Por mais que tenham as suas raízes fincadas no underground, muitas bandas iniciantes ganham notoriedade pela ousadia dos seus primeiros passos. Os mineiros do 4TH FRONTIER, que soltaram o seu primeiro álbum recentemente, complementaram “A Quarta Fronteira” com um DVD. No repertório ao vivo, a apresentação do mesmo rock com um quê de metal melódico e música pop. O vídeo, que evidencia muita qualidade técnica, acaba pecando por um motivo muito grave.
Com mais de quatro anos de estrada, a 4TH FRONTIER construiu o seu primeiro álbum, intitulado “A Quarta Fronteira”, que chegou recentemente às lojas. A banda, que investe em uma sonoridade rock n’ roll (mas com um contorno forte da música pop), acentuou ao vivo as influências de bandas EVANESCENCE e PARAMORE no seu repertório. As mesmas onze músicas encontradas no disco (uma ausência apenas) reaparecem no DVD sem o acréscimo de nenhuma novidade. O show, gravado no Musical Hall (em Belo Horizonte/MG) dois anos atrás, poderia incluir outros atrativos, além do conteúdo extra, para complementar a curta performance da banda, de menos de uma hora. Porém, é inegável que Mila Amorim (vocal), Daniel Christian (guitarra), Eder Monteiro (baixo) e Fabio Lebran (bateria) se esforçaram para proporcionar uma boa impressão sobre o palco.
Na sequência, a execução de “Destino” não deve atrair muitos olhares, mas “Insanidade” mostra um quê de criatividade por parte da 4TH FRONTIER. Na ordem, a cadenciada “Em Busca do Amor” mostra muito bem que as referências do pop/rock funcionam quando aliadas a uma intensidade emotiva. Por outro lado, o início de “Visão Digital” mostra claramente a colagem que foi feita no DVD. Os primeiros riffs da música aparecem ainda no momento que Daniel Christian está plugando o cabo em seu instrumento. Por fim, “Domínio” – a música mais interessante de “A Quarta Fronteira” – praticamente encerra o show. A ausência de comunicação com o público retirou a naturalidade que uma performance ao vivo deve proporcionar. Infelizmente.
Como complemento, a 4TH FRONTIER incluiu um making-of com imagens da banda em ensaios e no camarim, momentos antes de subir ao palco do Music Hall. Certamente, os extras correspondem aos dez minutos mais valiosos do DVD, porque é apenas durante o material adicional que vemos o quarteto mineiro atuando de verdade. Por incrível que possa parecer, a dublagem não foi utilizada para mascarar nenhuma inexperiência. A banda é técnica e mostra qualidades evidentes quando é exigida.
Não há como questionar o contrário. As bandas que conseguem produzir um DVD independente estão dando um grande e ambicioso passo. Porém, qualquer grupo – com maior ou menor bagagem de estrada – sabe que um show ao vivo obviamente precisa ser ao vivo. Por mais que possua as intenções mais nobres, o caráter artificial de “A Quarta Fronteira: O Show” impossibilita que a apresentação possa ser apreciada como deveria. No quesito musical – como comentado na resenha do disco de estúdio – a banda ainda precisa amadurecer as suas ideias. Por mais que isso não represente um deslize, as falhas encontradas no quesito ao vivo colocam o DVD inteiro por água abaixo.
Site: www.4thfrontier.com.br
Track-list:
01. Abertura
02. Fantasmas
03. Algemas
04. A Quarta Fronteira
05. Destino
06. Insanidade
07. Em Busca do Amor
08. Visão Digital
09. Fim da Estação
10. Novo Começo
11. Domínio
12. Veloz
Nenhum comentário:
Postar um comentário