4 de março de 2010

Guitarristas: Time elege os 10 maiores de todos os tempos




A revista Time listou os 10 maiores guitarristas de todos os tempos. Confira abaixo.

1. JIMI HENDRIX
O maior de todos os tempos? Talvez. Ninguém fundiu blues, rock e psicodelia com tanta facilidade ou usou uma guitarra com tanto carisma.

2. SLASH
Um guitarrista notavelmente preciso que teve que aturar mais merdas dos vocalistas com quem tocou do que qualquer outro nesta lista. Ele chegou onde chegou parcialmente por causa de sua cartola? Sim, ele chegou.

3. B.B. KING
Ele não chama sua guitarra de Lucille para ser bonitinho. Com a ênfase de King no vibrato, ela soava como uma verdadeira mulher cantando blues.

4. KEITH RICHARDS
O mais notável dos discípulos de Chuck Berry é também o criador de riffs memoráveis - "(I Can't Get No) Satisfaction", "Jumpin' Jack Flash", "Gimme Shelter", "Start Me Up", etc. - como nenhum outro no rock 'n' roll.

5. ERIC CLAPTON
Fluente em todos os estilos do blues, Clapton é provavelmente mais conhecido como o rei do Tulsa Sound. Ele está entre os guitarristas mais melódicos, usando seus solos para mover uma música ao invés de pará-la.

6. JIMMY PAGE
O som da guitarra de Page soava como seis guitarras, e o peso de sua mão direita é a chave para o som instantaneamente reconhecível do LED ZEPPELIN.

7. CHUCK BERRY
O pai da guitarra do rock 'n' roll, sua influência destacada ainda é vista em muitas músicas atualmente.

8. LES PAUL
Um guitarrista maravilhosamente talentoso, Paul tinha uma série de hits futuristas na década de 50. Mas sua música foi superada por sua invenção: Paul foi o pioneiro no design e construção das guitarras modernas, que fizeram todos os outros desta lista bastante ricos.

9. YNGWIE MALMSTEEN
O super rápido estilo "neo-clássico" do sueco - ele coloca como suas principais influências Bach e Paganini - é um borrão de escalas e precisão técnica. Isso quase te faz esquecer que a grande maioria das músicas dele são tão rápidas que não dá para escutar direito.

10. PRINCE
Ele cantava um pouco, mas Prince também tocava a guitarra principal. O solo de "Let's Go Crazy" é frequentemente citado como exemplo de seu estilo frenético, mas covers de "Just My Imagination" e "While My Guitar Gently Weeps" provam que ele também pode tocar sob controle.


Fonte desta matéria (em inglês): Time

Nenhum comentário:

Postar um comentário