Kiss - Destroyer(1976)
Origem: Estados Unidos
Produtor: Bob Ezrin
Formação Principal no Disco: Paul Stanley - Gene Simmons - Ace Frehley - Peter Criss
Estilo:Rock
Relacionados: The Who/Alice Cooper/New York Dolls
Destaque: Great Expectations
Melhor Posição na Billboard:11o
O Kiss já tinha três álbuns nas costas, dezenas de turnês e um bom contrato. O problema é que, mesmo assim, as vendas de discos não iam bem, e isso afetava o seu próprio selo, a Casablanca Records. A despeito de toda a inspiração e esforço, nada daquilo redundava num justo retorno financeiro para a banda e para os produtores. Para se ter uma idéia do dilema, Dressed to Kill, de 75, mesmo com Rock and Roll All Nite como carro-chefe, não desbancou. A coisa chegou num ponto em que eles precisavam emplacar um disco nas paradas a todo custo, por uma questão de sobrevivência, tanto do Kiss quanto da Casablanca. Porém, Gene Simmons & grande elenco tinham um trunfo na manga. Se os seus singularíssimos shows pirotécnicos, inspirados nos happenings do Alice Cooper, conseguiam meter público até dependurado no lustre a cada apresentação — provocando um amálgama de repulsa e empatia em todo mundo, por que não transpor o show para o formato LP? Foi quando eles conceberam o álbum Alive! Tiro e queda: o disco salvou a gravadora da bancarrota e deu uma extraordinária visibilidade à banda. Bola ao centro, agora era hora de começar a empilhar gols. O Kiss convidou Bob Ezrin para produzir o seu quarto trabalho de estúdio, Destroyer, que seria quase um segundo début, e dessa vez passando o som do Kiss a limpo, com o filtro do eclético Ezrin, que iria transformar Destroyer numa mega-produção, contando com orquestra, efeitos especiais, músicos de estúdio. A in tenção de Bob era, justamente, a de refinar o som do Kiss, nem que fosse preciso ensinar-lhes elementos de teoria musical. O disco foi do feijão-com-arroz típico da banda, como Shout It Out Loud até baladas sofisticadas, como a belíssima Beth, com um aranjo de cordas de fazer inveja a Mantovani. Sem falar de colagens sonoras, coral infantil e até a citação da sonata para piano No. 8 em Dó Menor, Op. 13, de Beethoven, em Great Expectations, que traduz o estilo que Ezrin, que já havia trabalhado com Alice Cooper, quis imprimir em Destroyer. No fim, o trabalhode produção é excelente, mas o álbum, ao contrário de Alive!, não vendeu conforme as grandes expectativas da Casablanca, até que os disc-jockeys, como sempre foi comum, resolveram transformar o lado B do single — no caso, Detroit Rock City — em lado A; não um rock, mas, justamente, Beth. A gravadora resolveu, então, inverter o compacto, o relançando como lado A. Desta forma, o Kiss chegava ao sétimo lugar na Billboard com uma balada.
Faixas
1. "Detroit Rock City" (Paul Stanley, Bob Erzin) - 5:20
* Vocal Líder: Paul Stanley
2. "King Of The Night Time World" (Kim Fowley, Anthony, Paul Stanley, Bob Ezrin) - 3:13
* Vocal Líder: Paul Stanley
3. "God Of Thunder" (Paul Stanley) - 4:17
* Vocal Líder: Gene Simmons
4. "Great Expectations" (Gene Simmons, Bob Ezrin) - 4:24
* Vocal Líder: Gene Simmons
5. "Flaming Youth" (Stanley, Gene Simmons, Bob Erzin, Ace Frehley) - 3:00
* Vocal Líder: Paul Stanley
6. "Sweet Pain" (Gene Simmons) - 3:21
* Vocal Líder: Gene Simmons
7. "Shout It Out Loud" (Gene Simmons, Paul Stanley, Bob Erzin) - 2:50
* Vocal Líder: Paul Stanley e Gene Simmons
8. "Beth" (Peter Criss, Stan Penridge, Bob Erzin) - 2:48
* Vocal Líder: Peter Criss
9. "Do You Love Me" (Paul Stanley, Bob Erzin, Ace Frehley) - 3:34
* Vocal Líder: Paul Stanley
10. "Untitled" (Gene Simmons, Paul Stanley, Bob Ezrin) - 1:25
* Essa é uma faixa escondida é conhecida como "Rock N' Roll Party", é uma mistura do coro de "Great Expectations" misturado com um monte de coisa e uma frase de Paul Stanley: "I tell you all, it looks like, it looks like we're gonna have ourselves...a rock and roll party!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário