9 de março de 2011

Áudio: você se importa com a qualidade do que ouve?


Você deve se lembrar do tipo: largado numa poltrona, viajando ao som de Rachmaninoff, Reinhardt ou osRolling Stones, encobertos pelo supra-sumo, primo, topo de linha dos aparelhos de som estéreo que um aficionado poderia ter dinheiro pra comprar.
Na cadência robótica da década de 80, o audiófilo podia ouvir seus componentes favoritos, que podiam incluir um amplificador de sistema de tubos Premier One fabricado pela Conrad-Johnson, um toca-discos Sapphire, uma cápsula Ortofon MC-2000 e um par de falantes Magneplanar.
Esquisito? Provavelmente.
Mas o audiófilo era um símbolo da Era Áurea da Audiofonia, um tempo quando certas pessoas adoravam ao altar de equipamento caro de alta fidelidade de estéreo de dois canais. Eles eram cavaleiros errantes em uma eterna procura pela perfeição em áudio – a reprodução exata de uma performance original.
Eis a maneira que um jornalista do (jornal estadunidense) New York Times descreveu um sistema do tipo ‘cálice sagrado’ em 1980: “Há uma maior transparência de texturas orquestrais, dando a cada instrumento uma presença quase tátil”. Os debates teológicos embatiam defensores da amplificação valvulada contra os que preferiam amplificação transistorizada. As sagradas escrituras eram revistas como a Stereo Review e a High Fidelity. Lojas de áudio eram altares sacros.
E daí veio a revolução dos bárbaros. O paraibinha, o Walkman e outros aparelhos de mão tornaram a música mais portátil. O som digital permitiu aos ouvintes estocar grandes quantidades de arquivos musicais comprimidos e fáceis de baixar – primeiro por computadores, depois por aparelhos em miniatura e telefones celulares. A qualidade nas gravações foi sacrificada por velocidade e conveniência. A altura (ou amplitude) se tornou mais importante do que a clareza. A riqueza e o calor de uma gravação foram substituídos por metal barato e pompa.
Estamos em 2011. E em meio aos iPods com seus fones de ouvido, smart phones e tocadores de MP3, não dá pra não pensar: o que será que aconteceu com o audiófilo?
A Paisagem Mudou
“Ainda há pessoas que apaixonadamente compram a mais alta qualidade de som possível em seu equipamento de execução, e estão dispostos a gastar grandes quantias de sua renda nos melhores falantes, amplificadores ou toca-discos de vinil”, diz Mark Katz, um professor adjunto de música na Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, e autor de Capturing Sound: How Technology Has Changed Music. “Uma vez dito isso, o cenário – ou talvez a paisagem sonora – mudou.”
A qualidade do som raramente é abordada em conversas sobre música hoje em dia, diz Katz, e para muitos ouvintes, a alta fidelidade não é nem digna de ser discutida, “especialmente pelas pessoas muitas vezes ouvirem música em ambientes barulhentos.”
Ouvir música costumava ser um evento de agregação, de ficar parado. Agora é algo que as pessoas fazem enquanto fazem outra coisa, como comer enquanto dirigem ou conversando num telefone enquanto caminham. A experiência de ouvir música hoje em dia, diz Timothy Doyle, da Consumer Electronics Association, “não tem nada de diferente de usar um computador pessoal: é uma proposta de multilocalização 24 horas por dia, 7 dias por semana; as pessoas estão levando sua música com elas, e como um todo, o mundo mudou então há simplesmente menos e menos propósito ‘da velha guarda’ em sentar e ouvir música.”
Chequem as estatísticas: em 1998, o New York Times estimou que as vendas de áudio high-end totalizavam aproximadamente US$ 500 milhões por ano. Em 2010, a CEA diz que as vendas estacionaram em US$200 milhões.
Definir áudio high-end é uma tarefa capciosa, diz Doyle. E “não é inteiramente uma questão de vendas caírem tanto como é de vendas sendo espalhadas ao longo de um espectro mais amplo de produtos e empresas.” Ele aponta que deflação de preços e competição internacional também afetam os números das vendas.
Mas “o que pega aqui,” diz Doyle, “é que o mercado encolheu e não cresceu.” E talvez, Doyle e outros sugerem, o mercado de áudio esteja de movendo para uma metamorfose – estilo estéreo. Em um canal: enquanto as vendas de aparelhagem de alta qualidade que desempenham som de alta definição podem ter diminuído, as vendas de aparelhos baratos que alcançam uma qualidade de áudio melhor e melhor – tais como aqueles vendidos em lojas de departamento – estão subindo. No outro canal: alguns consumidores de mídia que no passado teriam sido considerados audiófilos voltaram suas paixões – e holerites – para outros sistemas de execução, incluindo televisores de tela plana Brobdingnagian, home theaters e instalações audiovisuais para vários ambientes.
Não Mais Trancado em Um Só Formato
Para Jon Iverson, do website da Stereophile, os audiófilos estão para sempre se movimentando em ritmo constante – e em sincronia com – os amantes de música não tão comprometidos. “O Mercado de massa seleciona e os audiófilos aperfeiçoam,” ele diz. “A execução do vinil foi primeiro um sucesso no mercado de massa, e os audiófilos a aperfeiçoaram e ainda o fazem. Depois veio o CD e os audiófilos e as empresas de áudio high end passaram as últimas décadas aperfeiçoando tecnologia de áudio para o formato disco. Isso sempre vai ser assim;
O contragolpe de otimismo, Iverson diz, é que o mundo digital online/download é, de fato, “a maioroportunidade para audiófilos até agora.” E, à medida que os audiófilos empurram as empresas para aperfeiçoarem a audição de música via internet, a Segunda Era áurea da Audiofonia pode estar tendo sua alvorada.
“Começou meio difícil com arquivos comprimidos em MP3 e iTunes, que, pra ser franco, tem um som OK, mas não bom,” diz Iverson. “Mas o mercado de massa tem claramente aceitado a música online. E veremos esses formatos rumarem para resolução mais alta à medida que a banda larga permitir. E já estamos vendo isso com o iTunes e web sites como o HDTracks.com.”
Também há uma vasta comunidade online underground de fãs de arquivos de alta resolução que exigem tecnologia de transferência melhor e melhor para todos os tipos de música, diz Iverson. “É fascinante ver as discussões sobre qual masterização de um clássico é melhor. Existem as primeiras tiragens, remasterizações, edições especiais, versões japonesas, et Cetera, e daí muitas maneiras de transferir tais títulos em alta resolução para um disco rígido de um disco flexível.”
Iverson fica excitado com a possibilidade de a Apple introduzir iTunes de resolução mais alta. “Mais eis a questão,” ele diz. “Uma vez que não estamos mais presos a um formato físico como o LP ou CD, há bem mais flexibilidade para introduzir formatos de áudio de resolução mais alta num mundo online. Então o potencial para audiófilos é maior do que jamais foi antes para ter um formato direcionado a eles que coincida com o mercado de massa. E talvez mesmo com o equipamento de áudio de alta fidelidade que você compra em lojas de departamento e supermercados".
Cercados pelo Som
No front do home-theater, Mike Metter, editor-chefe da revista Sound + Vision, vê muitos audiófilos tornarem-se videófilos. “À medida que o boom do home theater começou a explodir de verdade, uma década atrás,” ele diz, “os audiófilos mergulharam nisso relativamente interessados, uma vez que nós também apreciamos os benefícios de assistir uma ótima imagem em uma bela tela ou televisão. Mas tudo remete a reforçar nossa paixão inerente por um ótimo som.”
Para Mettler, som bom hoje em dia é achado “ligando aparelhos de televisão de alta definição a sistemas de som surround.” Também conhecido como sistemas 5.1, a configuração de seis falantes é feita de falantes frontais esquerdos e direitos; um canal central, usado para diálogos na maioria das vezes; canais traseiros esquerdo e direito e um subwoofer – o 1 da equação – para definir a categoria de base do espectro do som. Você também pode comprar sistemas 7.1 e 11.1.
Tais conglomerações, diz Mettler, “espelham-se nos 360 graus de áudio com os quais lidamos em nossa vida cotidiana, e elas servem para enriquecer a experiência audiovisual como um todo. Pense na sensação de sentir que você está no meio da torcida barulhenta de um estádio enquanto assiste a futebol americano em alta definição. Ou ouvir um carro literalmente passar pelas caixas frontais e parar no ponto atrás de você que corresponde exatamente ao que você vê o carro fazendo na tela.”
O som Surround “faz você se sentir como se você estivesse lá,” diz Mettler, e “isso é uma das principais maneiras pelas quais o audiófilo entra em intersecção com o vídeo. Quando o A e o V estão trabalhando em conjunto, é realmente algo lindo.
‘Totalmente Obcecada por Som’
Partes do debate são apenas muito barulho para Laurie Monblatt, uma pintora e escultura da Virgínia do Norte e uma audiófila convicta. “Eu acho que eu sou o que você pode descrever como totalmente obcecada por som,” diz Monblatt. “Eu tenho tido essa doença por mais de 30 anos. Minhas aventuras sonoras começaram quanto eu tinha 15 anos; eu agora tenho 56. Eu cresci no norte do estado de Nova Jérsei e podia ser encontrada no (casa de show) Fillmore East ou o The Bottom Line, assim como em muitas outras casas, na maioria dos finais de semana.”
Ela continua, “Minha paixão por música era tremenda e permanece assim até hoje.” Vamos deixar que Monblatt descreva sua aparelhagem: “Eu tenho uma sala só pra audição em dois canais. Minha paixão é por tubos a vácuo e esse sistema consiste de um amplificador valvulado KT88, um pré-amplificador valvulado, um CD Player valvulado, um conversor digital – analógico valvulado ligado a um iMac para arquivos digitais e um maravilhoso par de falantes muito eficientes. A energia elétrica da sala vem de fontes separadas.”
Ao longo dos anos, “muitos componentes vieram e foram – tanto transistorizados como valvulados,” ela diz, “mas à medida que minha obsessão crescia, ficou óbvio para meus ouvidos que válvulas me fornecem mais do ‘lance real’ no que diz respeito à textura, vigor, amplitude e tonalidade. Eu poderia continuar e continuar...”
Cada componente em sua sala de som está estrategicamente colocado para tornar o som perfeito. As paredes são tratadas acusticamente para assegurar um ambiente de audição mais apurado.
Quando ela senta em um sofá confortável, no ponto exato onde todo o som s converge, e ela escuta a Paul McCartney cantando "Blackbird", ela consegue ouvi-lo de maneira tão perfeita que ela pode notar McCartney batendo a palma da mão contra seu apertado jeans azul. É um barulho de palma bem distinto, ela afirma, e bem diferente do que seria se Sir Paul vestisse calças de lã.
Não há equipamento de vídeo na sala de audição de modo algum. E quando Monblatt se senta no sofá, ela não lê ou manda torpedos ou conversa.
Então se você um dia quiser perguntar a Laurie Monblatt para onde foram todos os audiófilos, eis onde você provavelmente irá encontrá-la. Em seu santuário de som. Apenas ela e sua música.
Fonte desta matéria (em inglês): Site National Public Radio

Destruction: "Lemmy serve de exemplo para nós"


Schmier, vocalista da banda de thrash metal DESTRUCTION  participou de uma rápida entrevista publicada na edição de março da revista Metal Hammer, confira abaixo alguns trechos:
Destruction é um trabalho de período integral?
Schmier: São 24 horas por dia. Eu faço tudo. Eu tenho uma agência de shows, eu empresario a banda. Eu tomo conta das redes sociais. Eu faço toda a parte administrativa, para ter certeza que tudo está sendo feito corretamente. Não sou maluco por controle, apenas gosto de estar envolvido, hahaha! Mas é uma boa vida, sabe, nós vemos toda uma nova geração de jovens em nossos shows.
Após todos esses anos, o Destruction vive em grandes castelos com potes de ouro?
Schmier: Hahaha! Se você escutar o álbum e ouvir o quanto estou agressivo e irritado você vai perceber que eu ainda sou um pobre filho da mãe. De outro modo eu não seria capaz de escrever álbuns como este. Nós apenas continuaremos enquanto for possível, como Lemmy. Ele nunca se vendeu ou desistiu, com todas as dificuldades, e sua banda está mais forte do que nunca: ele serve de exemplo perfeitamente para nós.
Fonte desta matéria: Metal Hammer

Guns N' Roses: Steven Adler de volta à reabilitação


De acordo com o TMZ, Steven Adler fará parte de mais uma temporada do reality-show Celebrity Rehab With Dr. Drew. Já é a terceira vez que o baterista participa de um programa para dependentes químicos.
Além da segunda edição do Celebrity Rehab, ele fez parte do cast de Sober House. Nesse meio tempo, Steven passou um tempo em outra clínica, após ter sido penalizado judicialmente por dirigir sob efeito de substâncias ilegais.
Matéria original: Blog Van do Halen

Yves Passarell: "O público de Heavy Metal é sensacional"


No novo episódio do Wikimetal, Yves Passarell, guitarrista do Capital Inicial relembra histórias incríveis dos tempos de Viper:
Yves relembra, entre várias histórias, o encontro com Celso Barbieri que propiciou o primeiro show do Viper. Yves fala também dos desafios no Capital, dos guitarristas que foram sua fonte de inspiração e muitas histórias "das antigas" imperdíveis.
Além disso, os ouvintes podem participar da 1a. promoção oferecida pelo programa "Temporada na Estrada".
Para acessar o episódio com Yves Passarell:

Para acessar todos os episódios:
Fonte desta matéria: Wikimetal

Onslaught: assista o vídeo clipe de "Sounds of Violence"


A banda inglesa de thrash metal ONSLAUGHT lançou um vídeo clipe para "Sounds Of Violence", faixa presente no álbum "Sounds of Violence", lançado este ano pela AFM Records. Assista o vídeo clipe abaixo.
Fonte desta matéria: AFM Records

Walking With Strangers: clipe oficial de "Dead Hands"


A banda de Metalcore/Deathcore Walking With Strangers, disponibilizou no youtube o clipe oficial da música "Dead Hands".
O clipe pode ser conferido abaixo.
O video também pode ser conferido através do Myspace, onde podem ser ouvidas outras músicas do grupo:
Press-release: Walking With Strangers

AC/DC: divulgada capa do DVD "Live at River Plate"



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Essa é a capa de "Live at River Plate", novo DVD do AC/DC,gravado no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, Argentina. A data oficial de lançamento (lá fora) é 10 de maio.
O tracklist é o seguinte:
01. Rock N Roll Train
02. Hell Ain't A Bad Place To Be
03. Back In Black
04. Big Jack
05. Dirty Deeds Done Dirt Cheap
06. Shot Down In Flames
07. Thunderstruck
08. Black Ice
09. The Jack
10. Hells Bells
11. Shoot To Thrill
12. War Machine
13. Dog Eat Dog
14. You Shook Me All Night Long
15. T.N.T.
16. Whole Lotta Rosie
17. Let There Be Rock
18. Highway To Hell
19. For Those About To Rock (We Salute You)

Bônus:
* The Fan, The Roadie, The Guitar Tech & The Meat
AC/DC  Tour Animation
Matéria original: Blog Van do Halen

Children of Bodom: revelado o cover inusitado de novo disco


banda Children of Bodom informou há algum tempo que teria um cover inusitado no próximo álbum "Relentless Reckless Forever", com data prevista de lançamento no dia 09/03/2011.
O cover se trata da música "Party All The Time" do ator Eddie Murphy (sim, ele mesmo, lançou um álbum em meado dos anos 80).
O novo CD e a música vazou na internet durante essa semana, e pelo que foi visto, o cover é uma faixa-bônus da versão japonesa do álbum.
Abaixo segue o vídeo do clipe original cantada por Eddie Murphy.
O COB é conhecido por fazer releituras inusitadas. Como será que este cover soará?
Press-release: Mediaboom

Carnaval: Tudo sobre os três dias de Grito Rock!


Fomento e profissionalização da cena independente da música foram as forças motrizes que fizeram nascer em Cuiabá (MT) a primeira edição do Grito Rock, em 2003, quando o Espaço Cubo escolheu o período de Carnaval para a realização de um festival de baixo orçamento e com possibilidade de auto-gestão. Em 2004, deu-se intercâmbio em nível regional. Nos anos seguintes, o delineamento programático evidenciou-se ainda mais com a intensificação do intercâmbio e interiorização das ações.
Em 2007 e 2008, o evento é adotado como um dos projetos do Circuito Fora do Eixo. Na ocasião mais cidades entram na gestão. No primeiro ano, foram mais de 20 cidades integradas a rede do projeto; em 2008 o número saltou para 50. Em 2009, o Grito Rock atinge a marca de mais de 60 cidades e, em 2010, 80 pontos fizeram parte dessa rede.
Agora em 2011 aconcete a sua nona edição, veja aqui como foram os dias de Grito rock por todo o Brasil e fora do Brasil.
Leia mais aqui:
Versão completa desta matéria: Site do Festival Grito Rock

Dropkick Murphys: Ouça novo disco na íntegra


O Dropkick Murphys junto com o site da Spinner disponibilizaram via streaming “Going Out In Style”, o novo trabalho da banda de Celtit Punk de Boston.
O disco tem algumas participações especiais, como Fat Mike (NOFX) na faixa-título e Bruce Springsteen em “Peg O’ My Heart”. Outros destaques do álbum são as músicas “Memorial Day”, “Climbing A Chair To Bed” e “Sunday Hardcore Matinee”. O trabalho também tem espaço para sons mais calmos como “Cruel” e “Broken Hymns”.
Quem quiser ouvir “Going Out In Style” na íntegra, basta entrar no link abaixo.
Mais informações: Tenho Mais Discos Que Amigos!

Foo Fighters: "novo disco foi feito para tocar ao vivo"


Dave Grohl, o gênio divino segundo a New Music Express, falou para a revista britânica sobre a ordem das músicas de “Wasting Light”, próximo disco do Foo Fighters.
O músico disse que o álbum foi planejado como se fosse um set-list de um show ao vivo. Para ele, o novo trabalho se torna perfeito durante uma apresentação, mesmo as músicas sendo executadas na mesma ordem que o álbum.
E Grohl comenta: “Mesmo que elas «as músicas» não estivessem na mesma sequência no disco, eu acho que iríamos organizar desta forma para tocá-las”.
Agora teremos que esperar até 11 de abril, quando “Wasting Light” chega às lojas.
Mais informações: Tenho Mais Discos Que Amigos!

Sonic Youth: Thurston Moore faz cover de Guided By Voices


Uma das bandas mais antigas e influentes do cenário indie rock/rock alternativo, o Guided By Voices, ganhará um tributo que reuniná artistas como Lou Barlow (Dinosaur Jr.), Thurston Moore, Flaming Lips e Kelley Deal (The Breeders).
O álbum “Sing for Your Meat” será lançado ainda neste ano e uma de suas faixas, “Stabbing a Star“, interpretada por Thurston Moore (fundador do Sonic Youth), está disponível para audição no site da SPIN. Clique no link abaixo para conferir.
Mais informações: Tenho Mais Discos Que Amigos!

Cage The Elephant: Performance em porão de loja de discos


Um dos grupos mais comentados de atualmente, o Cage The Elephant há poucos dias esteve em Nashville para fazer mais uma de suas performances cheias de energia.
No porão da loja de discos Grimey’s, a banda tocou uma versão insana de “Indy Kidz“, terceira faixa do novíssimo segundo disco da banda, “Thank You Happy Birthday“.
O frontman Matt Shultz, que em diversas situações lembra Kurt Cobain (Nirvana), contou que essa apresentação o fez lembrar dos tempos primórdios do Cage The Elephant: “Basta voltar a fazer shows em ambientes pequenos, onde todos ficam encharcados de suor, onde pessoas ficam subindo e descendo do palco.”
Ele também disse que há bastante espaço para a banda fazer uma performance espontânea quando tocam “Indy Kidz”.
Veja a apresentação no link abaixo.
Mais informações: Tenho Mais Discos Que Amigos!

Sepultura: "Roots" em vinil de alta qualidade


Sepultura  está lançando uma edição especial de “Roots” em disco de vinil. O disco que foi lançado originalmente em 1996 e marca o último trabalho da banda com Max Cavalera traz a banda incorporando diversos elementos de música brasileira incluindo a participação de Carlinhos Brown.
Além de Carlinhos também participam Jonathan Davis, do Korn e Mike Patton.
A nova edição em vinil traz 2 discos de 180 gramas e pode ser encontrada no link abaixo.
Mais informações: Tenho Mais Discos Que Amigos!

The Strokes: Baterista dá prévia do vinil de "Angles"


Binki Shapiro, integrante do Little Joy e namorada de Fabrizio Moretti twittou uma foto onde seu amado e baterista do The Strokes mostra uma cópia do mais novo disco da banda “Angles” em vinil.
Você pode ver o tweet original no link abaixo.
Mais informações: Tenho Mais Discos Que Amigos!

Yngwie Malmsteen: virando dinheiro na terra natal?


Com objetivo de reduzir o número de moedas em circulação no mercado, o governo sueco lançará novas notas. Um dos nomes especulados para ilustrar as cédulas é o do guitarrista Yngwie Malmsteen.
O anúncio oficial sai no próximo mês.
Matéria original: Blog Van do Halen

Andreas Kisser: "O skate e a música", tema de nova coluna


Andreas Kisser, guitarrista do SEPULTURA, escreveu um novo texto em sua coluna no Yahoo!. Confira alguns trechos abaixo.
Os esportes radicais sempre tiveram uma relação bem estreita com a música, um som pra acompanhar uma sessão de skate ou curtir um DJ num campeonato de surf têm tudo a ver. Um influencia o outro e a relação sempre foi saudável. O X-Games, que é a olimpíada dos esportes radicais, mostra o quanto este segmento esportivo cresceu e o quanto é séria, e profissional, a dedicação dos atletas, produtores e patrocinadores. Num passado recente, os skatistas, por exemplo, nem atletas eram considerados. Eram sim, marginalizados e proibidos de praticarem o seu esporte em locais públicos.
Isso começou a mudar principalmente no começo da década de 80, quando verdadeiros monstros do esporte começaram a aparecer, trazendo cada vez mais admiradores para as piscinas vazias das mansões americanas, e quando bandas das garagens californianas começaram a usar o skate como inspiração para letras e sons. Sem dúvida a música foi o carro-chefe que ajudou o skate a se tornar um esporte popular no mundo inteiro.
Eu comecei a escutar bandas que falavam do skate quando entrei no Sepultura, no começo de 1987. Os irmãos Cavalera, principalmente o Iggor que praticava o skate em Belo Horizonte, curtiam muito bandas como D.R.I., Dead Kennedys e Suicidal Tendencies, ou ST. O ST é a banda que mais representa o skate music, não só nas letras e na maneira de tocar mas na maneira de se vestir e de viver também. Eles realmente eram parte daquela pequena tribo que começou com tudo.
Confira a matéria na íntegra no link abaixo.
Mais informações: Yahoo!

Anneke: ex-The Gathering em projeto acústico do Maiden


ANNEKE VAN GIERSBERGEN, ex-vocalista da banda THE GATHERING, irá juntar-se ao MAIDEN UNITED, o novo projeto do IRON MAIDEN  que executa canções da banda com novos arranjos acústicos. A vocalista participará da turnê holandesa da banda, em abril, e no festival Wacken Open Air em Wacken, Alemanha, em agosto.
Para ver a matéria na íntegra acesse o Rocksblog.
Fonte desta matéria: Rocksblog

Scar Symmetry: amostra do álbum "The Unseen Empire"


A Nuclear Blast disponibilizou para audição no YouTube a faixa "Illuminoid Dream Sequence", segunda faixa de "The Unseen Empire", novo álbum do SCAR SYMMETRY, que será lançado na Europa no dia 15 de abril e nos EUA no dia 17 de maio. Confira a música abaixo.
Fonte desta matéria: Nuclear Blast Europe

Triumph of Metal: vídeos da 4ª edição disponíveis online


A organização do TRIUMPH OF METAL FESTIVALdisponibilizou recentemente no Youtube vários vídeos de sua 4ª edição que rolou em 2010. O evento, que contou com a apresentação das bandas: PAUL DI’ANNO (Ex Iron Maiden), CHAKAL (MG), SCELERATA (RS), EVIL EYES (Dio Cover – SP) e SILENT HALL (MG), foi realizado no Clube Fernão Dias na cidade de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais.
Fazendo sua estréia pelos palcos sulmineiros no festival, PAUL DI’ANNO apresentou durante seu marcante show vários sucessos de sua carreira solo, além de muitos clássicos da Donzela de Ferro eternizados com sua voz, destacando-se a execução na íntegra do debut “Iron Maiden” (1980).
Além do vocalista inglês, outra lenda da música pesada, o CHAKAL, também fez sua estréia pela região e mostrou como se faz um Thrash Metal trabalhado, empolgante e agressivo. Ressalta-se ainda as ótimas apresentações das bandas SILENT HALL, SCELERATA e EVIL EYES que também deixaram uma excelente impressão nos bangers presentes, com destaque para esse último que possui em sua formação músicos consagrados na cena, como João Luiz (King Bird) e Amílcar Cristófaro (Torture Squad).
Apesar de não possuírem qualidade profissional, os vídeos postados de certa forma conseguem capturar a atmosfera do evento e valem como registro desta 4ª edição.
(A relação dos vídeos pode ser conferida no fim desta nota).
O TRIUMPH OF METAL FESTIVAL vem sendo realizado desde o ano 2000 na referida cidade mineira, e já contou, além das citadas acima, com várias importantes bandas da cena nacional como Torture Squad, Attomica, Leviaethan, Fates Prophecy, Executer, Corpse Grinder, Tuatha de Danann, Holy Sagga, Hell Trucker, Punishment, Lothloryen e outras.
O evento é hoje considerado um dos mais importantes festivais de Heavy Metal do interior do estado de Minas Gerais e no último dia 26/02/11 o projeto de sua 5ª edição conseguiu ser aprovado pela Lei Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura.
Com base nessa aprovação a organização, que é formada pela parceria entre a Stonehenge Produções, Marcel Castro Produções e CHCM Prod., deu inicio a diversas negociações com vários empresários, patrocinadores e outros, com o intuito de viabilizar a realização da 5ª edição do TRIUMPH OF METAL FESTIVAL em 2011.
Contato com a produção:
triumphofmetalfestival@yahoo.com.br

VIDEOS DO 4º TRIUMPH OF METAL FESTIVAL - 2010
PAUL DI’ANNO – “Faith Healer”:
PAUL DI’ANNO – “Running Free”:
PAUL DI’ANNO – “Remember Tomorrow”:
CHAKAL – “War Drums”:
CHAKAL – “Jason Lives”:
SILENT HALL – “Run To The Hills”:
Canal do evento no Youtube, com vídeos de todas as edições:

Rolling Stones: fotos raras de momentos íntimos da banda


Em novembro de 2010 foi lançado o livro “The Lost Rolling Stones Photographs: The Bob Bonis Archive, 1964-1966“, que, conforme o nome sugere, é recheado com fotografias raríssimas dos Rolling Stones.
As fotos, clicadas pelo gerente de turnê Bob Bonis, registram a ascensão da banda desde sua chegada aos Estados Unidos em 1964 (quando ainda eram praticamente apenas mais uma banda no país), até sua “explosão” em 1966.
Algumas dessas fotografias foram postadas pela Spin e você as confere no link abaixo.
Mais informações: Tenho Mais Discos Que Amigos!

Trent Reznor: projetos no cinema, NIN e How To Destroy


Trent Reznor postou uma mensagem no fórum oficial do Nine Inch Nails contando um pouco dos seus futuros projetos, que incluem um novo disco da banda e do How To Destroy Angels, e sua estréia nos cinemas.
Após ganhar o Oscar de Melhor Trilha Sonora com “A Rede Social”, o músico já se prepara para criar outra. Fazendo novamente uma parceria com Atticus Ross, eles estão compondo as músicas de “The Girl WIth the Dragon Tattoo”, próximo filme do diretor David Fincher, previsto para ser lançado no final deste ano.
E ainda falando de Cinema, Reznor disse que realmente irá atuar no longa “Abraham Lincoln: Vampire Hunter”, que está sendo feito por Timur Bekmambetov e Tim Burton. E além de interpretar, o vocalista já foi escalado para fazer a trilha sonora também. Parece que o cara gostou de criar músicas para filmes.
Agora no mundo da música, as novidades também são boas. Reznor fez questão de dizer que Nine Inch Nails não está morto, e que será o próximo trabalho no qual ele irá focar. Enquanto isto, o How To Destroy Angels vai acertando os últimos detalhes para lançar o primeiro full-length, previsto para sair no segundo semestre deste ano.
Confira o post completo e original no link abaixo.
Mais informações: Tenho Mais Discos Que Amigos!

Pastore: confira video de música ao vivo


Confira a faixa títutlo do novo álbum da banda PASTORE, encabeçada pelo vocalista MARIO PASTORE, "The Price For The Human Sins".
show foi realizado no último dia 06 de março no Manifesto Rock Bar em São Paulo.
Matéria original: Youtube

Mastodon: arte gráfica de novo CD/DVD ao vivo


A data de lançamento do novo CD/DVD ao vivo da banda MASTODON se aproxima: 15/03/2011.
A capa do álbum foi revelada esta semana e pode ser conferida abaixo:
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O CD/DVD contém um show realizado em Chicago em 2009, que consta com o último álbum da banda "Crack the Skye" na íntegra, outras músicas do seu catálogo e ainda um cover.
Tracklist:
1. Oblivion 
2. Divinations 
3. Quintessence 
4. The Czar 
5. Ghost Of Karelia 
6. Crack The Skye 
7. The Last Baron 
8. Circle Of Cysquatch 
9. Aqua Dementia 
10. Where Strides The Behemoth 
11. Mother Puncher 
12. The Bit (Melvins cover)
Press-release: Metal Archives

Andreas Kisser: substituindo Scott Ian em show do Big Four


O guitarrista do Sepultura, Andreas Kisser, substituirá o também guitarrista Scott Ian em shows da turnê do Big Four, segundo ele postou em seu twitter.
"É verdade, vou substituir o Scott Ian em Julho, a mulher dele vai ter um filho na época, uns 8 shows, incl. Sonisphere Big4".
Foto da chamada: Roberta Forster
Fonte desta matéria: Twiiter

Alice In Chains: morre baixista da formação clássica


Mike Starr (nome de batismo: Michael Christopher Starr), 44 anos, foi declarado morto hoje, terça-feira 8 de março. Mike, nascido no Havai, foi baixista da formação clássica doALICE IN CHAINS, participando da banda de 1987 a 1993, quando contribuiu para os clássicos discos ‘Facelift’, ‘Sap’ e ‘Dirt’.
O envolvimento alarmante de Starr com as drogas – algo que amaldiçoou a trajetória do ALICE IN CHAINS, que perdeu o vocalista Layne Stanley para o vício em heroína – impediu-o de continuar sua promissora trajetória. Em 2001, ele lançou uma autobiografia, Unchained: The Story Of Mike Starr And His Rise And Fall In Alice In Chains.
Starr apareceu na terceira temporada de ‘Celebrity Rehab’ em 2009 – e foi preso mês passado por posse de substância controlada. Os policiais de Salt Lake City disseram que ele tinha 6 comprimidos de Xanax e 6 analgésicos Opana quando foi detido.
O pai de Mike descreve o fato como “um terrível choque e tragédia”
Mais detalhes por vir.
Fonte desta matéria: TMZ

Fabio Massari: "Outros carnavais", título de nova coluna


Fabio Massari, jornalista e ex-VJ da MTV Brasil, escreveu nova matéria em sua coluna no Yahoo! Confira abaixo alguns trechos.
Outros carnavais
Um recorte no curioso bloco das bandas “carnavalescas” – cada um na sua folia e um rápido desfile de discos eletrizantes e fantásticos. “Carnival of sorts”, como diz o REM.
Carnival Of Fools
Não fosse a caprichada coletânea lançada pela V2/Sony em 2003, Blues Get Off Of My Shoulder – The Anthology, é bem provável que a banda de Milão Carnival Of Fools fosse lembrada apenas como aquela da dramática versão do Joy Division, eventualmente como nome esperto a ser citado quando o assunto for o rock underground italiano – no miolo daquela estranha categoria do muita gente até pode ter ouvido falar, mas (infelizmente) poucos de fato tiveram o prazer de ouvir.
Lançado em 1993, o segundo registro em longa duração Towards The Lighted Town foi o primeiro no formato CD e, apesar de revelar banda mais madura tecnicamente sem prejuízo das qualidades mais viscerais (e apesar da bela versão de “Fly”, de Nick Drake), não provocou grandes comoções num mercado que, naquele momento, passava por intensas transformações artísticas e estruturais (proliferação – bastante organizada – de selos, festivais e modos de comunicação alternativos).
Os fundamentais primeiros discos, lançados apenas em vinil pela legendária e desbravadora etiqueta Vox Pop, simplesmente desapareceram. Com aura quase mitológica, passaram a circular depois em gravações alternativas – das magnéticas às digitais.
Com nome inspirado em poesia da musa Patti Smith, os Carnival Of Fools de Mauro Ermanno “Gio” Giovanardi debutaram em grande estilo com o EP Blues Get Off My Shoulder, em 1989; o primeiro álbum, Religious Folk, saiu em 1992. Caíram na estrada, circularam pela Europa, dividiram o palco com figuras ilustres e fizeram sua história a partir da circulação dessas bolachas incríveis e seu grooves intoxicantes. Pequenas gemas de gospel irascível escola Nick Cave, de quem abriram algumas datas italianas. Ambos lançados em tiragens pequenas pela Vox Pop, figuram dentre as peças mais colecionáveis do período.
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Mais informações: Yahoo!

Demonaz: “March of the Norse”, arte da capa revelada


Foi revelada a arte da capa do trabalho solo do lendário ex-guitarrista do Immortal, Demonaz, chamado "March Of The Norse".
O album será lançado no dia 1º de abril na Europa pela Nuclear Blast.
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Fonte desta matéria: Metal Riot

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