18 de janeiro de 2010

Gaahl: “O valor simbólico de queimar igrejas é importante!”






O artigo abaixo foi publicado no Ballade.no.

NOTA: o texto abaixo representa a opinião de Gaahl e não do site Whiplash! ou de qualquer um de seus editores ou colaboradores.

Kristian Espedal, também conhecido como Gaahl, membro fundador da banda de black metal Gorgoroth, desempenha um papel importante na produção do musical Svartediket. O musical será criado no Den Nationale Scene (DNS) e faz parte do Festival Internacional de Bergen. Gaahl já se envolveu em controvérsias relacionadas à violência e abuso sexual. O Gorgoroth, sua antiga banda, também foi acusada de blasfêmia na Polônia, e Gaahl é conhecido por suas atitudes anti-cristãs.

Na edição de terça-feira do Bergens Tidende (BT) Gaahl deixa clara a sua antipatia em relação ao cristianismo e o jornal menciona que Gaahl afirmou que a religião não tem espaço na Noruega.

Questionado sobre se ele defende a queima de diversas igrejas, como foi feito na década de 1990, Gaahl responde: "enquanto a igreja representar o poder e opressão que possui, não devemos ver a Igreja com simpatia. Então eu não acho que isso será errado, se acontecer novamente, se alguém queimar as igrejas. O valor simbólico de queimar igrejas é importante.”

Quando perguntado se ele poderia incendiar igrejas, Gaahl não deu uma resposta, mas diz que acredita firmemente que o valor simbólico da queima de igrejas é uma coisa boa.

“Mas tenho dúvidas sobre o efeito da queima de igrejas. Receio que isso venha a fortalecer a igreja contra qualquer ataque. Que assim os cristãos se unirão ainda mais. Mas eu defendo as pessoas que queimam igrejas", disse Gaahl à BT.

Essas declarações causaram polêmica em Bergen. O bispo Hagesæther em Bjorgvin contou ao BT que o DNS terá grandes problemas se Gaahl mantiver suas declarações.

Para ler a matéria completa, acesse o link abaixo.

Brave Words &

Fonte desta matéria (em inglês): Brave Words & Bloody Knuckles

Nenhum comentário:

Postar um comentário