23 de novembro de 2011

Discos Marcantes do Prince III





Sign o' the Times (estilizado como Sign “☮” the Times) é um álbum de estúdio do músico Prince, lançado no dia 31 de Março de 1987, pela gravadora Paisley Park Records. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.



Álbum de estúdio por Prince
Lançamento31 de Março de 1987
Gravação1982–1986
Gênero(s)Soulpopfunkrock
Duração79:58
Gravadora(s)Paisley Park
Warner Bros.
ProduçãoPrince



Faixas

Lado A
  1. "Sign “☮” the Times" – 4:57
  2. "Play in the Sunshine" – 5:05
  3. "Housequake" – 4:42
  4. "The Ballad of Dorothy Parker" – 4:01
Lado B
  1. "It" – 5:09
  2. "Starfish and Coffee" (Prince, Susannah Melvoin) – 2:50
  3. "Slow Love" (Prince, Carole Davis) – 4:22
  4. "Hot Thing" – 5:39
  5. "Forever in My Life" – 3:30
Lado C
  1. "U Got the Look" – 3:47
  2. "If I Was Your Girlfriend" – 5:01
  3. "Strange Relationship" – 4:01
  4. "I Could Never Take the Place of Your Man" – 6:29
Lado D
  1. "The Cross" – 4:48
  2. "It's Gonna Be a Beautiful Night" (Prince, Doctor FinkEric Leeds) – 9:01
  3. "Adore" – 6:30

Discos Marcantes do Prince II






Purple Rain é um álbum de estúdio de estúdio do cantor Prince e o primeiro a ser creditado com a The Revolution. É trilha sonora do filme de mesmo nome. e está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame
Purple Rain é um dos álbums pop mais bem cotados da história. A Revista Time colocou-o como o 15º maior álbum da história em 1993 e apareceu em 18º na contagem da Vh1 de melhores álbuns de Rock'n'Roll . A revista Rolling Stone colocou-o como o segundo melhor álbum dos anos oitenta e 72º na lista dos 500 maiores álbuns da de todos os tempos. A revista Zounds o colocou como o 18º álbum de sua lista e em quarto na lista dos melhores álbums de todos os tempos da Plásticos y Decibelios. Por fim, em 2007, os editores da Venity Fair o classificou como a melhor trilha sonora de todos os tempos e a revista Tempo o nomeou como o maior álbum dos anos 80.

Álbum de estúdio por Prince e The Revolution
Lançamento25 de junho de 1984
GravaçãoAgosto de 1983 – Março de 1984
Gênero(s)Funk, punk rock, pop rock, synthpop
Duração43:51
IdiomaInglês
FormatoLP
Gravadora(s)Warner Bros. Records
ProduçãoPrince and The Revolution
CertificaçãoPlatinum.png 13x Platina


Contexto

Purple Rain foi lançado pela Warner Bros no dia 25 de junho de 1984 e foi o sexto álbum de Prince, que escreveu todas as canções presentes com a ajuda de alguns membros da banda. Algumas das faixas possuem pedaços gravados ao vivo quando Prince se apresentou no dia 3 de Agosto de 1983 no clube da Primeira Avenida em Minneapolis. O show foi um concerto bemeficente para o teatro de dança da cidade. Foi também a primeira aparição de Wendy Melvoin na banda The Revolution, a guitarrista para o filme e por alguns anos seguintes.

Música

Purple Rain foi o primeiro álbum gravado por Prince que foi oficialmente creditado ao seu grupo de apoio The Revolution. O álbum resultante foi musicalmente mais denso que os álbuns que Prince fez sozinho como banda de um homem só, enfatizando performances banda completa, e várias camadas de guitarras, teclados, efeitos de sintetizador eletrônico, baterias eletrônicas, e outros instrumentos. Musicalmente, Purple Rain ficou representou o som Minneapolis e elementos de R&B como trabalhos anteriores de Prince ao mesmo tempo que demonstrou um rock mais pesado em seus grooves e ênfase noas capacidades da guitarra. Como uma trilha sonora, muita do álbum teve uma grandiosa, sintetizado, e até mesmo por algumas avaliações, um brilho vagamente psicodélico à produção e performances. A música no Purple Rain é geralmente considerado como o mais popular da carreira de Prince, contrastando com o pop experimental de seus trabalhos posteriores. Como acontece com muitos álbuns, Purple Rain é uma miríade de estilos, do Pop Rock ao R&B, é geralmente reconhecido pela sua enorme popularidade.
Além das vendas altíssimas, críticos de música observaram aspectos inovadores e experimentais de música na trilha sonora, sendo a ausência de baixo em When Doves Cry o mais famoso deles, com tal música sendo considerada à frente de sua época. Outros aspectos da música, especialmente a sua síntese de elementos eletrônicos com instrumentos orgânicos e performances de banda completa (algumas, como mencionado acima, gravadas ao vivo), juntamente com a sua consolidação marco do rock e R & B, foram identificados pelos críticos como diferenciais, mesmo em estado experimental, ainda. Stephen Erlewine de Allmusic escreve que Prince em Purple Rain "consolidou suas raízes funk e R & B enquanto se move corajosamente ao pop, rock e heavy metal" e identifica a gravação das nove canções como "intransigente incursão ao pop" e "experimentos estilísticos" , ecoando o sentimento geral de que a música Purple Rain representou um Prince mais popular sem largar sua natureza experimental.
"Take Me com U" foi originalmente escrito para o álbum Apollonia 6, mas depois foi movida para Purple Rain. A inclusão desta canção exigiu cortes em "Computer Blue" para encaixe. A versão completa desta canção não foi lançada oficialmente, embora uma parte dela possa ser ouvido na no filme Purple Rain, em uma sequência do ensaio da banda. A letra da música Darling Nikki levou a criação de um estatuto de censura dos álbuns musicais.

Lançamento e Recepção

Prince ganhou dois prêmios Grammy em 1985 por Purple Rain, de Melhor Performance Vocal de Rock por uma Dupla ou Grupo e Melhor Álbum de Trilha Sonora Original Escrito para um Filme ou Especial de TV, além de indicado para Álbum do Ano. Prince ganhou um terceiro ganhou um Grammy naquele ano de Melhor Canção de R & B como compositor para a música "I Feel for You", de Chaka Kahn. Purple Rain também ganhou um Oscar de Melhor Canção Original em 1985.
Purple Rain vendeu 13 milhões de unidades nos Estados Unidos. De acordo com a revista Billboard, o álbum passou 24 semanas consecutivas em # 1 nas paradas de álbuns da Billboard (04 de agosto de 1984 a 18 de janeiro de 1985) tornando-se uma das principais trilhas sonoras de todos os tempos. Purple Rain roubou a posição de número um do álbum Born in the U.S.A de Bruce Springsteen duas vezes, 1984 e 1985. Duas músicas de Purple Rain, "When Doves Cry" e "Lets Go Crazy", alcançaram no topo das paradas de singles dos EUA e fizeram sucesso em todo o mundo, enquanto a faixa-título alcançaria o número dois no Billboard Hot 100. O álbum vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.

Faixas

Todas as músicas foram escritas e composta por Prince, exceto Computer Blue, que contou com a colaboração de John L. Nelson, Wendy & Lisa e Dr. Fink

Faixas

Todas as músicas foram escritas e composta por Prince, exceto Computer Blue, que contou com a colaboração de John L. Nelson, Wendy & Lisa e Dr. Fink


CD

#TítuloCompositor(es)Duração
1."Let's Go Crazy"  Prince4:39
2."Take Me with U"  Prince3:54
3."The Beautiful Ones"  Prince5:13
4."Computer Blue"  Prince, John L. Nelson, Wendy & Lisa, Dr. Fink3:59
5."Darling Nikki"  Prince4:14
6."When Doves Cry"  Prince5:54
7."I Would Die 4 U"  Prince2:49
8."Baby I'm a Star"  Prince4:29
9."Purple Rain"  Prince841






Vinil

Lado A
  1. "Let's Go Crazy" – 4:39
  2. "Take Me with U" – 3:54
  3. "The Beautiful Ones" – 5:13
  4. "Computer Blue" – 3:59
  5. "Darling Nikki" – 4:14
Lado B
  1. "When Doves Cry" – 5:54
  2. "I Would Die 4 U" – 2:49
  3. "Baby I'm a Star" – 4:24
  4. "Purple Rain" – 8:41


Estrutura Inicial

A estrutura inicial do álbum como divulgado no dia 7 de Novembro de 1983:
  1. "Let's Go Crazy"
  2. "The Beautiful Ones"
  3. "Computer Blue"
  4. "Darling Nikki"
  5. "Wednesday"
  6. "Purple Rain"
  7. "I Would Die 4 U"
  8. "Baby I'm a Star"
  9. "Father's Song"


Discos Marcantes do Prince




1999 é um álbum de estúdio de Prince, lançado em 27 de outubro de 1982. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.





Álbum de estúdio por Prince
Lançamento27 de Outubro de 1982
Gravação1982
Gênero(s)Pop, rock, New Wave, funk, Minneapolis sound
Duração70:33 (Versão Original)
40:08 (Versão Compactada)
62:16 (Versão Remasterizada)
IdiomaInglês
FormatoLPCD
Gravadora(s)Warner Bros. Records
ProduçãoPrince
CertificaçãoPlatinum.png 4x Platina



Prince





Prince Rogers Nelson (7 de junho de 1958Minneapolis) é um multi-instrumentistamúsico e dançarino. Sua música mescla diversos gêneros musicais como funkR&B,soulnew wavejazz,Rock psicodélicopop e hip hop.
Prince tem a habilidade de juntar elementos de todos estes estilos musicais fazendo uso de sintetizadores e Bateria eletrônica desde o início de sua carreira no fim dos anos 70, tornando conhecido o som de Minneapolis, que influencia muitos artistas até hoje. Já vendeu mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo.
Prince tem a reputação de ser um workaholic, seja trabalhando em suas músicas ou produzindo outros artistas até o ponto de deixar muito material inédito na gaveta. Considerado um perfeccionista, Prince tem a imagem de uma pessoa difícil de se trabalhar e por ser altamente protetor de sua música. Escrevecompõe e produz todas as suas músicas. Também toca todos os instrumentos em seus álbuns. Muitos críticos elogiam seu trabalho por sua versatilidade em comportocarcantar e dançar, fazendo de sua performance em palco algo extraordinário.

Informação geral
Nome completoPrince Rogers Nelson,
Nascimento7 de Junho de 1958 (53 anos)
OrigemMinneapolisMinnesota
País Estados Unidos
GênerosPopRock and RollR&BSoulFunk
InstrumentosVocalGuitarraBaixoTeclado,BateriaCaixa de ritmosPercussão
Período em atividade1976 - Data Presente
Gravadora(s)NPGColumbia RecordsUniversal RecordsAristaPaisley Park,Warner Bros. Records
AfiliaçõesThe Revolution
Wendy and Lisa
New Power Generation
The Time
Morris Day
Sheila E.
Kate Bush
Vanity 6
Apollonia 6
Mazarati
The Family
94 East
Madhouse
Jill Jones
Candy Dulfer
Támar


Biografia

Prince Rogers Nelson é filho de John L. Nelson e Mattie Shaw. Seu pai tocou em um trio de jazz chamado Prince Rogers Trio, daí a inspiração para seu nome. Em uma entrevista à revistaRolling Stone em 1985, Prince declarou que seu pai é descendente de afro-americanos e sua mãe é branca, mistura de várias etnias. Após o nascimento de sua irmã, Tika Evene em 1960, os pais de Prince foram se distanciando até se separarem. Sua mãe se casou novamente mas a convivência com seu padrasto não era boa, o que o fez morar momentaneamente com seu pai, que lhe comprou a primeira guitarra. Nesse tempo, Prince fez amizade com uma família vizinha, os Andersons, especificamente com o filho deles, Andre Anderson. Prince e Andre se juntaram ao primo de Prince, Charles Smith e formaram uma banda chamada Grand Central. Prince se encarregou da parte instrumental da banda, tocando em pequenos clubes de Minneapolis. O conhecimento musical de Prince foi se desenvolvendo e logo ele se tornou o principal membro da banda e também o vocalista. Era então influenciado por James BrownJimi HendrixEarth, Wind & Fire e Sly and Family Stone.
Em 1976Prince começa a trabalhar como aprendiz no estúdio de Chris Moon, que o apresenta a Owen Husney. Husney percebe o potencial de Prince e investe em sua carreira junto com Pepe Willie. O primeiro álbum de Prince sai pela Warner Bros. em 1978 e chama-se For You. Todas as músicas deste álbum foram escritas e executadas por Prince, exceto Soft and Wet. O álbum teve vendagem modesta, não entrando nem entre as 200 da Bilboard, sendo Soft and Wet o único hit que até foi bem executado nas paradas R&B.
Em 1979Prince organizou sua banda com Andre Cymone (nome artístico de Andre Anderson) no baixo, Gayle Chapman e Matt Fink nos teclados, Bobby Z na bateria e Dez Dickerson na guitarra. Prince propositalmente formou uma banda multi racial, misturando brancos e negros como uma banda que o influenciou muito, Sly and Family Stone. Seu segundo álbum, intitulado " Prince" entrou no Bilboard 200 e teve dois hits, Why You Wanna Treat Me So Bad? e I Wanna Be Your Lover.
Estes dois hits foram tocados ao vivo em 26 de Janeiro de 1980 na tv no programa American Banstand. Prince chamou a atenção pelas suas roupas coloridas, que vestiam seu 1,57m de altura, turbinados pelas botas de salto alto. Quando questionado pela imprensa a respeito de seu figurino, ele declarou que se sentia bem com seu visual.


Era Controversy e 1999 (1980-1984)

Em 1980, Prince lança Dirty Mind, seu terceiro álbum. Na banda, Lisa Coleman substitui Chapman, que sai após seus principios religiosos falarem mais alto em protesto às letras de teor sexual de Prince. Dirty Mind é notavelmente conhecido por seu conteúdo sexualmente explícito. Prince abriu os shows para Rick James em 1980 sob o rótulo de "punk funk" aplicado a ambos. Em Dirty Mind Prince abandonou a postura disco para adotar uma atitude mais roqueira. Este fato, mais a ostentação de se expressar sexualmente no palco e nas letras de suas músicas fizeram o público questionar sua orientação sexual. Isto lhe trouxe problemas como na ocasião em que abriu os shows dos Rolling Stones em Los Angeles no Los Angeles Coliseum em 1981, quando a plateia atirou lixo nele quando vestia um casaco e cueca, sendo vaiado até sair do palco.
Controversy é lançado em 1981, com o single de mesmo nome entrando pela primeira vez nas paradas internacionais em fevereiro de 1981.
Prince na década de 80 teve a banda The Revolution acompanhando-o e na década de 90 formou The New Power Generation. Em 1982 lança 1999, um álbum duplo que vendeu mais de 10 milhões de cópias. Os hits deste álbum, como Little Red Corvette e 1999 o consagraram como um dos principais artistas negros da época, ao lado de Michael Jackson e Lionel Richie na ainda iniciante MTV. Delirious, outro hit, alcançou o top 10 da Bilboard Hot 100.

The Revolution e Purple Rain (1984-1987)

Prince em 1986.
Em 1984 Prince passa a chamar sua banda de "The Revolution", que consistia de Lisa Coleman e Dr. Fink nos teclados, Bobby Z na bateria, Brown Mark no baixo e Wendy Melvoin na guitarra.Purple Rain então é lançado junto com o filme de mesmo nome. O disco vendeu mais de 20 milhões de cópias e ficou 24 semanas consecutivas na parada do Bilboard 200. O filme, definido pelo crítico Joe Queena como "sexista, juvenil e mentecapto", arrecadou somente nos EUA, 80 milhões de dólares nas bilheterias. Purple Rain provou que Prince era um sucesso, um superstar. Duas faixas de Purple Rain, "When Doves Cry" e "Let´s Go Crazy" chegaram ambas no topo dos singles dos EUA e viraram hits internacionais, enquanto a faixa título chegaria ao número 2 do Bilboard Hot 100. Simultaneamente, Prince aparecia como estrela do filme, single e álbum número 1 dos EUA. Prince ganha ainda o prêmio de melhor canção original da Academia por Purple Rain além de melhor trilha sonora de filme, e o álbum foi escolhido pela Rolling Stone como um dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.
Subsequente a Purple Rain, em 1985, Prince lança Around The World In A Day, que chegou ao número 3 das paradas americanas. A faixa "Raspberry Beret" chega ao número 2 do Bilboard Hot 100.
Mas nem tudo era sucesso, e em 1986 Prince lança seu segundo filme Under The Cherry Moon, que foi um retumbante fracasso, que lhe fez ganhar o "Framboesa de Ouro", prêmio dado ao pior ator daquele ano. A trilha sonora, denominada Parade atingiu os 12 milhões de copias vendidas, sendo a faixa "Kiss" número 1 da parada norte-americana. Promovendo este álbum, Prince dá início a uma turnê europeia e asiática que consistia de shows esporádicos, anunciados poucas horas antes de sua performance.
A tensão entre os membros da banda aumentava e após a turnê, Prince demite todos, sendo o a continuar com ele (em sua banda de fundo) foi Dr. Fink como tecladista.

Solo, Renascimento Espiritual, Lovesexy e Sign O' the Times (1987=1991)

Sign O´The Times, lançado em 1987 como álbum duplo recebe várias críticas positivas e entra para a lista dos 100 melhores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone e da revista Time, sendo eleito ainda o melhor dos anos 80. Tentando promover o álbum (que apesar de sucesso da crítica, falhava em vendas), Prince lança seu terceiro filme, homônimo ao disco. Em 1987 Michael Jacksonconvida Prince para um dueto em seu álbum Bad, mas diferenças artísticas puseram fim ao projeto.
Também em 1987 Prince lança The Black Album, feito para o público negro que supostamente ele perdera por ter feito muitos álbuns para o público branco. Já haviam sido impressas quinhentas mil cópias quando o álbum foi cancelado pelo próprio Prince, após uma epifania. The Black Album foi lançado somente em 1994, numa edição limitada.
Seu álbum seguinte, Lovesexy desaponta nas paradas, chegando apenas em décimo primeiro, sendo o único single de destaque Alphabet St., que alcançou o oitavo lugar na Billboard. Lovesexy também causou polêmica por sua capa, onde Prince posava nu. Uma turnê foi realizada para promover o álbum, mas gerou prejuízo devido à sua espalhafatosidade.
Em 1989 Prince volta ao número 1 com o hit "Batdance" da trilha sonora do filme Batman. No mesmo ano, ele gravaria Like a Prayer com Madonna, sendo coautor (mas não creditado) das músicas"Like a Prayer""Keep It Together""Act of Contrition" e "Love Song", sendo este último com sua participação nos vocais.
Seu álbum seguinte Graffiti Bridge fica em sexto nos EUA e em primeiro na Inglaterra e é trilha sonora do filme homônimo. Inicialmente, a Warner não queria financiar o projeto, até Prince declarar que seria uma sequência de Purple Rain. Apesar do álbum receber críticas relativamente positivas (com destaques à Thieves in the Temple e Elephants and Flowers), o filme foi duramente criticado, sendo um fracasso comercial.

The New Power Revolution e troca de nome (1991-1994)

Diamonds And Pearls, álbum lançado em 1991, marca a estréia de sua nova banda, New Power Generation. Seu álbum seguinte, décimo segundo de sua carreira, conhecido como The Love Symbol Album, que chega ao décimo lugar da parada americana. Em sua capa, não havia nenhum nome, apenas um símbolo impronunciável.
Em 1993, ele mudou seu nome para o mesmo símbolo impronunciável, que junta os símbolos masculino e feminino e o usou até 2000. Como o nome é impronunciável, ele preferia ser chamado " o artista anteriormente conhecido comoPrince " ou simplesmente "o Artista". Prince tomou esta atitude por causa da briga judicial com sua gravadora Warner Bros. a respeito dos direitos sobre suas músicas. Em 1993, por requisição da Warner Bros., Prince lança uma caixa com 3 CDs chamada The Hits/The B-Sides. Lançado em 1994Come foi um fracasso comercial.

Reclusão (1994-2003)

Em 1994, a atitude do Prince com relação à sua produção artística passava por uma mudança notável. Ele começou a fazer álbuns sucessivamente como forma de escapar de suas obrigações contratuais com a Warner Bros. Ele acreditava que a gravadora tentava limitar sua liberdade artística, obrigando-o a lançar álbuns em grande velocidade. Ele também culpou a Warner Bros para o fraco desempenho comercial do Love Symbol Album, alegando que não foi promovido o suficiente pela Warner. Foi a partir desta euforia que o até então cancelado The Black Album foi lançado oficialmente, cerca de sete anos após a sua gravação inicial.
Logo depois, a Warner Bros sucumbiu aos desejos de Prince para lançar um álbum de inéditas, que seria chamado de Come. Come, quando foi finalmente lançado, confirmou todos os temores da Warner. Tornou-se um dos álbuns de Prince mais fracos em vendas até hoje, que vendeu 500,000 cópias com sufoco. Mais frustrante ainda foi o fato de que Prince insistiu em estampar no álbum "Prince 1958-1993".
Em 1995 lançou "The Gold Experience" que emplaca um único hit "The Most Beautiful Girl In The World", que não serviu de modelo para lançamentos posteriores. A Warner Bros ainda resistiu ao lançar The Gold Experience, temendo baixas vendas e alegando "saturação do mercado" como uma defesa. Quando finalmente lançado em setembro de 1995, The Gold Experience não vendeu bem, embora tenha atingido o top 10 da Billboard 200 e o melhor álbum de Prince desde Sign O' the Times (de acordo com a mídia) estava fora de circulação. Seu álbum seguinte Chaos And Disorder é o último pelo selo Warner Bros. Livre das obrigações contratuais, lança ainda em 1996 o álbum Emancipation.NoValentine´s day de 1996 Prince se casa com Mayte Garcia, uma dançarina de sua banda. Em 1997 nasce seu filho, mas infelizmente morre após o nascimento, vítima de uma rara doença. Este evento trágico desencadeou problemas conjugais que levaram a anulação de seu casamento em 1998.
Ainda em 1997 Prince aproximou-se do baixista Larry Graham, um dos seus ídolos de infância, com perguntas sobre sua fé como Testemunha de Jeová. Em uma entrevista posterior, Graham afirmou que Prince tinha necessidade de respostas bíblicas e conselhos, e que ele estava feliz em responder.
Em 1999, Prince assina novamente com uma grande gravadora, Arista Records, para lançar um novo álbum, Rave UN2 The Joy Fantastic. Em uma tentativa de fazer seu novo álbum um sucesso, Prince realizou mais entrevistas do que em qualquer outro ponto em sua carreira, aparecendo no Total Request MTV ao vivo, Larry King Live (com Larry Graham) e outros meios de comunicação. No entanto, Rave UN2 The Joy Fantastic não conseguiu um bom desempenho comercial. Alguns meses antes, a Warner Bros também tinha lançado The Vault: Old Friends 4 Sale, uma coleção de material inédito gravado pelo Prince ao longo de sua carreira, e o último lançamento de seu contrato com a Warner.
O show por pay-per-view Rave UN2 The Year 2000 foi transmitido em 31 de dezembro de 1999. O show contou com aparições de muitos músicos convidados, incluindo Lenny Kravitz, George Clinton, Jimmy Russell, e The Time. Foi lançado em vídeo no ano seguinte. Um álbum de remixes, Rave In2 The Joy Fantastic (em oposição a "UN2") foi lançado exclusivamente pela internet através do NPG Music Club em Abril de 2000.
Em 16 de maio de 2000, Prince deixou de usar o símbolo impronunciável como nome e voltou a usar "Prince" novamente, depois de seu contrato com a Warner / Chappell expirado. Em conferência de imprensa, ele afirmou que, depois de ser libertado de relações indesejáveis associados com o nome "Prince", ele formalmente voltar a usar seu nome real. Prince ainda utiliza frequentemente o símbolo como um logotipo e nas capas de seus álbuns, bom como uma guitarra com o formato em questão.
Por vários anos após o lançamento de UN2 Rave do Joy Fantastic, Prince liberava novas músicas principalmente através de seu serviço de assinatura Internet, NPGOnlineLtd.com (mais tarde NPGMusicClub.com). Dois álbuns que mostram a influência do jazz de fundo estavam disponíveis comercialmente em lojas: O "The Rainbow Children", em 2001 e em 2003, N.E.W.S, um registro instrumental que foi nomeado para o prêmio Grammy de Melhor Álbum Pop Instrumental. Outro álbum que foi fortemente influenciado pelo Jazz foi Xpectation, lançado em 2003 via download para os membros do NPGMusicClub.
Em 2001 também Prince tornou-se muito interessado na religião. Ele foi batizado como uma das Testemunhas de Jeová em 2001, simbolizando sua dedicação a Jeová, o nome de Deus segundo a Bíblia.
Em 2002, Prince lançou seu primeiro álbum ao vivo, One Nite Alone ... Live!, Que apresenta performances da turnê One Nite Alone. Um conjunto de três CD's, que também inclui um disco de "bônus" com a música intitulada "It Ain't Over!", Falhou em entrar nas paradas. Durante este tempo, Prince procurou dar mais atenção aos fãs via NPGMusicClub, como vídeos de ensaio, "comemorações" em Paisley Park (sua mansão) onde fãs foram convidados para passeios, entrevistas, discussões e shows. Algumas dessas discussões fãs foram filmadas para um documentário inédito, dirigido por Kevin Smith..

Volta por cima (2004-2005)

Prince em 2008.
Em 08 de fevereiro de 2004, Prince se apresentou no Grammy Awards, com Beyoncé Knowles. Em uma performance que abriu o show, Prince e Knowles cantaram uma mash-up de "Purple Rain", "Let's Go Crazy", "Baby I'm a Star", e "Crazy in Love", de Beyoncé, recebendo críticas positivas. No mês seguinte, Prince foi indicado ao Rock and Roll Hall of Fame. O prêmio foi entregue a ele por Alicia Keys, juntamente com Big Boi e André 3000 de OutKast.
Em abril de 2004, Prince lançou Musicology através de um contrato pela Columbia Records. O álbum foi o primeiro das paradas em cinco países(incluindo os EUA, Reino Unido, Alemanha e Austrália) sendo que o sucesso nas paradas dos EUA se deve ao fato que o CD foi incluído como um brinde na compra dos ingressos da turnê de mesmo nome que o disco.
Nesse mesmo ano, a revista Rolling Stone nomeu Prince como o músico que mais ganhou dinheiro no mundo, com uma renda anual de 56,5 milhões dólares, em grande parte devido à sua turnê Musicology, que Pollstar classificou como um dos melhores show nos EUA. Prince teve um executar a marca impressionante de 96 concertos, sendo preço que médio do ingresso para um show foi de 61 dólares EUA. Ressaltando ainda mais o sucesso do álbum, Musicology, Prince ganhou dois Grammy, Best Male R&B Vocal Performance para "Call My Name" e Best Traditional R&B Vocal Performance para a faixa título. Musicologia foi também nomeado para Best R & B Song e Best R & B Album, enquanto "Cinnamon Girl" foi nomeado para Best Male Pop Vocal Performance. O álbum se tornou o álbum de Prince mais bem sucedido comercialmente desde Diamonds and Pearls. Em 2005, a Rolling Stone também classificou Prince como o 27º melhor artista de todos os tempos.
No rescaldo do furacão Katrina que devastou a cidade de Nova Orleans em 29 de agosto de 2005, Prince gravou duas músicas novas, "SST" e a instrumenta "Brand New Orleans", gravadas na madrugada de 02 de setembro, em Paisley Park. Essas canções foram rapidamente distribuídas ao público através NPGMusicClub, e "SST" mais tarde foi vendida pelo iTunes, onde atingiu No.1 nas paradas R & B. Em 25 de outubro, a Sony Records lançou uma versão do single em CD.
Em 2007 lançou o CD Planet Earth, do qual no lançamento ofereceu três milhões de cópias com a edição de 15 de Julho do jornal britânico Mail On Sunday.

Discografia


Filmografia


AnoFilmePapelDiretor
1984Purple RainKidAlbert Magnoli
1986Under the Cherry MoonChristopher TracyPrince
1987Sign “☮” the TimesEle mesmoPrince
1990Graffiti BridgeKidPrince

Em Portugal

Prince actuou pela primeira vez em Portugal em 1993 no desaparecido Estádio José Alvalade a 15 de Agosto e no Pavilhão Atlântico a 15 de Dezembro de 1998. Voltou actuar pela terceira vez em Portugal no dia 18 de Julho de 2010, no âmbito do festival Super Bock Super Rock no Meco/Sesimbra.

No Brasil

Em 1991, fez duas apresentações no Rock in Rio, nos dias 18 de janeiro e 23 de janeiro. No primeiro dia, o show teve mais de uma hora de atraso, o que deixou o público furioso e resultou em vaias. Porém, Prince compensou o atraso com um show considerado espetacular por esse mesmo público e pela crítica. Prince iria fazer sua terceira apresentação no Brasil no Festival Back2Black, no dia 27 de Agosto de 2011, mas acabou sendo cancelada por Prince, sem explicações.