A banda foi fundada por Gerald Casale e Mark Mothersbaugh, na época estudantes da Kent State University , fazendo um sucesso estrondoso nos anos 80 com a explosão do new wave.
A canção "Whip It" (Bater ou chicotear em português) de 1980 sobre o autoritário governo de Ronald Reagan teve seu tema confundido com masturbação e por esse motivo atingiu considerável sucesso nas paradas americanas. Pelo sucesso inagualável que a banda obteve com essa canção é chamada, às vezes, de "one hit wonder". A canção mais tarde reganhou parte de sua fama inicial ao ser regravada pelo Nirvana.
Seu estilo foi classificado como punk rock, pós-punk ou art rock, mas são geralmente classificados como new wave ou synth pop. A música e o estilo do grupo tematiza a ficção científicakitsch, com toques de humor surrealista, via instrumentação minimalista e sintética. O som da banda influenciou tanto o new wave da época quanto os grupos de rock alternativo de hoje, além de vídeo clipes memoráveis.
A banda chamou atenção por formar um conceito, a de-volução, em que seus integrantes acreditavam que a raça humana havia chegado a seu ápice, e estava "de-evoluindo", voltando a idade das cavernas.
Um episódio de Os Simpsons levou esta ideia a Springfield.
A banda continua ativa até hoje.
Informação geral | |
---|---|
Origem | Akron, Ohio |
País | Estados Unidos |
Gêneros | Art rock, New Wave, Pós-punk,punk rock, Synthpop, Eletrônica |
Período em atividade | 1972 - 1991 1996 - presente |
Gravadora(s) | Warner Brothers Records Virgin Records Enigma Records Rykodisc Rhino Records |
Página oficial | clubdevo.com |
Integrantes | |
Mark Mothersbaugh - vocal, sintetizadores Bob Mothersbaugh (Bob 1) - guitarra Bob Casale - guitarra Gerald Casale - baixo Josh Freese - bateria. | |
Ex-integrantes | |
Bob Lewis, Fred Weber, Rod Reisman, Jim Mothersbaugh, Alan Myers, David Kendrick. |
Discografia Completa
Aqui você confere toda a discografia da real de-evolution band numa lista compilada por Marcello Colosimo, incluindo álbuns, singles, DVDs, coletâneas e participações em trilhas sonoras.
Álbuns
- Q: Are We Not Men? A: We Are Devo! (Warner Bros) 1978
- Duty Now For The Future (Warner Bros) 1979
- Freedom of Choice (Warner Bros) 1980
- New Traditionalists (Warner Bros) 1981
- Oh, No! It's DEVO! (Warner Bros) 1982
- Shout (Warner Bros) 1984
- E-Z Listening Disc (Rykodisc) 1987
- Total Devo (Enigma) 1988
- Now It Can Be Told: Devo At The Palace (Enigma) 1988
- Smooth Noodle Maps (Enigma) 1990
Coletâneas
- Greatest Hits (Warner Bros) 1990
- Greatest Misses (Warner Bros) 1990
- Hardcore Vol. 1 (Warner Bros) 1990
- Hardcore Vol. 2 (Warner Bros) 1991
- Devo Live: The Mongoloid Years (Rykodisc) 1992
- Hot Potatoes: The Best Of Devo (Virgin) 1993
- Q: Are We Not Men? A: We Are Devo / Dev-o Live (Virgin) 1994
- Oh, No! It's Devo! / Freedom of Choice (Virgin) 1994
- Duty Now For The Future / New Traditionalists (Virgin) 1994
- Adventures Of The Smart Patrol (Discovery) 1996
- Greatest Hits (BMG) 1998
- Devo Live (Rhino) 1999
- Pioneer Who Got Scalped: The Anthology (Rhino) 2000
- Recombo DNA (Rhino) 2000
- The Essentials (Warner Bros) 2002
- Whip It & Other Hits (Rhino) 2003
DVDs
- The Complete Truth About De-evolution (Rhino) 2003
- Live (Rhino) 2004
- Live In The Land Of The Rising Sun 2004
- Live 1980 (Target) 2005
Trilhas Sonoras
- Working In A Coal Mine: HEAVY METAL (1981)
- It Takes a Worried Man: HUMAN HIGHWAY (1982)
- Theme From Doctor Detroit / Luv Luv: DOCTOR DETROIT (1983)
- Let's Talk: FRIGHT NIGHT (1985)
- Bread and Butter: 9 1/2 WEEKS (1986)
- I Wouldn't Do That To You: HAPPY HOUR (1987)
- Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polka Dot Bikini: REVENGE OF THE NERDS 2 (1987)
- Satisfaction: CASSINO (1995)
- Girl U Want (1995): TANK GIRL (1995)
- Head Like a Hole / Supercop: SUPERCOP (1997)
EPs
- Be Stiff (stiff) 1978
- Dev-o Live (warner) 1981
Curiosidades sobre DEVO
DEVO e gospel?
Durante toda sua trajetória, os cinco devóides possuíam um projeto paralelo: "Dove, The Band of Love", um anagrama a partir do nome original, era um grupo de rock gospel-cristão que já abriu vários shows para o Devo! Subindo ao palco com macacões de cor cáqui e bonés translúcidos, em alusão à obsessão pela boa forma e por práticas como jogging, o objetivo era criticar, de forma bem-humorada, a retomada do fundamentalismo religioso nos Estados Unidos, durante a era Reagan.
Os energy domes
Os famosos chapéus vermelhos usados durante a promoção de Freedom of Choice são descritos quase sempre como "flowerpots" (vasos de flor). Entretanto, o intuito original era de que o singular adorno fosse uma referência plástica e irônica às majestosas pirâmides astecas. Jerry, talvez exausto com especulações em torno do significado do bendito chapéu, inventou a explicação de que era simplesmente uma abóbada energética, ou "energy dome", cuja função era a de reciclar a energia vital que se dissipa pelo osso occipital. Por isso, os membros do Devo deveriam ser reconhecidos como "conservacionistas". Então tá, né?
Johnny Rotten no DEVO?
Antes do primeiro álbum ser lançado, o diretor da Virgin Records, Richard Branson, convidou Mark Mothersbaugh e Bob #2 para uma viagem à Kingston, capital da Jamaica. Motivo? Chapar de maconha e persuadir os dois a aceitarem Johnny Rotten, que se refugiou em Kingston após romper os laços com os Sex Pistols, como o novo vocalista do Devo. Como conta Mark no livro Rip It Up And Start Again, de Simon Reynolds, "Ele disse: 'o Johhny está na sala ao lado. Alguns jornalistas da NME e da Melody Maker estão aqui. É a hora perfeita para ir à praia, tirar umas fotos e anunciar que ele se juntou ao Devo. O que vocês acham?'". Mesmo com o cérebro torcido, Mark deu a resposta eeeeee...xata!
A conturbada relação com Brian Eno
Brian Eno, como produtor, manteve parcerias duradouras com muitos artistas, como David Bowie, Talking Heads, Robert Fripp e U2. Com os Spud Boys, no entanto, a parceria durou apenas um álbum. Ao invés de retratar uma banda incorporando as marcas registradas de Brian Eno, a banda entrou em atrito com seu produtor e resistiu à sua influência. Diz Mark: "Em retrospecto, fomos demasiadamente resistentes às idéias de Eno. Ele inventou partes de sintetizador e sons bem atmosféricos para quase todas as faixas, mas nós as usamos apenas em três ou quatro músicas, como o looping de macacos berrantes em Jocko Homo".
Quer irritar a platéia de seu show? Chame o DEVO!
Em seus primeiros shows, o conjunto se especializou em irritar platéias de fãs descolados de arena-rock/boogie-rock, nos anos 70. Em um show de abertura para o Sun Ra, em 1975, a banda tocou o bordão "Are We Not Men? We Are Devo!", contida no meio de Jocko Homo, por vinte minutos. Um DJ da estação de rádio que promovia o concerto suplicou para que eles parassem de tocar - o que aconteceu apenas quando a banda foi paga para se retirar!
DEVO e as batatas
A batata é um dos maiores símbolos da De-evolução. Tal conotação é retirada do significado da gíria "potato head", que nos Estados Unidos designa pessoa de inteligência limítrofe. Mais uma vez, Jerry contraria as expectativas ao defender que as batatas são guardiãs da reserva mais concentrada de energia do planeta.
Jerry faz-tudo
Como todos nós bem sabemos, ninguém vive de vento. Um jovem e durango Jerry, nos primórdios da banda, tinha que arranjar uns trocados para financiar as gravações e a produção de Devo. Além dos shows, o baixista obtinha renda vendendo sua força de trabalho, nem sempre da melhor forma possível: o futuro estrategista-chefe já trabalhou como projetista de um cinema pornô e conselheiro em uma clínica para reabilitação de viciados!
O De-Evolutionary Oath
Como um meio para simbolizar a cooptação da contracultura pela sociedade de consumo e a cultura de massa - mecanismos que desvirtuam a diversidade em caricaturas uni-dimensionais, previsíveis e a-históricas, perpetuando dessa forma a ordem vigente - o conjunto formulou cinco aforismos que compõem o De-Evolutionary Oath (em português, o juramento involucionário):
- Lay a million eggs or give birth to one (Ponha um milhão de ovos ou dê luz a um só)
- The fittest shall survive yet the unfit may live (O mais adaptado sobreviverá, ainda que o inadaptado deva viver)
- Be like your ancestors or be different; it don't matter (Seja como seus ancestrais ou seja diferente; não importa)
- Wear gaudy colors or avoid display (Use cores berrantes ou evite exposição)
- We must repeat (Devemos repetir)
DEVO e Neil Young
Devóide, um alerta: se algum fã purista de "classic-rock", daqueles que fazem peregrinação ao túmulo de John Bonham, praguejar contra Devo, seu estilo robótico e seu excêntrico hibridismo eletrônico, esteja devidamente preparado: ponha na roda que ninguém menos do que Neil Young foi um dos maiores fãs dos spud boys. Ex-membro do quarteto de country-rock Crosby, Stills, Nash & Young e um dos maiores ícones da contracultura, o padrinho de Eddie Vedder ficou completamente obcecado com o Devo.
Quando o grupo ainda ganhava moral com o prêmio de Ann Arbor e as declarações entusiásticas de Bowie e Eno, Neil Young também foi tragado pelo fascínio a ponto de convidá-los a participar de seu longa-metragem Human Highway (1977). Nesse filme a banda aparece dando uma canja com a cançãoWorried Man. O Neil Young concedeu carta branca e total autonomia pro Jerry, que dirige a maioria dos videoclipes, bolar todos os diálogos da cena que os spud boys estrelam. Nela, interpretam operários recolhendo o lixo nuclear de uma usina, enquanto cantam Worried Man.
Ligações externas
- www.clubdevo.com - Site oficial
- www.myspace.com/devo - Site no MySpace
- www.devobrasil.com.br - Site brasileiro com informações sobre a banda
Curiosidades sobre DEVO
DEVO e gospel?
Durante toda sua trajetória, os cinco devóides possuíam um projeto paralelo: "Dove, The Band of Love", um anagrama a partir do nome original, era um grupo de rock gospel-cristão que já abriu vários shows para o Devo! Subindo ao palco com macacões de cor cáqui e bonés translúcidos, em alusão à obsessão pela boa forma e por práticas como jogging, o objetivo era criticar, de forma bem-humorada, a retomada do fundamentalismo religioso nos Estados Unidos, durante a era Reagan.Os energy domes
Os famosos chapéus vermelhos usados durante a promoção de Freedom of Choice são descritos quase sempre como "flowerpots" (vasos de flor). Entretanto, o intuito original era de que o singular adorno fosse uma referência plástica e irônica às majestosas pirâmides astecas. Jerry, talvez exausto com especulações em torno do significado do bendito chapéu, inventou a explicação de que era simplesmente uma abóbada energética, ou "energy dome", cuja função era a de reciclar a energia vital que se dissipa pelo osso occipital. Por isso, os membros do Devo deveriam ser reconhecidos como "conservacionistas". Então tá, né?Johnny Rotten no DEVO?
Antes do primeiro álbum ser lançado, o diretor da Virgin Records, Richard Branson, convidou Mark Mothersbaugh e Bob #2 para uma viagem à Kingston, capital da Jamaica. Motivo? Chapar de maconha e persuadir os dois a aceitarem Johnny Rotten, que se refugiou em Kingston após romper os laços com os Sex Pistols, como o novo vocalista do Devo. Como conta Mark no livro Rip It Up And Start Again, de Simon Reynolds, "Ele disse: 'o Johhny está na sala ao lado. Alguns jornalistas da NME e da Melody Maker estão aqui. É a hora perfeita para ir à praia, tirar umas fotos e anunciar que ele se juntou ao Devo. O que vocês acham?'". Mesmo com o cérebro torcido, Mark deu a resposta eeeeee...xata!A conturbada relação com Brian Eno
Brian Eno, como produtor, manteve parcerias duradouras com muitos artistas, como David Bowie, Talking Heads, Robert Fripp e U2. Com os Spud Boys, no entanto, a parceria durou apenas um álbum. Ao invés de retratar uma banda incorporando as marcas registradas de Brian Eno, a banda entrou em atrito com seu produtor e resistiu à sua influência. Diz Mark: "Em retrospecto, fomos demasiadamente resistentes às idéias de Eno. Ele inventou partes de sintetizador e sons bem atmosféricos para quase todas as faixas, mas nós as usamos apenas em três ou quatro músicas, como o looping de macacos berrantes em Jocko Homo".Quer irritar a platéia de seu show? Chame o DEVO!
Em seus primeiros shows, o conjunto se especializou em irritar platéias de fãs descolados de arena-rock/boogie-rock, nos anos 70. Em um show de abertura para o Sun Ra, em 1975, a banda tocou o bordão "Are We Not Men? We Are Devo!", contida no meio de Jocko Homo, por vinte minutos. Um DJ da estação de rádio que promovia o concerto suplicou para que eles parassem de tocar - o que aconteceu apenas quando a banda foi paga para se retirar!DEVO e as batatas
A batata é um dos maiores símbolos da De-evolução. Tal conotação é retirada do significado da gíria "potato head", que nos Estados Unidos designa pessoa de inteligência limítrofe. Mais uma vez, Jerry contraria as expectativas ao defender que as batatas são guardiãs da reserva mais concentrada de energia do planeta.Jerry faz-tudo
Como todos nós bem sabemos, ninguém vive de vento. Um jovem e durango Jerry, nos primórdios da banda, tinha que arranjar uns trocados para financiar as gravações e a produção de Devo. Além dos shows, o baixista obtinha renda vendendo sua força de trabalho, nem sempre da melhor forma possível: o futuro estrategista-chefe já trabalhou como projetista de um cinema pornô e conselheiro em uma clínica para reabilitação de viciados!O De-Evolutionary Oath
Como um meio para simbolizar a cooptação da contracultura pela sociedade de consumo e a cultura de massa - mecanismos que desvirtuam a diversidade em caricaturas uni-dimensionais, previsíveis e a-históricas, perpetuando dessa forma a ordem vigente - o conjunto formulou cinco aforismos que compõem o De-Evolutionary Oath (em português, o juramento involucionário):- Lay a million eggs or give birth to one (Ponha um milhão de ovos ou dê luz a um só)
- The fittest shall survive yet the unfit may live (O mais adaptado sobreviverá, ainda que o inadaptado deva viver)
- Be like your ancestors or be different; it don't matter (Seja como seus ancestrais ou seja diferente; não importa)
- Wear gaudy colors or avoid display (Use cores berrantes ou evite exposição)
- We must repeat (Devemos repetir)
DEVO e Neil Young
Devóide, um alerta: se algum fã purista de "classic-rock", daqueles que fazem peregrinação ao túmulo de John Bonham, praguejar contra Devo, seu estilo robótico e seu excêntrico hibridismo eletrônico, esteja devidamente preparado: ponha na roda que ninguém menos do que Neil Young foi um dos maiores fãs dos spud boys. Ex-membro do quarteto de country-rock Crosby, Stills, Nash & Young e um dos maiores ícones da contracultura, o padrinho de Eddie Vedder ficou completamente obcecado com o Devo.Quando o grupo ainda ganhava moral com o prêmio de Ann Arbor e as declarações entusiásticas de Bowie e Eno, Neil Young também foi tragado pelo fascínio a ponto de convidá-los a participar de seu longa-metragem Human Highway (1977). Nesse filme a banda aparece dando uma canja com a cançãoWorried Man. O Neil Young concedeu carta branca e total autonomia pro Jerry, que dirige a maioria dos videoclipes, bolar todos os diálogos da cena que os spud boys estrelam. Nela, interpretam operários recolhendo o lixo nuclear de uma usina, enquanto cantam Worried Man.
Ligações externas
- www.clubdevo.com - Site oficial
- www.myspace.com/devo - Site no MySpace
- www.devobrasil.com.br - Site brasileiro com informações sobre a banda
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