27 de fevereiro de 2011

In Red Square - Paul McCartney

Depois que a mais recente turnê de PAUL MCCARTNEY visitou o nosso país no ano passado, uma série de títulos do cantor retornaram às lojas com certo destaque. Do ótimo “Good Evening New York City” ao extremamente simples “Live in Canada”, um dos DVD’s que deve chamar a atenção dos fãs do ex-BEATLES se chama “In Red Square”. O espetáculo, que é a primeira apresentação do músico na Rússia em mais de quarenta anos de carreira, conta com um documentário sobre o show e muito material extra.


Nota: 9 
O texto representa a opinião do autor e não necessariamente a opinião do Whiplash! ou de seus editores.
Imagem

Embora se concentre no show que o cantor realizou na histórica Praça Vermelha de Moscou – onde aconteciam os desfiles militares na época da extinta União Soviética –, o DVD “In Red Square” conta com atrativos que vão para além da música executada ao vivo. Certamente, o principal deles é o documentário apresentado através de pequenos trechos entre as faixas que compõem o repertório do músico em cima do palco. Com muitas imagens da época dos BEATLES e depoimentos extremamente interessantes, a trajetória dos Fab Four é contextualizada com a história do regime comunista, que proibiu a banda (e os seus discos) de entrar no país a partir da década de sessenta. Os primórdios do rock n’ roll do quarteto de Liverpool era encarado como uma espécie de propagandaestrangeira e sofria com a censura da ditadura de esquerda.
Os anos difíceis do rock n’ roll genuinamente inglês são relembrados por músicos russos, como Seva Gakkel e o maestro Sergei Volynets. Como não poderia de ser diferente, o fenômeno BEATLES venceu as barreiras impostas pelo regime comunista. Os discos da banda eram comercializados através do mercado negro ou contrabandeados – mas chegavam a custar a metade de um salário mínimo da época. De qualquer forma, os fãs pela se apaixonaram por PAUL MCCARTNEY & Cia. A banda, que se tornava a mais importante do mundo entre a década de sessenta e setenta, estava extremamente distante da União Soviética.
No entanto, o fatídico dia que um ex-BEATLES pisou pela primeira vez na Rússia está documentado com praticamente todos os detalhes em “In Red Square”. Em maio de 2003, PAUL MCCARTNEY se apresentou no país para mais de cem mil fãs, em um show obviamente histórico. Com a mesma banda que o acompanhou durante a “Up and Comming Tour” que atravessou o nosso país, Rusty Anderson (guitarra), Brian Ray (guitarra), Paul Wickens (teclado) e Abe Laboriel Jr. (bateria) preenchem ao lado do cantor o “pequeno” palco montado na ex-capital Moscou. Na abertura repertório, muitos dos sucessos da época dos Fab Four, como “Getting Better”, “Cant’ Buy Me Love” e “Two of Us”, assim como “Band on the Run”, da fase posterior do vocalista/baixista com o WINGS.
De qualquer modo, o documentário inserido em doses homeopáticas entre as faixas é o que deve chamar a atenção e, claramente, possuir maior valor para os fãs de PAUL MCCARTNEY. As imagens de bastidores mostram um músico descontraído, que diz se sentir “de volta para casa” quando desce do avião. A agenda do cantor pela Rússia é acompanhada ininterruptamente – do seu encontro com o então presidente Vladmir Putin aos passeios de bicicleta pela Praça Vermelha, um dia após o espetáculo, acompanhado por sua inseparável ex-esposa Heather Mills. De volta ao show, a plateia se emociona ao som de “I’ve Just Seen a Face” e “Live and Let Die”, que conta com um espetáculo exclusivamente de luzes, já que a tradicional queima de fogos de artifícios não foi permitida pelas autoridades russas (por questões de segurança). A execução de “Let ‘Em In” – outra composição da época do WINGS – é outro destaque dentro do set-list do cantor.
Os encontros de PAUL MCCARTNEY com o ex-presidente Mikhaiel Gorbachev e com o ministro de defesa Sergei Ivanov também aparecem no DVD. Os dois, que se mostraram muito felizes com a estreia de McCartney na Rússia, evidenciaram a sua admiração pelo ícone da música internacional. De muito bom humor, Paul faz brincadeiras e constantes piadas com os dois. De qualquer forma, o show de Moscou ganha contornos de um evento épico na execução de “Back in the USSR”, em uma nítida referência dos BEATLES à extinta União Soviética. Os fãs, que aparecem muita vezes chorando durante o show, ainda se emocionaram com as clássicas “Hey Jude” e “Yesterday”, antes do encerramento com “Let It Be” e uma nova execução de “Back in the USSR”.
Entretanto, um outro momento único dentro de “In Red Square” é durante a música “Calico Skies”. O ex-presidente Putin, que disse pessoalmente a McCartney que provavelmente não comparecia ao show por compromissos políticos, chegou à Praça Vermelha durante a execução dessa faixa. No depoimento do músico, Paul relata o episódio contando como percebeu a chegada de Putin, cercado de seguranças e pela movimentação atípica da plateia ao seu redor. O cantor encerrou a execução da faixa com um bem-humorado “bem-vindo a quem recém chegou”.
Cerca de 1h40 de espetáculo e documentário foram complementadas com uma série de imagens adicionais do músico pela Rússia. PAUL MCCARTNEY visitou o túmulo de Lênin, o conservatório de São Petersburgo (onde Tchaikovsky deu os seus primeiros passos), a Escola Glinka (em que foi recebido por um coral infantil que entoou “Yesterday”) e o Orfanato 38. O preparo da turnê é relatado igualmente, com entrevistas de McCartney e toda a preparação necessária para o show realizado em 2004, em São Petersburgo – as definições sobre as questões relativas ao palco, as escolhas de figurino definidas pelo ex-BEATLES ou até o pequeno transtorno devido à chuva que caía na cidade momentos antes da apresentação.
Em parte, o show de São Petersburgo aparece no DVD, sobretudo para os fãs que sentiram a falta de muitas músicas do extenso repertório do cantor que ficaram de fora no espetáculo de Moscou. “Jet” e “Flaming Pie”, apesar de serem grandes composições, aparecem com pouco brilho, sobretudo pela plateia pouco entusiasmada – em razão da chuva que atrapalhou o divertimento de todos os russos. No entanto, quando reaparece o sol no fim da tarde é que a plateia parece aproveitar o evento, especialmente ao som músicas que relembraram a carreira dos BEATLES. “Drive My Car” não foi tão ovacionada como “Penny Lane” e “Get Back”, mas é um destaque ao lado da imprescindível (e óbvia) “Back in the USSR”. Para completar cinquenta minutos de música, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” e “Helter Skelter” complementam o repertório, nitidamente editado e incompleto (o único porém desse DVD).
Com uma embalagem externa muito bonita, “In Red Square” é um dos mais interessantes DVD’s que retratam os mais recentes espetáculos do cantor. Embora não seja tão atual como “Good Evening New York City” ou “Live in Canada”, esse título retorna às lojas brasileiras com o seu caráter histórico sublinhado – o que os outros dois shows não possuem. Em cima do palco, PAUL MCCARTNEY é impecável – em todos os sentidos – e o resultado final de “In Red Square” é extremamente positivo, não apenas por seus ótimos complementos.
Track-list:
Red Square:
01. Getting Better
02. Band on the Run
03. Can’t Buy Me Love
04. Two of Us
05. I Saw Her Standing There
06. We Can Work It Out
07. I’ve Just Seen a Face
08. Live and Let Die
09. Let ‘Em In
10. The Fool on the Hill
11. Things We Said Today
12. Birthday
13. Maybe I’m Amazed
14. Back in the USSR
15. Calico Skies
16. Hey Jude
17. She’s Leaving Home
18. Yesterday
19. Let It Be
20. Back in the USSR (Reprise)

St. Petersburg
01. Jet
02. Got to Get You Into My Life
03. Flaming Pie
04. Let Me Roll It
05. Drive My Car
06. Penny Lane
07. Get Back
08. Back in the USSR
09. I’ve Got a Feeling
10. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band/The End
11. Helter Skelter

Nenhum comentário:

Postar um comentário