27 de fevereiro de 2011

Metal umlaut: a existência do apóstrofo no Heavy Metal :-)


Um trema do metal (igualmente conhecido como pöntös do röck) é uma marca usada às vezes gratuita ou decorativamente sobre letras nos nomes de bandas de metal - por exemplo as do Mötley Crüe e do Motörhead. Entre as pessoas que falam inglês, o uso do trema e outros diacríticos com um tipo de letra estilo "blackletter" é uma forma de marcagem com ferro quente pretendendo dar ao logotipo da banda uma qualidade "teutônica" - denotando estereótipos do arrojo e da força atribuídos geralmente aos antigos povos europeus do norte, tais como os Vikings e os Goths. O autorReebee Garofalo atribuiu seu uso a um desejo de um ar meio "horror gótico". O trema do metal não tem geralmente a intenção de afetar a pronunciação do nome da banda.
Estes tremas decorativos foram parodiados em filme e na ficção; no filme documentário fictício "This Is Spın̈al Tap" (soletrado com uma marca de trema sobre o n e um i sem o pingo como este: ı.), o também fictício roqueiro David St. Hubbins (Michael McKean) diz: "É como um par de olhos. Você está olhando para o trema e ele olha para você."
A palavra "Umlaut" (trema) em alemão designa mudança da pronunciação ou deslocamento do som, e é composta de um-, "em torno/mudado", e Laut, "som". No uso padrão (nada a ver com heavy metal) a versão de uma vogal com trema é pronunciada diferentemente da vogal normal; as letras "u" e "ü" têm sons distintos, assim como "o" e "ö" e "a" e "ä". Os sons tipicamente representados por letras com trema são as vogais frontais (vogais frontais arredondadas como no caso do ü e do ö) (veja o trema germânico). Ironicamente, estes sons tendem a ser percebidos como "mais fracos" ou "mais leves" do que as vogais normais u, o, e a, e assim nas línguas como o alemão que o usam normalmente, o trema não evoca a impressão da força e da escuridão que seu uso excepcional em inglês pretende marcar. Conseqüentemente, o efeito "estrangeiro" do trema do metal dependente dos conhecimentos do observador. Pessoas que falam estas línguas podem compreender o efeito pretendido diferentemente das pessoas que falam línguas em que os tremas são usados raramente.
Histórico
O grupo de rock progressivo alemão AMON DüüL II lançou seu primeiro álbum em 1969. Entretanto, seu nome veio de "Amon, um deus do sol egípcio, e Düül, um personagem de ficção turco", assim este uso dos tremas não era gratuito. A terceira parte da epopéia de rock progressiva do YES "Starship Trooper" é intitulada "Würm" (no álbum "The Yes Album", lançado em 1971). Entretanto, isto também não é gratuito, muito provavelmente vindo da era glacial de Würm. A mesma realização fonética, /wyrm/, entretanto, é igualmente uma palavra em inglês arcaico para 'dragon'.
O primeiro uso gratuito parece ter sido tanto pelo BLUE ÖYSTER CULT ou pelo BLACK SABBATH, ambos em 1970. O website do BLUE ÖYSTER CULT indica que o trema foi adicionado pelo guitarrista e teclista Allen Lanier, mas o crítico de rock Richard Meltzer afirma ter sugerido isso a seu produtor e gerente Sandy Pearlman imediatamente depois que Pearlman veio com o nome: "Eu disse, 'que tal colocar um trema sobre o O?' O metal tem um aspecto Wagneriano de qualquer maneira." Nesse mesmo ano, a gravadora do BLACK SABBATH, em uma rara versão em compacto de Paranoid (com Rat Salad no lado B), sem nenhuma razão aparente, re-intitulou a canção como "Paranoïd" com uma diérese acima do "i" (como seria correto em francês).
Em seu segundo álbum "In Search of Space" (1971), o HAWKWIND escreveu na parte traseira da capa: "TECHNICIÄNS ÖF SPÅCE SHIP EÅRTH THIS IS YÖÜR CÄPTÅIN SPEÄKING YÖÜR ØÅPTÅIN IS DEA̋D" (em português "técnicos da espaçonave Terra... este é o seu capitão falando... seu capitão está morto). Para aumentar a variação, a letra dinamarquesa e norueguesa Ø e a letra dinamarquesa/norueguesa/sueca Å são adicionadas. A marca diacrítica no último "A̋"; é o "Umlaut" húngaro; ou duplo acento agudo (˝) - duas linhas curtas que se inclinam acima e à direita - ao invés dos pontos (o húngaro não usa nem o (˝) nem trema alemão tradicional ("Ä") sobre a letra "A" , embora o (˝) seja usado nas letras "Ő" e "Ű"). Isto foi antes de Lemmy, mais tarde no Motörhead, ter se tornado membro do grupo.
Em seguida foi o MOTöRHEAD em 1975. A idéia para o trema veio de Lemmy, o vocalista, que disse, "Eu coloco lá simplesmente para parecer malvado." (a pronunciação em alemão de Motör, uma palavra que não existe no alemão, seria similar ao equivalente em francês, moteur. "Motor", a grafia correta em alemão, é pronunciada de maneira similar a "motor" em inglês.) A banda HüSKER Dü começou em janeiro 1979, embora baseados no punk e não no metal pesado. O nome HüSKER Dü é derivado do " do jogo de mesa "Hūsker Dū?" que traduziríamos como "Você se lembra?" (os traços acima dos us não são tremas). MöTLEY CRüE formado em 1980; de acordo com Vince Neil na edição Behind the Music, a inspiração veio de uma garrafa de Löwenbräu. Decidiram subseqüentemente nomear sua gravadora "Leathür Records". Em um show do Mötley Crüe na Alemanha, a audiência inteira começou a cantar [ˈmœtli ˈkʁyːə], uma pronunciação usada frequentemente na Hungria também.
QUEENSRCHE, que optou por esse nome em 1981, foi mais além colocando o trema sobre o Y em seu nome (o corresponde ao dígrafo ij na língua holandesa). O líder do QUEENSRCHE Geoff Tate disse, "O trema sobre o 'y' assombrou-nos por anos. Nós passamos onze anos tentando explicar como pronunciá-lo." Em contraste com outros exemplos, a grafia de QUEENSRCHE foi escolhida "amaciar" a imagem da banda, temendo que a grafia original, Queensreich, pudesse ser interpretada como tendo conotações neonazistas. O documentário fictcio "This Is Spın̈al Tap" parodia o trema do metal colocando um trema sobre o "n" em Spın̈al Tap.
A cômica banda Spın̈al Tap usava um trema sobre a letra n, isto é, sobre uma consoante. Esta construção é encontrada na língua de Jakaltek da Guatemala e em algumas ortografias de Malagasy, uma língua de Madagascar.
Exemplos de nomes de bandas
- Banda de Hard rock Blue Öyster Cult
- Banda de Heavy metal Motörhead
- Banda de Glam Metal Mötley Crüe
- Banda de Thrash metal/Black metal Deströyer 666
- Banda de Indie Rock britânica Maxïmo Park
- Banda de laser punk de Nova Iorque the Toilet Böys
- Banda de punk metal canadense Kïll Cheerleadër
- Banda inglesa semi-real Spın̈al Tap
- Banda de Folk Metal espanhola Mägo de Oz
- Banda de metal sueca Crashdïet
- Banda de Metal/Comédia Green Jell (pronunciado Green Jell-O)
- Banda de Thrash Metal californiana Beowülf
- Frank Zappa usou um trema no titulo do album Läther
- Banda de Black Metal francesa Mütiilation
- Banda de Alternative Metal/Hard Rock Ünloco
- Banda de Thrash Metal canadense Infernäl Mäjesty
- Banda de Progressive Metal americana Queensrche
- Banda de hip hop americana Dälek
- Banda de sátira politica Moxy Früvous
- Banda de metal ficticia do desenho Metalocalypse, é escrito algumas vezes "Dëthkløk" no logo da banda
- Banda de thrash americana ZnöWhite (tambem Znowhite)
- Banda de thrash americana Lääz Rockit (Pronuncia em alemao seria quase "Lets rock it")
- Banda de rock alternativo americana Hüsker Dü (o jogo "Hūsker Dū?" foi lançado com macrons ao invés do trema)
- Banda de anarco-punk americana Leftöver Crack
- Personagem da série Guitar Hero, Lars Ümlaüt
- Músico eletronico Überzone
- Banda de grindcore americana Assück
- Músico de rock japones Közi
- Banda de rock japones girugämesh
- Banda de metal australiana Mölten Steel
- Banda de metal Insidiöus Törment
- Banda de thrashcore americana The Accüsed
- Banda de alternative rock americana The Crüxshadows
- Banda ucraniana Flëur
- Banda de punk russa Наӥв tem dois pontos sobre o и no logo
- Banda de street punk sérvia Bömber
- Video game Brütal Legend
- Banda experimental Grotus tem tremas nas consoantes no seu logo
- Cantor de Hip Hop/Pop Jason Derülo
- Banda de progressivo americana Fates Warning usou um trema no seu primeiro disco Night on Bröcken
- Banda de heavy metal argentina Lörihen
- Banda eletronica norueguesa Röyksopp
Fonte desta matéria (em inglês): Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário