10 de março de 2011

A Gestação de Um Besouro - The Quarrymen - Parte 05

Quando os Beatles voltaram para Inglaterra em meados de julho, estavam prestes a se tornar a banda mais popular de Liverpool e arredores, muito graças a ajuda de Bill Harry e seu jornal "The Mersey Beat" que começa a ser publicado, com sua primeira edição sendo lançada dia 6 de julho de 1961. Bill Harry, amigo de Stu e John ainda em Art College, seria outro nome que surgiria em um momento decisivo na carreira da banda. Seu jornal, tratando somente sobre a cena musical de Liverpool, ajuda a divulgar e espalhar o nome dos Beatles pela cidade. Dentro de um mês, Lennon estaria contribuindo com o jornal mandando pequenas histórias, geralmente usando o pseudônimo de the Beatcomber. O Cavern Club promove a festa da volta dia 14 e se torna um dos pontos fixos onde a banda se apresenta.



The Mersey Beat
Imagem
Sem empresário, e deixado de lado por Alan Williams, uma vez que os Beatles recusaram a pagar-lhe qualquer porcentagem pelo contrato com o Top Ten Club em Hamburgo, quem passou a assumir as financia da banda foi Pete Best. Depois do segundo retorno de Hamburgo, a banda passou a cobrar dos clubes £20 em contraste aos £5 à £6 que era o padrão. Embora muitas casasrecusassem a soma, outras que conheciam bem a multidão trazida pelos Beatles adotaram o novo preço sem pestanejar.
The Cavern passa a contratá-los não somente para o horário de almoço como também para as sessões noturnas, um novo precedente do local, já que até então o horário noturno era reservado exclusivamente para jazz. Em pouco tempo, até outros locais que inicialmente recusaram os Beatles passavam a concordar a pagar o seu preço. Outra decisão administrativa foi de contratar alguém para levar a banda e equipamentos para seus diversos shows. Pete procurou logo seu amigo Neil Aspinall que estudara na mesma turma que Paul, Ivan Vaughn e outros Quarrymen, além de conhecer George de vista pelos corredores do Liverpool Institute. Neil comprou uma velha van por £15 e passou a levar e trazer os Beatles por toda a cidade, executando também tarefas de roadie, ajudando a montar e desmontar o equipamento da banda nos diversos palcos. Ele continuaria trabalhando com os Beatles enquanto a banda permaneceu unida, se tornando gerente geral da Apple Corps em 1968.
Em final de setembro de 1961, John ganhou um dinheiro extra de um parente como presente de aniversário. John pegou o dinheiro e foi à Paris, bancando a passagem e estadia também de Paul. Juntos exploraram a cidade e também se encontraram com o velho amigo de Hamburgo, Jurgon Vollmer, encontro marcado previamente em carta através de Stu. Este passeio é relevante por dois motivos. Em contato com Jurgon, passam a pentear o cabelo com o mesmo penteado que Astrid havia feito para Stu e mais tarde George. É o tal corte de cabelo Beatle, mundialmente conhecido como o "mop top". O outro grande detalhe será o fato de voltarem portando botas com meio salto, um modelo cubano (chamado cuban heel), que também se tornaria uma moda durante a primeira metade da década em todo mundo, chamados de "botas Beatles". Ao verem as botas, George e Pete encomendaram um par de cada na França. Afora as roupas de couro, a aparência que será sempre relacionada aos Beatles está quase toda montada.
Brian Epstein
The Beatles no Cavern Club
The Beatles no Cavern Club
Quando Brian Epstein resolveu se oferecer para ser empresário dos Beatles, seu nome causou tanto respeito dentro do comércio de Liverpool que muita gente achou que a banda teria um futuro promissor em pouco tempo. Brian inicialmente estudou a banda, assistindo praticamente todos os shows dos Beatles durante as primeiras semanas após o acordo verbal feito. Depois de assinado um acordo em papel, os Beatles mudariam radicalmente de visual, passando a usar gravatas e depois ternos, exibindo uma atitude mais profissional no palco, o que na prática queria dizer, sem mais falar palavrão, comer ou beber entre canções, para citar apenas dois exemplos.
O segundo ponto de ação seria as sistemáticas idas para Londres onde Brian passou a percorrer todas as principais gravadoras do país. Depois de muitos "nãos" e portas sendo fechadas, ele conseguiu uma audição com a Decca Records para o dia primeiro de janeiro. As sessões foram conduzidas por Mike Smith, espião da Decca que secretamente foi à Liverpool assistir a banda tocar, e portanto é responsável por dar o sinal verde para a gravadora realizar esta audição. A banda gravou nesta sessão, por sugestão de Brian Epstein, uma coleção mais variada dos diferentes estilos que englobava seu repertório. Dick Rowe, principal responsável da Decca pelos novos contratados, ao ouvir as fitas concluiu que bandas com guitarras estavam em decadência. Em março, osBeatles  foram informados de que a Decca preferiu assinar com uma banda dos arredores de Londres chamado Brian Poole & the Tremoloes.
The Star Club e Parlophone
Os Beatles fariam uma última temporada em Hamburgo, tocando no Star Club onde conheceram Gene Vincent, Little Richard e Billy Preston. Stuart Sutcliffe havia falecido dias antes da chegada da banda, que recebeu a notícia no aeroporto ao encontrar Astrid, vista pela primeira vez sozinha. Consta que todos choraram menos John, que aconselhou Astrid secamente a escolher seu caminho: ou morrer com Stuart ou seguir sua própria vida. Ela nunca cansa de agradecer este inteligente e crucial conselho.
Imagem
Quatro dias depois de chegarem na cidade, inaugurariam o Star Club. Neste ínterim, compõem e ensaiam "Love Me Do". Nesta última estadia em Hamburgo, a banda dividia um amplo quarto com banheiro e varanda, e recebiam como salário £100, vivendo a melhor situação financeira de suas vidas.
Enquanto os rapazes estavam em Hamburgo, Brian em Liverpool estava já quase a ponto de desistir de arranjar uma gravadora, quando encontrou a porta da Parlophone aberta. Ao indagar para o responsável pelas contratações de talentos, um certo George Martin, se ele já ouvira falar nos Beatles de Liverpool, Martin se esforçou para não perguntar o que era Liverpool. Ao ouvir as fitas gravadas na Decca, aceitou marcar uma audição após a chegada da banda. Nesta audição, Martin diria que ficou impressionado com o caráter e personalidade dos quatro rapazes, mormente John, Paul e George, os mais falantes. Concluiria também que assinaria o grupo mas só iria querer gravá-los usando um baterista profissional.
Johnny Hutchinson
Johnny Hutchinson
Em agosto de 1962, Pete Best seria dispensado. Uma vez que George Martin, o poderoso produtor da gravadora Parlophone, se recusa a usar o baterista nas futuras gravações, houve uma decisão unânime entre John, Paul e George de trocá-lo. Conta-se que Brian Epstein queria contratar Johnny Hutchinson para o lugar, este sendo considerado um dos melhores bateristas de Liverpool. Porém os três meninos foram firmes com seu empresário na escolha de Ringo Starr, baterista igualmente respeitado na cidade e que já tinha uma relação de amizade travada entre os membros do grupo. Hutchinson porém foi de fato contratado por Epstein para ficar no lugar de Best durante alguns compromissos já marcados, enquanto Ringo Starr dava uma semana de aviso prévio para Rory Storm & the Hurricanes, sua banda até então.
Formação Clássica e a Beatlemania
Imagem
Apesar de muita comoção inicial com a saída de Pete Best, o sucesso dos Beatles em Londres e o resto do país começaria em fevereiro de 1963. Brian Epstein contrataria o ex-leão de chácara e porteiro do Cavern chamado Malcolm Evans para ser assistente de Neil Aspinall, como também um misto de roadie e guarda-costas dos Beatles. Mal Evans será outro pilar de confiança dentro do círculo interno dos Beatles, permanentemente associado ao grupo até morrer. Ele é também o único não Beatle a participar de quase todos seus filmes. Deste momento em diante se têm a formação clássica que permanence na história e na memória de todos.
Paul, John, Jimmy e George
Paul, John, Jimmy e George
Porém ainda haveria uma última mudança na banda. Em 1964, no auge da Beatlemania, Ringo Starr, em meio à excursão européia se estendendo para a Oceania, fica doente e é hospitalizado. Para seu lugar foi chamado Jimmy Nichol, ex-baterista do Georgie Fame & the Blue Flames. Ele tocaria com o grupo entre 4 e 11 de junho, sendo aposentado e devidamente presenteado com um relógio de ouro por serviços prestados.
Com a volta de Ringo para seu posto, a banda continuaria a fazer fama, fortuna e história durante o restante da década. Uma geração crescia e envelhecia com os Beatles e sua música. Muda-se a moda, a linguagem, a concepção de arte, a música e toda a indústria fonográfica como um todo. Dos terninhos Beatles para roupas multicoloridas, adoção de bigodes e barbas, até finalmente encontrarem suas esposas (Cynthia, Maureen, Patty, Yoko e Linda) e filhos (Julian, Zak e Mary).
Imagem
Os Beatles ainda iriam tocar como um quinteto entre os dias 22 à 31 de janeiro de 1969, quando Billy Preston se juntou ao grupo para ensaios e gravações em alguns números para o novo álbum que acabaria sendo lançado com o nome de "Let It Be". Embora ele não tenha sido o primeiro músico extra a tocar com a banda durante sua carreira fonográfica, sua posição se torna de destaque por dois motivos. Primeiro por se apresentar ao vivo com a banda no dia 30 de janeiro de 1969, no topo do prédio da Apple no que ficou famoso como sendo o "Concerto do Telhado". Outra razão está no fato dos próprios Beatles destacá-lo em seus compactos, onde se apresentam como sendo The Beatles With Billy Preston.
Eternamente Beatles
Imagem
O concerto do telhado seria a última vez que o grupo tocaria ao vivo e "Let It Be" o último álbum dos Beatles lançado pelo Fab Four. Daí em diante, o sonho acabou. A última sessão contendo os quatro Beatles juntos no estúdio seria realizada no dia 20 de agosto de 1969, onde mixaram "I Want You (She's So Heavy)." Nunca mais houve uma ocasião onde os quatro Beatles ocupariam o mesmo espaço juntos. Houve porém três ocasiões conhecidas, onde três Beatles seriam vistos juntos.
A primeira foi em março de 1973 durante a gravação da canção "I'm The Greatest" de John Lennon para o disco de Ringo Starr. A sessão foi realizada no dia 14 no Sunset Studios em Los Angeles. George Harrison havia aterrisado em Los Angeles dois dias antes, enquanto John e Yoko Lennon fizeram uma visita surpresa. Segundo Richard Perry, produtor do disco, não houve planejamento prévio, tudo foi uma mera coincidência que frutificou em uma memorável sessão de gravação. Completando a banda nesta ocasião estavam Klaus Voorman e Billy Preston. Paul McCartney se encontrava em Londres e depois veio a comentar que se fosse convidado, teria comparecido.
Imagem
A segunda foi em 19 de maio de 1979, por conta da festa de casamento de Eric Clapton com Patty Boyd, ex-mulher de George Harrison. A recepção foi realizada nos jardins de sua mansão, chamada Hurtwood Edge, em Ewehurst. Presentes na festa estava uma lista infindável de celebridades, dentre eles, Ringo Starr e sua esposa Barbara Bach, George e Olivia Harrison, como também Paul e Linda McCartney. Em um palco montado, segundo contam, Paul, George e Ringo mais Eric Clapton e Denny Laine nas guitarras e ainda Mick Jagger e Jo-Jo Laine fazendo vocais, executaram "Magical Mystery Tour", um número de Chuck Berry e "Get Back." John Lennon se encontrava em Nova York e depois veio a comentar que se fosse convidado, teria comparecido.
A última ocasião foi já em 1994, onde Paul, George e Ringo passaram a se encontrar regularmente para gravarem material para o novo disco dos Beatles que passou a ser chamado de Beatles Anthology. O primeiro encontro foi no dia a 11 de fevereiro no Mill Studio em East Sussex, estúdio que pertence a Paul. Lá, Paul, George, Ringo e Jeff Lynn trabalham em "Free As A Bird", canção de Lennon cuja fita foi entregue pessoalmente por Yoko a Paul, durante a cerimônia da inclusão dos Beatlespara o Hall of Fame. Futuras sessões incluem 22 e 23 de junho de 1994 em Friar Park, residência de George Harrison, realizadas em seu estúdio curiosamente chamado, FPSHOT (Friar Park Studios Henley-On-Thames), localizados como o nome sugere, em Henley perto do rio Thames. Retornariam a se encontrar apenas em 1995, com sessões nos dias 6 e 7 de fevereiro, 20 e 21 de março, e finalmente 15 e 16 de maio, todos realizados no Mill Studio de Paul McCartney.
Futuros encontros, se vierem a ocorrer, serão aguardados apenas em outro plano de existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário