Breakfast in America
Breakfast in America (em português: Café da manhã na América) é o sexto álbum da banda britânica de rock progressivo Supertramp, lançado em 29 de março de 1979. Estão presentes no álbum algumas das canções de maior sucesso da banda, como "The Logical Song", "Goodbye Stranger", "Take the Long Way Home" e a faixa-título.
História
O álbum foi gravado em 1978 no estúdio B da Village Recorder em Los Angeles. Durante a gravação, as tensões entre Rick Davies e Roger Hodgson começaram a aumentar. Quando Hodgson foi entrevistado pelo programa de rádio In the Studio with Redbeard, ele disse que Davies não gostava da música "Breakfast in America" e que não a queria no álbum. De acordo com ele, Davies também não queria que o álbum levasse o nome daquela música, mas sim Working Title ou Hello Stranger.
Breakfast in America é uma verdadeira amostra da gama de sons e de possibilidades que podem ser obtidas com um piano elétrico Wurlitzer. O Wurlitzer é utilizado em quase todas as faixas do álbum e, dependendo do modo como é tocado, pode soar de forma bem diferente, como por exemplo em "Child of Vision" e "The Logical Song". O som peculiar do Wurlitzer já havia sido explorado pela banda em músicas como "Dreamer" e "Lady", mas nunca de forma tão ampla como em Breakfast in America.
Apesar dos desentendimentos entre os integrantes da banda, Breakfast in America se tornou o álbum mais vendido da banda, com 4 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos e onze milhões em todo o mundo. O álbum alcançou o primeiro lugar na parada Billboard 200, permanecendo no topo por seis semanas não-consecutivas a partir de 19 de maio de 1979. O álbum também alcançou o topo das paradas da Noruega, do Canadá, da Áustria, da Alemanha e da Austrália.
O álbum foi relançado duas vezes. A primeira pela MFSL, companhia especializada em lançar álbuns originalmente gravados no formato de LP em CD. Em 11 de junho de 2002 a A&M Records relançou o álbum no formato de CD com toda a arte do encarte original do álbum preservada.
Capa
A capa do álbum é a cidade de Nova Iorque vista da janela de um avião. Ela foi projetada por Mike Doud e traz a atriz Kate Murtagh vestida como uma garçonete e segurando um copo de suco de laranja no lugar da Estátua da Liberdade. No fundo, a cidade tem seus prédios feitos de caixas de cereais, cinzeiros, talheres, caixas de ovos e garrafas de ketchup, vinagre e mostarda. As torres gêmeas do World Trade Center aparecem como duas pilhas de caixas e um prato de comida representa o Battery Park, local de partida da Balsa de Staten Island.
A foto da contracapa, que mostra os membros da banda tomando café da manhã enquanto lêem jornais de suas respectivas cidades, foi tirada num restaurante chamado Bert's Mad House.
Faixas
Todas as faixas creditadas à Rick Davies/Roger Hodgson
1. "Gone Hollywood" 5:18
2. "The Logical Song" 4:10
3. "Goodbye Stranger" 5:50
4. "Breakfast in America" 2:38
5. "Oh Darling" 3:58
6. "Take the Long Way Home" 5:08
7. "Lord Is It Mine" 4:09
8. "Just Another Nervous Wreck" 4:26
9. "Casual Conversations" 2:58
10. "Child of Vision" 7:25
Músicos
* Rick Davies – teclados, voz
* John Helliwell – saxofone, voz, flauta
* Roger Hodgson – guitarra, teclados, voz
* Bob Siebenberg – bateria
* Dougie Thomson – baixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário