O NME publicou uma galeria
com diversas reproduções e comentários - alguns curiosos - sobre
diversas capas de álbuns, veja abaixo algumas delas:
THE STROKES, "Is This It".
As
curvas que você vê na capa desse álbum pertencem a, até então, namorada
do designer de capas Colin Lane. Porém, só indies CDFs de verdade
saberão que a contracapa mostra o viaduto West 39th sobre a Dyer Avenue,
em Nova Iorque, enquanto a banda aparece vinda do Lincoln Tunnel.
THE CLASH, ‘The Clash’.
Filmado em
um beco em frente à porta do local de ensaio da banda, ‘Rehearsal
Rehearsals’, no estaleiro ferroviário de Camden Market, Londres, a capa
tem um membro da banda faltando. O baterista Terry Chimes, que já tinha
decidido sair da banda, optou por ficar de fora da foto.
U2, ‘The Joshua Tree’.
O U2 viajou
pelo deserto da Califórnia à procura do cenário perfeito para
fotografar antes de resolverem que seria em uma árvore solitária no
Parque Nacional de Joshua Tree. Embora a foto tenha sido tirada em
Zabriskie Point no Parque Nacional de Death Valley, o fotógrafo Anton
Corbijn conseguiu transmitir aquilo que imaginava, que era “o homem e o
meio ambiente, irlandeses na América”. Ou qualquer coisa parecida.
BEASTIE BOYS, ‘Paul’s Boutique’.
Os
Beastie Boys fizeram com que um letreiro escrito Paul’s Boutique fosse
colocado do lado da loja Lee’s Sportwear na rua 99 Rivington, em Nova
Iorque, para a foto da capa, já que a loja real de roupas masculinas, da
qual tiveram a ideia para o nome do álbum, não existia mais. De 2004 a
2007, o endereço foi a casa de uma restaurante também chamado Paul’s
Boutique, nome dado em homenagem ao álbum homônimo da banda.
THE VERVE, ‘Urban Hymns’.
O
vocalista da banda, Richard Ashcroft, queria que as pessoas apenas
ouvissem o disco – então, fez a capa de forma mais comum possível.
Assim, foi feita a foto dos integrantes da banda sentados no Parque
Richmond, em Londres, olhando como se estivessem entediados.
STEREOPHONICS,
‘Performance And Cocktails’.
Foi pago a uma modelo de 23 anos £75 para
tirar a foto da capa em um campo de futebol sob o viaduto Westway
Flyover, em Notting Hill, Londres. Aparentemente, o olhar longínquo da
modelo foi resultado de uma bebedeira na noite anterior. A foto foi
feita por Scarlet Page, filha do guitarrista Jimmy Page.
THE KILLERS, ‘Sam’s Town.
O
fotógrafo Anton Corbijn descreve os componentes dessa foto como
“elementos das glórias de outrora”. Com um olhar meio “cigano chic”, ele
fotografou a modelo Felice LaZae no deserto de Nevada, perto de Las
Vegas, junto com um carneiro selvagem, animal típico da região.
NIRVANA, ‘Nervermind’.
A foto foi
tirado por Kirk Weddle em uma escola de natação em Pasadena, Califórnia.
Foram fotografados vários bebês, mas o “nadador de primeira viajem”,
Spencer Elden, foi o escolhido. Seus pais receberam $20 pela foto.
Elden, que agora tem 18 anos, diz: “é meio assustador saber que fui
visto pelado por muitas pessoas. Sinto-me como se fosse a maior estrela
pornô do mundo”.
THE EAGLES, ‘Hotel California’.
O
fotógrafo David Alexander teve que ficar em um guindaste sobre o tráfego
na hora do rush da Sunset Boulevard para conseguir capturar o visual
lúgubre do Beverly Hills Hotel, Los Angeles. Se a banda soubesse que o
álbum seria um dos mais vendidos de todos os tempos, com certeza teriam
feito um trabalho melhor para a capa.
BLACK SABBATH, ‘Black
Sabbath’.
Provavelmente, o retrato artístico do moinho Mapledurham, no
Rio Tamisa, em Oxfordshire, não era assustador o bastante para a imagem
do Black Sabbath, porque foi adicionada uma cruz
invertida na parte interna do encarte. A banda se opôs à escolha da cruz
invertida por achar que isso só aumentaria a sua fama de ‘satanista’. E
eles se incomodaram com isso por que...?
BOB DYLAN, ‘The
Freewheelin’ Bob Dylan’.
Tirada do fim da Jones Street com a West 4th,
em Nova Iorque, Dylan e sua namorada Suze Rotolo, posaram para a foto a
poucos metros de seu apartamento. Suze viu o trabalho da capa como
“culturalmente marcante e de muita sensibilidade e espontaneidade”, ou o
que quer que isso signifique.
PINK FLOYD, ‘Animals’.
A
banda decidiu colocar um balão em formato de porco (chamado Algie)
flutuar sobre a Usina de Força Battersea para a capa do álbum que tinha
como tema as fazendas de animais. Ironicamente, Algie rompeu as amarras e
saiu voando, causando um caos no tráfego aéreo. Quando, finalmente,
aterrisou em Kent, o balão foi encontrado por um fazendeiro furioso que
disse que o gás hélio do balão assustou suas vacas.
R.E.M., ‘Murmur’.
A
contracapa do álbum de estréia do R.E.M. salvou da demolição em 2005 o
Athens’ Trail Creek, no Parque Dudley. A estrada de ferro retratada no
álbum ainda é uma atração turística bem popular, desde que os fãs do
R.E.M. convenceram o município a comprar as terras dos proprietários do
terreno.
THE CRANBERRIES, ‘Bury
The Hatcher’.
O designer gráfico Storm Thorgerson lutou com neve fora
de época e um olho mecânico temperamental para criar a capa do quarto
álbum do quarteto irlandês em Monument Valley, Arizona. O resultado foi
tão perturbador quanto horrível.
OASIS, ‘(What’s The
Story) Morning Glory?’.
Brian Cannon, diretor artístico da banda, e o
DJ Sean Rowley andavam pela Berwick Street, no Soho, Londres, mais
conhecida por suas lojas de discos independentes, muitas das quais já
fecharam. A foto teve que ser feita nas primeiras horas do dia para
evitar o excesso de pedestres nas ruas.
ECHO & THE BUNNYMEN,
‘Ocean Rain’.
Para continuar seguindo a mesma linha dos três
primeiros álbuns, Brian Griffin fotografou a banda em um barco a remo
dentro das cavernas Carnglaze, Liskeard, Cornwall. O design foi
ligeiramente alterado para o relançamento do ‘Ocean Rain’, em 2003.
Foram incluídas fotos e um livreto escrito pelo jornalista de música Max
Bell.
RAGE AGAINST THE
MACHINE, ‘Rage Against The Machine’.
Ressaltando a mensagem
anti-autoritária do álbum, Rage usou uma foto conhecida de Thích Quảng
Đức, monge Budista Vietnamita Mahayana que ateou fogo ao próprio corpo
em protesto contra a perseguição aos budistas em 1963.
THE DOORS, ’Strange
Days'.
Tirada na Sniffen Court, East 36th Street, Nova Iorque, o
fotografo Joel Brodsky escolheu um tema circense para a capa. Um desafio
e tanto, visto que todos os circos estavam fora da cidade em turnê de
verão. Só conseguiram encontrar acrobatas, o malabarista teve que ser o
assistente do Brodsky, o trompetista foi um motorista de táxi e o fortão
era um segurança.
ERIC CLAPTON, ‘461 Ocean
Boulevard’.
Por incrível que pareça, a foto foi tirada – vejam só – na
461 Ocean Boulevard, Golden Beach, Miami, onde Clapton morava até
então.
COUNTING CROWNS,
‘Saturday Nights & Sunday Mornings’.
O lançamento desse álbum foi
adiado por quatro meses, enquanto a banda pensava em uma capa adequada
para o álbum. O porquê deles terem optado por uma foto do Empire State
em um dia de chuva é um mistério.
LED ZEPPELIN, ‘Physical Graffiti’.
Para
que a ideia do designer Peter Corriston desse certo, St Mark’s Place,
em Nova Iorque, tinha que ser digitalmente reduzida de cinco, para
quatro andares, cabendo assim, no enquadramento da capa. Janelas foram
cortadas da capa exterior, de modo que várias fotos do encarte pudessem
aparecer através da capa, incluindo fotos de Robert Plant e Richard
Cole.
JOY DIVISION, ‘Closer’.
A
imagem da tumba da família Appiani em Génova, na Itália, parecia como
uma mensagem do além para os fãs do Joy Division. Pouco antes do
lançamento do álbum ‘Closer’, o vocalista da banda se suicidou. O disco
revela um pouco da mente angustiada de Curtis durante seu ápice
depressivo.
OASIS, ‘Standing On The
Shoulder Of Giants’.
A fotografia do horizonte de Nova Iorque é uma
mistura de diferentes imagens tiradas de cima do telhado do Rockfeller
Center, durante um período de 18 horas. O fotógrafo queria que as
pessoas olhassem para a capa e não pudessem saber a que hora do dia a
foto se referia.
PINK FLOYD, ‘Wish You
Were Here’.
Tirada nos Estúdios Warner, em Los Angeles, o tema da capa
quis mostrar a ideia de que as pessoas escondem seus sentimentos
verdadeiros por medo de se sentirem vulneráveis. Na primeira tentativa, o
vento soprava na direção contrária, fazendo com que o dublê de bigode
se queimasse.
THE BEATLES, ‘Please,
Please Me’.
A foto da capa foi tirada do lado de fora dos Estúdios
EMI, no London’s Manchester Square, em 1963. Uma atualização dessa foto
foi feita para a capa do disco ‘Get Back’, para mostrar a evolução do
visual da banda que foi de “rapazes certinhos” até “hippies barbudos”.
Mas as fotos não foram usadas até 1973, quando se tornaram a capa das
coletâneas ‘1962-1966’ e ‘1976-1970’.