16 de dezembro de 2009

Hoje na história do Rock no mundo - 16/12




Jimi Hendrix lança o primeiro single


[16/12/1966] Há 43 anos

Depois de ser rejeitado pela gravadora Decca, o primeiro single do Jimi Hendrix Experience, "Hey Joe", é lançado pela Polydor. Antes, a música já havia sido gravada por Tim Rose e pelo grupo Leaves.


Vídeo dos Kinks é banido da TV britânica

[16/12/1966] Há 43 anos

Apesar de fracassar nos Estados Unidos, o single dos Kinks, "Dead End Street", destaca-se na parada britânica, alcançando a quinta posição. Na época, o grupo fez até um videoclipe para a música, mas o resultado final acabou sendo banido pela rede de televisão BBC. Nele, os integrantes ficavam entrando e saindo de dentro de caixões de defunto.


Creedence ganha 10 discos de ouro


[16/12/1970] Há 39 anos

Em um único dia, o RIAA (Associação Norte-Americana da Indústria Fonográfica) anuncia o nome de cinco singles e cinco álbuns do Creedence Clearwater Revival que ganharam disco de ouro: São eles: "Down On The Corner", "Lookin Out My Back Door," "Travelin' Band," "Bad Moon Rising," "Up Around the Bend" e "Cosmo's Factory," "Willy and the Poor Boys," "Green River," "Bayou Country" e "Creedance Clearwater Revival".


O grupo Bay City Rollers conquista os EUA


[16/12/1975] Há 34 anos

Depois de uma subida considerável na parada, o single do Bay City Rollers, "Saturday Night" chega em primeiro lugar e alcança o status de disco de ouro. Logo depois, o álbum "Bay City Rollers" seguiria os mesmos passos e se tornaria um dos discos mais vendidos no fim do ano.


Mötley Crüe lança seu primeiro álbum


[16/12/1981] Há 28 anos

O selo independente Laethur lança o primeiro álbum do Mötley Crüe. Gravado em três dias, no Hit City West Studios, ele custou 7 mil dólares e acabou vendendo 20 mil cópias. No ano seguinte, graças ao sucesso, a banda conseguiu um contrato com a Elektra, que reeditou o disco. Nele, as músicas que mais se destacaram foram: "Live Wire", "Merry-Go-Round" e "Piece of your Action".

Nenhum comentário:

Postar um comentário