Aerosmith (1973)
O álbum de estreia da banda de Boston, mostra um Hard Rock fortemente calcado no Blues. É um disco cru e direto, onde o feeling prevalece. As guitarras super entrosadas e sujas de Joe Perry e Brad Whitford dão um show de riffs e contrastam com a cozinha pesada da banda. Já Tyler estava "amadurecendo" seu vocal, logo, não esperem ouvir aquela voz "doce" e melódica dos tempos vindouros, pois aqui ela é seca e bem parecida com a de Mick Jagger. Hinos como "Mama Kin" e "Dream On" foram revelados com esse lançamento.
Get Your Wings (1974)
Toys In The Attic (1975)
Foi com "Toys In The Attic" que o Aerosmith chegou ao topo. É incrível a evolução musical que a banda apresenta aqui, pois percebemos composições mais encorpadas e coesas. A banda estava afiadamente entrosada e a criatividade, bom, digamos que drogas fazem você compor coisas legais (risos), então, notamos músicas mais pesadas e com alguns toques punks. Embalado por clássicos como a faixa título; "Walk This Way" com seu riff super pegajoso e "Sweet Emotion", com sua linha de baixo matadora. Na época o álbum vendeu 8 milhões de cópias e fez os garotos de Boston ganharem o mundo.
Rocks (1976)
No auge da loucura química, o Aerosmith compôs seu álbum definitivo. Se "Toys In The Attic" levou o grupo às alturas, "Rocks" escreveu seu nome, de vez, no Hall dos grandes do Rock. Um álbum mais pesado e abrangente que seu antecessor. Os toques punks aumentaram e o Heavy Metal ganhou espaço nas composições, mas a essência do Aerosmith ainda está lá. O Hard Rock da banda ainda estava presente, alguma vezes em faixas mais cruas, outras em faixas mais festeiras e em algumas, em faixas mais experimentais. Músicas como a abertura matadora com "Back In The Saddle" - onde Joe Perry arruma um baixo de 5 cordas para dar mais peso a canção; a sonzeira Punk de "Rats In The Cellar"; a pesadíssima "Nobody's Fault" - que para vocês terem uma ideia do peso, foi regravada pelo Testament com seus acordes originais, entre outras, marcaram a vida de gerações de rockeiros. Slash que o diga.
A escolha desse último álbum foi mais difícil, pois os outros 4 álbuns já citados são unânimes. Para o posto de 5º disco desse post, eu estava na dúvida entre "Draw The Line" - onde o abuso de drogas já era sentido, "Permanent Vacation" - a ressurreição do grupo, "Pump" - o firmamento no final dos anos 80, "Get A Grip" - o álbum multi platinado, e "Nine Lives" - considerado a obra prima da banda.
Pois bem, não escolhi "Draw The Line" pelo motivo já citado; "PV" não me soa tãaao imponente e os dois últimos já soam vendidos e pops. Logo, o escolhido foi "Pump".
Pump (1989)
Depois que Joe e Brad voltaram a banda, o grupo lançou o fraco "Done With Mirrors" (1985) e depois o bom "Permanent Vacation" (1987), que os restabeleceu nas paradas e recomeçou uma safra de sucesso, vendendo 4 milhões de cópias. Já em 1989, "Pump" foi lançado, vendeu 10 milhões de exemplares e mostrou uma nova faceta do Aerosmith. Não! O som blueseiro não desapareceu, mais ficou mais pomposo, com alguns toques pops. Foi nessa época que a influência externa começou a afetar o som da banda, mas em "Pump" isso foi benéfico, visto que aqui temos um Rock N' Roll agitado e frenético com guitarras bem entrosadas - chega até ser pleonasmo falar isso quando se trata de Joe e Brad, cozinha pesada e Tyler, arrisco-me a dizer, em seu ápice vocal. "Pump" é um dos poucos discos de Rock que podem ter todas as suas músicas incluídas em um "The Best Of", pois é incrível e justificável chamá-lo realmente de "álbum da volta do Aerosmith".
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