27 de janeiro de 2011

Rock in Rio: as atrações do dia dedicado ao Pop


O público que comparecer ao primeiro dia do Rock in Rio terá a oportunidade de assistir quatro das maiores estrelas da cena pop internacional e nacional. Dia 23 de setembro, o Palco Mundo recebe o ícone britânico Elton John, as novas divas Katy Perry, dos Estados Unidos, e Rihanna, de Barbados – as duas pela primeira vez no Brasil –, e a brasileira Claudia Leitte. Posteriormente, será anunciado um show especial para abertura oficial do evento nesta mesma data. Quem quiser ficar informado pode acompanhar tudo por meio do site e das redes sociais do Rock in Rio, como Twitter – que já conta com mais de 122 mil seguidores –, Facebook (114 mil fãs) e Orkut (38 mil membros), entre outras.
Elton John
Elton John tem um apetite tão grande por novos desafios que é difícil resumir seu currículo. É cantor, compositor, hitmaker, ganhador de prêmios como Grammy, Oscar, Tony e BRIT, filantropo, Sir condecorado pela Rainha da Inglaterra e, recentemente, até mesmo editor-chefe de jornal The Independent no Dia Mundial da Luta Contra a Aids -, além, é claro, de um dos maiores vendedores de álbuns da história da música, com mais de 250 milhões de discos comercializados no mundo inteiro, 35 Discos de Ouro e 25 de Platina.
Em seus mais de quarenta anos de estrada, Elton John não desperdiçou um dia de trabalho, se transformando em um dos maiores astros internacionais da música, aclamado tanto pela crítica quanto pelo público. O sucesso veio no fim 1970 e início de 71, com o seu segundo álbum, Elton John, que, capitaneado por “Your Song”, projetou o músico internacionalmente. Esse era apenas o começo de uma longa carreira, que, de 1970 a 1995, veria John emplacar pelo menos um hit por ano no Top 40 da parada da Billboard. Entre os clássicos do cantor estão “Rocket Man”, “Tiny Dancer”, “Goodbye Yellow Brick Road’, “Nikita”, “Don't Let the Sun Go Down On Me”, “Sorry Seems to be the Hardest Word”, “Sacrifice”, “I Guess That's Why They Call It The Blues”, “I'm Still Standing” e “Candle In The Wind” – que, originalmente composta para Marilyn Monroe, foi transformada em hino para a Princesa Diana no ano de sua morte, em 1997. Do seu extenso currículo, ainda vale destacar trabalhos como a coautoria e participação na canção “Whatever Gets You Through The Night”, de John Lennon, em 1974, a trilha sonora da versão da Disney para O Rei Leão (1994) composta em parceria com o letrista Tim Rice – “Can You Feel The Love Tonight” rendeu a John seu primeiro Oscar por Melhor Canção Original –, a trilha do musical Billy Elliot, entre muitos outros. Em outubro do ano passado, Elton John lançou em colaboração com o lendário músico americano Leon Russel o CD The Union. Produzido pelo premiado T Bone Burnett, o álbum marca a primeira vez que os dois ícones trabalham juntos desde 1970 e traz composições de John com o letrista e parceiro de longa data Bernie Taupin, além de participações especiais de Neil Young e Brian Wilson.
Os números de vendas dos produtos do Elton John no país comprovam o sucesso do britânico entre o público brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD), o músico já conquistou um Disco de Platina e seis de Ouro (o mais recente em 2009, com mais de 30 mil cópias comercializadas da coletânea Rocket Man), além de três certificações de ouro e três de platina com DVDs.
Música e muito mais
Com cada dia destinado a um estilo, o Rock in Rio é um festival para todas as tribos. A lista de nomes já confirmados pela organização para o Palco Mundo inclui: Red Hot Chili Peppers, Coldplay, Snow Patrol, Stone Sour, Metallica, Motörhead, Slipknot, Coheed and Cambria, Capital Inicial, Skank e NX Zero. Já o Palco Sunset, que receberá todos os dias quatro encontros especiais entre artistas consagrados e novos nomes da cena musical nacional e internacional, tem confirmado no line-up Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes, que se apresentarão juntos em data a ser definida, SepulturaAngra, Tulipa Ruiz, Cidadão Instigado, Marcelo Camelo, Orkestra Rumpilezz e Céu, que terão os seus parceiros e datas anunciados nos próximos meses. Novas atrações serão divulgadas em breve, reunindo mais uma vez os maiores nomes do rock e do pop mundial ― nacionais e estrangeiros, clássicos e contemporâneos ―, no maior evento de entretenimento e música do planeta. Serão 14 horas de festa por dia, com shows no Palco Mundo, Sunset, Eletrônica, Rock Street, e ainda roda-gigante, montanha russa, free fall, tirolesa, um shopping com 30 lojas, entre muitas outras novidades que transformarão a Cidade do Rock num verdadeiro parque de diversões para todas as idades.

System of a Down: propaganda com baixista é banida nos EUA


Segundo o site  siteofadown.com, uma propaganda de amplificadores do baixista do SYSTEM OF A DOWN, Shavo Odadjian, foi banida nos Estados Unidos. Veja abaixo a imagem:
Imagem
Fonte desta matéria: siteofadown.com

Download Festival: gigantes confirmados para 2011


site  do Download Festival 2011 revelou as bandas confirmadas para a edição desse ano do festival - entre elas, gigantes da música como ALICE COOPERKORNLINKIN PARKAVENGED SEVENFOLD, ROB ZOMBIE e SYSTEM OF A DOWN.
festival  ocorre ontre os dias 10 a 12 de junho. Confira a lista completa de bandas:
ALICE COOPER
ALTER BRIDGE
AVENGED SEVENFOLD
BLACK VEIL BRIDES
BUCKCHERRY
BULLET FOR MY VALENTINE
CLUTCH
DANZIG
ESCAPE THE FATE
GASLIGHT ANTHEM
GWAR
HOLLYWOOD UNDEAD
KORN
LINKIN PARK
MASTERS OF REALITY
MR BIG
PENDULUM
RISE TO REMAIN
ROB ZOMBIE
SYSTEM OF A DOWN
THE CULT
THE DAMNED THINGS
THIN LIZZY
Fonte desta matéria: downloadfestival.co.uk

Gato Preto Classics: acordo de apoio com banda The Cleaners


Fabricante do amplificador valvulado Viralata, que faz a cabeça de um crescente grupo de guitarristas que não abrem mão da mais pura vibração do rock, a Gato Preto Classics tira mais uma carta da manga e anuncia apoio à banda The Cleaners, novo grupo na cena paulista que vem conquistando uma legião de fãs no underground antenado de São Paulo.
Com uma mistura de influências de clássicos do rock e uma generosa pitada de pop britânico, que fazem de suas canções hits instantâneos entre as plateias, The Cleaners vem abrindo espaço como uma das mais promissoras bandas do cenário musical brasileiro, e promete o primeiro álbum para os próximos meses.
A partir do acordo de endorsement, os Cleaners passam a usar exclusivamente em palco e estúdio o power a válvulas para guitarra Viralata, desenvolvido ao longo de quase um ano no Brasil para dar aos músicos uma alternativa de primeiro nível mundial em termos de timbre, massa sonora e estabilidade. A banda, em contrapartida, dará feedback para a construção de futuros projetos da marca.
"A parceria entre Gato Preto e The Cleaners é caso de amor à primeira vista: eles se apaixonaram pelo valvulado Viralata e a gente viu na excepcional qualidade da banda uma rara oportunidade de apoio à nova geração de músicos que curtem a melhor vibe do rock 'n' roll", diz Marcos Bonas, um dos fundadores da Gato Preto.
Já para a banda, é uma oportunidade de levar a palco um equipamento que remete aos mais clássicos amplificadores analógicos dos anos 60 e 70, com som encorpado e agressivo, onde estão parte de suas raízes mais profundas.
O caminho do grupo na trilha do rock começou em 2006, quando os amigos Rodrigo Milk (vocal e guitarra), Zé (guitarra), Rodrigo Lima (baixo) e Duca Olimazzi (bateria) formaram a banda. Um ano depois os rapazes lançaram o primeiro EP, Let Music Be Music, a bordo do qual percorreram casas de shows em SP e festivais fora do estado, como o Grito Rock Maringá e o Festival Volume de Cuiabá. Agora, além de um CD completo, os Cleaners trabalham no primeiro videoclipe.
A Gato Preto Classics está na web em
e no Twitter em

Para conhecer o trabalho da The Cleaners, é só dar um pulo em
Press-release: Allameda.com

Losna: terceira música do grupo liberada no MySpace


A banda gaúcha LOSNA liberou para audição a terceira música do seu novo álbum "Distilling Spirits". Dessa vez a escolhida é o som 'Merde', segunda faixa do álbum.
"Distilling Spirits" foi lançado oficialmente no início de janeiro de 2011 e tem sua distribuição feita pela empresa UGK Disccos, loja A Place em Porto Alegre e loja online King Dragon www.kingdragon.com.br.
O material, sucessor de "Wild Hallucinations", conta com 11 faixas, foi gravado no Estúdio Mil em Porto Alegre e foi produzido por Fabio Lentino (The Ordher, ex-Nephasth).
A nova faixa pode ser ouvida através do link:

Contato para shows e CDs: losnabanda@yahoo.com.br
Sites Relacionados:
Press-release: Metal Media

Mercenary: revelada arte gráfica do novo álbum


Os dinamarqueses do Mercenary acabam de revelar, através do seu myspace oficial, a capa e track listing das músicas do seu sexto disco de estúdio intitulado "Metamorphosis".
Imagem
Juntamente com a capa do álbum, o grupo aproveitou a oportunidade para mostrar a nova logomarca, como parte das mudanças pelas quais a banda passou recentemente. Abaixo seguem os títulos e a ordem correta das músicas que irão compor o álbum.
01. Through The Eyes Of The Devil
02. The Follower
03. In A River Of Madness
04. Memoria
05. Velvet Lies
06. In Bloodred Shades
07. Shades Of Grey
08. On The Edge Of Sanity
09. The Black Brigade

"Metamorphosis" será lançado no dia 25 de fevereiro pela NoiseArt Records durante a turnê européia com oSYMPHONY XNEVERMORE e PSYCHOTIC WALTZ.
O baixista e atual vocalista, René Pedersen, anunciou recentemente, através de seu blog oficial, o fechamento de um acordo com a Prosthetic Records para o lançamento do seu novo álbum nos Estados Unidos e no Canadá. "Metamorphosis" será lançado na América do Norte no dia 29 de março e contará com uma capa alternativa e a faixa-bônus "Incorporate Your Demons".
Imagem
Fonte desta matéria: Mercenary - site oficial

R.E.M.: banda não fará turnê do próximo álbum


Segundo Bertis Downs, empresário do R.E.M., a banda não tem planos de voltar à estrada tão cedo. Downs afirma que a banda nem sempre precisou excursionar para divulgar seus discos e que não devem sair em turnê dessa vez.
"Collapse Into Now" será o 15º álbum de estúdio da banda e conta com as participações de Eddie Vedder (do PEARL JAM) e Patti Smith.
Fonte desta matéria: Folha UOL

The Strokes: divulgados nomes de música do novo álbum


Os norte-americanos do THE STROKES divulgaram o nome das faixas que farão parte do seu novo disco, chamado "Angels". O álbum será lançado no dia 21 de março no Reino Unido e, um dia depois, nos Estados Unidos. O primeiro single será "Undercover of darkness" e ainda não tem data de lançamento prevista.
Confira  abaixo a relação das músicas:
Machu Picchu
Under cover of darkness
Two kinds of happiness
You’re so right
Taken for a fool
Games
Call me back
Gratisfaction?
Metabolism
Life is simple in the moonlight
Fonte desta matéria: G1 - Globo

Heavenwood: música em streaming e novo baterista anunciado


Após “Morning Glory Clouds (In Manus Tuas Domine)“, "Goddess Presiding Over Solitude", é o novo tema disponibilizado pelos Portuenses HEAVENWOOD para audição online  na sua página deMyspace. Este é mais um dos temas extraídos do 4º longa-duração de originais deste grupo e denominado de ‘Abyss Masterpiece‘, o qual terá edição mundial no próximo dia 14 de Março através da editora francesa Listenable Records.
Relativamente a ‘Goddess Presiding Over Solitude‘, Ricardo Dias (guitarra-solo e vocalista melódico de HEAVENWOOD ) declarou: ""Goddess Presiding Over Solitude" contém do material mais pesado e pomposo alguma vez feito pelos HEAVENWOOD. Esta música agarra os ouvintes pelo pescoço com alguns dos riffs mais intensos do álbum e é construída numa espiral emocional crescente uma vez que o conceito lírico é inspirado num poema adaptado para o Inglês da primeira poetisa Portuguesa, D. Leonor, também conhecida como Marquesa de Alorna."
Por outro lado, os HEAVENWOOD anunciaram a adição às fileiras da banda do baterista Marcelo Aires (OBLIQUE RAIN) como novo baterista de sessão e o qual é descrito pelo grupo como sendo 'um músico jovem muito técnico e competente'.
"Abyss Masterpiece" encontra-se já disponível para pré-venda (ao preço especial de € 10,00) no website da Listenable Records:

Beady Eye: banda anuncia novas datas da turnê de estreia


A BEADY EYE, formada por ex-membros da banda OASIS, anunciou em seu website oficial mais datas daturnê que irá promover o álbum de estreia, "Different Gear, Still Speeding", incluindo agora mais shows na Inglaterra e os primeiros shows na Irlanda e no Japão.
11/04 - Nottingham, Inglaterra
12/04 - Liverpool, Inglaterra
14 e 15/04 - Dublin, Irlanda
17/04 - Belfast, Inglaterra
18/04 - Edinburgh, Inglaterra
20/04 - Newcastle, Inglaterra
21/04 - Leeds, Inglaterra
23/04 - Newport, Inglaterra
24/04 - Wolverhampton, Inglaterra
26/04 - Southampton, Inglaterra
27/04 - Brighton, Inglaterra
06/05 - Osaka, Japão
07/05 - Nagoya, Japão
09, 10 e 12/05 - Tóquio, Japão
Fonte desta matéria: Beady Eye - Official Website

Guns N' Roses: Slash comenta indicação ao Hall da Fama


De acorto com o The Pulse Of Radio, o GUNS N ROSES será indicado, pela primeira vez, no próximo ano no RockAnd Roll Hall Of Fame, mas o guitarrista Slash  está surpreso que essa possibilidade já está próxima. Ele disse à revista Spinner: "Eu não pensava que seria tão cedo. Primeiro temos que ser realmente indicados. Eu sei que seremos aceitos, mas com a maneira que o Rock And Roll Hall of Fame é cheio de acertos e desacertos com bandasde rock, existe a possibilidade de não sermos nomeados no próximo ano."
2012 vai marcar o 25º aniversário do primeiro álbum do GUNS N ROSES "Appetite for Destruction", lançado em 1987.
Questionado sobre so ex-membros do GUNS, caso a banda seja indicada, Slash diz: "Nós vamos atravessar essa ponte quando chegarmos lá... Eu não acho que valha a pena se preocupar demais".
Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth

Torture Squad: banda confirmado no Wacken Open Air


Mais um representante brasileiro acaba de ser confirmada no Wacken Open Air. Além do SEPULTURA, o TORTURE SQUAD também irá se apresentar no festival alemão que acontece entre os dias 4 e 6 de Agosto de 2011 na pequena cidade de Wacken em Schleswig-Holstein, norte da Alemanha.
Vencedores do Wacken Open Air Metal Batle em 2007, o Torture Squad retorna ao festival com a "Æquilibrium tour  2010/2011", divulgando o último trabalho lançado.
Algumas bandas já confirmadas no festival até o momento (em ordem alfabética) são: APOCALYPTICA,AVANTASIABLIND GUARDIANCHILDREN OF BODOMCRADLE OF FILTHEXODUSICED EARTHJUDAS PRIESTKREATOR, MOTÖRHEAD, OZZY OSBOURNEPRIMAL FEARRHAPSODY OF FIRE, SEPULTURA entre muitas outras.
A lista completa de bandas podem ser conferida neste link:

A primeira edição do festival aconteceu em 1989, um evento local apenas com bandas alemãs. Em 1998 se tornou o maior festival da Europa ao incluir mais de 70 bandas vindas da Europa, Austrália e América do Norte.
A edição do W:O:A (sigla pela qual é conhecido o festival) de 2009 estabeleceu um recorde de vendas - teve os ingressos esgotados em 30 de Dezembro de 2008. Todos os 70 mil ingressos tinham sido vendidos 200 dias antes do início do festival.
Fonte desta matéria: Wacken - Site Oficial

Zakk Wylde: cover do Sabbath em álbum do Capitão Kirk


Segundo o ator  e cantor William Shatner, conhecido por interpretar o Capitão Kirk na clássica série Star Trek (Jornada nas Estrelas), o guitarrista Zakk Wylde  participará de seu próximo álbum. O ator irá lançar um disco com cover da música "Iron man", do BLACK SABBATH, onde Zakk contribuiu com a gravação das guitarras.
Em seu twitter oficial, Shatner declarou: "Acabo de ouvir as faixas sendo executadas por Zakk Wylde. Um mestre tocando um cover de 'Iron Man'. Ele é fantástico!"
Fonte desta matéria (em inglês): Kerrang!

Sepultura: vídeo com entrevista da banda nos EUA


site  7 magazine realizou uma entrevista com os integrantes do SEPULTURA  no período que fizeram doisshow com o ANGRA nos Estados Unidos.
Para conferir a matéria inteira acessem:
Fonte desta matéria: Sete Magazine

Kings of Leon: "idiotas egocêntricos", diz produtor de Glee



Imagem

Em entrevista à revista The Hollywood Reporter, que chega às bancas nesta quarta-feira (25), o criador do seriado  "Glee", Ryan Murphy, comentou sobre a recusa do KINGS OF LEON em ceder suas músicas à mais badalada série de TV nos últimos anos. A informação é do Terra.
Murphy não fez a menor cerimônia para detonar o grupo liderado por Caleb Followill. "Eles que se danem. São um bando de idiotas egocêntricos. Eles não se tocaram que aparecer em 'Glee' poderia cativar uma criança de sete anos, e sua música poderia incentivá-la a começar no canto ou tocar um instrumento", desabafou o criador.
Por outro lado, o KINGS OF LEON tentou contornar a polêmica. "Na época do pedido, nem tínhamos conhecimento do programa. Não era para ser um tapa na cara dos produtores. Não sabemos de onde veio tanta raiva", disse a banda em declaração a mesma revista.
Fonte desta matéria: Terra

Beatles: canadense é graduada em mestrado sobre a banda



Imagem

Ex-finalista do concurso de Miss Canadá, Mary-Lu Zahalan-Kennedy foi a primeira pessoa no mundo a concluir a graduação em um mestrado sobre os BEATLES. A informação é do G1.
O curso é oferecido pela Universidade Hope de Liverpool e a canadense foi uma das primeiras 12 estudantes a matricular-se na turma, em 2009. "Sinto orgulho. O curso foi desafiador, interessante e me fez perceber o impacto que osBeatles  tiveram e ainda têm hoje sobre todos os aspectos da vida", disse a moça.
O lançamento do mestrado sobre Beatles, Música Popular e Sociedade foi o primeiro no mundo. Ainda de acordo com o G1, Mike Brocken, fundador e líder do mestrado sobre osBeatles na universidade britânica, disse que a conclusão deste mestrado fez a jovem canadense se tornar membro de um grupo seleto de especialistas em música popular. "Mary-Lu ingressou num grupo internacionalmente reconhecido de especialistas em Estudos de Música Popular que podem oferecer novidades na disciplina da musicologia", afirmou Brocken.
Fonte desta matéria: G1

Lynch Mob: vocalista protagoniza fiasco - assista


Em show realizado na última segunda-feira em Denver, Colorado, Oni Logan, vocalista do Lynch Mob, deuexemplo  de anti-profissionalismo. Entrou no palco completamente travado, mal conseguindo cantar direito. A 3:10 do vídeo, ele simplesmente desaba no palco. Foi mais de um minuto até conseguir se levantar. E o espetáculo patético prosseguiu de maneira constrangedora Confiram:
Além de Logan e o guitarrista George Lynch, a formação atual da banda conta com o baterista do Dokken, "Wild" Mick Brown e o baixista do Ratt, Robbie Crane.
Matéria original: Blog Van do Halen

RPM: novo álbum influenciado por Killers, Blur e Muse


Luiz Schiavon, tecladista do RPM, revelou ao siteVisto Livre que o CD de inéditas que a banda prepara (e previsto para ser lançado em maio próximo), está na fase de composição de músicas e início da elaboração de arranjos. O tecladista completou e disse: "Colocaremos guitarras pesadas, bateria precisa, elementos eletrônicos e outros atributos tradicionais da nossa sonoridade. Mas o som não será oitentista".
Ainda sobre a sonoridade desse CD de inéditas, que será o primeiro desde "Quatro Coiotes" de 1988 e marcará a retomada da carreira da banda, o vocalista e baixista PAULO RICARDO revelou que a banda terá um "update" na sonoridade e resumiu a situação: "Já temos uma sonoridade que é reconhecível logo nos primeiros 10 segundos de música. Mas vamos nos atualizar. Continuaremos sendo uma banda que não economizará com a inserção de teclados. O nosso som novo beberá em fontes como The Killers, Muse e Blur".
Sobre uma polêmica recente, que foi gerada após uma declaração de Paulo Ricardo sobre a carreira solo do guitarrista Fernando Deluqui num programa de rádio em 2010 e que gerou um mal estar entre ambos, pois o vocalista fez críticas à carreira solo e a intenção do guitarrista em cantar algumas músicas num retorno da banda e ter creditado esse fato como o rompimento do RPM nos anos oitenta. Em relação a isso, Schiavon afirmou que a carreira solo do guitarrista é respeitável e coerente com suas inflências, mas o RPM tem "uma estética muito clara e diferente disso" e citou exemplos do que seria Deluqui a cantando na banda: "Colocar o Nando para cantar é a mesma coisa que esperar que o Charlie Watts assuma os vocais dos Stones. Ou querer que o goleiro Felix jogasse na linha na seleção de 1970".
O tecladista ainda afirmou que essa volta da banda não será temporária, pois o plano anteriormente dos membros manterem uma carreira solo em paralelo foi deixado de lado e uma nova pausa, segundo Schiavon, seria para daqui a quatro ou cinco anos - período onde cada um ia fazer seus trabalhos solos e projetos pessoais.
A entrevista na íntegra pode ser lida no link abaixo:
Fonte desta matéria: Visto Livre

The Big Four: Lars Ulrich comenta show único nos EUA


Como relatado anteriormente, o METALLICA  anunciou os detalhes do show nos EUA do " THE BIG FOUR" tour, que reúne as lendas thrash metal dos anos oitenta do METALLICASLAYER,MEGADETH e ANTHRAX  no palco pela primeira vez nos EUA. Lamentavelmente, contudo, só haverá um show único no país norte-americano, no sábado, 23 de abril no Empire Polo Grounds, em Indio, Califórnia - o mesmo local onde o festival Coachella acontece todos os anos.
Durante uma entrevista na edição de ontem do "The Kevin & Show Bean" no Angeles rádio Los estação KROQ-FM (106,7), o baterista do METALLICA, LARS ULRICH explicou a decisão de fazer apenas um show nos EUA, afirmando: "Vamos dar passos de bebê aqui. Fizemos sete ou oito ['Big Four' datas] no ano passado, estamos fazendo um show na Inglaterra e um show na França [deste ano]."
Ele acrescentou: "Ouça, nós não queremos enfiar garganta abaixo desse povo. Nós não sabemos que tipo de resposta vai ser na América, por isso estamos começando devagar, obviamente, sem ser desrespeitoso para o resto deste país maravilhoso ...
"Temos uma história no sul da Califórnia, SLAYER tem uma história no sul da Califórnia, [frontman doMEGADETH e ex-integrante do METALLICA), Dave Mustaine tem uma história no sul da Califórnia, por isso há muita história na Califórnia...
"Eu fui e vi o RAGE AGAINST THE MACHINE  um par de anos atrás, lá no Coachella e só pensava que era um lugar brilhante, por isso, quando os organizadores do Coachella nos perguntaram se poderíamos vir e tocar lá na semana seguinte e que iriam deixar o palco pronto, esta pareceu ser uma ótima idéia de tocar na América do Norte. Se há demanda suficiente, obviamente que há uma possibilidade muito forte de que haverá mais shows, mas nós não queremos sobrecarregar as boas-vindas e também não queremos que isso se transforme em uma viagem nostálgica..."
Matéria completa e áudio da entrevista no site (em inglês):
http://www.roadrunnerrecords.com/blabbermouth.net/news.aspx?mode=Article&newsite...
Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth

Ozzy Osbourne: junto com Justin Bieber em comercial


De acordo com o USA Today, Ozzy Osbourne  se juntará ao astro pop  adolescente Justin Bieber para o primeiro comercial da Best Buy (rede de eletrônicos) do Super Bowl. A propaganda, que vai ao ar no terceiro quarto do jogo, foi filmada no início do mês nos estúdios da Universal.
Quando Ozzy foi entrevistado mês passado na Fuse TV e questionado sobre seus gostos musicais e, em particular, se era fã de Justin Bieber, ele respondeu "Quem diabos é Justin Bieber?" Assista abaixo.
Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth

KISS: Música ou Marketing?


Originalmente publicado no Brainstorm 9
Imagem
Para alguns eles são quatro palhaços de luxo que usaram a música como desculpa para ganhar dinheiro, para outros milhares formam a maior banda de rock do mundo. Desde que eu comecei acompanhar a carreira do KISS, por volta de 1996 (apenas um moleque de 15 anos) depois de explodir a cabeça com álbum “Destroyer”, nunca encontrei pessoas no meio termo: é sempre 8 ou 80, amor ou ódio, mas com a certeza de que a banda constitui um dos maiores impactos culturais da década de 1970.
Há quem, até hoje, acuse a banda de incompetência musical camuflada pela maquiagem e pelos efeitos especiais, ou acredite que não tem credibilidade alguma por causa de tanto merchandising. Mas uma resposta de Gene Simmons a um repórter que questionou a mesma coisa diz tudo: “Credibilidade? Está louco? Nós nunca tivemos credibilidade alguma, então por que devemos nos preocupar? Quanto mais dinheiro eu ganhar, melhor. Não estamos forçando ninguém a comprar nada. Se os fãs querem, o que podemos fazer senão satisfazer seus desejos?”.
Se você ainda não sabe o que esse post tem a ver com esse blog (além do autor ser um fanboy), ainda não deve ter parado para pensar no KISS como uma marca. Nada aconteceu por acaso. Desde que começaram compondo e ensaiando em um apartamento minúsculo e imundo em Manhattan, Gene Simmons e Paul Stanley já planejavam criar um fenômeno musical, proporcionando ao público não só música e sim um espetáculo sonoro e visual completo.
Baseados em simples mas excelentes estratégias de marketing, alcançaram níveis de popularidade que muita banda séria jamais sonhou. Já começando pela criação de personagens, adicionando storytelling, como um grupo de super-heróis de diferentes personalidades. Maquiados e fantasiados de “The Starchild” (Paul Stanley), “The Demon” (Gene Simmons), “Space Ace” (Ace Frehley) e “The Catman” (Peter Criss). Como bem já disse J.J. Abrams: mistério vende, e assim mantiveram suas identidades “secretas” por mais de uma década.
Nos primeiros shows, ganhando 35 dólares por noite, o KISS era motivo de risos, piadas e deboches por grande parte do público, mas chamaram atenção de muita gente não só pela estética, mas porque já nesse início pareciam ter grande sucesso. Bobagem, eram ainda apenas pé-rapados.
Para passar a imagem de que eram uma banda famosa, contrataram o popular grupo Brats para abrir um show e mandaram convites para imprensa em nome do KISS. Como se já não bastasse, mesmo endividados até o último fio de cabelo, alugaram uma limousine para chegar ao local da apresentação em grande estilo.
Toda essa jogada de marketing não foi em vão. Dezenas de jornalistas e produtores de gravadoras compareceram ao show movidos pela curiosidade de ver quem eram aqueles ilustres desconhecidos que haviam contratado os famosos Brats para uma apresentação.
“Lotamos toda a primeira fila com camisetas feitas em casa, que continham o logotipo do KISS. Então, quando as pessoas entravam no clube e viam vários fãs vestidos com camisetas da banda, pensavam: - Esta banda deve ser importante”, revelou Gene Simmons sobre o primeiro grande show do KISS anos mais tarde. Alguém falou em marketing de guerrilha?
Foi depois desse episódio que conseguiram um contrato com Neil Bogart, presidente da recém-inaugurada Casablanca Records, até então. O sucesso foi inevitável e o dinheiro começava a aparecer, mesmo assim a banda ainda adotava truques curiosos para economizar e impressionar o público. Entre outras manobras, eles amontoavam caixotes de madeira vazios com uma frente falsa no formato de amplificadores, construindo assim uma suposta parede gigantesca de amplificadores.
Tendo em vista que cada amplificador Marshall utilizado no palco custava na época o equivalente à US$ 600, a mídia se perguntava: “Como era possível que uma banda desconhecida possuísse tamanho equipamento?”.
KISS é uma banda com slogan. A partir da turnê de “Hotter Than Hell”, uma mensagem acompanha todos os shows. Sempre ao início de cada apresentação, um mestre de cerimônias berra a seguinte frase: “You Wanted the Best and You Got the Best. The Hottest Band in the World, KISS!”. Esta repetição constante da mensagem tornou-se emblemática na carreira da banda, um slogan que marca, definitivamente, o conceito KISS de ser um super-grupo.
Nesta fase, surge o empresário Bill Aucoin, renomado profissional que passa a controlar os negócios doKISS. Começam a associar a imagem da banda em quase tudo, o que fazia que ficassem cada vez mais populares e arrecadassem mais dinheiro. Podia-se encontrar centenas de produtos com a marca do KISS, incluindo posters, lancheiras, fotos, radinhos de pilha, revistas, máquinas de fliperama, bottons, adesivos, carrinhos de brinquedo, jogos, quebra-cabeças, chaveiros, fósforos, gargantilhas, moedas comemorativas e cartões postais.
Ainda na década de 1970, funda-se o KISS Army, exército de fanáticos em todo o mundo que é comandado pela própria banda. O KISS Army responsabiliza-se, como um fã clube mundial, pela promoção e divulgação da banda, produzindo fanzines e comercializando diversos materiais relacionados ao grupo. Existe ainda uma curiosa lenda em torno do KISS Army, onde dizem que o fã-clube possui uma gigantesca fortuna que será distribuída como herança aos fãs após a morte de seus ídolos.
Como se isso não bastasse, em 1978 o KISS realizou uma parceria com a Marvel Comics em mais uma estratégia de marketing. Lançaram uma revista em quadrinhos da banda, transformando Ace, Paul, Gene e Peter em super-heróis, tendo como base Capitão América, Super Homem e Homem Aranha. O detalhe é que as primeiras trezentas cópias da HQ continham sangue dos próprios músicos misturado com a tinta utilizada na impressão (você viu a Adidas fazer o mesmo há dois anos). No dia da retirada do sangue de cada integrante num laboratório americano, a imprensa acompanhou tudo de perto. Segundo declarações da banda, seria uma forma de “dar nosso sangue pelos fãs”.
Tudo isso transformou o KISS em uma banda com adoradores, e não apenas com fãs. A turnê mundial era monstruosa, com mais de 50 pessoas na equipe, 16 toneladas de equipamento pessoal, 24 toneladas de som, 17 toneladas de luz, 18 toneladas de cenário. Com o som e a iluminação eram gastos um milhão de dólares e só o custo do cenário estava avaliado em cerca de um milhão e cem mil dólares. Eram necessárias 24 horas de trabalho intenso para montar toda a estrutura do show. Tudo ficava pré-estabelecido nos contratos, desde a dimensão do local escolhido para a apresentação até caracterizações detalhadas sobre os camarins. E de escasso, o dinheiro passou a ser farto, nessa época a banda também já possuía seu próprio avião, naturalmente. Desde 1975 até 1980, o Kiss já havia percorrido cerca de três milhões de quilômetros.
Começaram a acontecer por todo o mundo as chamadas KISS Conventions, uma espécie de congresso em que os fãs trocavam informações, fotos, revistas, camisetas, etc. Nesses eventos, era possível conhecer desde sósias dos integrantes até roupas originais utilizadas nos shows. Ao final de cada evento, a banda realizava um show acústico em que os fãs determinavam o repertório. Além disso, o KISS concedia uma coletiva em que os repórteres eram o próprio público.
Quando a banda se perdeu sonoramente na metade da década de 1980 e com a popularidade em queda, resolveram aparecer em público pela primeira vez sem maquiagem, dizendo que estavam cansados de seus personagens. Mais uma tentativa de chamar atenção da mídia e do público. No retorno da formação original, em 1996, o impacto também foi grande: convocaram uma misteriosa coletiva de imprensa e, sem ninguém esperar, apareceram maquiados e fantasiados novamente durante o Grammy.
O primeiro show dessa reunião teve os ingressos esgotados em 45 minutos, e em 1998 lançaram a turnê do disco “Psycho Circus”. Era o primeiro show 3D em tempo real da história da música. Na porta do estádio eram distribuídos óculos especiais para o público visualizar os efeitos em terceira dimensão. Além disso, explosões, fumaça, efeitos de luz e som, números cospe-fogo e cospe-sangue, 10 minutos de fogos de artifícios no encerramento. Uma produção nada modesta: foram desembolsados 10 milhões de dólares para que fosse realizada tal monstruosidade visual e sonora. Resultado: Foi a turnê mas lucrativa nos EUA na década de 1990, no ranking da revista Forbes.
85 milhões de álbuns vendidos depois, o KISS nunca foi elogiado pela crítica, provavelmente nunca vai ter uns de seus discos em uma lista séria de “melhores de todos os tempos” (apesar de eu achar que deveria ter pelo menos uns três), e sempre vão ser considerados palhaços de luxo por muitos, mas ainda assim deixaram uma marca indelével na história do rock e do show business. Pergunte para Pink Floyd, Stones eU2 em quem eles se inspiraram para produzir seus mega-shows, ou aos cariocas o que foi aquele 1983 no Maracanã.
Amanhã, depois de 10 anos, vou novamente ver a banda ao vivo e a cores, e contaremos em quantas explodidas de cabeça se faz um show de rock. Provavelmente, a última vez que os brasileiros poderão conferir isso tudo de perto. Com ou sem marketing, truques de palco e fogos de artifício, ouvir KISS ainda continua sendo uma das coisas mais divertidas de se fazer.
E para responder a pergunta do título deste post, vale citar mais uma vez Gene Simmons, um dos maiores publicitários de nosso tempo. Quando perguntado pelo apresentador britânico Tony Wilson, em 1976, sobre o que era mais importante para a banda, se a música ou todo o circo de marketing, o baixista respondeu: “o público”.

Triptykon: Tom Fischer vendendo vibradores profanos


guitarrista e vocalista Tom Gabriel Fischer, atual Triptykon, ex-Celtic Frost e Hellhammer, está comercializando vibradores com designs bem polêmicos, para dizer o mínimo.
Confira  mais detalhes e as imagens dos modelos no link abaixo.
Os vibradores são, conforme especificado na página, "apenas para exposição" como peças de arte, e não para uso.
Matéria original: Blog Van do Halen

Ozzy Osbourne: vídeo de "Shot In The Dark" ao vivo


Um vídeo filmado  por um fã no show em Omaha, Nebraska no dia 16 de janeirom mostra Ozzy Osbourne  em performance da música "Shot In The Dark".
Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth