“Nós somos sacanas. Tudo que você ouve sobre nós é verdade.” A frase dita por Larry Parypa dá uma idéia de como gostavam de ser chamados de sacanas esse quinteto que tinha a distorção, a velocidade, a energia e a intensidade como marcas registradas.
Ao lado de nomes como Kingsmen, The Wailers (não confundir com o grupo de reggae), The Drastics e Paul Revere & the Raiders, os Sonics faziam parte de um movimento que nasceu na costa noroeste dos Estados Unidos de grupos de rock que faziam um rock básico, cru, selvagem, de garagem.
A banda começou as atividades na pacata Tacoma, em Washington quando Larry Parypa começou a tocar guitarra com o baterista Mitch Graber, um outro guitarrista de nome de Stuart Turner, Andy Roslie no sax e um baixista que ninguém mais se lembra e que tocava baixo de pau.
A formação foi logo alterada, quando o irmão mais velho de Larry, Andy assumiu o baixo e Tony Mabin passou a ser o novo saxofonista. O grupo fazia apenas música instrumental, sem muita pretensão. Mas Stuart foi chamado pelo exército e com isso Rich Koch passou a ser o novo guitarrista e chamarm Marilyn Lodge para cantar. Koch era velho conhecido e já havia passado pelos Wailers. E a bateria teve mais dois nomes: Bill Dean e Mitchell Peter Jaber II.
Em 1963, Koch e Marilyn Lodge deixaram a banda e Larry assumiu a guitarra-solo e Ray Michelson acabou sendo convidado para ser o cantor, já que era muito popular na região, tendo passado pelos Falcons, Vikings e Roamers.
Bill Dean foi o próximo a sair e Bob Bennett acabou sendo no novo baterista. Bob tocava num grupo chamado The Searchers, junto com Jerry Roslie (piano, órgão) e Rob Lind (baixo), que acabaram sendo incorporados ao grupo. Após a saída de Ray Michelson, o grupo acabou ficando como quinteto. Andy cuidava do baixo, seu irmão Larry da guitarra-solo, Roc Lind, do sax e Bob, da bateria. Assim, nascia no final de 1963 a clássica formação dos Sonics.
No ano seguinte, os Sonics abandonaram o lado instrumental quando Jerry Roslie resolveu tornar-se cantor. Com isso, a banda começou a realizar mais shows na região, em casas como The Red Carpet, Olympia’s Skateland, Evergreen Ballroom, Pearl’s, Spanish Castle Ballroom, entre outras.
Certo dia, o baixista do Wailers, Buck Ormsby gostou do grupo e convidou-os para gravarem em seu selo, Etiquette Records. O grupo ensaiava no porão de Bob e Buck adorou o grupo após presenciar um desses ensaios. Buck ficou admirado com a guitarra suja de Larry e com os berros de Jerry ao microfone.
Nesse ano, lançam o primeiro compacto com a clássica “The Witch”, no lado A e “Keep A Knockin’”, de Little Richard. O compacto se tornou um sucesso no mês de novembro, após um show em Tacoma. “Tínhamos feito uma apresentação num ginásio quando Pat O’Day, o maior DJ da região e tocou nosso compacto. Foi uma loucura. As pessoas amaram e ele começou a tocar a música diariamente, até ela se tornar o single mais vendido do lado noroeste”, lembra Andy.
Em seguida, a banda entrou novamente em estúdio e gravou novo compacto, “Psycho”, se tornando outro hit local.
Daí para um LP foi um pulo e em 1965, é lançado o clássico Here Are the Sonics!!!.
Gravado em apenas dois canais e um único microfone para captar todo o som da bateria. O grupo ainda usou potência máxima nos amplificadores para conseguir um som bem distorcido e agressivo.
“Se nossos discos soavam distorcidos, era proposital. Larry vivia mexendo nos amplificadores, desligando alto-falantes ou fazendo um buraco neles com um picador de gelo. No final, eles acabavam soando com um trem descontrolado”, lembra Andy Parypa.
Kurt Cobain lembra que ficou fascinado pelo som de bateria dos Sonics: “mesmo gravando de maneira tão barata e simples, com apenas um microfone na bateria, eles têm o som de bateria que mais gosto.”
No ano seguinte, o grupo lança outro disco, Boom. Nesse disco vale o destaque para “Don’t You Just Know It”, regravada anos depois pelo Dr. Feelgood e pela cover de “Louie Louie”. O disco foi gravado no estúdio Wiley/Griffith, especializado em country e no meio das gravações a banda arrancou todas as cartolinas usadas para embalar ovos e que estavam na parede para dar melhor acústica, para conseguir um som mais “vivo”. Além das duas canções, vale ainda citar “Don’t Be Afraid Of The Dark”, “Shot Down”, “Cinderella” e “He’s Waitin’ “.
Ainda em 1966 abriram shows dos Beach Boys, Jan & Dean, Jay & the Americans, Ray Stevens, Herman’s Hermits, The Righteous Brothers, The Kinks, Lovin’ Spoonful, Liverpool 5, Shangri-Las, Mamas & Papas e até para os Byrds! Tanto sucesso fez a banda mudar de selo, indo para o Jerden Records, de Jerry Dennon, que tinha o Kingsmen, que haviam composto “Louie Louie”.
Acabaram indo para Hollywood gravar um novo disco com Larry Levine sendo o produtor. O resultado foi Introducing The Sonics, um disco bem mais calmo e mais limpo, que não agradou muito os integrantes. Levine dava pouca liberdade aos músicos dentro do estúdio e a banda considerou o disco um “grande lixo”!
O grupo acabou se separando após o compacto Any Way The Wind Blows e apenas Rob Lind tentou ficar como membro original até deixar os Sonics em 1968.
O grupo original se encontrou novamente em 1972 para cinco shows no Seattle Paramount, que resultou no disco Live Fanz Only.
Depois disso, cada um seguiu sua vida, mas, eis que, em novembro de 2007 (ou seja, dias atrás), o grupo se reuniu para gravar um DVD e um disco ao vivo, em Nova York, quando confessaram que a saudade bateu pesado.
Resta agora torcer e rezar para que possamos ver e ouvir os agora vovôs descendo a lenha!
Discografia
Compactos
The Witch/Keep A-Knockin’ (Etiquette, 1964)
The Witch/Psycho (Etiquette, 1965)
Psycho/Keep A-Knockin’ (Etiquette, 1965)
Boss Hoss/The Hustler (Etiquette, 1965)
Don’t Be Afraid Of The Dark/Shot Down (Etiquette, 1965)
The Sonics’ Don’t Believe In Christmas/The Wailers’ Christmas Spirit (Etiquette, 1965)
Cinderella/Louie Louie (Etiquette, 1965)
You Got Your Head On Backwards/Love Light (Jerden, 1966)
Like No Other Man/Love Light (Jerden, 1966)
The Witch/Like No Other Man (Jerden, 1966)
Psycho/Maintaining My Cool (Jerden, 1966)
Love-itis/You’re In Love (Jerden, 1967)
Lost Love/Any Way The Wind Blows (Piccadilly, 1967)
Any Way The Wind Blows/Lost Love (UNI, 1967)
Dirty Old Man/Bama Lama Bama Loo (Burdette, 1975)
The Witch/Bama Lama Bama Loo (Great Northwest, 1979)
The Witch/Keep A-Knockin’ (Norton, 1998)
Psycho/Have Love Will Travel (Norton, 1998)
Cinderella/He’s Waitin’ (Norton, 1998)
Boss Hoss/The Hustler (Norton, 1998)
Strychnine/Shot Down (Norton, 1998)
The Sonics’ Louie Louie/The Wailers’ Louie Louie (Norton, 1998)
Don’t Believe In Christmas/Santa Claus (Norton, 1998)
Discos
Here Are The Sonics!!! (1965)
Merry Christmas (1965)
Boom (1966)
Introducing The Sonics (1967)
Discos póstumos
Explosives (1973)
Original Northwest Punk (1977)
Sonics (1977)
The Sonics (1978)
Unreleased (1981)
Fire and Ice - The Lost Tapes (1983)
Full Force (1985)
Live Fanz Only (1986)
Psycho (1988)
Maitaning My Cool (1991)
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