13 de dezembro de 2010

Linkin Park: colocações medianas na Billboard em 2010


O fim do ano está próximo e a lista dos mais vendidos do ano está saindo. Confira abaixo algumas das posições do LINKIN PARK nas paradas da Billboard deste ano.
Na parada de artistas de rock, a banda está em sétimo lugar, passando à frente de grandes artistas comoAC/DC  e DAUGHTRY. Na parada de rock alternativo, 'The Catalyst' ficou na 40ª posição e na parada de álbuns de rock, o LINKIN PARK ficou em 7° lugar com "A Thousand Suns". Na lista dos artistas mais importantes do ano, eles aparecem na 47ª posição, à frente de BON JOVI, PINK e AVENGED SEVENFOLD.
Fonte desta matéria: LINKIN PARK BR

Aerosmith: Withford diz que Hendrix foi enorme influência


Após a apresentação de diversos artistas tocando a música "Fire" de Hendrix no programa de tv da NBC "The Tonight Show with Jay Leno", Brad se lembrou da primeira vez que seus olhos viram Jimmy Hendrix no palco: "Eu fui assistir Hendrix tocar em 1968, no Boston Garden, e a minha reação foi: Wow! No dia seguinte, minha primeira ação foi comprar uma Fender" - disse o guitarrista. "Desde a primeira vez que eu o ouvi até os dias de hoje, ele (Hendrix) tem sido uma influência enorme para mim - e para todos nós."
O programa "The Pulse of Radio" embarcou com Withford na estrada e pediu a ele que explicasse o quanto ver Hendrix tocando o inspirou como músico e fã: "Para mim - e eu poderia falar por todos aqui - é grande, muito grande a influência em muitas coisas que eu escolho fazer, desde o modo de tocar até a escolha das próprias guitarras e os amplificadores que ficariam bem com elas."
Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth

Engenheiros do Hawaii: Gessinger revela planos para 2011


Humberto Gessinger revelou ao site da Guitar Player que prepara seu terceiro livro, o qual ainda não tem nome definido e deve ser lançado em março de 2011. Segundo ele, o livro "puxa mais praliteratura, do que para a história" e terá letras comentadas dos ENGENHEIROS DO HAWAII que ficaram de fora do livro "Pra Ser Sinceiro - 123 Variações do Mesmo Tema" (livro lançado por ele no fim de 2009).
Questionado sobre seus projetos musicais, Gessinger admitiu a possibilidade de volta dos ENGENHEIROS DO HAWAII aos palcos em 2012 e revelou que há material inédito (e releituras novas do Engenheiros e do Cidadão Quem) para o projeto Pouca Vogal, que pode ganhar uma sobrevida mesmo com a volta aos palcos de sua banda principal. Gessinger revelou ainda uma variação do projeto, o POUCA VOGAL TURBO, onde ele e Luciano Leindecker teriam o apoio de uma banda.
A entrevista pode ser ouvida através do link abaixo.
Fonte desta matéria: Guitar Player

Dissonicos: ouça o novo álbum "Foi Um Ano Ruim"


O trio punk rock de influências literárias, cinematográficas  e musicais DISSONICOS disponibilizou para streaming em sua página no MySpace o seu mais novo disco, "...FOI UM ANO RUIM", que conta em 12 músicas a história de uma festa de reveillon, com personagens e tudo mais.
Escute o disco no link abaixo.
Fonte desta matéria: MySpace

Prelludium: banda disponibiliza EP de estréia no MySpace


Nesta segunda, 12, a banda carioca de metal progressivo PRELLUDIUM lança oficialmente seu EP de estréia. Intitulado Messias, o álbum composto de 5 faixas é o primeiro registro oficial em 4 anos de banda.
O material foi disponibilizado para download gratuito no MySpace do grupo, e é composto por um pack que contém as faixas no formato mp3, além da arte  gráfica que contém toda a ficha técnica, letras einformações adicionais da obra.
Em janeiro o álbum será lançado em CD e em breve será anunciado o show de lançamento no Rio de Janeiro.
A banda também anuncia que este CD não ficará sozinho por muito tempo; Já está saindo do forno um segundo EP, complementar, que será lançado ainda no primeiro semestre de 2011.

Junto com o álbum, foi lançado o novo MySpace da banda, agora com layout reformulado para a versão 3.0, assinado pelo Dept. de design da Produtora Musark.
Messias Track List:
01. Of Blood And Tears
02. Whisper
03. Farewell
04. Messiah
05. Infinite

Links:

+ info:
contato@musark.com.br
Press-release: Musark Prod.

Cruscifire: banda lança seu primeiro álbum


Após 6 anos de estrada, ter lançado 2 demos e feito diversos shows o Cruscifire anuncia o lançamento do seu primeiro álbum: "CHAOS SEASON".
O álbum possui 10 faixas do mais puro e brutal Death Metal, gravado e produzido por Caio e Victor Angelotti no próprio estúdio da banda e mixado e masterizado por Denis Dilallo, no estúdio AVWorks em São Paulo.
arte da capa foi feita por Marcelo Vasco, que já trabalhou com bandas como Vader, Necrophagist, Obituary, Job For a Cowboy, Born of Osiris e diversas outras.
A banda também está vendendo o CD a preço promocional de lançamento: R$10,00 com frete grátis!
Para adquirir basta mandar um e-mail para cruscifire@hotmail.com com nome e endereço completos.
Lembrando que 4 músicas que fazem parte do álbum podem ser ouvidas através do Myspace da banda.
myspace.com/cruscifire
twitter.com/cruscifire
Press-release: Cruscifire

Girlschool: regravando disco clássico da banda


O decano grupo GIRLSCHOOL está atualmente gravando uma nova versão de seu segundo disco, "Hit and Run".
Ele será lançado ano que vem, para comemorar o trigésimo aniversário do álbum.
O original saiu em março de 1981 e chegou ao TOP 5 da parada britânica. Ele contava com a formação clássica composta por Kim McAuliffe (guitarra/vocais), Kelly Johnson (guitarra), Enid Williams (baixo/vocais) e Denise Dufort (bateria).
Saiba mais no site oficial do grupo.
Fonte desta matéria (em inglês): Classic Rock Magazine

Paul McCartney: feliz por ter feito pazes com John Lennon


Paul McCartney disse que é feliz por ter conseguido retomar sua amizade com John Lennon antes da morte do ex-Beatle, em 1980.
Falando no [programa televisivo norte-americano] Late Night With Jimmy Fallon, McCartney revelou que a dupla “retomou sua amizade” depois de ter “muitos problemas de negócios”.
Ele fez os comentários à ocasião do trigésimo aniversário do assassinato de Lennon por Mark Chapman, que foi marcado por sua família, amigos e fãs ao redor do mundo no último dia 8.
“Nós conversávamos sobre como fazer pão. Apenas coisas comuns, você sabe. Ele tinha tido um filho na época – ele tinha tido Sean – então podíamos falar sobre bebês e família e pão e coisas do tipo. Então isso se tornou um pouco mais fácil, o fato de sermos chegados,” disse McCartney.
Ele também falou sobre o assassinato “sem sentido” de Lennon, acrescentando: “Uma frase ficava vindo à minha mente sobre o cara que o matou: 'o idiota de todos os idiotas'. Foi tão, tão triste porque achávamos que John viveria para sempre, que nos divertiríamos.”
O cantor, que deve tocar dois shows natalinos em Londres e Liverpool no fim desse mês, também tocou ‘Here Today’ no talk show americano como um tributo a Lennon.
Anteriormente, nessa semana, a viúva de Lennon, Yoko Ono disse ao [semanário musical inglês] NME que ele “com certeza estaria experimentando música nova” se ainda estivesse vivo hoje.
A edição dessa semana do NME, que está nas bancas de jornal do Reino Unido e está disponível para o resto do mundo em edição digital, traz uma entrevista com Sean Lennon, assim como uma matéria sobre a vida de John Lennon e seus últimos dias.
Fonte desta matéria (em inglês): Site do NME

Bob Dylan: manuscrito é vendido por quase US$ 500 mil


O manuscrito original da letra de "The Times They Are A-Changin", de BOB DYLAN, foi arrematado por quase meio milhão de dólares em um leilão.
As anotações escritas a mão para o clássico de 1964 do cantor-compositor passaram pelo martelo da [notória casa de leilões] Sotheby’s em Nova Iorque, onde o gerente de fundos especulativos ADAM SENDER deu o lance vencedor no valor de $422,500, diz a BBC News.
Escrito em papel de bloco de notas, o texto não contém a tablatura musical e tinha pertencido ao cantor-compositor Kevin Krown, um amigo de Dylan.
A Sotheby’s esperava que o manuscrito fosse vendido por algo entre 128 e 193 mil libras esterlinas.
Fonte desta matéria (em inglês): New Music Express

Tankard: "The Agency" disponível para audição


música  "The Agency", do novo álbum "Vol(l)ume 14" dos alemães do TANKARD, pode ser ouvida na íntegra através do MySpace da gravadora AFM Record no link a seguir.
Fonte desta matéria: Myspace AFM Records

Tom Araya: "Haverá alguns shows na América do Sul..."


Recentemente, Jon Wiederhorn da AOL's Noisecreep.com conduziu uma entrevista com o baixista e vocalista do SLAYER, Tom Araya. Seguem abaixo alguns trechos da entrevista.
Noisecreep: Você já fez um monte de turnês com o MEGADETH, e provavelmente continuará fazendo. Você é amigo de Dave Mustaine agora. Você colocou a amargura do passado de lado?
Araya:  Ele é um ser humano que vive neste planeta e é isso. Ele parece ser um cara legal, mas eu mantenho minha guarda sobre ele. Ele é cortês comigo, com minha esposa e filhos. Então, eu sou cortês em troca.
Noisecreep: Qual é o plano para o próximo ano?
Araya:  Nós vamos estar ocupados de fevereiro a maio. Nós vamos para a Austrália e há alguns shows que vamos fazer na Europa e na América do Sul. No que se refere com quem serão esses shows, eu não sei. Acho que alguns desses serão com o MEGADETH, mas eu não tenho certeza. Estamos reservados até maio, depois eu não sei.
Noisecreep: Você já teve de fazer alguns ajustes no seu desempenho após a cirurgia?
Araya: Sim. Eu não posso mais bater cabeça. Headbanging era uma grande parte do que eu fazia. Meu canto tem melhorado e meu modo de tocar também. Mas não é exatamente a mesma coisa.
Para ler a entrevista completa, em inglês, acesse o link abaixo.
Matéria original: Gorilas de Marte

Mötley Crüe: Vince Neil dirigindo melado de cana novamente


Parece que VINCE MEIL (MÖTLEY CRÜE) não se emenda no que tange a beber e dirigir. Depois de até ter cumprido pena por homicídio culposo nos anos 80 [seguindo a morte do baterista do HANOI ROCKS, Razzle], e ter uma audiência por dirigir embriagado marcada para janeiro próximo [que pode colocá-lo na prisão por, no mínimo, 6 meses], o vocalista agora é flagrado obviamente inebriado, saindo de uma casa noturna – sempre muito bem acompanhado – de língua enrolada.
Vince estava deixando o clube BOA em Hollywood, Califórnia. Ele fala de sua experiência no programa televisivo ‘Skating With The Stars’ e sobre o recente desdém de KID ROCK pela opção de Steven Tyler [AEROSMITH] em se tornar jurado do pastiche televisivo de gosto duvidoso ‘American Idol’.
Confira o vídeo [gravado essa semana] abaixo.
Fonte desta matéria (em inglês): Site Youtube

Ozzy: "se não fosse o Black Sabbath, eu já teria morrido"


O madman OZZY OSBOURNE declarou ao jornal The Sun em abril de 2009 que se não tivesse integrado oBLACK SABBATH ele não teria se tornado um rockstar e poderia até mesmo estar morto.
"Oh! Se não fosse o Black Sabbath, eu estaria morto há muito tempo. Hoje em dia eu preciso apenas manter a minha cabeça fora d´água. Não bebo mais, não uso DROGAS, não fumo cigarros, estou bem careta, na verdade".
"Eu fiz muita merda para o meu corpo e consumi muita porcaria, então porque arruinar os anos que eu ainda tenho nesse planeta? Eu quero tentar fazer coisas boas. Digo, eu acendi a droga da vela dos dois lados".
"Pessoas morreram fazendo a metade do que eu fiz. Mas no final eu realmente não estava me divertindo. Não funcionava assim comigo. Era uma merda muito terrível".
"Outro dia uma pessoa me disse que tinha passado as férias no Caribe. Eles foram a um bar e um cara perguntou a ela ’Você sabe quem é aquele cara lá?’ E ela disse ’Não’ e era o Keith Richards, bêbado".
"Quem sou eu para dizer que isso é errado? Ele gosta disso, é a sua vida. Se eu gostasse também, estaria bebendo", declarou Ozzy.

Os 100 melhores guitarristas segundo a Rolling Stone


LOS ANGELES (Reuters) - Os falecidos roqueiros JIMI HENDRIX e Duane Allman lideram a lista dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos, que será divulgada na próxima edição da revista Rolling Stone.
Hendrix, que invariavelmente encabeça esses rankings, recebeu uma entusiasmada homenagem do guitarrista do The Who, Pete Townshend, que escreveu que ele "tornou bela a guitarra elétrica".
Townshend lembrou que um dos shows de Hendrix foi "tão profundamente poderoso" que ele se encontrou de mãos dadas com o guitarrista Eric Clapton.
Allman foi elogiado pela revista por transformar "a poesia do improviso" com a Allman Brothers Band, banda de rock de Atlanta que fundou com seu irmão mais novo Greg em 1969.
B.B. King, que fará 78 anos no mês que vem, veio como terceiro na lista. "Seu 'bending' e vibrato fizeram sua famosa guitarra Lucille chorar com uma mulher", disse a revista.
Clapton ficou em quarto lugar, seguido do blueseiro Robert Johnson. Os outros que ocuparam as 10 primeiras posições são Chuck Berry, Stevie Ray Vaughan, Ry Cooder, Jimmy Page e Keith Richards.
O 100o lugar ficou com Kim Thayil, do grupo Soundgarden. O próprio Townshend ficou na 50a. colocação. Apenas duas mulheres entraram na lista: Joni Mitchell na 72a. posição e Joan Jett no 87o. lugar.
O guitarrista da Stax, Steve Cropper, que ficou em 2o. lugar na pesquisa da revista Mojo em 1996, ocupou apenas a posição 36 na lista da Rolling Stone. Dois lugares atrás dele ficou Peter Green, do Fleetwood Mac, que era o 3o. na Mojo.
A próxima edição da Rolling Stone chegará às bancas norte-americanas na sexta-feira.

1966 no Rock: do Monochrome ao Technicolor

"Em 1966, a década deixou de ser monochrome para virar technicolor". A frase de Keith Richards, destacada pela edição de setembro de 2006 da Poeira Zine (www.poeirazine.com.br), define com precisão o que aconteceu de mais importante naquele ano para o Rock and Roll. A estética das bandas da "invasão britânica" tinha encontrado o seu ponto de saturação em 1965, e, no ano seguinte, diversos grupos passam a buscar um novo caminho, que levaria à psicodelia.


Um fator determinante para essa transição acontecida no Rock a partir de 1966 se sustenta principalmente no que havia anos antes. O grande sucesso comercial alcançado por bandas como THE BEATLES, THE ROLLING STONES, THE WHO entre outras, garantiu uma consolidação desses nomes no mercado fonográfico, que permitiu que estes pudessem ser mais exigentes com suas produções.
Os BEATLES, por exemplo, eram tão poderosos na indústria fonográfica da época, que qualquer de suas exigências era atendida sem maiores discussões. Isso chegou ao ponto em que o grupo se reservou ao direitode não realizar mais turnês, e restringir seu trabalho somente ao processo criativo e de produção dos seus álbuns. Tal atitude, impensável nos dias de hoje, nos quais as turnês são uma das principais fontes de renda das bandas, mostra a importância que esses artistas tinham na época.
O último concerto dos Beatles, no Candlestick Park
O último concerto dos Beatles, no Candlestick Park
No dia 29 de agosto de 1966, os BEATLES  realizaram o último show da última turnê da história do grupo, no Candlestick Park, em São Francisco, Califórnia. O curioso é que a turnê, que divulgou o disco lançado no ano anterior, "Rubber Soul", havia sido um enorme sucesso, com apresentações memoráveis como a no Shea Stadium, em Nova Iorque (quando se apresentaram para o seu maior público, poucos dias antes do derradeiro concerto na Costa Oeste) e a no Budokan, em Tóquio, Japão.
A "bíblia" da psicodelia: "The Psychedelic Experience", de Timothy Leary
A "bíblia" da psicodelia: "The Psychedelic Experience", de Timothy Leary

Sem se dedicar às turnês, os Beatles passariam a ter mais tempo para ser dedicar às experimentações musicais, que resultariam no histórico "Sgt. Pepper", lançado no ano seguinte. Porém, a veia experimentalista do quarteto de Liverpool já aparecia presente nos álbuns lançados entre 1965 e 1966. "Rubber Soul" e principalmente o "Revolver" apontavam para o caminho que a banda parecia querer trilhar a partir daquele momento. Isso fica claro na introdução de elementos orquestrais, no flerte com a música indiana e as experimentações instrumentais características de "Revolver".
Os BEATLES e muitas outras bandas começavam a se aproximar da psicodelia, com base principalmente na obra do guru do LSD, Timothy Leary. O livro "The Psychedelic Experience" estava na cabeceira de nove entre dez roqueiros que viviam em grandes metrópoles como Nova Iorque, Los Angeles, São Francisco ou Londres.
Essas idéias influenciaram grandes grupos, como os BEATLES, mas também outros não tão conhecidos como os texanos do 13th FLOOR ELEVATORS, responsáveis por um álbum apontado como a primeira obra musical totalmente dedicada às experiências difundidas por Leary: o clássico Cult "The Psychedelic Sounds of 13th Floor Elevators". Apesar do pouco sucesso comercial, o disco é apontado como um marco da transformação do rock e é tido como o precursor do que se convencionou chamar "Psychedelic Sounds".
"Freak Out!", tido como o primeiro álbum conceitual do rock
"Freak Out!", tido como o primeiro álbum conceitual do rock

Na onda psicodélica, surgiram também bandas como os esquizofrênicos THE MOTHERS OF INVENTION, capitaneados pelo não menos surtado e talentoso Frank Zappa. Em 1966, o grupo estreou com o aclamado "Freak Out!", tido pro muitos como o primeiro álbum conceitual da história do Rock. O disco era uma grande gozação com os valores em voga naquele momento. Zappa debocha constantemente tanto da cultura de consumo americana, como da contra-cultura, imposta como um paradigma de oposição a sociedade de consumo.
1966 é um ano importante também para bandas como o Who e os Stones, que se não se encaminharam por vias tão experimentais, conquistaram maior independência, com álbuns totalmente autorais e bastante elogiados ("A Quick One" e "Aftermath").
"Pet Sounds": A Revolução que veio da praia
"Pet Sounds": A Revolução que veio da praia

Outra banda que atingiu um patamar de maturidade criativa interessante foram os BEACH BOYS. Assim como os Beatles, eles resolveram se dedicar com mais empenho às composições e produção dos álbuns, mas no caso do grupo californiano, um membro da banda foi eleito para cuidar desses aspectos: Brian Wilson. Enquanto os outros garotos praianos seguiam na estrada, Wilson se dedicava a produção da obra-prima da banda: o "Pet Sounds".
Graças a essa dedicação exclusiva ao processo criativo, Brian Wilson pode se empenhar nas experimentações musicais, incorporando elementos orquestrais e outros não tão convencionais ao álbum. A variedade de elementos usados no álbum, rendeu ao disco o rótulo de um dos precursores do "art-rock", ao mesmo tempo incoporava elementos do rock psicodélico, chegando a ser taxado por alguns como "sunshine pop".
Além do sucesso de crítica e público de "Pet Sounds", a dedicação de Wilson ao estúdio rendeu algumas faixas que seriam lançadas num disco posterior ("Smile", que nunca chegou a sair, por conta de problemas com a saúde mental do músico). A principal delas era "Good Vibrations", que foi lançada como single ainda em 1966, chegando ao todo das principais paradas de sucesso e sendo considerada o maior sucesso comercial daquele ano. A faixa trazia boa parte dos elementos introduzidos em "Pet Sounds", como, por exemplo, o uso de sitentizadores, mas também trazia a levada melódica que catapultou a carreira dos Beach Boys nos anos anteriores.
Outro fenômeno interessante no ano de 1966 foi a explosão das bandas de folk rock. Impulsionados pela eletrificação do folk empreendida por BOB DYLAN um ano antes em "Highway 61 Revisited", grupos como THE BYRDS e BUFALLO SPRINGFIELD, conquistaram o público e a mídia especializada com álbuns como "Fifth Dimension" e "Buffalo Springfield".
Small Faces aprofundaram as experiências do The Who
Small Faces aprofundaram as experiências do The Who

Outro aspecto a ser ressaltado em 1966 é o surgimento do SMALL FACES, que trouxe para o rock elementos que mais tarde se tornariam referência. O disco de estréia (que leva o nome da banda) traz um peso e distorções nas guitarras incomuns para aquele momento do rock. Eles aprofundaram as experiências do The Who, com linhas de baixo poderosas e uma bateria tão ensandecida como a de Keith Moon. A parceria entre Ronnie Lanne e Steve Marriot começava a fazer história.
Quer ouvir alguns dos sons que marcaram o ano de 1966? Ouça o MOFODEU #078, o segundo da série "Anuário MOFODEU", que pretende demonstrar a história do Rock ano a ano. Para ouvir, basta acessar o link abaixo.
Os textos do MOFODEU, que você costuma ler aqui no Whiplash, podem ser lidos também, no MOFOBlog.
Leia o primeiro artigo da série "Anuário MOFODEU", sobre 1965, no link abaixo.

Discos Marcantes de Peter Tosh II




Mama Africa é um álbum musical de Peter Tosh, e foi lançado 1983.



Album por Peter Tosh
Lançado em1983
Gravado em ?
Gênero(s)Reggae
Duração44:11
Gravadora(s)Capitol
ProduçãoPeter ToshChris Kimsey



Faixas

Todas as faixas escritas por peter tosh, excepto quando indicado.
  1. "Mama Africa"
  2. "Glass House"
  3. "Not Gonna Give It Up"
  4. "Stop That Train"
  5. "Johnny B. Goode" (Chuck Berry)
  6. "Where You Gonna Run" (Donald Kinsey)
  7. "Peace Treaty"
  8. "Feel No Way"
  9. "Maga Dog"


2002 bônus

  1. "Johnny B. Goode (Versão Longa)"
  2. "Where You Gonna Run (Versão Longa)"
  3. "Mama Africa (7" Versão)"

Discos Marcantes de Peter Tosh




Legalize It é um album de Peter Tosh solo lançado em 1976.


Album por Peter Tosh
Lançado em1976
Gravado emTreasure Isle and Randy's,KingstonJamaica, 1975
Gênero(s)Reggae
Duração39:04
Gravadora(s)Virgin (UK)
CBS (US)
Produção ???




Faixas

Todas as faixas compostas por Peter Tosh, exceto onde indicado
#MúsicaCompositorTempo
1"Legalize It"4:35
2"Burial"3:54
3"What'cha Gonna Do?"2:25
4"No Sympathy"4:35
5"Why Must I Cry"Tosh, Bob Marley3:08
6"Igziabeher (Let Jah Be Praised)"4:37
7"Ketchy Shuby"4:53
8"Till Your Well Runs Dry"Tosh, Bunny Livingston6:09
9"Brand New Second Hand"4:03



Créditos