13 de dezembro de 2010

Os 100 melhores guitarristas segundo a Rolling Stone


LOS ANGELES (Reuters) - Os falecidos roqueiros JIMI HENDRIX e Duane Allman lideram a lista dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos, que será divulgada na próxima edição da revista Rolling Stone.
Hendrix, que invariavelmente encabeça esses rankings, recebeu uma entusiasmada homenagem do guitarrista do The Who, Pete Townshend, que escreveu que ele "tornou bela a guitarra elétrica".
Townshend lembrou que um dos shows de Hendrix foi "tão profundamente poderoso" que ele se encontrou de mãos dadas com o guitarrista Eric Clapton.
Allman foi elogiado pela revista por transformar "a poesia do improviso" com a Allman Brothers Band, banda de rock de Atlanta que fundou com seu irmão mais novo Greg em 1969.
B.B. King, que fará 78 anos no mês que vem, veio como terceiro na lista. "Seu 'bending' e vibrato fizeram sua famosa guitarra Lucille chorar com uma mulher", disse a revista.
Clapton ficou em quarto lugar, seguido do blueseiro Robert Johnson. Os outros que ocuparam as 10 primeiras posições são Chuck Berry, Stevie Ray Vaughan, Ry Cooder, Jimmy Page e Keith Richards.
O 100o lugar ficou com Kim Thayil, do grupo Soundgarden. O próprio Townshend ficou na 50a. colocação. Apenas duas mulheres entraram na lista: Joni Mitchell na 72a. posição e Joan Jett no 87o. lugar.
O guitarrista da Stax, Steve Cropper, que ficou em 2o. lugar na pesquisa da revista Mojo em 1996, ocupou apenas a posição 36 na lista da Rolling Stone. Dois lugares atrás dele ficou Peter Green, do Fleetwood Mac, que era o 3o. na Mojo.
A próxima edição da Rolling Stone chegará às bancas norte-americanas na sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário