A História e as informações que você sempre quis saber sobre seu Artista/Banda preferidos, Curiosidades, Seleção de grandes sucessos e dos melhores discos de cada banda ou artista citado, comentários dos albúns, Rock Brasileiro e internacional, a melhor reunião de artistas do rock em geral em um só lugar. Tudo isso e muito mais...
20 de dezembro de 2010
Nile: Guitarra Jackson do Karl Sanders está sendo leiloada
Slayer e Megadeth: juntos em turnê pela Europa
Dois dos "grandes" do Thrash Metal, SLAYER e MEGADETH, estarão unidos mais uma vez para uma turnê em 2011, intitulada European Carnage Tour 2011. Confira as datas em que ocorrerão os shows:
Mar. 13 - Kiev, Ucrânia - Expo
Mar. 15 - Moscow, Russia - Olimpiski
Mar. 16 - St Petersburg, Russia - Jubileeny
Mar. 17 - Helsinki, Finlândia - Ice Hall
Mar. 19 - Stockholm, Suécia - Arenan
Mar. 20 - Oslo, Noruega - Sentrum Scene
Mar. 21 - Aarhus, Dinamarca - SCC
Mar. 23 - Brussels, Bélgica - Forest
Mar. 24 - Bamberg, Alemanha - Stechert Arena
Mar. 26 - Paris, França - Zenith
Mar. 28 - Madrid, Espanha - La Riviera
Mar. 29 - La Coruna, Espanha - Coliseum
Mar. 30 - Lisbon, Portugal - Pavilhao Atlantico
Abr. 01 - Barcelona, Espanha - St Jordi Club
Abr. 03 - Rome, Itália - Atlantico
Abr. 04 - Padova, Itália - Gran Teatro
Abr. 06 - Zagreb, Croácia - Arena
Abr. 07 - Vienna, Austria - Gasometer
Abr. 08 - Budapest, Hungria - Arena
Abr. 10 - Prague, Republica Tcheca - O2 Arena
Abr. 11 - Lodz, Polônia - Sportshall
Abr. 13 - Basel, Suiça - St Jakobshalle
Matéria original: Polêmico Rock
Makinária Rock: 2010 animal e 2011 promete
Longa vida ao Rock n' Roll nacional.
Press-release: Makinária Rock
Rock Raro: colecionador brasileiro lança livro sobre discos
O livro pode ser adquirido pelo correio. Basta enviar um e-mail diretamente ao autor: wagner2505@yahoo.com.br.
Press-release: Os Armênios
Pantera: 15 segundos de música inédita na MTV
Vale lembrar que algo parecido aconteceu esse ano quando a música “The Will To Survive” foi lançada esse ano na edição especial de “Cowboys From Hell”.
O programa especial que foi ao ar ontem mostrou um resumo do que de melhor aconteceu no Metal em 2010, e inclui entrevistas com o ANTHRAX e Max Cavalera.
Assista o trailer no link abaixo.
Mais informações: blog Tenho Mais Discos Que Amigos!
Setfire: banda disponibiliza álbum para download
Press-release: Metal Front
Dark Wings Syndrome: na Release Party do novo de Ava Inferi
Por outro lado, os DARK WINGS SYNDROME estão nomeados em diversas categorias para a 1ª Gala de Rock Alternativo de Guimarães, a qual terá lugar no próximo dia 15 de Janeiro de 2011 no CAE São Mamede de Guimarães, Portugal. Mais informações em http://www.blogdosubmarino.blogspot.com/.
O álbum de estreia dos DARK WINGS SYNDROME, ‘Arcane’, foi misturado e masterizado pelo conceituado David Castillo (KATATONIA, BLOODBATH, KLIMT 1918, DRACONIAN) nos Ghostward Studio em Estocolmo, Suécia.
Press-release: Avanteagrde MNGT South America
Megadeth: grupo recebe duplo de platina na Austrália
Os membros do MEGADETH foram presenteados com o disco duplo de platina em Sydney, na Austrália, na noite de sábado, 18 dezembro, pelo DVD "The Big Four: Live From Sofia, Bulgaria", que vendeu mais de 30.000 cópias na Austrália.
Um vídeo da cerimônia de premiação pode ser visto abaixo.
"The Big Four: Live From Sofia, na Bulgária" DVD e Blu-ray, filmado em junho passado em um show estrelado por METALLICA, SLAYER, MEGADETH e ANTHRAX, alcançou status de ouro na Noruega, Portugal, Nova Zelândia, e Alemanha, e duas vezes platina em França e Austrália.
"The Big Four: Live From Sofia, Bulgária" estreou como número 1 na Billboard "Top Vídeos" no início deste mês, com vendas de 22.000 cópias. E também estreou em 1 º lugar no Canadá, Reino Unido e Áustria, e em 4 º na Alemanha.
Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth
Kula Shaker: single natalino disponível para download
A primeira é "Christmas Time (Is Here Again)", uma composição original dos BEATLES. Durante os anos 60, os integrantes do fã clube oficial do quarteto de Liverpool recebiam, pelo correio, um compacto com essamúsica rara, inexistente em qualquer LP regular na discografia da banda. O Kula Shaker resgatou essa preciosidade e registrou uma versão cover.
A outra música é a divertidade "Snowflake". Para baixar essas faixas basta acessar o site oficial do KULA SHAKER:
Matéria original: Os Armênios
Elvis Presley: os carros que marcaram sua vida
Fonte desta matéria: Auto Esporte
Judas Priest: vão nos deixar um legado de grandes memórias
Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth
Avenged Sevenfold: "o plano sempre foi Mike tocar até 2010"
O AVENGED SEVENFOLD divulgou um comunicado explicando que “nós sabemos que não estamos prontos para adicionar outro membro permanente do AVENGED SEVENFOLD [em sequência à morte ano passado do baterista Jimmy ‘The Rev’ Sullivan]. Não sei se algum dia nós estaremos. Mas se nós estivermos, ele só será alguém que não é apenas um baterista brilhante, mas também alguém que teríamos de conhecer bem na estrada e fora dela, e que vocês, os fãs, tiveram a chance de conhecer, e esperamos que aceitem. Em outras palavras, nessa família, nós damos passos juntos, a banda e nossa enorme família de fãs.”
O grupo completou, “Mike e a banda concordaram que não poderia ser ele. Por quê? Muito antes de haver um AVANGED SEVENFOLD, havia integrantes dessa banda que olhavam para Mike e, no caso de Jimmy, aprenderam bastante assistindo Mike tocar. Ele é um brilhante compositor, produtor e, claro, baterista. Por causa disso, o mundo e nós sempre o veríamos como 'AVENGED SEVENFOLD com Mike Portnoy'”.
Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth.net
"Mascotes" de bandas: GigWise elege os 14 mais famosos
Os 14 maiores mascotes de banda – Apresentando mascotes ícones do IRON MAIDEN, Radiohead, Kanye West, Megadeth e muitos outros. Alguns personagens são tão icônicos que são mais famosos que as próprias bandas...
Vic Rattlehead do MEGADETH – a figura esquelética com visor e boca grampeada apareceu em numerosos álbuns da banda de thrash metal, incluindo o seu retorno após onze anos no ‘The World Needs A Hero’ de 2001. Legal.
"Fat Man" da banda BAD MANNERS – a paródia do homem da Michelin, Bad Manners, com a ajuda do artista David Farren, deu à mascote um lado sombrio e incorporou uma nova personalidade.
“Snaggletooth” do MOTORHEAD – A cara com presas do Snaggletooth B. MOTORHEAD se tornou um sinônimo da banda desde sua criação por Joe Petango para o álbum homônimo de estréia da banda em 1977. Nada menos que um ícone.
“Eddie The Head” do IRON MAIDEN – Criado por Derek Riggs, Eddie é possivelmente o mascote mais durador de todos os tempos, aparecendo constantemente na capa dos álbuns e durante as apresentaçõesao vivo. Ele aparece até no jogo ‘Ed Hunter’.
“Hector” do HAMMERFALL – O cavaleiro negro talvez tenha se tornado mais famoso que a própria banda sueca de heavy metal. A sua primeira aparição foi no “Glory to the Brave”, álbum de estréia de 1997 e tem permanecido com a banda desde então.
“Fiend Skull” do MISFITS – baseado no pôster do filme ‘The Crimsom Ghost’, a figura esquelética dos Misfits fez sua primeira aparição no single de 1979 ‘Horror Business’. Logo a imagem se tornou a mascote e o logo definitivo da banda.
“Walt Jabsco” do SPECIALS – Criado por Jerry Dammers e Horace Panter o homem ska dançarino Walt Jabsco desenvolve uma variedade de passos de dança nos encartes da banda. Muito marcante.
O “Buffalo Man” do JAMIROQUAI – Você pode amar ou odiar o Jay Kay e o Jamiroquai, mas uma coisa é certa – a mascote deles é nada menos que genial. A simples silhueta do homem búfalo é instantaneamente reconhecível e relacionável com a cena funk.
“Deathbat” do AVENGED SEVENFOLD – Não se limitando a um crânio como The Misfits, o Avenged Sevenfold nos deu esse hibrido de morcego com humano. Simples, mas devassamente efetivo, a imagem apareceu em duas capas dos álbuns dos roqueiros.
“The Guy” do DISTURBED – A sinistra figura estampou sua cabeça feia em dois álbuns do Disturbed – ‘Ten Thousand Fists’ e ‘Indestructible’. Ele se tornou uma figura animada no vídeo promocional para o cover do Genesis ‘Land of Confusion’.
“Jesterhead” do IN FLAMES – Desenvolvido pelo vocalista Anders Fridén e pelo antigo guitarrista Niklas Sundin, o Jesterhead foi criado para promover o álbum de 1995 ‘The Jester Race’ da banda sueca de death metal. Desde então ele apareceu de alguma forma em todas as capas da banda.
“Dead Skull” do GRATEFUL DEAD – Bob Thomas desenvolveu o crânio e o desenho de relâmpago em 1969, mas somente quando foi utilizado para a capa do álbum ao vivo de 1976 ‘Steal Your Face’ que ele entrou para a história do rock.
Esta é uma matéria antiga do site Whiplash! Quer saber por que destacamos matérias antigas?
Fonte desta matéria (em inglês): Gigwise.com
Axl Rose: em Abu Dhabi, a primeira entrevista desde 2006
Uma rosa ainda é uma rosa
Por Kelly Crane e Matt Wilson - visite este link para conferir a matéria original, acrescida de fotos.
Quando Axl Rose e os garotos adentraram o palco na quinta à noite em Abu Dhabi, você já poderia deduzir que eles iam arregaçar Abu Dhabi. O que você não poderia saber, é que apenas minutos antes deles iluminarem o palco, o lendário roqueiro ROSE estava bebericando chá enquanto batia papo com o Tabloid!.
“É melhor a gente ir lá antes que eles derrubem o lugar,” disse Rose erguendo a cabeça e dando-se conta da plateia agrupada aumentando de volume.
De acordo com seu empresário, DOC MCGHEE, Rose não dá entrevistas há 14 anos [nota do tradutor: informação não procede. Axl deu uma longa entrevista ao jornalista EDDIE TRUNK em 2006].
“Eu não sei o que você fez, mas você fez alguma coisa certa,” ele disse expressando sua legítima surpresa mediante o cantor de cabelos vermelhos estar disposto a conversar.
ESCALDADO COM A MÍDIA
Mas essa semana foi diferente e ele educadamente pediu por “qualquer tipo de chá” para um membro de sua equipe, acomodou-se em sua cadeira e preparou-se para se abrir.
Como com toda boa história, há sempre um pouco de drama. Veja você que essa história quase não foi contada porque enquanto o [site] Tabloid! sabia que Rose estava na cidade, também foi deixado claro, inicialmente, que não haveria entrevistas (como tem sido o caso nos últimos 14 anos).
Você pode, portanto entender porque uma caçada desesperada pela Ilha de Yas [luxuosa ilha artificial em Abu Dhabi] (de chinelos) aconteceu quando “aquela” ligação tocou para dizer que ele havia dito “sim”.
“Tem uma multidão do caralho lá fora,” disse Rose parecendo quase nervoso. “Oops, pega mal dizer isso?” ele emenda rapidamente mudando de assunto.
“Eu toquei no Oriente Médio uma vez antes,” continuou Rose sem precisar de deixa. “Foi pra mais ou menos 50 mil pessoas. Foi insano. Temos estado tentando vir tocar de novo desde então e hoje à noite vai ser ‘wow’. Muitos roqueiros e bombas. Estamos muito excitados em darmos tudo de nós,” ele disse antes da apresentação de lotação esgotada, a última da série de concertos Yas Arena Show Weekends, organizada pela Flash Entertainment.
ORGULHO
“Pra mim uma das coisas realmente legais é que eu não tenho que cobrar ninguém na banda. Hey, faça isso, faça aquilo, você sabe. Porque eles estão animados. Todo mundo tem um certo orgulho no que faz. E eles todos se cobram uns aos outros de qualquer maneira. Todo mundo vai lá e tenta dar tudo que pode. E a gente fica umas duas horas a mais, você sabe, até que sentimos que a plateia está feliz. Ou até nós sentirmos que fizemos um bom trabalho. É meio que como ir à academia ou algo do tipo, você sabe, você não sai até que você sinta que você deva.”
Há uma breve pausa antes de todos os quatro membros se matarem de rir. “É tão difícil ir à academia,” Rose eventualmente admite. “Sim, eles não me deixam fumar na esteira,” adiciona o guitarrista DJ ASHBA ainda rindo.
CORAÇÂO
“Mas, se não estivéssemos colocando coração nisso agora, se eu não estivesse pondo meu coração nisso, os fãs, eles não deixariam que eu saisse impune disso. Nós temos que viver atendendo a realizações anteriores, temos que trabalhar um pouco mais duro porque você está vivendo à sombra do legado ou de um mito ou o que quer que seja,” ele disse, pensativo. “É mais pressão quando você está tocando para igualar-se a um mito.”
O GUNS N’ ROSES foi formado em 1985, um tempo, uma época na qual Rose insiste em apontar que as coisas eram bem diferentes quando o assunto eram restrições sobre apresentações. “Nos dias de shows em casas noturnas, em idos de ’88 e ’89, você podia cair do palco e isso era OK. Daí veio que eu não podia dar um mergulho, mas as outras bandas podem. Eu fazia de tudo pra não cair do palco. Eu sempre vejo a fita de marcação no palco. O brilho na fita escura na beira do palco. Eu me lembro de quando não havia isso no [local de shows] LA Coliseum quando abrimos pros [Rolling] Stones. Quando as luzes se apagaram, eu pulei do palco.”
PLATEIA MULTI-CULTURAL
Parando para ouvir aos fãs ficando progressivamente mais barulhentos, Rose disse que ele estava ansioso para tocar para uma plateia multicultural. “O aspecto da plateia mista é na verdade a parte mais interessante pra mim porque eu acho que isso resume porque o catálogo do GUNS N’ ROSES resistiu ao teste do tempo,” ele disse, ainda com um ouvido nos fãs.
“Ele [o catálogo da banda] transcende gêneros, atravessa linhas religiosas, você entende. É música com a qual as pessoas podem se identificar. O fato de que há uma plateia tão diversificada lá fora torna isso muito divertido.”
Olhando para cima por detrás das lentes escuras de seus [óculos do modelo] Aviators, Rose sorriu. “Nós rompemos algumas fronteiras com certeza,” ele disse. “E continuaremos a fazê-lo.”
Fonte desta matéria (em inglês): GulfNews
Pensadores e autores que inspiraram o Heavy Metal: Aleister Crowley
O pensador britânico Edward Alexander Crowley, mais conhecido como Aleister Crowley (1875-1947), foi um dos mais respeitáveis ocultistas de todos os tempos, tendo sua obra sido considerada influente na literatura, na música, nas artes visuais; nas expressões mais significativas da metade do século XX.
Crowley nasceu em 1875, filho de um pastor de uma seita fundamentalista protestante, tendo sido educado sob a égide de um protestantismo vitoriano, que foi uma das manifestações mais repressoras de que já se teve notícia e Crowley, juntamente com alguns artistas de vanguarda de sua época, teve a ousadia de se colocar contra todo esse sistema de valores e criar um sistema próprio.
Tanto o protestantismo quanto o catolicismo foram duas correntes doutrinárias, propagadoras de culpa e normas de conduta social repressoras, que encontraram na segunda metade do século XIX incluindo a primeira metade do século XX, forte abrigo nas sociedades burguesas em ascensão. Aleister Crowley, gerado neste período, manifestou sua repulsão às religiões cristãs através do seu livro “A Tragédia do Mundo”, afirmando, por exemplo, que não queria discutir as doutrinas de Jesus, pois elas seriam responsáveis pela degradação do mundo à sua condição atual. Além disso, o ocultista considerava o cristianismo a causa e o sintoma da escravidão. Expressando seu descontentamento com o cristianismo, ele ressalta:
essa religião que eles chamam de cristianismo; o diabo que eles honram chamam de Deus. Aceito essas definições, como um poeta faria, para ser inteligível à sua época, e é o Deus e a religião deles que eu odeio e vou destruir. (The World´s Tragedy, New Falcon Publications. p XXXIX, 1994)
O pensamento de Crowley, uma mistura de Nietzsche e Rabelais, parece sintetizar conceitualmente o campo imaginário dos signos/significados do heavy metal: coexistência de forte presença niilista nietzschiana, com negação da presença divina, que inclui o imaginário do cronista francês François Rabelais, homem contemporâneo do iluminismo, que afirma: “o riso é a marca do homem” - flagrante imagem positivista.
Considerado mago, personalidade que determinou novas formas de comportamento no campo das artes, ficou amplamente conhecido por também ser um anti-cristão e se auto-denominava "A Grande Besta" (To Mega THERION, em grego), se referindo à besta do Apocalipse (último livro do Novo Testamento, que contém terríveis revelações sobre os destinos da humanidade), título do álbum clássico da banda suíça de metal Celtic Frost, lançado em 1985. A título de referência, um versículo do livro do Apocalipse que faz referência ao número da besta é: “Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é um número de um homem, e seu número é seiscentos e sessenta e seis” (Ap 13,18).
Além do Celtic Frost, outras grandes bandas de metal foram influenciadas por Crowley. Bruce Dickinson, vocalista da banda inglesa Iron Maiden é um de seus admiradores com mais destaque, o que fica evidente em inúmeras composições tanto no Iron Maiden quanto na sua carreira solo. Para Dickinson,
Crowley é sem dúvida a figura mais inspiradora do universo do ocultismo. Leio e estudo Crowley desde minha pré-adolescência. Ele é sem dúvida a inspiração definitiva para todos aqueles que amam o ocultismo e dedicam suas horas vagas para entender o submundo em que vivemos. (retirado do site Morte Súbita)
Um exemplo notório da inspiração causada pelo ocultista é a música intitulada “Man of Sorrows, do disco "Accident of Birth" (Sony BMG, 2004), que faz referências a Crowley, um jovem de 12 anos que desejava ser quando crescer, o Anticristo. A seguir, temos um trecho da música supracitada.
Aqui em uma igreja
Um pequeno garoto está ajoelhado
Ele ora para um Deus que ele não conhece
Que não pode sentir
Todos seus pecados da infância
Ele vai se recordar
Não vai chorar, lágrimas ele não vai chorar
Homem sofredor, não posso ver seu rosto
Homem sofredor, você saiu sem deixar rastro
Um pequeno garoto pergunta, o que foi isto tudo?
Sua jornada acabou? Ou apenas começou?
Visões de um mundo novo vindo das cinzas do velho
"Faças o que tu quiseres"
Ele gritou de sua amaldiçoada alma
Um visionário torturado, um profeta de nosso vazio
Perguntando por que, Perguntando por que
Além de várias canções inspiradas em Crowley, Dickinson dirigiu o filme "Chemical Wedding", que trata da história de um tímido professor da universidade de Cambridge que é possuído pelo ocultista, devido a investigações e experimentos científicos.
A banda polonesa de black metal chamada Behemoth gravou em 2001 o disco Thelema 66". Thelema refere-se à doutrina religiosa elaborada por Crowley e divulgada em 1904. A lei de Thelema está inserida no seu livro de maior difusão, o Livro da Lei (Liber AL e Liber Legis) e traz mensagens de revolução do pensamento humano, da cultura e religião, como os preceitos: "Faze o que tu queres há de ser toda a Lei” e "Amor é a lei, amor sob vontade".
O primeiro preceito citado motivou e influenciou o pensamento de vários jovens na revolução das DROGAS, comportamentos sexuais e os movimentos que tinham como base a idéia anticristã, e também movimentos históricos tais como: contracultura, movimento estudantil de 1968, o anarquismo tardio. Esta mudança de comportamento e de ideologia dos jovens foi mais acentuada na década de 1960, quando o movimento da contracultura estava no auge em países como Inglaterra e Estados Unidos, depois amplamente combatido pela cultura de massa da década de 1970 e início de 1980, onde a sociedade retorna a um conservadorismo disfarçado simbolizado na figura dos yuppies.
O segundo preceito de Crowley, "Amor é a lei, amor sob vontade", foi um significativo instrumento identificador do movimento pacifista Flower Power, slogan utilizado pelos hippies dos anos 60 até o começo dos anos 70 como um símbolo da ideologia da não-violência e de repúdio à Guerra do Vietnã, termo que foi utilizado pela primeira vez pelo poeta Allen Ginsberg em 1965. Desde então ele é freqüentemente utilizado para se referir aos anos 60.
Paradoxalmente, o citado preceito é encontrado em várias letras e títulos de músicas do metal, como é o caso da banda inglesa de metal industrial Coil, que no final do vídeo-clipe da música "Tainted Love", metáfora para AIDS, aparecem flashes das frases "Love is the law" e "love under will". A banda de metal inglesa Carcass, que recentemente, novembro de 2008, apresentou um show no Brasil, repete a frase "Hate is the law, love under will", uma espécie de variação ou interpretação da regra de Crowley, na música "Firm Hand" do álbum "Swansong", o que também denota a influência do ocultista nas bandas de metal do cenário contemporâneo.
Na mesma época em que Crowley praticava suas magias na Europa, o escritor norte-americano Howard Lovecraft também exercia alguma influência nas bandas de metal nas primeiras décadas do século XX. Lovecraft produzia textos de teor fantástico, fabular, literatura de forte potência geradora de imagens que proporcionaram grande prestígio para o mesmo; literatura imagética, inspiradora na elaboração da arte gráfica das capas dos discos de metal, apesar do autor não desenhar as criaturas de terror em suas obras. No próximo segmento, será apresentada a relação de algumas bandas de metal com o trabalho de Lovecraft.
Hoje na história do rock no mundo - 20/12
[20/12/1965] Há 45 anos- Grandes Sucessos e Lançamentos Históricos
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