Andreas Kisser comenta em sua coluna no Yahoo sobre o documentário "A Todo Volume" estrelado por 3 grandes guitarristas, Jimmy Page (LED ZEPPELIN), The Edge (U2) e Jack White (WHITE STRIPES). Leia um trecho abaixo:
"Assisti no avião o filme/documentário "It might get loud" ("A todo volume"), que fala sobre a guitarra. Ele foi dirigido por Davis Guggenheim e tem a participação de três grandes mestres no instrumento, bem diferentes um do outro: Jimmy Page, do Led Zeppelin, The Edge, do U2, e Jack White, do White Stripes. O filme é muito interessante, além de ser fantástico acompanhar os três conversando sobre esta paixão que tem em comum, a guitarra!
Jack White é o mais jovem e mostra mais energia, um fogo interno que o leva a fazer as experiências mais inusitadas. O filme começa com ele em uma fazenda, martelando alguns pedaços de madeira, usando uma garrafa pequena de Coca-Cola, uma corda grossa de guitarra e acoplando um captador a tudo isso. O som é limitado, mas é muito original. Ele usa um slide com a disrtorção do amplificador e tira uns barulhos muito loucos.
Já The Edge tem um arsenal de pedais de efeitos. Ele é fanático pelas pesquisas sonoras que os pedais proporcionam e passa muito tempo coletando e misturando sons, é um grande alquimista, um "chef" de estúdio. Uma parte muito legal é quando ele mostra as fitas cassete com os riffs das músicas de grande sucesso do U2. Dá até para sentir um pouco o processo de composição deste grande mestre. Ele toca de maneira simples, mas a combinação dos efeitos é que faz o estilo dele ser tão especial. Outro momento especial é quando ele explica como a música "Sunday Bloody Sunday" foi criada. Para quem não sabe, a música fala do assassinato de manifestantes na Irlanda do Norte durante o auge dos conflitos civis e religiosos entre católicos e protestantes.
O que mais me deixou emocionado mesmo foi o grande Jimmy Page, o mago da guitarra. No filme, ele volta a uma mansão onde o Led Zeppellin gravou o disco "Led Zeppelin IV" e mostra a sala em que colocaram a bateria de John Bonham para gravar "When the levee breaks". Ele comenta sobre a posição dos microfones e toca um pouco de bandolin sentado no jardim da casa, tudo isso mesclado com imagens da época. É sensacional! É legal sentir como a guitarra é vista de tantas maneiras diferentes e criativas."
Leia a coluna na íntegra neste link.
Versão completa desta matéria: Yahoo Notícias
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