7 de novembro de 2010

Duff McKagan: realizando $onho$ de juventude com o esporte


Da coluna semanal de DUFF McKAGAN no Seattle Weekly, publicada no dia 4 de novembro:
Os leitores assíduos desta coluna sabem que eu sou um grande  de esportes. Eu sou um grande fã dos Marines, eu choro pelos Sonics, e eu sangro pelo azul e verde dos Hawks.
Quando eu assisto jogos ao vivo ou pela TV, eu sempre fico muito animado quando ouço uma das canções de minhas bandas sendo tocada. Foi a realização de um sonho pra mim estar no local quando os Sonics ganharam de Salt Lake em sete jogos para chegarem até as finais da NBA em 1996, com a plateia ficando louca, confete caindo do ar, e “Paradise City” tocando nas caixas.
Claro, isso tem dois lados. Por mais que eu ame Nova Iorque, eu bufo só de pensar em “Welcome to the Jungle” sendo tocada para animar os fãs no Yankee Stadium. Sempre penso pra mim mesmo, “Não. Essa música não foi escrita pra VOCÊS, caras!” Sim, eu sou fanático por esportes. Aqueles de vocês que passaram suas juventudes acompanhando nossos times locais, como eu fiz, podem provavelmente entender como excitado eu fico em fazer o que farei essa semana. Minha banda, o LOADED, vai tocar no show do intervalo do Seattle Seahawks nesse domingo que vem. Eu fui abençoado com muitos altos em minha carreira, mas tocar no intervalo dos Hawks é um marco pra mim.
Alguns de vocês devem estar coçando a cabeça. O Loaded não é uma banda de massa. Nós não estamos no iPod ou no som de carro ou nas estações de rock do povo. Essa coluna tem sido um grande ponto de convergência de ideias. Algumas coisas boas transpiraram por causa dos contatos feitos através de minha publicação aqui no Weekly.
Quando eu escrevi aqui sobre meu colega de alpinismo Tim Medvetz alguns meses atrás (e o fato dele levar veteranos de guerra feridos no Iraque e no Afeganistão para os picos mais altos do planeta), eu recebi um email de Ken LeBlond do nosso hospital local Puget Sound VA, e uma conexão foi feita.
Tim me assombrou um tempo atrás com uma história sobre alguns dos veteranos feridos que ele encontrou: garotos de 19 anos que perderam um ou dois membros e agora voltaram pro sofá de suas mães em Minnesota ou lugares assim, com nada pra preencher o vazio além de uma avassaladora depressão.
A história de Tim me cativou, e quando começamos a escrever canções pra esse novo disco do Loaded, eu dediquei uma música chamada “Fight On” a esses homens e mulheres.
Com a amizade de Mr LeBlond através dessa coluna, e Ryan Madayag dos Seahawks, nós três nos juntamos para tornar “Fight On” disponível para download no Itunes exclusivamente para o benefício do Sistema de Saúde dos Veteranos do Puget Sound Nesse domingo quando nós tocarmos, é o dia de celebração dos Veteranos por parte dos Seahawks. Mil veteranos e suas famílias estarão no campo no intervalo quando tocarmos ao vivo.
O jeito que toda essa coisa tomou forma realmente me dá arrepios, e parece fazer com que estejamos fazendo algo de bom aqui.
O “Gas Man” na rádio esportiva KJR, Mike Gastineau, tem sido um grande apoiador do Loaded, e foi o primeiro aqui na cidade a defender aqui na cidade que uma de nossas canções fosse usadas por nossos times locais. Ele tocou uma música chamada “We Win” cerca de seis semanas atrás, logo após termos gravado-a.
Eu estou muito, bem, chapado. Eu não quero parecer desavergonhadamente me promover, senão parece que estou usando esse espaço pra me vender, mas porra, eu vou fazer isso de qualquer jeito. Meu time da NFL, o Seattle Seahawks, vai usar a nova música do Loaded para instigar o time e os fãs.
Eu imagino que alguns de vocês lendo agora sejam grandes fãs de esporte, certo? OK, então se coloque no MEU lugar. Imagine você escreveu uma música e que agora seu time favorito esteja usando-a. E você agora vai tocar ela no intervalo.
Não só isso. Quando eu estava em Londres algumas semanas atrás, eu recebi um e-mail com um pedido de alguém na MLB para usar “We Win” como trilha pra seus canais de TV e de internet. Eu achei que fosse meio prematuro pra grande liga de baseball me contatar em Outubro quando a temporada por vir e disse a eles que eu nunca tinha recebido uma solicitação de uso de música com tanta antecipação. Não, era pra ESSA temporada. Pro campeonato mundial de baseball, pra ser preciso.
Nada mal pra nossa bandinha de Seattle.
Fonte desta matéria (em inglês): Coluna de Duff McKagan no Seattle Weekly

Nenhum comentário:

Postar um comentário