12 de fevereiro de 2011

Ritmo Total (Drumline)







Ambientado no vibrante mundo das bandas em marcha americanas e de suas fantásticas apresentações, Ritmo Total é uma comédia cativante sobre um adolescente convencido que acha que pode levar a banda em marcha de sua escola à vitória. Ele é o melhor talento nato que sua faculdade já teve, mas não se dá bem nesse novo mundo por causa de sua personalidade individualista. Devon logo descobre - da maneira mais difícil - que é necessário mais do que talento para atingir o sucesso.


  • Informações Técnicas
    Título no Brasil:  Ritmo Total
    Título Original:  Drumline
    País de Origem:  EUA
    Gênero:  Comédia / Drama
    Classificação etária: Livre
    Tempo de Duração: 118 minutos
    Ano de Lançamento:  2002
    Site Oficial:  
    Estúdio/Distrib.:  Fox Filmes
    Direção:  Charles Stone III
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  • Elenco
    Nick Cannon ... Devon Miles
    Zoe Saldana ... Laila
    Orlando Jones ... Dr. Lee
    Leonard Roberts ... Sean Taylor
    GQ ... Jayson
    Jason Weaver ... Ernest
    Earl Poitier ... Charles
    Candace Carey ... Diedre
    Shay Roundtree ... Big Rob
    Miguel A. Gaetan ... Trey
    J. Anthony Brown ... Sr. Wade
    Afemo Omilami ... President Wagner
    Angela Elayne Gibbs ... Dorothy Miles
    Tyreese Burnett ... Henry
    Brandon Hirsch ... Buck Wild
    Omar J. Dorsey ... James
    Al Wiggins ... Principal
    Nicholas B. Thomas ... Pooh Bear
    Petey Pablo ... O Próprio
    Stuart Scott ... Fox Sports Commentator
    Courtney James Stewart ... Student #1
    Von Coulter ... Devon Miles Sr.
    Jason Sims-Prewitt ... Trumpet Section Leader
    George A. Peters II ... Sax Section Leader
    Gary Yates ... Coach Ellison
    Rob Cleveland ... Music Professor
    Enoch King ... Tuba Section Leader
    A.J. ... BET Announcer #1
    Free ... BET Announcer #2
    Reggie Gay ... Morris Brown Announcer
    Ryan Cameron ... A&T Announcer
    Blu Cantrell ... National Anthem Singer
    Erin Brantley ... Dancer
    Kiara Nicole Ely ... Dancer
    Stacey A. Fann ... Dancer
    Christy Gamble ... Dancer
    Brianne Landry ... Dancer
    Pauline S. Lewis ... Dancer
    Glenda Morton ... Dancer
    Shamea Morton ... Dancer
    Jenear Wimbley ... Dancer
    Tracie Wright ... Homecoming Queen
    Emmy Collins ... Football Fanatic
    Aimee Davis ... News Reporter
    Jayson Frederick ... TV News Reporter
    Gerrit Hamilton ... Reporter
    Grant Blanks Kristol ... Hispanic Subway women
    Joe Pierce ... Newsreporter
    Alexis Rousseau ... Alumni
    Nickie Thomas ... Student Fan
    Steve Warren ... Press Photographer 
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  • Trilha Sonora
    “Pomp e Circumstance March No. 1” 
    Escrita por Edward Elgar

    “I Believe I Can Fly” 
    Escrita por R. Kelly

    “Uh Oh” 
    Escrita por Dallas Austin e Kandi 
    Interpretada por Monica Monica appears 

    “Hit 'em Up Style” 
    Escrita por Dallas Austin 
    Interpretada por Morris Brown Marching Band

    “Club Banger” 
    Escrita por Moses Barrett III e Bernard Edwards 
    Interpretada por Petey Pablo

    “Let's Go” 
    Escrita por Maurice Young, Lasana Smith, Mark Seymour, Corey Evans e Ted Lucas 
    Interpretada por Trick Daddy featuring Duece Poppi, Tre + 6 & Unda Presha Trick Daddy, Duece Poppi, Tre + 6 e Unda Presha perform 

    “When the Saints Go Marching In” 
    Escrita por Katharine E. Purvis e James M. Black 
    Interpretada por James Seda, Nicholas Thomas e Trayon Hall

    “When the Saints Go Marching In” 
    Escrita por Katharine E. Purvis e James M. Black 
    Interpretada por Cleophus Robinson

    “Short & Sweet” 
    Escrita por Demetrius Hubert e Keith Sailor

    “I Want a Girl Like You” 
    Escrita por Dallas Austin, Jason Phillips, Joe Thomas, Jolyon Skinner, Lawrence Smith, John Fletcher e Jalil Hutchins 
    Interpretada por Joe featuring Jadakiss (Contains portions of the composition "I'm a Ho") Joe appears Jadakiss appears

    “Training Cadence” 
    Escrita por Demetrius Hubert e Keith Sailor 
    Interpretada por Crab Drumline

    “What You Waitin' For” 
    Escrita por Nivea Hamilton, Ralph Kearns, James Maynes e Steve White 
    Interpretada por Nivea

    “Woke Up This Morning” Traditional

    “Waffle House” 
    Escrita por Demetrius Hubert e Keith Sailor 
    Interpretada por A&T Drumline (The Senate)

    “Look Ka Py Py” 
    Escrita por Joseph Modeliste, Arthur L. Neville, Leo Nocentelli e George Joseph Porter 
    Interpretada por The Meters

    “You Can Find Me” 
    Escrita por Moses Barrett III e Brian Kidd 
    Interpretada por Petey Pablo

    “Blowin' Me Up (With Her Love)” 
    Escrita por Dallas Austin e JC Chasez 
    Interpretada por JC Chasez JC Chasez appears 

    “Final Rudimental Solo” 
    Escrita por Dave Black e Sandy Feldstein

    “It's a Man's Man's Man's World” 
    Escrita por James Brown e Betty Newsome 
    Interpretada por James Brown

    “Cheese Grits” 
    Escrita por Demetrius Hubert e Keith Sailor 
    Interpretada por A&T Drumline (The Senate)

    “In the Stone” 
    Escrita por Allee Willis, David W. Foster e Maurice White 
    Interpretada por Earth Wind & Fire

    “Staff” 
    Escrita por Demetrius Hubert e Keith Sailor 
    Interpretada por A&T Drumline (The Senate)

    “Drum Polish Rap” 
    Escrita por Nick Cannon e Charles Stone

    “In the Stone” 
    Escrita por Allee Willis, David W. Foster e Maurice White 
    Interpretada por A&T Marching Band

    “Buster” 
    Escrita por Demetrius Hubert e Keith Sailor 
    Interpretada por A&T Drumline (The Senate)

    “I'm Scared of You” 
    Escrita por Nick Cannon, Kwame, Clarence Hutchinson, Ron Lawrence e Sam Sweet 
    Interpretada por Nick Cannon (Contains elements from "Suns Gonna Shine Again" 
    Interpretada por Ray Charles

    “Faithful to You” 
    Escrita por Syleena Johnson e Dwayne Bastiany 
    Interpretada por Syleena Johnson

    “Peanuts” 
    Escrita por Brian Scott, Kenneth Anthony, Melvin Adams, Ronald Wilson, Vito Tisdale, William Hughes e James Chambers 
    Interpretada por Nappy Roots

    “Sorority e Fraternity Chants” 
    Escrita por James Berry

    “Butterflyz” 
    Escrita e Interpretada por Alicia Keys

    “I Can Do Better” 
    Escrita por Zuri Craig, Jeffrey Lewis, Marquis Moss, Forrest Rogers, Ralph Kearns e James Maynes 
    Interpretada por Sol

    “Apache” 
    Escrita por Jerry Lordan 
    Interpretada por Morris Brown Marching Band

    “Flight of the Bumblebee” 
    Escrita por Nikolay Rimsky-Korsakov 
    Interpretada por A&T Marching Band

    “The 900 Number” 
    Escrita por Mark James 
    Interpretada por Morris Brown Marching Band

    “The Hole” From the Cadence "The Sequence" 
    Escrita por Henry Gilliam 
    Interpretada por Morris Brown Drumline

    “Johnny Soul” 
    Escrita por Johnny Barkley 
    Interpretada por Morris Brown Drumline

    “Simple” 
    Escrita por Deodrick Jackson 
    Interpretada por Morris Brown Drumline

    “King's Motorcade” 
    Escrita por Nile Rodgers 
    Interpretada por A&T Marching Band

    “Phunk-a-Delic (Part 1)” 
    Escrita por Aaron Bentley e Cecil Houston 
    Interpretada por Clark Atlantic University Drumline

    “Tag” 
    Escrita por Demetrius Hubert e Keith Sailor 
    Interpretada por A&T Drumline (The Senate)

    “Challenge (Part II)” 
    Escrita por Pharroll Floyd, Darroll Floyd e Saquon Boyd 
    Interpretada por Clark Atlantic University Drumline

    “Discipline” 
    Escrita por Demetrius Hubert e Keith Sailor 
    Interpretada por A&T Drumline (The Senate)

    “Halo” 
    Escrita por Deodrick Jackson 
    Interpretada por Morris Brown Drumline

    “My Own Thing” 
    Escrita por Raheem DeVaghn, Curtis Leon Williams, Bobby Terry, Cliff Jones e Jerry Vines 
    Interpretada por Raheen DeVaghn

    “Funkyard” 
    Escrita por Wilbert Arnold, Jack Cruz, Tom Fitzpatrick e Luca Fredericksen 
    Interpretada por Walter Washington & The Roadmasters

    “Trash Talk” 
    Escrita por Deodrick Jackson e Jason Price

    “Been Away” 
    Escrita por Dallas Austin, KAreem Savage, Arthur 'T-Boy' Ross e Leon Ware 
    Interpretada por Q the Kid featuring Jermaine Dupri (Contains elements from "I Wanna Be Where You Are" 
    Interpretada por Michael Jackson Q the Kid appears Jermaine Dupri appears 

    “O.P. (Oscar Pettiford)” 
    Escrita por Charles Mingus 
    Interpretada por The Mingus Big Band

    “I Want You Back” 
    Escrita por Freddie Perren, Fonce Mizell, Berry Gordy e Deke Richards 
    Interpretada por Jackson 5

    “Shout It Out” 
    Escrita por Dallas Austin, Jasper Cameron, Todd Anthony Shaw, Bun B, Hal Davis, Donald E. Fletcher e Dean Parks 
    Interpretada por Todd Anthony Shaw e Bun B (of UGK) Entertainment/Noontime Inc. (Contains portions of the composition "Dancing Machine") Too Short e Bun B (of UGK) appear 

    “A&T Warm Up” 
    Escrita por Nicholas Thomas 
    Interpretada por A&T Marching Band

    “Star Spangled Banner” 
    Escrita por Francis Scott Key 
    Interpretada por Blu Cantrell Blu Cantrell appears 

    “Bouncin' Back (Bumpin Me Against the Wall)” 
    Escrita por Chad Hugo, Pharrell Williams e Mystikal 
    Interpretada por Grambling State University Marching Band

    “Let's Go” 
    Escrita por Maurice Young, Lasana Smith, Mark Seymour, Corey Evans e Ted Lucas 
    Interpretada por Bethune Cookman College Marching Band

    “Clark Atlantic University Halftime Fanfare” 
    Escrita por Cedric Young 
    Interpretada por Clark Atlantic University Marching Band

    “Waiting for Tonight” 
    Escrita por Maria Christensen, Michael Garvin e Phil Temple 
    Interpretada por Clark Atlantic University Marching Band

    “Raise Up/I Told Y'All” 
    Escrita por Moses Barrett III e Tim Mosley 
    Interpretada por Morris Brown Marching Band featuring special guest Petey Pablo Petey Pablo appears 

    “Can You Feel It” 
    Escrita por Michael Jackson e Jackie Jackson 
    Interpretada por A&T Marching Band

    “I Want You Back” 
    Escrita por Berry Gordy, Fonce Mizell, Freddie Perren, Deke Richards 
    Interpretada por A&T Marching Band

    “Shout It Out March” 
    Escrita por Dallas Austin, Jasper Cameron, Hal Davis, Donald E. Fletcher e Dean Parks 
    Interpretada por A&T Marching Band (Contains portions of the composition "Dancing Machine")

    “Destruction” 
    Escrita por Deodrick Jackson e James Riles III 
    Interpretada por Morris Brown Drumline

    “No Draws” 
    Escrita por Demetrius Hubert e Keith Sailor 
    Interpretada por A&T Drumline (The Senate)

    “X-Factor” 
    Escrita por Jahleel Eli 
    Interpretada por Morris Brown Drumline

    “Hot Sauce” 
    Escrita por Demetrius Hubert e Keith Sailor 
    Interpretada por A&T Drumline (The Senate)

    “Funky Drummer/Devon's Revenge” 
    Escrita por Demetrius Hubert e Keith Sailor 
    Interpretada por A&T Drumline (The Senate)

    “Uh Oh” 
    Escrita por Dallas Austin e Kandi 
    Interpretada por Morris Brown Marching Band

Parte 01 - A História do Trem


Afora a lucidez de uma pequena parcela de hippies, nome que deriva da gíria beatnick "hip" para determinar alguém consciente ou "por dentro das coisas", a grande nação hippie, na prática, era bastante alienada, apesar do seu discurso sobre "uma consciência universal". Como confirmaria John Lennon no final daquela década, com iluminada precisão, "O sonho acabou." Quanto ao quinhão dos Rolling Stones, qual a sua parte e como é que tudo iniciou?
A História do Trem
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A dupla Jagger e Richards começou em uma manhã de Outubro no ano de 1960, quando Keith Richards reparou um garoto na estação de trem em Dartford com discos debaixo do braço. Em uma época em que a industria fonográfica sobrevivia basicamente por causa dos compactos, pois LP's eram raros de se achar e caros para se comprar, fica então fácil entender porque Keith foi atraído pelos discos como que metal por um imã. Ele imediatamente reconheceu que o rapaz que segurava os álbuns The Best of Muddy Waters e One Dozen Berries de Chuck Berry, entre outros, era ninguém menos que Michael, seu velho amigo dos tempos de jardim de infância. Não fossem os discos, ele provavelmente teria dito no máximo um "olá" de longe. Mas por causa dos LP's, Keith não titubeou, "Bom vê-lo, Mick. Onde você arrumou os discos"? Se tornariam praticamente inseparáveis a partir daí.
Praticamente todas as crianças da sua idade no Reino Unido sofreram um choque com o filme Rock Around The Clock. Michael Phillip Jagger, filho de um instrutor de ginástica e uma imigrante Australiana, foi afetado por aquela música. Pouco depois, aos 13 anos de idade, quando skiffle se tornou uma mania entre os adolescentes, Mick começou a andar com Dick Taylor, um colega de classe que tocava violão e, como ele, gostava de rhythm n' blues. Tocavam skiffle, rock n' roll e o que estivesse nas paradas de sucesso daquela semana. Mick, que então ainda era apenas Michael ou Mike, era bom aluno, querido pelo seus professores, e não tinha um pingo de rebeldia dentro dele. Pelo contrario, era extremamente passivo às exigências dos mais velhos, como Taylor bem recorda. Ele era igual a qualquer outro menino, fora o fato de ser irrequieto e ter uma incrível capacidade de observar e imitar praticamente qualquer pessoa. Essa habilidade foi mais tarde direcionada aos cantores nos discos que ele ouvia. Assim, com duas ou três audições, Michael era capaz de cantar uma canção com toda letra correta e as entonações idênticas ao artista que ele acabara de ouvir. Outro dom que demonstrava ter, e que causava admiração nos colegas, era sua capacidade de convencer as meninas a irem com ele para o matinho, para as usuais descobertas de adolescentes.
Dick Taylor, por outro lado, não tinha um maior compromisso com os estudos e por causa disso acabou tendo que mudar de escola, indo para a Sidcup Art School, um antro de alunos problemáticos. A instituição tinha como maior preocupação manter os adolescentes fora das ruas. No ano seguinte, ele conheceria o novato da turma, de nome Keith Richards, chamado por todos de Ricky.
Keith Richards é cinco meses mais novo que Mick. Em Fevereiro de 1951, aos seis anos de idade, os dois se conheceram no jardim de infância, sendo amigos, além de vizinhos. Mick, comentando sobre essa época, recorda que Keith já falava claramente que queria ser um cowboy como Roy Rogers e tocar um violão. Depois a família Jagger se mudou para outra parte de Dartford e o contato se perdeu. Seu pai era um engenheiro, e queria que seu filho seguisse a sua carreira. Mas Keith nunca quis nada com escola. Em 1957 foi escoteiro, mas não aceitou a disciplina e logo saiu. Sempre foi lembrado como um garoto perigoso, daqueles que as mães mandam evitar. Foi expulso de duas escolas antes de parar na Sidcup Art School.
Nunca se interessou por nada até assistir Rock Around The Clock. De novo, é a música que impulsiona seu interesse, e logo percebe que poderia tocar aquele tipo de música se tentasse. Aos quinze anos ganhou seu primeiro violão. Seu avô nos anos trinta era membro de uma Big Band, portanto Keith foi direto a ele implorar aulas. Uma vez entendendo os fundamentos mais rudimentares do instrumento sentou e malhou o violão até aprender a dominá-lo. Em pouco tempo estava tocando Chuck Berry, nota por nota. Era fã incondicional também de Elvis Presley e Little Richard. Na escola nova, andava sempre vestido de camisa púrpura de mangas compridas e jeans, sapatos pontiagudos e uma jaqueta jeans. Tudo sempre desarrumado. Gostava de furtar coisas das lojas e arrumar brigas. Outro detalhe é que vez por outra tomava comprimidos de Midol, um relaxante, só de onda. Foi na escola, especificamente no banheiro, que conheceu Dick Taylor, que ia às aulas levando seu violão para tocar no pátio. Dick e Keith se tornaram grandes amigos e começaram a tocar juntos. Depois, com mais outro colega, Michael Ross, decidiram formar uma banda de country & western.
Após a abordagem no trem, Keith foi convidado por Mick a visitá-lo em casa para ouvir toda sua coleção de discos. Depois deste encontro, Keith procurou Dick para falar dos discos que ouvira na casa deste velho amigo e descobre que todos se conhecem a anos. Resolveram então tocar juntos, ora na casa do Mick, ora de Dick. Em tempo juntou-se ao trio Bob Beckwith e Allen Etherington. Keith começou a fazer a cabeça das pessoas para seus heróis, Chuck Berry e Bo Diddley, como também da possibilidade de ganhar dinheiro no futuro, tocando essas músicas. Ninguém levou a hipótese do colega muito a sério.
Os Blues Boys
Mick acabou batizando o grupo de Little Boy Blue and The Blue Boys. Não havia muitas pessoas que ouvissem blues na Inglaterra nesta época, e foi uma surpresa e tanto quando, no final de Março de 1962, Keith Richards e Dick Taylor abriram o jornal Melody Makers e acharam o anúncio de uma banda de blues que tocava todo sábado à noite em um clube em Ealing. Allen pediu o carro emprestado ao seu pai e levou a tropa para assistir Alexis Korner & the Blues Incorporated, talvez a primeira banda de blues inglês de qualidade a se destacar. Anos mais tarde, em retrospecto, Alexis Korner, seria chamado de "o grande pai do blues branco inglês", definição e glória que ele nega. Ficaram extasiados com o show e poucos dias depois estavam gravando uma fita demo para mandar para Alexis. Foram gravadas as canções "Around And Around", "La Bamba", "Reelin' And Rockin' " e "Bright Lights, Big City". Um detalhe é que a versão de Mick de "La Bamba" estava repleta de palavras em pseudo-espanhol, palavras que soavam espanhol sem serem palavras de verdade. Fizeram um embrulho e mandaram a fita pelo correio.
Naquela mesma semana, no dia 07 de Abril, antes da fita chegar ao seu destino, voltaram ao clube como passariam a fazer todos os sábados. Mas aos poucos, eles se mostravam mais críticos em relação ao blues que estava sendo tocado ali. O Blues Incorporated apresentava blues pelo seu lado mais jazzístico e a cada vez que o saxofone solava, todos na mesa ficavam deprimidos. "Parece coisa de Big Band" resmunga Keith. Mas foi quando Cyril Davis anuncia Paul Jones para cantar "Dust My Broom", uma música de Elmore James, que o mundo passou a girar diferente. Não que Paul Jones tivesse cantado assim tão espetacularmente. Mick prestou muita atenção pois este número era um dos seus favoritos, e achou a versão de Paul um pouco mais comercial do que a sua com os Blues Boys. Mas o acompanhamento de slide guitar foi como ninguém nunca ouvira antes. Lá estava um loiro, da idade deles, tocando igualzinho a Elmore James. Keith, que nunca vira alguém tocando slide antes, ficou tão atordoado com a execução que logo que a música acabou, subiu no palco e trouxe o loirinho para beber com eles à sua mesa. Assim conhecem Brian Jones.