Iggy Pop, nome artístico de James Newell Osterberg (Muskegon, 21 de abril de 1947), é um músico de rock dos Estados Unidos.
Na infância, Iggy Pop era um garoto tímido e introvertido. Em meados dos anos 60, ele tocou bateria num grupo de garotos da sua escola, The Iguanas. O nome artístico, aliás, surgiu devido o nome da primeira música da banda colegial. Em 1969, surgia o The Stooges, com Ron Asheton na guitarra, Scott Asheton na bateria e Dave Alexander no baixo (que foi demitido após o segundo álbum, abrindo vaga para James Williamson, guitarrista, enquanto Ron assumia o baixo), banda que liderou durante cinco anos. Ao fim da banda, Iggy Pop decidiu partir para carreira solo.
Em 1977, recebeu a ajuda de seu amigo David Bowie para produzir seus dois primeiros LPs solo: The Idiot, em março, e Lust For Life, em setembro. O primeiro disco incluiu a música "China Girl", que mais tarde seria um sucesso de Bowie no álbum Let's Dance, de 1983.
Informação geral | |
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Nome completo | James Newell Osterberg |
Data de nascimento | 21 de abril de 1947 (63 anos) |
Origem | Muskegon, Michigan |
País | Estados Unidos |
Gêneros | Hard rock, protopunk, punk rock,garage rock, glam rock, shock rock, jazz |
Instrumentos | vocal, guitarra e teclado, Bateria |
Período em atividade | 1967 - atualmente |
Gravadora(s) | Virgin, RCA, A&M, Arista |
Afiliações | The Stooges David Bowie The Trolls The Iguanas The Prime Movers |
Página oficial | www.IggyPop.com |
Origens
Seu pai, James Newell Osterberg, era professor de inglês em uma escola de segundo grau e treinador do time de baseball da escola Fordson (Dearborn, Michigan). Iggy foi criado em um camping para trailers em Ypsilanti, Michigan.É de descendência inglesa e irlandesa por parte de pai e norueguesa e dinamarquesa por parte de mãe. Seu pai foi adotado por uma família sueco americana e acabou ficando com o sobrenome Österberg.
Carreira Musical
1960 até 1967
Iggy começou sua carreira musical como baterista em diversas bandas de escola em Ann Arbor, Michigan. Uma das bandas era chamada "The Iguanas", foi de onde tirou parte de seu nome artístico "Iggy". Depois de tocar em bandas locais de blues como The Prime Movers (com os irmãos Dan e Michael Erlewine), ele entrou para a Universidade de Michigan e se mudou para Chicago para aprender mais sobre Blues. Enquanto estava em Chicago, tocou bateria em clubes de blues com a ajuda de Sam Lay (integrante da Paul Butterfield Band) que compartilhou suas amizades com Iggy. Inspirado por bandas de blues de Chicago e por bandas como The Sonics, MC5 e The Doors, ele formou a banda The Stooges. A banda era formada por Iggy nos vocais, Dave Alexander no baixo e os irmãos Ron Asheton na guitarra e Scott Asheton na bateria.
The Stooges: 1968 até 1975
A principal influência para as performances de Iggy Pop no palco surgiu quando ele presenciou um show do The Doors em 1967 na Universidade de Michigan e ficou atônito com as palhaçadas e o antagonismo do cantor Jim Morrison. O comportamento extremo de Jim Morrison no pálco inspirou o jovem Iggy à ir além dos limites enquanto tocava. Iggy Pop foi o primeiro músico a fazer stage-dive, ato que ele começou a fazer em um show em Detroit. Suas façanhas incluem rolar sobre cacos de vidro, baixar as calças para o público e vomitar no palco.
Em 1968, um ano antes de lançar seu primeiro álbum, a banda assinou um contrato com a Elektra Records ao mesmo tempo que sua banda irmã MC5 fazia uma parceria com a gravadora. A banda de maior sucesso da gravadora na época era justamente o The Doors. Antes de assinar o contrato, Iggy fez um telefonema para Moe Howard para perguntar se teria algum problema dele chamar sua banda de "The Stooges", Moe respondeu simplesmente "I don't care what they call themselves, as long as they're not the Three Stooges!" (traduzido livremente como: "Não me importa como eles se chamam, desde que não sejam os Três Patetas!") e desligou o telefone.
O primeiro disco da banda chamado "The Stooges" de 1969, foi produzido por John Cale do Velvet Underground e tinha na capa a identificação de Iggy como "Iggy Stooge". Teve vendas pobres e quase nenhum sucesso comercial. Em 1970, a banda lançou seu segundo disco, "Funhouse", seguindo o mesmo marasmo comercial do primeiro disco, contava com mais um integrante, Steve Mckay tocando saxofone em algumas faixas como "1970", "Funhouse" e "L.A. Blues". Pouco tempo depois a banda se separou devido ao vício de Iggy em heroína.
Em 1971, Iggy conheceu David Bowie no clube Max's Kansas City em Nova York. Sua carreira ganhou um impulso à partir de seu relacionamento com Bowie, que levou Iggy e Lou Reed para Londres no ano seguinte (1972), com a pretensão de lançar carreiras solo dos dois pelo seu selo Mainman. Após a contratação de James Williamson como guitarrista, eles saíram atrás de baixista e baterista, após não ficarem satisfeitos com nenhum músico durante inúmeras audições, Iggy e Bowie decidiram reunir os Stooges chamando os irmãos Asheton para Londres. Dave Alexander nessa época estava afundado no alcoolismo, o qual acabou o levando à morte em 1975.
Ron Asheton contrariado assumiu o baixo e deixou a guitarra para James Williamson. As gravações geraram o disco "Raw Power". Depois de seu lançamento, Scott Thurston foi adicionado à banda tocando teclado, e Bowie continuou com o suporte à banda, mas os problemas de Iggy com as drogas persistiram. O último show do Stooges acabou em uma briga entre a banda e um grupo de motoqueiros, documentado no álbum "Metallic K.O.". O abuso de drogas acabou paralisando novamente a carreira de Iggy por mais alguns anos.
Bowie e Berlin: 1976 até 1978
Depois da segunda separação do Stooges, Iggy fez algumas gravações com James Williamson, mas o lançamento dessas gravações foi feito somente em 1977 no álbum "Kill City"(creditado à Iggy Pop & James Williamson). Iggy não conseguia largar as drogas, chegou a se internar em um manicômio para tentar uma reabilitação. David Bowie foi um de seus visitantes, e continuou a ajudar seu amigo e colaborador, inclusive existem rumores de que Bowie contrabandeava cocaína para entregar à Iggy. Em 1976, Iggy acompanhou Bowie na turnê de "Station to Station". Esta foi a primeira exposição de Iggy à uma turnê profissiona em grande escala, ele ficou impressionado, particularmente com a quantidade de trabalho de Bowie.
Os dois se mudaram para Berlin para se livrar dos vícios. Iggy Pop assinou um contrato com a RCA e Bowie ajudou a escrever e produzir os álbums "The Idiot" e "Lust for Life" durante o ano de 1977. Os dois mais aclamados discos solo da carreira de Iggy, o último com outro time de irmãos, Hunt e Tony Sales, filhos do comediante Soupy Sales. Dentre as músicas que bowie escreveu com Iggy estão "Chine girl", "Tonight" e "Sister midnight" (que foir gravada em seu álbum "Lodger" com letras diferentes sob o nome "Red money"). Nos shows David Bowie tocava teclado ao lado de Iggy Pop, algumas gravações podem ser ouvidas no disco "TV Eye" de 1978. Como troca, Iggy contribuiu fazendo backing vocal no disco "Low" de David Bowie.
Anos na Arista Records: 1979 até 1981
Insatisfeito com a RCA, admitindo inclusive que o disco ao vivo "TV Eye" foi uma maneira rápida de se livrar do contrato de três discos, Iggy mudou para a Arista Records. Por esse selo ele lançou "New Values" em 1979. Esse álbum era algo como uma nova reunião do Stooges, contando com a produção de James Williamson e Scott Thurston tocando guitarra e teclado. Apesar de venerado pelos fãs, este álbum que conta com duas músicas com algum reconhecimento ("Five foot one" e "I'm Bored") não teve muito sucesso comercial.
O disco ficou mais famoso na Austrália e Nova Zelândia, o que levou Iggy à fazer sua primeira visita à oceanian. Enquanto estava em Melbourne, fez uma aparição memorável no programa de tv "Countdown". Durante sua performance anárquica de "I'm bored", Iggy não fez a mínima questão de fingir que estava dublando uma gravação e até mesmo tentou agarrar garotas adolescentes na platéia. Essa sua apresentação lhe rendeu uma ótima popularidade com os punks australianos, e desde então suas turnês sempre passam pela Austrália.
Durante as gravações de "Soldier"(1980), Iggy e James Williamson brigaram, James foi demitido aparentemente porque queria um tipo de som maior do à la Phil Spector. Bowie aparece no disco fazendo backing vocals na música "Play it Safe". Esse disco e seu sucessor "Party" de 1981 foram fracassos comerciais, e Iggy largado pela Arista. Seu vício com as drogas havia diminuído, mas ainda persistia.
Os anos 80
Em 1980, Iggy publicou sua auto-biografia "I Need More", co-escrita por Anne Weher, uma artista de Ann Arbor. O livro inclui uma seleção de fotografias em preto e branco e tem o prefácio escrito por Andy Warhol.
Em 1982 lançou o disco "Zombie Birdhouse" pelo selo Animal de Chris Stein, sob a produção do próprio Stein. Esse trabalho não teve mais sucesso que seus discos da Arista, mas novamente, em 1983 a sorte de Iggy mudou quando David Bowie gravou um cover "China Girl" para o disco "Let's Dance". Como o nome de Iggy estava nos créditos da música acabou recebendo royalties pelo sucesso. Em 1984, Bowie gravou outras duas músicas que haviam escrito juntos, "Tonight" e "Neighborhood Threat" para o álbum "Tonight", assegurando assim a segurança financeira de Iggy. A ajuda de Bowie fez com que Iggy pudesse tirar umas férias de três anos na qual se livrou do vício com heroína, fez aulas de ator e se casou.
Em 1984 Iggy participou da trilha sonora do filme "Repo Man"(br: A onda punk) com a música Repo Man (com Steve Jones na guitarra).
Em 1985, Iggy gravou algumas demos com Steve Jones, mostrou elas à David Bowie, que se ofereceu para produzir um novo disco que viria a ser "Blah Blah Blah", esse disco contava com um cover de "Real Wild Child", originalmente popular pelo pioneiro do rock australiano Johnny O'Keefe em 1959. O single dessa música atingiu o Top 10 no Reino Unido e teve sucesso pelo mundo todo e se mantém como o único sucesso comercial da carreira solo de Iggy. "Blah Blah Blah" foi o disco de Iggy que atingiu o maior número na parada da billboard desde "The Idiot"(1977), chegando em #75 no Top 200.
O lançamento seguinte de Iggy Pop foi "Instinct" (1988) foi uma reviravolta na sua carreira. O som baseado em guitarras sujas é o mais parecido com o som do Stooges de toda a sua carreira solo até a época. A gravadora que estava satisfeita com o sucesso de "Blah Blah Blah" e esperava um disco similar, largou Iggy. Contudo, o programa de radio "King Biscuit" lançou gravações da turnê de "Instinct" (com Andy McCoy na guitarra e Alvin Gibs no baixo) e teve um bom sucesso entre os fãs de Iggy.
Os anos 90
Em 1990, Iggy gravou "Brick by Brick", produzido por Don Was, com participações de Slash do Guns n' Roses e Kate Pierson do B-52's, e ainda algumas bandas locais de Hollywood, das quais dois integrantes (Whitey Kirst e Craig Pike) formariam a banda para a turnê de Iggy, documentada em "Kiss My Blood" (1991). Esse vídeo teve produção do famoso diretor Tim Pope e foi filmado em no Olympia em Paris. O vídeo atraiu muita controvérsia, por mostrar partes do show em que Iggy mostra seu pênis para a platéia. O álbum foi seu primeiro grande sucesso nos EUA com vendas acima das 500 mil cópias. Atingiu seu primeiro Top 40 nos EUA com "Candy".
Ainda em 1990, participou da ópera "The Manson Family" composta por John Moran. Também se envolveu no projeto Red Hot + Blue, cantando uma versão de "Well Did You Evah!", um dueto com Deborah Harry.
Em 1991, Iggy e Whitey Kirst contribuíram com a música "Why was i born (Freddy's Dead)" para a trilha sonora do filme "Freddy's Dead: The Final Nightmare".
Em 1992, participou com Goran Bregovich da trilha sonora do filme "Arizona Dream". Iggy cantou quatro músicas: "In the deathcar", "TV Screen", "Get The Money" e "This Is A Film". Também participou da gravação da música "Black Sunshine" da banda "White Zombie".
Em 1993, lançou o álbum "American Caesar", incluindo dois singles de sucesso, "Wild America" e "Beside You". Também participou da gravação do disco "Giant Robot" de Buckethead e "Systeme D" de Les Rita Mitsouko.
Em 1995, Iggy teve novo sucesso no mainstream quando sua música de 1977, "Lust fo Life" apareceu na trilha sonora do filme "Trainspotting". Um novo clipe foi gravado para a música. A música também serviu como trilha de um comercial da "Royal Caribean Cruise Lines" e como tema do programa de TV "The Jim Rome Show". No mesmo ano, lançou o disco "Naughty Little Doggie", com Whitey Kirt retornando à guitarra e o single "I Wanna Live".
Em 1997 remixou o disco "Raw Power", deixando-o com um som ainda mais cru e sujo, segundo as reclamações dos fãs, David Bowie havia deixado o som enlamaçado e com os graves deficientes. Iggy escreveu nas notas do novo lançamento que no novo mix tudo ficou no vermelho ("Everything's still in the red").
Co-produziu seu novo disco "Avenue B" com Don Was em 1999, lançando o single "Corruption" e gravando um cover da antiga música "Shakin' All Over" de Johnny And The Pirates.
Carreira recente
Em 2000 participou das músicas "Rolodex Propaganda" e "Enfilade" da banda At the Drive-In.
Em 2003 lançou o álbum "Skull Ring", com participações especiais dos convidados Sum 41, Green Day, The Trolls e Peaches. Para esse disco Iggy se reuniu com os membros sobreviventes do Stooges para a gravação de três músicas ("Little Eletric Chair", "Skull Ring" e "Dead Rock Star"), eles não tocavam juntos desde 1974. No mesmo ano Iggy participou da gravação da música "Kick it" do Peaches. Foi lançada sua biografia completa "Gimme Danger - The Story of Iggy Pop" (por Joe Ambrose), Iggy não colaborou nem aprovou publicamente o livro.
Após ter feito as gravações com os irmãos Asheton, Iggy resolveu reunir o Stooges de vez, convidou Mike Watt (baixista fundador do Minutemen) para ocupar o lugar de Dave Alexander, e ainda trouxe o saxofonista Steve Mackay devolta para a banda. Desde 2004 eles tem feito turnês regularmente, até a morte de Ron Asheton em janeiro de 2009. A banda voltou a se reunir no final de 2009 com James Williamson na guitarra.
Em 2007 os Stooges gravaram um novo disco de estúdio, "The Weirdness", que teve a produção de Steve Albini. No mesmo ano outra biografia de Iggy foi lançada, "Open Up and Bleed" (por Paul Trynka).
Em 2008 tocaram versões das músicas "Burning Up" e "Ray of Light" na indução de Madonna no Rock and Roll Hall of Fame. De acordo com o guitarrista Ron Asheton, Madonna pediu para que os Stooges tocassem no seu lugar como forma de protesto ao Hall da Fama do Rock and Roll, por não ter induzido o "The Stooges" mesmo tendo eles aparecido seis vezes na cédula de nomeações.
Em junho de 2009, Iggy lançou um disco solo, "Préliminaires", inspirado na novela em francês do autor Michel Houellebecq chamada "La Possibilité d'une île" (traduzido para o inglês como "The possibility of an island), Iggy tinha sido convidado a fazer a trilha sonora para um documentário que Michel iria fazer para a novela. Este disco tem influências de jazz clássico lembrandoLouis Armstrong e Jelly Roll Morton.
Em março de 2010 Iggy and The Stooges foi induzido ao Rock and Roll Hall of Fame.
Após um acidente em março de 2010 no qual Iggy se atirou do palco e a platéia não o segurou deixando-o cair no chão. Iggy anunciou que não faria mais stage-dive, que de qualquer forma estava velho demais para tal proeza, no entanto já o fez em várias ocasiões desde então, citando apresentações em Madrid, Zottegem e Londres.
Em janeiro de 2009, Iggy Pop estrelou em uma campanha com orçamento de 25 milhôes de libras para a seguradora britânica Swiftcover.
Discografia
Estúdio
com The Stooges
- The Stooges (1969)
- Funhouse (1970)
- Raw Power (1973)
- The Weirdness* (2007)
Solo
- Préliminaires (2009)
- Skull Ring (2003)
- Beat Em Up (2001)
- Avenue B (1999)
- Naughty Little Doggie (1996)
- American Caesar (1993)
- Brick by Brick (1990)
- Instinct (1988)
- Blah Blah Blah (1986)
- Zombie Birdhouse (1982)
- Party (1981)
- New Values (1979)
- Lust for Life (1977)
- The Idiot (1977)
Coletâneas
- Nude & Rude (The Best Of) (1996)
- A Million In Prizes: ... (2005)
Filmografia
- Sobre Café e Cigarros (2003)
- Quebrando o Gelo (2000)
- Os Anjinhos (1998)
- Grandes Esperanças (1998)
- O Corvo - A cidade dos anjos (1997)
- Dead Man (1995)
- Tank Girl - Detonando o Futuro (1995)
- Hardware (1990) - Voz de Angry Bob
- Cry-Baby (1990)
- A Cor do Dinheiro (1986)
- Sid e Nancy - Amor Mata (1986)
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