25 de novembro de 2009

Hoje na história do Rock no mundo - 25/11




Hendrix faz sua primeira entrevista coletiva


[25/11/1966] Há 43 anos

Jimi Hendrix faz o primeiro contato com a imprensa durante um show do trio Jimi Hendrix Experience, no clube Bag O'Neils, em Londres, na Inglaterra. Eles haviam tocado em outros países da Europa, como Alemanha e França, e já traziam o primeiro single na bagagem. Um single gravado na própria capital inglesa e que continha as músicas "Hey Joe" e "Stone Free".


O Cream se despede dos fãs


[25/11/1968] Há 41 anos

O Cream, de Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker, faz o primeiro de dois shows de despedida, no Royal Albert Hall, em Londres, com abertura do Yes e do Taste. Dez mil fãs do grupo lotaram a casa, enquanto outros milhares ficaram do lado de fora, sem ingressos.


Doors continua, apesar da ausência de Morrison


[25/11/1971] Há 38 anos

Os três integrantes remanescentes do Doors, Ray Manzarek, Robbie Krieger e John Densmore, anunciam, publicamente, que o grupo irá continuar. O vocalista Jim Morrison havia sido encontrado morto em julho do mesmo ano e, depois disso, especulou-se o fim dos Doors. Porém, isso não tardou a acontecer. O trio gravaria apenas dois álbuns, "Other Voices" e "Full Circle", sem o menor sucesso, e partiria para outros projetos.


Clash toca em festival jamaicano


[25/11/1982] Há 27 anos

Depois de encerrar a turnê conjunta com o The Who, nos Estados Unidos, o Clash viaja para a América Latina e participa do "Jamaica World Music Festival", no ginásio Bob Marley Performing Center, em Montego Bay. Além deles, outros grandes nomes da música marcaram presença por lá, como os Beach Boys, Grateful Dead, Aretha Fanklin e Gladys Night.


Gravação reúne mais de 30 artistas


[25/11/1984] Há 25 anos

Depois de acompanhar uma reportagem sobre a fome na Etiópia, através do canal BBC1, o líder do Boomtown Rats, Bob Geldof, resolve criar o projeto Band Aid e fazer, entre outras ações, uma música para arrecadar fundos, ajudando, assim, a reverter o problema. Ao lado de Midge Urge, do grupo Ultravox, ele compôs a música "Do They Know It's Christmas?" e convidou dezenas de artistas para participar da gravação – fato que inspiraria, logo depois, o projeto USA For África. Durante as gravações, 36 artistas (incluindo Geldof e Urge) estiveram no estúdio SARM, em Londres, na Inglaterra. O resultado seria lançado no dia 7 de dezembro e venderia mais de dois milhões de cópias até o fim daquele ano. Veja abaixo, quem participou do Band Aid: Boomtown Rats, Ultravox, Bananarama, Phil Collins, Culture Club (Boy George e John Moss), Duran Duran, Frankie Goes To Hollywood, Heaven 17 (Glenn Gregory e Martin Ware), Kool & The Gang (Robert Bell, James Taylor e Dennis Thomas), Annie Lennox, Marilyn, George Michael, Spandau Ballet, Status Quo (Rick Parfitt e Francis Rossi), Sting, U2 (Bono e Adam Clayton), Jody Watley, Paul Weller e Paul Young.

Nenhum comentário:

Postar um comentário