Don McCullin estava cansado em 1968. Ele havia acabado de voltar para Londres após uma longa e infindável temporada na Ásia, fotografando o conflito do Vietnã.
Não, essa não é uma história de ficção, ela realmente aconteceu. Em julho de 1968, o fotógrafo jornalístico Don McCullin foi contratado pela Apple para passar um dia fotografando os Beatles em diversos pontos da capital inglesa. A banda havia lançado o álbum "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band" no ano anterior e estava trabalhando no clássico "White Album", que chegaria às lojas poucos meses depois, em novembro de 1968.
Era um período de tensão na carreira dos Beatles. As diferenças musicais e de estilo de vida entre os integrantes, notadamente John Lennon e Paul McCartney, estavam aflorando rapidamente, em um processo que levaria ao fim do grupo dois anos mais tarde. O próprio "Álbum Branco" refletiria isso, com músicas que soavam como trabalhos solo do quarteto, e não como uma banda. Esses são apenas alguns aspectos que tornam a sessão de fotos de McCullin histórica. A experiência jornalística do fotógrafo o fez perceber o que estava rolando, e ele teve a sensibilidade de tirar o melhor disso.
O livro "Um Dia na Vida dos Beatles", lançado no Brasil pela editora Cosac Naify, traz 92 fotos – muitas delas inéditas - retiradas dos 15 rolos de filme utilizados por Don McCullin naquele dia de 1968. Com capa dura e no formato 18,5 x 24 cm, tem 144 páginas com fotografias e textos de Don sobre a sua experiência com os Beatles. Uma obra deliciosa e atemporal, que captura John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr não como rockstars mitológicos e acima do bem e do mal, mas sim como pessoas normais donas de um imenso talento, e que jamais perderam o contato com a realidade e com o que realmente eram – com exceção de Lennon, que assumiu uma postura política clara e tornou-se embaixador da paz pelo mundo, reinventando a sua imagem ao longo dos anos até ser brutalmente assassinado em 8 de dezembro de 1980.
Mais do que apenas um livro, "Um Dia na Vida dos Beatles" é um contundente documento fotográfico não só da maior banda de rock de todos os tempos, mas também da geração que transformou o mundo de maneira definitiva, dando à juventude o papel de protagonista de sua própria história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário