Por Paulo Finatto Jr
Por mais que o thrash metal oitentista possa ser apontado como um marco na história do metal, é extremamente interessante se deparar com bandas que conseguem ir para além dessa única influência. Os gaúchos da CEMENT RAIN não abdicaram do que o gênero conquistou em mais de três décadas, mas conseguiram absorver muitas outras características da música pesada em seu primeiro álbum, intitulado “Escaping from the Apocalyptic City”. Com referências modernas do death ao black metal, a primeira empreitada do grupo mostra mais uma grande ideia que vem do nosso underground.
Em atividade desde 2007, Moisés Disarmoneous (vocal/baixo e ex-IMPETUS MALIGNUM), André Mud (guitarra e ex-THE WISE) e Pércio Capone (bateria e ex-TUMOUR) possuem muita experiência no cenário underground gaúcho. O projeto, capitaneado pelo guitarrista e principal compositor, conta com três músicos de extenso currículo – desde os anos noventa – em pequenos grupos fundados na capital Porto Alegre. Desse modo, nada mais natural do que rechear de influências distintas (e modernas) o thrash metal da banda. As características mais evidentes – que variam do death ao black metal – aparecem do início ao fim de “Escaping from the Apocalyptic City”. Como consequência, o resultado não poderia ser mais interessante e alheio às mesmices que apenas se repetem no cotidiano do gênero pesado.
Embora não seja essa a música de maior apelo dentro do disco, “The House that Dripped Blood” conta com um dos instrumentais mais sólidos e agressivos de todo o material. Não há dúvidas de que essa faixa pode ser apontada como o segundo grande destaque de “Escaping from the Apocalyptic City” depois da certeira “Demons of the Mind”. Por mais que mantenha uma boa média entre as doze faixas principais do seu repertório, o disco ainda se desdobra em momentos que não passam despercebidos. De um lado, “Damnation” possui um andamento mais cru e próximo ao thrash metal old school. Os rffs agressivos e extremamente atuais se encaixam perfeitamente à proposta da CEMENT RAIN em criar uma música alheia a rótulos únicos e a datas. Da mesma forma, “C.A.R.C.H.A.O.S./The Adaptoid” se sobressai às demais.
Na reta final, duas interessantes faixas complementam com extrema originalidade “Escaping from the Apolyptic City”. “Red Thrasher” é uma música que André Mud – colorado fanático – compôs como homenagem ao campeonato mundial conquistado pelo Sport Club Internacional em 2006. Para não dizer que a relação entre o clube e a banda se encerra por aqui, o hino colorado aparece como faixa escondida na curta instrumental (e pesadíssima) “The Anthem”.
Não há dúvidas de que o primeiro passo dado pela CEMENT RAIN é mais do qualificado. Embora não conte com nenhuma música de impacto exageradamente comercial, o registro mostra bastante uniformidade técnica e tática. O trabalho gráfico excepcional – que relaciona a capital gaúcha ao futuro – mais ou menos como o clássico desenho de “Somewhere in Time” (IRON MAIDEN) – pode ser apontado com honraria dentro da obra. Entretanto, resta saber como funcionará a banda daqui para frente. O líder André Mud se mudou para Ontário (Canadá) e deverá reformular a CEMENT RAIN no continente norte-americano.
Track-list:
01. Into the Hell
02. Inferno
03. Demons of the Mind
04. The Fly
05. See You in Hell
06. Scream and Scream Again
07. The House that Dripped Blood
08. Hate You All
09. Damnation
10. C.A.R.C.H.A.O.S./The Adaptoid
11. Raise the Horns
12. Red Thrasher
13. The Anthem
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