dez discos que ele citou, mas pelos poucos que ouvi(quatro ate agora) ele realmente tem razao, tanto nas influencias de cada disco, como na qualidade, aos que gostarem do estilo, ou apenas quiserem estar antenados em musica, recomendo que pelo menos tente ouvir um ou dois discos desta lista...Apure seus ouvidos, e escute os conselhos de um dos maiores rockeiros brasileiros, e logico, a humilde dica deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário