30 de dezembro de 2010

Dreamstate: lançado o álbum "When Shadows Fall"


álbum "When Shadows Fall", do DREAMSTATE, que teve sua produção finalizada no primeiro semestre de 2010, foi lançado oficialmente em 28/12/2010.
Por divergências, o DREAMSTATE encerrou atividades desde o meio de 2010, e o álbum ficou "de molho" por todo esse período, aguardando pelo seu lançamento.
O grupo decidiu lançar o álbum oficialmente (e gratuitamente) em formato digital. Todo o álbum (as 10músicas mais o encarte e arquivos para impressão) pode ser baixado em:

Por conveniência, todas as músicas estarão disponíveis também no MySpace oficial da banda(www.myspace.com/officialdreamstate), e também no canal oficial do YouTube (www.youtube.com/dreamstatevideos).
Murilo Mazza, guitarrista, afirma que atualmente, o DREAMSTATE não tem planos de continuar, e agradece a todos que apoiaram a banda em toda sua trajetória.
Imagem
Fonte desta matéria: MySpace oficial

U2: Bono diz que ele pode ser um "pé no saco"


Escrevendo sobre as experiências passadas da banda no país (Irlanda) e do trabalho humanitário, Bono escreveu: "Eu sei que posso ser um 'pé no saco'. Eu tenho um gene chato, está em meu DNA - até eu me irrito comigo".
"Quando a raiva certa se torna algo hipócrita, despejar palavras é a resposta certa."
BONO continuou: "Tudo que posso dizer é que você pode ficar traumatizado, bem como inspirado pela vidaquando se encontra um caminho longo de estrada de terra extremamente pobre."
"Assistir o brilho da vida sair dos olhos de alguma criança me leva para um lugar que eu não consigo explicar."
Ele acrescentou: "Às vezes eu esqueço que eu sou um artista, mas eu não deveria, porque é isso que eu sou, um artista pop trabalhando em uma grande e impressionante banda de rock."
Fonte desta matéria (em inglês): Gigwise.com

Deftones: melhor álbum de 2010 segundo a Kerrang!


Recentemente a revista Kerrang! publicou uma lista dos melhores álbuns de Rock desse ano, e o DEFTONES ficou com a primeira colocação com "Diamond Eyes". A terceira posição ficou com "The Final Frontier", do IRON MAIDEN.
Confira a lista completa:
01. DEFTONES - ''Diamond Eyes''
02. THE GASLIGHT ANTHEM - ''American Slang''
03. IRON MAIDEN - ''The Final Frontier''
04. BRING ME THE HORIZON/ THERE IS A HELL - ''Believe Me I’ve
Seen It. There Is A Heaven, Let’s Keep It A Secret''.
05. THE DILLINGER ESCAPE PLAN -'' Option Paralysis''
06. KVELERTAK - ''Kvelertak''
07. MY CHEMICAL ROMANCE/ DANGER DAYS - ''The True Lives Of The Fabulous Killjoys''
08. MELISSA AUF DER MAUR - ''Out Of Our Minds''
09. AGAINST ME! - ''White Crosses''
10. FAR - ''At Night We Live''
11. ALKALINE TRIO - ''This Addiction''
12. JIMMY EAT WORLD - ''Invented''
13. TRASH TALK - ''Eyes & Nines''
14. GRAND MAGUS - ''Hammer Of The North''
15. HIGH ON FIRE - ''Snakes For The Divine''
16. BLACK BREATH - ''Heavy Breathing''
17. STONE SOUR - ''Audio Secrecy''
18. MOTION CITY SOUNDTRACK - ''My Dinosaur Life''
19. LINKIN PARK - ''A Thousand Suns''
20. ELETRICK WIZARD - ''Black Masses''
Fonte desta matéria: kerrang.com

Nightwish: continuam as gravações do novo álbum


banda finlandesa NIGHTWISH  entrou em estúdio em outubro para começar a gravar a continuação do "Dark Passion Play", álbum de 2007.
De acordo com a banda, Empu Vuorinen está quase terminando de gravar as partes de guitarra, tendo feito 4 faixas completas e mais da metade de todas as bases restantes. Os solos e as partes acústicas serão adicionadas depois que forem gravadas as partes de orquestra e o coral. Marco Hietala também terminou as gravações de baixo.
A banda agora aguarda por Pip Williams (responsável por parte dos arranjos) e Tuomas Holopainen para obterem os arranjos orquestrais que foram deixados para as sessões de Londres em fevereiro.
Quanto à direção musical do próximo álbum, a vocalista do NIGHTWISH, Anette Olzon, escreveu recentemente em seu blog oficial: "Eu acho que é um ótimo CD e bem variado. Os sentimentos que estão nele são grandes e há uma série de elementos no álbum, e estou certa que ele terá diversas canções favoritas para os ouvintes já que as músicas são tão diferentes em estilos e sons. 'Dark Passion Play' é um grande álbum e este, também, então eu ainda não sei qual eu gosto mais, mas, é claro, para mim pessoalmente, este eu me sinto melhor para fazer já que as músicas são mais ajustadas a minha voz e meu estilo."
NIGHTWISH não pretende fazer mais nenhuma apresentação antes do lançamento do novo álbum.
Fonte desta matéria: Blabbermouth

Santarem: segundo videoclipe do novo álbum.


banda paulista SANTAREM lança agora o segundo vídeoclipe de seu novo álbum para a música “No Words To Say". A banda já assinou verbalmente com uma gravadora para o lançamento do CD no Brasil que deve ocorrer no início de 2011.
Press-release: Santarem Official WebSite

Magician: vocalista da Daydream XI junta-se ao grupo


A banda gaúcha de power metal MAGICIAN anunciou a entrada de Tiago Masseti, vocalista da Daydream XI, como substituto de Dan Rubin. Tiago já está trabalhando com a Magician e gravará os vocais do próximo álbum, além de se apresentar ao vivo com o grupo.
Sobre a entrada do novo vocalista, o guitarrista Renato Osorio comentou: "Com a saída do Dan, o Tiago era a nossa primeira opção. Somos grandes amigos já há um bom tempo e eu já produzi alguns trabalhos do Daydream XI, então já sabia o que esperar dele. O cara é um baita músico, cria linhas melódicas de bom gosto e tem uma variação interpretativa fora do comum." Para o guitarrista Cristiano Schmitt o processo foi algo natural, por ter gravado o EP da Daydream XI em seu home studio e conhecer o potencial do Tiago. Segundo ele "as idéias que o Tiago tem trazido às novas composições casaram 100% com a proposta da banda."
Apesar da diferença de estilo em relação ao vocalista anterior, este não será um problema, de acordo com o baixista Elizandro Max: "O Tiago é um cara muito inteligente e se mostrou um vocalista muito versátil, adaptando-se muito bem à banda, apesar da diferença de estilo em relação ao Dan. Além disso, é um ágil letrista, que cria temáticas bastante interessantes."
Sobre sua entrada no grupo, Tiago comentou: "Eu conheço o Magician há um bom tempo e sempre admirei muito o trabalho da banda. Conheci eles como fã e acabei virando amigo da galera com o tempo. O convite pra entrar na banda foi uma grande surpresa. Estar trabalhando com os caras está sendo uma grande experiência como vocalista e um grande aprendizado como músico."
A Magician lançou seu álbum de estréia, "Tales of the Magician", no final de 2007 pela gravadora japonesa Soundholic, e em 2008 no Brasil, Europa e América do Norte, através das gravadoras Die Hard (Brasil), Dockyard 1 (Alemanha) e Locomotive (EUA). Seu segundo álbum, apresentando esta nova fase da banda, deve ser gravado no próximo semestre.
Fonte desta matéria: Magician

Billboard: os álbuns de Rock mais vendidos do ano


site da Billboard divulgou recentemente a lista dos álbuns de Rock mais vendidos do ano; entre eles estão: LINKIN PARK, BON JOVI, BRUCE SPRINGSTEEN e muito mais.
Confira os 10 primeiros nomes da lista:
1. KID ROCK - ''Born Free''
2. CRYSTAL BOWERSOX - ''Farmer’s Daughter''
3. BON JOVI - ''Greatest Hits''
4. MUMFORD & SONGS - ''Sigh No More''
5. ELTON JOHN/ LEON RUSSELL - ''The Union''
6. LINKIN PARK - ''A Thousand suns''
7. KINGS OF LEON - ''Come Around Sundown''
8. FLORENCE + THE MACHINE - ''Lungs''
9. THE BLACK KEYS - ''Brothers''
10. BRUCE SPRINSTEEN - ''The Promise''
Fonte desta matéria: Billboard.com

Ultraje a Rigor: revelada capa de biografia da banda


Imagem

A editora Belas-Letras, que lançará a biografia "Nós Vamos Invadir Sua Praia" do ULTRAJE A RIGOR, divulgou recentemente a capa do livro em seu site.
Escrita pela jornalista Andreia Ascenção, a biografria terá 352 páginas e mais de 100 fotos (boa parte inédita), além de declarações dos integrantes até hoje desconhecidas por boa parte do público.
Segundo a editora, o lançamento foi adiado e agora será no mês de fevereiro, e na ocasião o site fará uma promoção de lançamento da biografia.
Fonte desta matéria: Belas-Letras

Lobão: track-list e prévias de box-set recém lançado


O box-set "Lobão 81-91" compila em 41 faixas compreendidas de sua fase na gravadora RCA/BMG-Ariola (atual Sony Music) em três CDs mais o DVD "Acústico MTV" (de 2007).
As 41 faixas, que vão da estréia "Cena de Cinema" (de 1982) ao derradeiro álbum pela gravadora ("O Inferno é Fogo", de 1991), foram remasterizadas pelo produtor americano radicado em São Paulo Roy Cicalla.
Abaixo segue o track-list das faixas:
CD 1
1. Cena de Cinema
2. Doce da Vida
3. Me Chama
4. Corações Psicodélicos
5. Tô à Toa, Tokio
6. Decadence avec Elégance
7. Revanche
8. Noite e Dia
9. O Rock Errou
10. Vida Bandida
11. Vida Louca Vida
12. Blá, Blá, Blá... Eu Te Amo (Rádio Blá)
13. Chorando no Campo
14. A Deusa do Amor

CD 2
1. O Eleito
2. Por Tudo que For
3. Cuidado
4. Quem Quer Votar (O Sofisma)
5. Panamericana (Sob o Sol de Parador)
6. Essa Noite, Não (Marcha a Ré em Paqueta)
7. Toda Nossa Vontade
8. Azul e Amarelo
9. O Inferno É Fogo
10. Matou a Familia e Foi ao Cinema
11. Presidente Mauricinho
12. Bangu 1 X Policia 0
13. Tudo Veludo
14. É Tudo Pose

CD 3
1. Amor de Retrovisor
2. Love pras Dez
3. O Homem Baile
4. Robô, Roboa
5. Abalado
6. Bambina
7. Os Tipos que Eu Não Fui
8. Baby Lonest
9. Mal Nenhum
10. Glória (Junkie Bacana)
11. Girassóis da Noite
12. Pobre Deus
13. Esfinge de Estilhaços

DVD
01 El Desdichado II
02 Essa Noite, Não (marcha a ré em paquetá)
03 Decadence Avec Elegance
04 Bambina
05 Revanche
06 Vou Te Levar
07 Quente
08 Por Tudo Que for
09 Chorando no campo
10 Que Língua Falo Eu
11 noite e dia
12 me chama
13 Você e a Noite Escura
14 A Queda
15 A Vida é Doce
16 Pra Onde você vai
17 O Mistério
18 Canos Silenciosos
19 Blá Blá Blá...Eu Te Amo (Rádio Blá)
20 Corações Psicodélicos

Lobão, através de seu blog, postou para audição algumas canções deste box-set:
Imagem

New York Dolls: capa de novo álbum revelada


O NEW YORK DOLLS lançará seu quinto álbum, "Dancing Backward in High Heels", em 15 de março na América do Norte pela 429 Records, e em 11 de março na Europa pela Global Music.
A continuação de "Cause I Sez So", lançado em 2009, foi criada no Blast Recording Studios de Newcastle, Inglaterra com o produtor Jason Hill (LOUIS XIV, THE KILLERS) e conta com os integrantes originais David Johansen (vocal) e Sylvain Sylvain (guitarra), ao lado de Brian Delaney (bateria), Jason Hill (baixo) e Frank Infante (guitarra).
Faixas de "Dancing Backward in High Heels":
01. Fool For You Baby
02. Streetcake
03. I'm So Fabulous
04. Talk to Me Baby
05. Kids Like You
06. Round And Round She Goes
07. You Don't Have To Cry
08. I Sold My Heart To The Junkman
09. Baby Tell Me What I'm On
10. Funky But Chic
11. End Of The Summer

Confira os samples em:

Imagem
Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth

Motley Crue: Vince Neil já foi visitado por filha falecida


vocalista do MÖTLEY CRÜE, Vince Neil, apareceu em um episódio do programa "Celebrity Ghost Stories" (Histórias de Celebridades com Fantasmas). Neil teve uma filha chamada Skylar que faleceu em 1995, aos cinco anos, após uma longa batalha contra o câncer.
Ele declara: "Depois que a enterramos (Skylar), eu me afundei em remédios e álcool. Não podia lidar com isso. Por meses eu realmente tentei me matar. Queria morrer. Dois anos após sua morte, eu já havia passado por oito ou nove clínicas de reabilitação. Eu senti que ela estava esperando por mim, e o único lugar que eu queria ir era para ela."
"Em uma noite eu estava deitado na cama com seu cobertor, ainda desejando morrer. Senti um pequeno puxão no cobertor. Acordei, abri meus olhos e a porta estava aberta. Me assustei muito, não sabia o que estava acontecendo - mas era ela."
Vince Neil criou a Fundação Skylar Neil, com a missão de honrar sua filha, coletando dinheiro e promovendo a conscientização por intermédio de eventos de caridade e de seus patrocinadores, e destinar o dinheiro para pesquisas médicas que procuram curas para a AIDS, o câncer e outras doenças. A Fundação já doou cerca de dois milhões de dólares para várias organizações de caridade que se dedicam pela causa.
Matéria original: Blog Van do Halen

Tytan: lenda cult da NWOBHM anuncia reunião


Mais uma lenda cult da NWOBHM está de volta. Dessa vez é o TYTAN, que retorna com os membros originais Kal Swan (vocais), Steve Gibbs (guitarra) e Kevin Riddles (baixo). Completam a formação o guitarrista Steve Mann (Lion, MSG) e o baterista Simon Wright (AC/DC, Dio).
Em sua primeira encarnação, a banda lançou um álbum, chamado "Rough Justice", além do EP "Blind Men and Fools".
Matéria original: Blog Van do Halen

Aerosmith: Steven Tyler brilha em tributo a Paul McCartney


Em cerimônia realizada ontem à noite, como parte do Annual Kennedy Center Honors, Paul McCartney foi homenageado. O espetáculo contou com a participação de músicos como Dave Grohl, James Taylor e Norah Jones. Mas o grande destaque da noite aconteceu quando o vocalista do AEROSMITH, Steven Tyler, entrou em cena e fez um medley com as quatro últimas faixas do álbum “Abbey Road”, dos Beatles: "She Came in Through The Bathroom Window", "Golden Slumbers", "Carry That Weight" e "The End".
Confira o vídeo.
Matéria original: Blog Van do Halen

Avenged Sevenfold: M. Shadows fala sobre morte de "The Rev"


No dia 28 de dezembro de 2009, os fãs do AVENGED SEVENFOLD foram pegos de surpresa com a trágica e inesperada morte do baterista Jimmy Sullivan, conhecido como "The Rev", aos 28 anos de idade.
Após um ano do acontecimento, o vocalista Matt Shadows falou à Kerrang sobre como vão as coisas: "Tem sido uma luta diaria desde a morte de Jimmy. Há dias ruins e dias bons - dias que você não pensa muito sobre isso e dias que você sente e simplesmente não acredita. Nós estamos apenas tentando seguir em frente e viver nossas vidas da melhor forma que pudermos, e estamos felizes de estar aqui agora. Nos vamos celebrar o seu aniversário [9 de fevereiro] e não necessariamente sua morte. Mas eu acho que quero me reunir [com o resto da banda] e assistir seu vídeo tributo e falar sobre ele. Nós fazemos isso todos os dias de qualquer forma, mas hoje eu só quero ficar na minha e lembrar do cara pelo quanto ele era incrível".
Fonte desta matéria (em inglês): Kerrang

Andreas Kisser: "2011 ao vivo!", título de nova coluna


Andreas Kisser, guitarrista do SEPULTURA, escreveu um novo texto em sua coluna no Yahoo!. Confiraalguns trechos abaixo.
No próximo ano vamos ter mais uma vez uma agenda super lotada de shows internacionais aqui no Brasil, além dos shows dos artistas brasileiros que competem com os gringos pelo espaço e pelos preços dos ingressos nos palcos do país.
O ano de 2011 será ainda mais especial depois que foi feita a confirmação da volta ao país do maior festival do hemisfério sul, o Rock in Rio. Desde 2001 o festival não acontecia no Brasil, mas em setembro ele estará de volta à casa, a cidade do Rio de Janeiro. Edições em Lisboa e em Madri aconteceram a partir de 2004, isso causou uma certa estranheza no começo. Rock in Rio Lisboa? Mas hoje ele é um dos mais importantes festivais na Europa, mostrando a diversidade na música e levando artistas brasileiros para tocar fora do país.
Finalmente ele está de volta e ele não ignora o heavy metal, uma tradição do festival que começou em 1985 quando trouxe os grandes nomes da época: Ozzy, Maiden, Whitesnake, AC/DC e Scorpions. O dia do heavy metal na edição de 2011 será o último, dia 25 de Setembro e já estão confirmados no palco Mundo o METALLICA, Slipknot e Motörhead, além de nós do Sepultura e o Angra, que vamos tocar no palco Sunset, que promove grandes encontros musicais, estamos planejando um encontro com um grupo percussivo europeu. Mais novidades em breve. Vai ser interessante ver a banda do baterista Roy Mayorga, que tocou com o Sepultura em 2006, o Stone Sour, que é liderada pelo vocalista do Slipknot Corey Taylor. Rock in Rio imperdível!
Ainda falando de SEPULTURA, além de lançar um disco novo em 2011, nós vamos tocar na Virada Cultural de São Paulo, dia 16 de abril, junto com a Orquestra Experimental de repertório sob a regência do maestro Jamil Maluf. Estamos fazendo os arranjos, junto com o arranjador Alexey Kurkdjan, de temas do SEPULTURA para banda e orquestra, vai ser mais um grande desafio na nossa carreira. Este show, como a grande maioria dos shows da Virada são de graça.
Confira a matéria na íntegra no link abaixo.
Mais informações: Yahoo!

AC/DC: banda tem o disco de Hard/Heavy mais vendido em 2010


A Billboard divulgou a lista com os duzentos álbuns mais vendidos no ano, de acordo com o Nielsen Soundscan. O Hard Rock/Heavy Metal está representado pelos seguintes títulos:
#65 - Iron Man 2 (Soundtrack) - AC/DC
#71 - The Oracle - GODSMACK
#76 - Nightmare - AVENGED SEVENFOLD
#81 - Asylum - DISTURBED
#88 - The Circle - BON JOVI
#106 - Journey's Greatest Hits - JOURNEY
#111 - Them Crooked Vultures - THEMN CROOKED VULTURES
#124 - Valleys Of Neptune - JIMI HENDRIX
#134 - Night Castle - TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA
#152 - War Is The Answer - FIVE FINGER DEATH PUNCH
#154 - Scream - OZZY OSBOURNE
#165 - Greatest Hits - GUNS N' ROSES
#168 - Fever - BULLET FOR MY VALENTINE
#174 - Black Gives Way To Blue - ALICE IN CHAINS
#187 - Guitar Heaven: The Greatest ... SANTANA

Confira a lista completa no link a seguir:

Imagem
Matéria original: Blog Van do Halen

Andre Matos: entrevista de 2004 no "De frente com Gabi"


vocalista Andre Matos (Viper, ANGRA, Shaman) esteve em 2004 no programa "De frente com Gabi", da emissora SBT, falando sobre o lançamento do álbum "Ritual", do Shaman (banda da qual se desligou em 2006).
Assista abaixo a entrevista em três partes.
Fonte desta matéria: YouTube

Destruction: novo vídeo será filmado esta semana


"Destruction filmará o vídeo para a nova "Hate Is My Fuel" na próxima sexta, 31 de dezembro, no Headbanger's Ball Festival (com VADER, ROTTING CHRIST, DEBAUCHERY, etc.) em Burgdorf/Bern, Suíça.
Roax Films produzirá o clip, que será lançado no início de fevereiro, na Suíça e em Berlim (Alemanha).
Um trailer do novo album está disponível abaixo.
A faixa é parte do novo álbum da banda, "Day of Reckoning, que será lançado na Europa, no dia 18 de fevereiro de 2011 via Nuclear Blast. O lançamento norte-americano será em março.
O disco marcará a estréia do baterista Vaaver (Unsun, Indukti, Lunatic Soul), em substituição a Marc Reign.

"Day Of Reckoning" tracklisting:
'The Price'
'Hate Is My Fuel'
'Armageddonizer'
'Devil’s Advocate'
'Day Of Reckoning'
'Sorcerer Of Black Magic'
'Misfit'
'The Demon Is God'
'Church Of Disgust'
'Destroyer Or Creator'
'Sheep Of The Regime'
'Stand Up And Shout' (Bonus Track)
Fonte desta matéria: Bravewords

Duff McKagan: "eu cheirei meu peso em cocaína"


O baixista do VELVET REVOLER, Duff McKagan, escreveu em sua coluna semanal para o Seattle Weekly um artigo sobre seus problemas de dependência de DROGAS nos anos 90, que estavam causando problemas nos seios nasais, que foram operados recentemente.
"Durante um tempo, entre novembro de 1989 até 1993, eu cheirei meu peso em cocaína. Eu não recomendo a qualquer um de vocês jovens leitores que usem isso. NÃO foi um ato de pessoa inteligente, eu era apenas um viciado em DROGAS. Eu não recomendo a qualquer um de vocês jovens leitores que usem isso.
Lembro-me de dar glamour a todas as DROGAS e álcool naquela época. Eu era um artista, e achava que NECESSITAVA usar aquelas coisas, ou meu trabalho sofreria consequências. Antes que eu pudesse perceber, eu estava nervoso e estava em estado de pânico. Uma merda, eu tinha que usar
Alguém me perguntou a um tempo atrás "O que você diz a seus filhos quando estão se preparando pra sair pra uma festa?" Algumas pessoas perguntam-me de uma forma rude quase, como se meus filhos viessem a ter problemas com DROGAS fosse um preço a pagar pelo o que eu fiz para mim mesmo no passado. Espero que eu tenha sido suficientemente idiota no meu tempo para ter terminado a cota de idiotice de minha família. Por deus assim espero."
Fonte desta matéria (em inglês): portalternativo

Casal Rock: Um tributo da terceira idade ao AC/DC


Em 2009 a TV3 - um canal de TV catalão - lançou uma série com um casal de aposentados chamada: Casal Rock, onde o casal aparece fazendo interpretações de algumas músicas do rock and roll.
Em um dos episódios o casal rock and roll interpretou e cantou "Highway To Hell" do AC/DC, onde contaram com uma van de vovôs e vovós para fazer o refrão e o vovô até fez o duck walk de Angus Young e poses de Bon Scott.

Fonte desta matéria: AC/DC Brasil

Behemoth: banda eleita "Artista do Ano" na Polônia


Imagem

Um dos maiores portais poloneses (Onet.pl) promoveu uma votação, onde foi escolhido o Melhor Artista de 2010. A votação encerrou-se hoje (quarta 29-12) e o BEHEMOTH sagrou-se vencedor com 27% dos votos.
Na votação haviam artistas pops poloneses, inclusive a noiva de Nergal, Doda, que acabou ficando em segundo lugar com 26% dos votos.
Fonte desta matéria: Portal Onet.pl

Álcool e Rock: uma mistura explosiva

Os anos 60 e 70 ficaram conhecidos pelo alto consumo de drogas. Muitos artistas adicionaram à criatividade boas doses de LSD, heroína, cocaína e todo tipo de entorpecentes. Alguns deles não viveram muito para contar, e outros sobreviveram e de uma forma ou de outra conseguiram levar seus trabalhos adiante.


O mesmo não acontece, em regra, com viciados em uma droga mais leve, mas que ao mesmo tempo diminui drasticamente a capacidade produtiva das pessoas: o álcool. Apesar de ser socialmente aceito, o álcool tem efeitos tão devastadores quanto algumas das DROGAS mais pesadas, e levaram alguns astros do Rock ao fundo do poço.
Este artigo, longe de ser moralista, quer somente mostrar algumas histórias de rockstars que tiveram problemas por conta da bebida. Nós, do MOFODEU (www.mofodeu.com) somos adeptos de uma cervejinha e de um bom whisky e sempre gravamos nosso programa tomando um ou outro aperitivo.
O motivo de levantar essa história é só para ilustrar o programa que entrará no ar no nosso site a partir do dia 14 de fevereiro.
Os casos mais traumáticos que envolveram alcoolismo e o rock nos anos 60 e 70 foram os que culminaram com as mortes de Keith Moon (lendário baterista do The Who), Bon Scott (vocalista do AC/DC) e John Bonhan do Led Zeppelin.
Keith Moon tinha como sua marca pessoal a irreverência, que muitas vezes era potencializada pelo álcool. Apesar de ser adepto de outros tipos de droga, Moon ficou conhecido por grandes bebedeiras, numa delas se envolvendo inclusive num acidente automobilístico que ocasionou a morte de uma pessoa (mais tarde Moon foi inocentado).
No auge dos seus porres, o baterista do Who gostava de exibir seu instinto destruidor, colocando fogo em objetos, quebrando instrumento e destroçando quartos de hotéis. Entre as lendas que giram em torno às bebedeiras de Moon estão a destruição de um banheiro com fogos de artifícios e o “naufrágio” de um Lincoln Continental (um carro de luxo) numa piscina durante a festa de seu aniversário de 21 anos.
Porém, o alcoolismo trouxe resultados muito danosos a curta vida de Keith Moon. Em meados dos anos 70 ele procurou ajuda para se livrar do vício que já prejudicava seu incrível talento. Durante o tratamento Moon apresentou uma síndrome de abstinência ao álcool que viria levá-lo a morte. Na madrugada de 7 de setembro de 1978, após um jantar com Paul e Linda McCartney, após a pré-estréia do filme de um filme sobre a vida de Buddy Holly, Moon foi encontrado morto no quarto do hotel onde estava hospedado. A causa da morte foi overdose. Ele havia consumido 32 comprimidos do medicamento que fazia parte do seu tratamento contra o alcoolismo e acabou falecendo.
John Bonham, do LED ZEPPELIN, tinha um temperamento totalmente oposto ao seu companheiro de profissão do Who. Ele era um cara contido e tímido e só se liberava sua agressividade quando estava com as baquetas nas mãos. Bonham era um cara caseiro e detestava a rotina das grandes turnês, que iam de encontro com o seu modo de ser.
A alternativa encontrada por Bonham para suportar os longos períodos longe de casa foi se entregar a bebida. Ele ficou conhecido como um dos maiores bebedores do meio do rock, mesmo mudando pouco seu comportamento por conta dos porres. A cerveja era seu aperitivo favorito e existe a lenda que a inspiração para o símbolo que compunha o logo dos 4 membros do Zeppelin teria sido criado com inspiração na bebida. Os três círculos entrelaçados, que por muitos é interpretado como um símbolo de “homem, mulher, criança”, teria sido uma cópia invertida do logotipo de sua cerveja favorita: a Ballantine.
Assim como no caso de Moon, as bebedeiras do baterista do LED ZEPPELIN também acabaram de maneira trágica. No dia 24 de setembro de 1980, após beber cerca de 40 doses de vodca, John Bonham adormeceu na casa de Jimmy Page, sendo encontrado morto na manhã seguinte, sufocado em seu próprio vômito.
Bon Scott era o estereótipo do escocês típico. Eventualmente usava seu kilt (espécie de saia), tocava gaita-de-fole e era chegado num bom whisky. É bom ressaltar que ele tinha “scott” até no nome. Nem precisa dizer que ele era chegado numa boa farra e era freqüentador assíduo dos pubs escoceses, ingleses, irlandeses e dos botecos de toda parte.
Sua entrada no AC/DC fez com as bebedeiras aumentassem e não foram poucas as vezes em que ele se apresentou embriagado. Infelizmente, sua trajetória promissora também foi interrompida pelo vício. Após um coma alcoólico (oficialmente relatado como envenenamento por álcool) , assim como Bonham, Bon Scott morreu sufocado no seu próprio vômito.
Vizinha da Escócia e também pródiga em bons whiskeys, a Irlanda revelou alguns dos grandes beberrões da história como, por exemplo, os caras do Thin Lizzy. O líder da banda, Phill Lynott, apesar de não ser irlandês, era um grande apreciador de toda espécie de bebida, e logo manifestou dependência à droga.
A apreciação por gêneros etílicos ficou registrada na canção “Whiskey in the jar”. O tema trata-se, na verdade, de uma canção tradicional irlandesa, adaptada pela banda. A música trata de um velho andarilho que, viajando pela seu país, se mete em confusões por conta de bebedeiras. O refrão traz uma forma tradicional de se brindar, “Musha rig um du rum da”, e dá graças por haver whisky na jarra.
Mas o que foi inspiração, também trouxe tragédia. O alcoolismo de Lynnot o fez ficar internado em clínicas de reabilitação um sem-número de vezes, até o seu falecimento. Em sua última internação, ele faleceu de um ataque do coração, devido também ao consumo de outras drogas.
KISS também é uma banda cujos integrantes volta e meia são envolvidos em bebedeiras. Especialmente os dois membros originais da banda que foram afastados duas vezes: Ace Frehley e Peter Criss. As duas saídas deles da banda foram cercadas de muito mistério, mas é quase certo que as bebedeiras do guitarrista e baterista originais da banda sejam o maior motivo. Frehley vem a anos tentando deixar o alcoolismo, mas em vão. Em 2001, todos se cansaram do estilo beberrão do guitarrista e colocaram-no na rua pela segunda vez.
Uma das maiores contribuições de Frehley para a banda foi um dos clássicos do Kiss: “Cold Gin”. A música fala de como um gim gelado pode ser útil para amenizar o calor e facilitar as coisas com uma garota. Ele ainda exalta, na letra, o poder da bebida que, além disso, tem outro benéfico: é muito barata. Uma fanfarronice típica de letras de rockeiros bebuns.
Outro clássico do Rock que fala sobre bebedeiras é “Alabama Song” do The DOORS. A música, que tem como subtítulo “Whiskey Bar” é uma adaptação feita pela banda de um trecho da ópera “Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny” de Bertold Brecht. Na canção o personagem da ópera, Jenny, fica perambulando de Whiskey Bar em Whiskey Bar demonstrando certo desespero por não outros mais.
A atitude de Jenny na letrada da música pode ser atribuída a de muitos rockeiros, como os do próprio Doors. Jim Morrison teve muito problemas com DROGAS, que eram agravados pelo consumo concomitante de bebidas de alto teor alcoólico. Era comum de Morrison aparecesse embriagado em sessões de gravação de álbuns e em apresentações ao vivo. Muitos atribuíam essas atitudes ao sua timidez afirmando que as bebedeiras eram a única forma de Jim encarar seu público.
São inúmeros os casos de rockeiros envolvidos com o álcool, como não é possível detalhar caso a caso, eis uma lista com alguns outros beberrões:
- Alice Cooper: largou a religião Mórmon pelo vício do álcool
- Elton John: nos anos 70 teve diversos problemas de saúde por conta da constante mistura de álcool e cocaína
- Eddie Van Halen: suas bebedeiras tinham alto poder destrutivo. Suas brigas com companheiros de banda são quase sempre causadas pelo álcool.
- Danny Kirwan: Deixou o Fleetwood Mac por conta do alcoolismo, nos anos 70.
- David Byron: foi demitido do Uriah Heep por causa das bebedeiras. Faleceu em 1985 por conta do alcoolismo.
- Micheal Clarke e Gram Parsons: companheiros de Byrds, Flying Burrito Brothers, os dois tiveram muitos problemas com a bebida. Parsons, guitarrista, faleceu em 1973 depois de misturar morfina com álcool. Clarke, bateristas, foi alcoólatra até quase o fim da vida. Em 1993, pouco antes de morrer, deu declarações tentando mostrar os perigos do álcool. Após sua morte, a família de Clarke fundou uma instituição de combate ao alcoolismo infantil.
- Ronnie Wood: O rockeiro boa praça fez ótimas amizades em suas bebedeiras. Por ser tão sociável conseguiu fazer parte dos primeiros discos solos de Jeff Beck, além do Faces e depois dos ROLLING STONES. Porém, a bebida já o fez ser internado em clínicas de reabilitação um sem-número de vezes.
- Ringo Starr: Após o fim dos BEATLES, o baterista entrou em depressão e começou a beber muito. Nos anos 80, o ostracismo e a bebida fizeram com que Starr fosse internado diversas vezes para desintoxicação. Hoje ele se diz curado do vício.
Para conhecer mais histórias sobre Rock e Álcool, não deixe de escutar o MOFODEU #051. Basta acessar o site:
Você vai se divertir com o bom humor de quem entende muito de rock e mais ainda de bebedeiras.
Apreciem com moderação!
E se beber, não dirija!

Fonte desta matéria: MOFODEU

Dr. Sin: registros inéditos e raridades estão na internet







Imagem


banda DR.SIN, formada pelo guitarrista Edu Ardanuy e os irmãos Andria e Ivan Busic, tem colocado a disposição dos fãs diversos materiais inéditos em seu profile no You Tube e outros registros.

De novembro até agora foram mais de 16 vídeos postados entre acontecimentos recentes como a apresentação com a Banda Sinfônica do Estado de SP no mês passado até um documentário realizado pela MTV americana de 1995.
Aproveitando o embalo, a banda também comemorou os 10 anos de lançamento do CD "DR.SIN 2" com um vídeo ao vivo da música "Danger" que conta com a presença do vocalista e amigo Michael Vescera (ex-Obsession, Loudness, YNGWIE MALMSTEEN, Roland Grapow, MVP).
You Tube:



Press-release: Dr.Sin